RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 4:46 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 14 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Nov 04, 2010 10:03 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Images: 0
Olá pessoal

Comprei um motor Hyperiun sensored 4,5t para usar com um MMP porem não tenho experiência com timming dinamico, a minha duvida é quanto aos valores de timming, pois como o motor é forte não sei se devo mexer, o que vcs me aconselham? Vale a pena mexer nessas configurações??

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Personal album

MensagemEnviado: Qui Nov 04, 2010 10:45 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

O que vai determinar o timming e relação é a temperatura e isso deve ser feito com termometro infravermelho e com testes controlados. Caso não tenha condições ou usa apenas para brincar nos finais de semana é bom deixar tudo default.

MensagemEnviado: Sex Nov 05, 2010 5:28 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

esanti escreveu:
Olá pessoal

Comprei um motor Hyperiun sensored 4,5t para usar com um MMP porem não tenho experiência com timming dinamico, a minha duvida é quanto aos valores de timming, pois como o motor é forte não sei se devo mexer, o que vcs me aconselham? Vale a pena mexer nessas configurações??

No motor 4.5T acho que nem vale a pena mecher no timing. Se fosse motor 8.5, 9.5T etc até seria legal.

Uma dúvida, o MMP tem timiming dinâmico? Achava que era só timming comum.

"Eu não fui feito para chegar em 3º, 4º ou 5º..... Eu corro para ganhar"
Ayrton Senna

MensagemEnviado: Sex Nov 05, 2010 10:10 am 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

NATTIS escreveu:
O que vai determinar o timming e relação é a temperatura e isso deve ser feito com termometro infravermelho e com testes controlados. Caso não tenha condições ou usa apenas para brincar nos finais de semana é bom deixar tudo default.

Olá Nattis blz

Realmente usamos o carro para brincar final de semana !! Sempre acima dos 100 km/h !! :bleh: :bleh: !!! Não estamos andando de onroad em pista aqui (A nossa pista não ta pronta ainda, por isso de onroad estamos testando top speed no autodromo daqui. Com relação a temperatura, o uso é sempre no maximo duas arrancadas e mesmo assim com temperatura acima de 80Cº.

Personal album

MensagemEnviado: Sex Nov 05, 2010 10:20 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Mecher em timming dinâmico com um motor muito forte como esse não é muito recomendado.
No seu caso, eu testaria o SmartSense onde o MMP começa com o sensor a quando chega em determinada rotação ele ignora o sensor e faz o motor trabalhar como se fosse sensorless.
Testa aí

MensagemEnviado: Sex Nov 05, 2010 10:24 am 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Rebelde escreveu:
esanti escreveu:
Olá pessoal

No motor 4.5T acho que nem vale a pena mecher no timing. Se fosse motor 8.5, 9.5T etc até seria legal.

Uma dúvida, o MMP tem timiming dinâmico? Achava que era só timming comum.

Olá Rebelde

Cara pelo que li sim, porem por default fica desativado pq os motores da castle são sensorless, com um motor sensored da pra ativar o timming dinamico. A minha duvida é quanto aos valores. No Castlelink tem a opção C.H.E.A.T.

No primeiro campo tem a opção timing boost Amont esse campo varia de 1 a 50 degrees
No segundo campo é Activacion Range que é o RPM

A minha pergunta é se eu colocar por ex. 20 degrees na faixa de rotação que eu escolher ele avança o timing para 20? é isso?

Abraços

Personal album

MensagemEnviado: Sex Nov 05, 2010 10:28 am 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

rpompeu escreveu:
Mecher em timming dinâmico com um motor muito forte como esse não é muito recomendado.
No seu caso, eu testaria o SmartSense onde o MMP começa com o sensor a quando chega em determinada rotação ele ignora o sensor e faz o motor trabalhar como se fosse sensorless.
Testa aí

Essa eu não sabia, então mesmo com motor com sensor vc diz pra eu deixar na opção default, e quanto ao timming na fução Smartsense deixo no defaul mesmo (10)? Qual o problema de usar o cheat pode dar muito rpm em um motor 4,5T?

Personal album

MensagemEnviado: Sex Nov 05, 2010 1:09 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Duas arrancadas e já pula nos 80Cº é muita coisa hein?! Toma cuidado que já esta no limite.

esanti escreveu:
NATTIS escreveu:

Olá Nattis blz

Realmente usamos o carro para brincar final de semana !! Sempre acima dos 100 km/h !! :bleh: :bleh: !!! Não estamos andando de onroad em pista aqui (A nossa pista não ta pronta ainda, por isso de onroad estamos testando top speed no autodromo daqui. Com relação a temperatura, o uso é sempre no maximo duas arrancadas e mesmo assim com temperatura acima de 80Cº.

MensagemEnviado: Sex Nov 19, 2010 2:35 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Então... no RS Pro da Tekin, se pode usar até o 30 do Turbo Boost em motores modified, sendo que vai até 55...

MensagemEnviado: Sex Nov 19, 2010 3:56 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

alekimura escreveu:
Então... no RS Pro da Tekin, se pode usar até o 30 do Turbo Boost em motores modified, sendo que vai até 55...

Alekimura eu tenho muitas duvidas sobre timming dinamico no MMP, como eu sei qual configuração colocar pra testar.

No esc tem umas configurações que é a CHEAT MODE.

Nessa tem uns valores de alteração de timming e faixa de rotação. Como vcs configuram esses valores, tipo eu configuro o avanço em alta rotação ou baixa tipo entre 2500 a 25000 rpm? como eu posso começar a testar esses valores, tipo qual a vantagem de colocar avanço de timming em 3000 rpm por exemplo?

Quanto a temperatura o problema é a relação, tipo estou usando uma relação final de 4,5:1 e tambem 9000 kv com 3S ou seja é só para velocidade mesmo, se for usar na pista eu coloco uma relação menos insana !! e uso 2S.

Personal album

MensagemEnviado: Dom Nov 21, 2010 10:53 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

esanti escreveu:
alekimura escreveu:

Alekimura eu tenho muitas duvidas sobre timming dinamico no MMP, como eu sei qual configuração colocar pra testar.

No esc tem umas configurações que é a CHEAT MODE.

Nessa tem uns valores de alteração de timming e faixa de rotação. Como vcs configuram esses valores, tipo eu configuro o avanço em alta rotação ou baixa tipo entre 2500 a 25000 rpm? como eu posso começar a testar esses valores, tipo qual a vantagem de colocar avanço de timming em 3000 rpm por exemplo?

Quanto a temperatura o problema é a relação, tipo estou usando uma relação final de 4,5:1 e tambem 9000 kv com 3S ou seja é só para velocidade mesmo, se for usar na pista eu coloco uma relação menos insana !! e uso 2S.

Olha, no Tekin funciona assim...

Essa faixa de Rotação, 2500 a 25000 por ex. O ESC trabalha SEm avanço até os 2499RPM, depois disso, ele vai avançar a quantidade de graus que você acertou ele, de acordo com a rotação do motor (por este motivo o Timming Dinamico só funciona com Sensored) e vai terminar de avançar aos 25000RPM... Ou seja, quanto maior a amplitude entre "Start RPM" e "End RPM" mais "devagar" o o timming avançará, caso queria que o motor cresça rapidamente, use relação mais curta e diminua a amplitude... Porém, pode comprometer a final.

Lembrando que essas relações dependem de motor/pista/relação.... Em uma pista curta, não é vantagem que o motor demore pra crescer, é claro, então normalmente usamos uma relação mais curta e um Start e End RPM mais proximos. Porém, esta combinação numa pista com uma reta longa, "mataria" o motor. Esquentaria muito bastante.

off: Quem tem combo brushless não muito forte, que pode acelerar sem peso (sem pinhão, ou na mão) vai notar que mesmo sem peso nenhum, quando trabalha no "limite", no limite de rotação, aquece MUITO rápido... Imagine isso, com o timming dinamico na reta com uma relação curta e ainda com o peso do carro pra empurrar... frita mesmo.

Enfim, é coisa de teste cara, não tem como falar o que vira mais... Até pq, depende do uso... no seu caso (arrancada), se fosse de Tekin, eu deixaria tipo... 10 ou 15 de Timming Boost (que é pouco) e deixaria o Turbo Boost no máximo (que eu acho que é 20), somando 30 ou 35, que é o limite para modified. O Turbo no tekin entra X décimos de segundo após o acelerador chegar a 100% (esse tempo é você que define), como se apertasse um "nitro" ou coisa do tipo, é bem legal.

Então... Boa sorte aí!! =]

MensagemEnviado: Dom Nov 21, 2010 10:59 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Ahh! Só uma coisa que esqueci de comentar, com essa relação, é bom que você nunca acelere "muito" com o carro em baixa velocidade, é melhor acelerar de acordo com a velocidade... pois o esforço que o motor/ESC/Bateria vai fazer caso vc atole o dedo no acelerador com o carro parado pode queimar o ESC, e não é exagero meu, eu já fiz isso, no paulista de 2008 correndo de Mamba Max + Trinity N60, na saida de curva, eu estava lento, e acelerei sem muita preocupação como sempre fiz e FAÇO até hoje, o carro não saiu do lugar, tipo, deu um tranquinho e ficou como se tivesse desligado... quando fui ver, o ESC tinha ido pro saco.

Mas é isso ai, com essa relação e uma BOOOOAAAAA reta somando o Timming, deve ser Bem legal (uma vez ou outra, muito deve enjoar)... uma vez de modified meu carro passou no Bump da reta da AARC BEM rápido, e o carro decolou... foi trágico, mas foi DEMAIS também...rs

MensagemEnviado: Dom Nov 21, 2010 11:47 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Essa faixa de rotação para não usar ou até mesmo usar o timing dinâmico escolhemos na configuração do ESC??? Que padrão seguir para escolher o melhor RPM ou a escolha já é pré programada nos ESCs?

"Eu não fui feito para chegar em 3º, 4º ou 5º..... Eu corro para ganhar"
Ayrton Senna

MensagemEnviado: Dom Nov 21, 2010 1:44 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Rebelde escreveu:
Essa faixa de rotação para não usar ou até mesmo usar o timing dinâmico escolhemos na configuração do ESC??? Que padrão seguir para escolher o melhor RPM ou a escolha já é pré programada nos ESCs?

Como assim? Essa função ai é só pra quem vai usar o Timming dinamico, e o pré-programado sei lá quanto é... no tekin eu nem lembro, mas acho que era algo perto de 3mil~15mil ou algo assim...

Mas no site da Tekin, é possivel olhar o "setup sheet" do ESC de varios pilotos... fala motor/relação/tamanho e tipo de pista/pneu etc... e todos os acertos do ESC.

Tem o Acerto do Atshushi hara no ICC de Modified e de Stock (ele venceu as 2) coisas assim... e é dividido por categorias (1/10, 1/12, etc..) e eventos.

Criar novo tópico Responder  [ 14 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas