RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Seg Jul 21, 2025 1:23 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 4276 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23 ... 286  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Ago 23, 2010 6:20 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Images: 358
nos usamos radios de 4 a 7 canais , tem uma saida de pulso para cada canal de 50Hrz e variando de 1 a 2 ms , cada canal desses já está decodificado do RF e compleende uma função do TX , a variação de amplitude corresponde ao sinal maximo e minimo do canal .

outra coisa , no teste do não dá para acionar duas teclas ao mesmo tempo , como voce conseguiu colocar o mause em duas chaves juntas ? voce deve ter confundido porque algumas teclas estão programadas como L/D e outras momentaneas , então se voce deixar uma L/D ligada voce pode apertar outra mas só esta apertando uma por vez , eu tenho o circuito montado comigo e tenho certesa do problema .

Imagem

Editado pela última vez por Oliveirarmp em Seg Ago 23, 2010 6:29 pm, em um total de 1 vez.

Personal album

MensagemEnviado: Seg Ago 23, 2010 6:28 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Então tems uma saída pra cada servo,temos uma saída para cada função não é?Ou seja,no mfu entram somente as saídas que comandam as luzes,sons e vibração.Dá pra postar a imagem do mfu indicando onde entra e do receptor indicando quais saídas são usadas e pra que cada saída é usada?pra eu visualizar?ou então me indicar um link pra eu dar uma estudada no mfu e no transmissor.

MensagemEnviado: Seg Ago 23, 2010 6:56 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

não temos essas ligações , a MFU recebe o canal da direção , do motor , do cambio , e ela está programada para executar as funções deacordo com o nivel de sinal de cada canal , não existe um canal para os farois , é o mesmo canal de outra função colocado no maximo que ela entende para ligar os farois , os piscas estão juntos com o servo de direção , a luz de ré quando o motor vai para traz , o freio quando zera a tensão do motor , e vai assim , os efeitos de som e luzes são dependentes de outras funções ,

só tem uma foto da MFU por aquí
Imagem

Imagem

Personal album

MensagemEnviado: Seg Ago 23, 2010 7:11 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

[quote="Oliveirarmp"]não temos essas ligações , a MFU recebe o canal da direção , do motor , do cambio , e ela está programada para executar as funções deacordo com o nivel de sinal de cada canal , não existe um canal para os farois , é o mesmo canal de outra função colocado no maximo que ela entende para ligar os farois , os piscas estão juntos com o servo de direção , a luz de ré quando o motor vai para traz , o freio quando zera a tensão do motor , e vai assim , os efeitos de som e luzes são dependentes de outras funções ,

Pera aí,desculpe a falta de conhecimento nesse assunto.Como então funcionam os caminhões que não possuem mfu?segundo a tamiya os caminhões rodam sem o mfu,só não fazem as funções do mfu.Estou questionando pois minha idéia é pegar o sinal que sai do transmissor,visualizar como é codificado usando osciloscópio,definir funcionamento pra ver como fazer.Se o receptor faz o controle do mfu por um só fio que transmite o sinal,quer dizer que o micro do mfu é comandado por um sinal de tensão diferente ou seja só existe uma linha de dados pela qual passam todos os sinais.Ou seja,o mfu recebe comandos baseados em níveis de tensão da linha de dados.Por isso pergunto.Pode ser que não precisemos de um pic para fazer isso,podemos por exemplo bolar um circuito transistorizado que funcione com níveis de tensão,este pode ser acionado pelo receptor de IR e para as setas teremos que fazer um circuito oscilador com etapa de saída de potência para caionar os leds.A propósito,esse rádio serve para trucks? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... rgente-_JM

MensagemEnviado: Ter Ago 24, 2010 5:10 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

então William os trucks sem MFU fucionam normalmente só sem os efeitos de som e luz , do receptor sai o servo de direção , servo do cambio , esc ( controle do motor ) e voce anda normal , eu não tenho MFU em todos os trucks ,

quanto a fazer uma MFU se voce tiver tempo de ler todo esse topico desde o começo voce vai encontrar varios testes meus , tem um esquema de som do motor ( que originalmente era de uma locomotiva ) e eu fui mudando até chegar no som do diesel , tem um teste com fotos de um sistema para acionar as luzes com CIs comparadores ( acho que usei o 741 e o 358 ) , e tudo funciona precario ,

como te falei a saida de cada canal tem um fio que está em 50Hz e com 1.5V quanto o stick do radio es tá no meio , se voce abaixar o stick cai para 1.35V e se voce subir vai para 1.65V , como voce ve a variação de tensão é muito pequena , cerca de 0.30V de uma ponta a outra do curso do stick , outro detalhe é que alguns receptores caem a 0V quando desligados e em outros ele fica em 2.5V ( metade da alimentação de 5V ) ,

então eu tenho placas montadas usando CIs comparadores , funciona muito mau , o sinal do receptor varia e o ajuste que voce faz para a tensão de referencia dos comparadores vai pro brejo ,
nos circuitos dos esc simples e dos servos eles usam CIs comparadores mas ali tem uma correção do proprio servo que não fica tão vuneravel as interferencias de sinal ,

eu tenho em 2 trucks uma placa mais antiga da tamiya que só tem luzes e som da sirene de ré e funciona por chaves atraz do truck , eu consegui acoplar ela num canal do radio usando um micro servo de heli e duas micro chaves de computador , porque com o circuito comparador ficava tudo louco . um dos meus trucks ainda está com a placa instalada e só estou procurando tempo para tirar e desistir disso ,

eu comecei nesse hobby em 1983 com o primeiro tamiya e o meu 1° truck um AeroMax eu montei em 1997 ( tem um video dele acho que na 1° pagina ) e desde lá comecei a montar esses projetos para ele , tenho contato diario com site frances que os caras são muito bons e um alemão que tambem tem muita informação tecnica e sempre aparece esses projetos de pessoal que quer economizar na MFU mas não vejo nenhum ser finalizado ,

falta de informação não é , trabalho com eletronica desde 1972 e só nesse computador tenho mais de 1500 esquemas , .................. bem sempre podemos aprender mais , se aparecer um funcionando e eu tiver oportunidade eu vou copiar .

o radio que voce colocou o link acima é simples mas muito bom , eu tenho dois deles , ele vem com 4 canais mas dentro tem um lugar na placa para voce ligar o 5° canal , eu liguei em uma chave de 3 posições e uso para o cambio , o preço é esse mesmo .
agora que observei direito a foto , o receptor de é só de 4 canais , não vai dar para usar o 5° , nos meus vieram receptores de 7 canais .

Imagem

Personal album

MensagemEnviado: Ter Ago 24, 2010 6:43 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Bom,me veio hoje uma idéia quew talvez seja meio maluca,os caminhões tem a quinta roda,ela é de plástico?se sim será que não dá pra fazer uma modificação e montar na 5° roda um sistema como por exemplo escova?Montava-se o coletor no truck e as escovas na carreta.É lógico que se teria de pensar num sistema eficiente e ao mesmo tempo durável.Vou tentar desenhar um esboço e escanear pra vocês terem uma idéia.

MensagemEnviado: Ter Ago 24, 2010 10:11 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

viji !!!!!!!!!!!!!!!! voce vai dizer que eu sou um porre , essa ideia foi do começo do ano passado , eu brinco com os amigos daqui , esse foi o projeto 2478 , estou no 5314 agora ,
foi trabalhoso porque a 5° roda é de plastico mas embaixo dela tem uma peça de aluminio do mesmo tamanho ,tive que furar as duas peças para montar os contatos dentro de tubinhos de carga de caneta bic , e na carreta a base é uma peça de aluminio que eu substitui por uma de fenolite de circuito impresso com o lado cobreado em circulos , bem se engatar a carreta manualmente com a tensão desligada e só ligar depois de travada funcionava regular mas se tentar engatar dando ré dava curto , porque tem positivo e negativo direto nos contatos ,tem um regulador de tensão na placa de 5V e queimou duas vezes , outro detalhe é que não tem espaço para tudo , são 2 trilhas para lanterna , 2 p/ freio , 2 pisca esq. ,2 pisca dir. , 2 luz de freio , são 10 trilhas em 15mm , no meu prototipo eu só fiz lanterna e piscas .

precisamos arrumar um caminhão para voce , o truck no fim é barato perto doque voce gasta de materiais em ideias , toda semana eu compro tubinhos e barrinhas de aluminio e peças de eletronica para ficar montando oque eu acho na net .

dá uma olhada nesse video , esse é o Aeromax , o 1° da familia , atraz da cabine tem um transmissor azul , é da camera que está no lugar do motorista , aqui em casa eu brinco com ele no quintal pilotando na sala pela televisão ,
http://www.flickr.com/photos/ac75d/2688174484/

Imagem

Personal album

MensagemEnviado: Qua Ago 25, 2010 9:29 am 
Novo no Fórum

Olá Pessoal, acompanho vocês a muito tempo, mas só agora virei um membro. Quero dar os parabéns a todos vocês.. fazem um belíssimo trabalho. Bem, eu comprei uma Scania 6x4 no site StellaModels, alguem conhece? Alguem pode me indicar um controle remoto? Já olhei os projetos... estou pensando no que vou inventar no meu caminhão.
Abraço a todos.

MensagemEnviado: Qua Ago 25, 2010 9:47 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Oi,esse trem é um vício mesmo.Nem tenho caminhão ainda e não consigo parar de pensar no assunto RSRSRSRSRSRS.Mas vamos lá.O circuito com IR não deve ter funcionado porquê,segundo meu pensamento,você só tem uma linha de transmissão de dados(o infra) assim,quando se transmite o dado da seta por exemplo,i IR vai transmitir esse dado enquanto ele estiver presente na saída do mfu.Como você está transmitindo CC,caso você mande realizar outra função,isso não vai afetar em nada o IR porquê ele já está sendo alimentado por uma CC.Caso a gente consiga decifrar o código da linha de dados da saída do receptor,antes do mfu,e programar o pic somente com o que precisamos,esse código será lido normalmente pelo pic assim como é lido pelo MFU.Os códigos que não forem necessários a gente simplesmente ignora na programação.Desta forma quando o MFU receber uma ordem,nosso pic tambem receberá mas ele somente executará aquilo para o qual foi programado.Por isso temos que visualizat os sinais na saída do receptor.Á primeira vista parece difícil mas se é como você relatou,pulsos de 50HZ com pequena variação,é facilmente visualizada no osciloscópio.A parte mais difícil é sem dúvida a de programar o pic mas nada que não se consiga gastando neurônios.Por isso é que temos em primeiro lugar estudar o MFU,como é qu ele decodifica esses sinais.Se conserguirmos isso podemos até implementar modificações na iluminação das carretas como por exemplo 2 leds de seta em cada lateral da carreta piscando em contrafase ou seja quando um se acende o outro apaga.A propósito,na foto do mfu onde é que se conecta o cabo de dados que vem do receptor?dà pra reenviar a foto marcando?

MensagemEnviado: Qua Ago 25, 2010 9:56 am 
Novo no Fórum

NO site StellaModels tem o kit MFC por 250 dolares, se não for isso é algo próximo... tenho a idéia de comprar depois um kit desses. É facil de instalar?

MensagemEnviado: Qua Ago 25, 2010 5:40 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

tudo bem Jandir , já está com o Scania , legal agora é só montar , quanto ao radio um de 4 canais já dá para funcionar bem , se tiver mais canais voce tem mais oportunidades de uso , tem um link um pouco acima no poste do William de um futaba 4y fm , esse radio é simples mas funciona muito bem , e ele vem com o 5° canal desligado dentro podendo ser abilitado se voce conhecer um pouco da coisa , no meu caso eu liguei os 5° canais e uso para o cambio , só que esse anunciado está com o receptor simples de 4 canais , aí não adianta , os meus vieram com receptores de 7 canais ,agora se voce quer investir num equipamento melhor pega o futaba 7 CAP ,
quanto a MFC o preço de $250 está bom , com ela alem de todos os recursos voce economiza o esc que já tem na MFC , a instalação é facil , é só conectar umas duzias de pluguinhos e tentar arrumar lugar para esconder tantos fios .

e aí William , voce tem que comprar um radio para poder começar a pesquisar ,
como te disse olhando a MFC não dá para descobrir muita coisa , é plug de entrada e de saida , eu marquei na foto como entrada os 3 cabos que vão para o receptor , são 3 fios em cada , vermelho + , preto - , branco o sinal , esses trez cabos são , direção , motor , cambio ,.......logo acima 3 conectores de saida para os servos e o resto é para os leds , altofalante ,vibrador .

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Imagem

Personal album

MensagemEnviado: Qua Ago 25, 2010 6:17 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

É este o receptor usado?se sim onde são conectados os fios que você marcou?

MensagemEnviado: Qua Ago 25, 2010 6:20 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

que que voce fez que não abre nada ?

Imagem

Personal album

MensagemEnviado: Qua Ago 25, 2010 6:28 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

agora abriu , nesses terminais numerados , geralmente no 1 a direção , no 3 o cambio , e no 4 o acelerador , isso depende do usuario que pode usar os 4 canais principais a gosto , acima do 5° canal geralmente são os acessorios .
esse receptor dá foto não serve para usar com a MFU devido a modulação ser em PCM , os sinais dele não são compativeis com a MFU .
o radio 7cap pode vir em FM ou PCM 1024 . só o FM serve .

Imagem

Personal album

MensagemEnviado: Qua Ago 25, 2010 6:35 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Oliveirarmp escreveu:
agora abriu , nesses terminais numerados , geralmente no 1 a direção , no 3 o cambio , e no 4 o acelerador , isso depende do usuario que pode usar os 4 canais principais a gosto , acima do 5° canal geralmente são os acessorios .
Agora sim,entendí.Bom,pelo que eu sei,mas não sei se está certo,na conexão que marquei um pino é o negativo para o servo o otro é o positivo para o servo e o outro é o pulso de comando para o servo certo?Então cada fio daqueles é ligado em um pino de cada canal não é?Como os servos vão ser alimentados pela fonte de cc do mfu,o receptor só enviará para o mfu o pulso de controle do respectivo canal.

Criar novo tópico Responder  [ 4276 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23 ... 286  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas