Thiago H.F. escreveu:
Serpadu escreveu:
Thiago H.F. escreveu:
Então cara, voltei lá na loja e eles tinham essa solda best.
Mas não tinham de tubo, só cartela.Acho que é M12...
Coloquei o ferro pra esquentar vamo ver como fica
T+
Edit
Acabei, ficou ótimo.
Valeu pela dica T+

qntos watts é o seu ferro? ñ adianta ter um ferro de 15W e falar q a solda é ruim!
qndo comecei soldar as coisas, o vendedor me empurrou um ferro de 30W q vinha um monte de trecos, um laranja, tava 35 pila, e um de 150w, q vinha só o ferro tava 30 pila, dai falei pro vendedor q queria o de 150 porém ele ficou botando pilha do de 30 q era a mesma coisa e isso e aquilo, qndo cheguei em casa fui soldar, com a solda azul q ele me recomendou e ñ derretia a solda! qndo derreteu ficou um solda fria, eu mexia no conector e quebrava a solda!
resultado: voltei a loja, procurei o gerente (o vendedor q me vendeu o ferro queria me atender + ñ quis ele), disse pro gerente o q aconteceu, mas ele ñ trocou o ferro, então paguei + 30 pila no ferro de 150w e qndo cheguei em casa fui soldar, MARAVILHA! só de encostar derretia a solda, fiquei com o de 30w guardado, qndo o de 150w queimou (como dura pouco esses ferros, +- 4 meses) fui usar o de 30w e tava uma bela porcaria, ñ derretia de novo, como antes, então fui numa bicicletaria aqui perto de casa e dei pro cara (conhecido, as vezes arrumava minha bike) o ferro, ele pelo menos gostou do ferro.
fica a lição: qndo for comprar ferro de solda, ñ va no papo do vendedor, compre um acima de 80W q estara satisfeito!
ps: um ferro dura só isso? +- 4 meses? quase ñ usava ele! só usei umas 5 vezes!
pior q agora to sem ferro, hehe
Eu uso um ferro de 100w.
Mas mesmo assim cara, essa solda amarela que comprei não fica igual essa solda best...essa best ficou brilhante, e resistente.Essa outra demora pra derreter, e fica mais escura.
Dá pra usar sim soldei uma ni-cd com ela, mas com a lipo eu não arrisquei soldei com essa best e ficou ótimo.

Galera
acho que esse tópico aqui não é pra falar de ferro de solda, soldas, etc, mas deixa esclarecer umas coisas:
Solda -> a Best azul, realmente é a melhor solta estanho que tem no mercado, existem umas sem marca ching-ling por ai que deve ter só o cheiro do estanho na composição;
Ferro de Solda -> existe de várias potências, 30, 40, 60, 80, 100, 150, 200 e até 300Watts, cada um tem sua aplicação espicífica, um de 30W é para soldar pequenos circuitos, capacitores, resistores onde a alta temperatura pode afetar o componente eletrônico ou até mesmo a placa onde ele está sendo fixado, já um de 300W é para soldar cabos de energia de grande bitola por exemplo. O ideal para soldar nossos terminais de bateria é o de 60W, mais que isso queima a capa do fio;
Só funcionou por 4 meses +-, é porque era sem marca ching-ling, um ferro de solda de marca boa, já foi melhor, mas ainda hoje é a melhor que tem no mercado é a Hikari um ferro Hikare de 30W custa mais ou menos uns R$30,00 já um sem marca custa uns R$5,00, eu tenho um Hikare a cerca de 5 anos e ainda está perfeito.
Fluxo ou pasta de Solda -> não vi ninguem citar acima, mas é de fundamental importância na solda estanho, basicamente serva para preparação da área de soldagem removendo quimicamente oxidações nos terminais.
Rapidamente falando, e pra não encher o tópico com esse assunto, uma solda basica se faz da seguinte forma:
Limpe mecânicamente as superfícies a serem soldadas;
Aplique o fluxo ou pasta de solda e aqueça indiretamente até ficar líquida e se espalhe;
Derreta um pouco de estanho nas superficies a serem soldadas;
Una as partes com aquecimento indireto.
Da uma olhada no Youtube, tem videos ótimos explicando tudo isso.
Abraços