RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Mai 04, 2025 2:33 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 24 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Tamiya F103 GT
MensagemEnviado: Sex Dez 03, 2010 5:36 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Olá, estou querendo comprar um chassi Tamiya F103 GT e gostaria de saber a opinião de vocês, os prós e contras.

Ps: Se alguém tiver um pra vender manda MP, pois estou pesquisando os preços.

Obrigado, Leonardo.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Sex Dez 03, 2010 9:40 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Ninguém???

MensagemEnviado: Sex Dez 03, 2010 10:19 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Images: 0
Olha só. Eu meio que tenho um F103Gt. Ele não é meu, mas tá comigo a tanto tempo e ja comprei tanta coisa pra ele que digo que é meio que meu.

é um ótimo carrinho. Barato de manter, simples de mexer e muito rapido, mesmo com motor latinha quando com a relação certa.

Ele não é exatamente um pan car, já que mesmo tendo traçao traseira o eixo não é fixo, havendo um diferencial simples mas eficiente. Os formulinhas foram e ainda são uma categoria muito difundida no japão, e a tamyia eh talvez a maior montadora desses carrinhos e com qualidade inquestionável. Como o F103Gt usa a engenharia do F103 com adaptações pra correr como turismo, GT, ou protótipo, garanto que o carro é bom, mesmo saindo direto da caixa. Usa pneus comuns de turismo, mas vc pode adaptar pra correr com pneus de GT (bem mais largos e com tamanhos diferentes entre traseira e dianteira)

Ele é um pouco mais dificil de guiar que um 4X4, mas é bastante divertido e não precisa de motor forte pra fazer uma frente legal.

Seria legal ter uma categoria pra correr com esses carrinhos aqui em recife. Seria, talvez, a categoria mais barata e uma ótima porta de entrada pros RCs.

Espero que isso ajude.

Personal album

MensagemEnviado: Sex Dez 03, 2010 10:37 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Valeu Macieira! Vamos ver se aparece mais alguém...

MensagemEnviado: Sáb Dez 04, 2010 12:17 am 
[Moderador]

Sobre o formulinha não ser um pan-car por ter diff, os pan-car tem diff sim. Senão ficaria impossível guiar.
E formulinha é um pan-car sim, embora numa categoria própria: os pan-car tradicionais (1/12, em sua maioria) normalmente se usam 4 células NiMh ou uma célula LiPo, já os fórmulas usa-se 6 células NiMh ou 2S LiPo.
Em pan-car se usa motor nervoso, 2,5, 3,5t (esses motores são projetados pros pan-car, mas a gente usa também nos touring só pra sacanear); já fórmula usam-se motores mais pra stock, 10,5 brushless (sobre esses motores 10,5, isso no passado, que com esses ESC's com timming dinâmico, 10,5 tá andando quase como modified) ou 27t stock brushed e 23t super stock brushed, até mesmo latinha, que como citou o colega, empurra bem um fórmula. Isso nos campeonatos, mas nada impede de dar aquela forçada de barra: eu mesmo já usei motor 3,5t e LiPo 2S num fórmula de zoeira, foguete mas impossível de guiar.

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

MensagemEnviado: Sáb Dez 04, 2010 8:54 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Valeu pela ajuda Helvio. Este automodelo é difícil de pilotar por ser tração traseira?

MensagemEnviado: Dom Dez 05, 2010 12:17 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Nao é que é dificil de guiar. Ele só exige um pouco mais de atenção nas entradas e saídas de curva, mas atenção e dedo do que seria normalmente necessário pra um 4X4. Por ter tração traseira, não dá pra sair da curva já metendo o dedo senão ele roda fácil. E a freada merece um pouco mais de espaço senão perde a curva. A guiada tb merece um pouco mais de atenção. Diria que um 4X2 precisa só de mais dedo, por isso acaba sendo uma boa escola de pilotagem.

Quanto aos diffs em pan-car, confesso que achava que eles não existiam. Sempre achei que era só a coroa direto no eixo.

Outra coisa helvio: tem pan-car em escala 1:10, sim. Eles correm na categoria world gt acho com bolhas GT e pneu largo e as especificações são bem diferentes. Talvez a confusão é que a maioria dos chassis 1:12 são pan-car, mas o inverso não é verdadeiro.

Personal album

MensagemEnviado: Dom Dez 05, 2010 12:30 am 
[Moderador]

Sim, como afirmei no post, em sua maioria são 1/12, são os mais difundidos, de forma alguma coloquei que não existem 1/10 (o fórmula é pan-car 1/10, diga-se de passagem), existem até outras escalas. Eu mesmo tenho um pan-car Cobra 1/8 (mesma bolha dos GP 1/8, aliás ele tá com uma bolha véia que era de um Serpent toda recortada pro motorzão .21), está parado a anos aqui, mas é uma categoria ainda bem mais restrita e pouco difundida. Os quentes mesmo são os 1/12.

Macieira escreveu:
Nao é que é dificil de guiar. Ele só exige um pouco mais de atenção nas entradas e saídas de curva, mas atenção e dedo do que seria normalmente necessário pra um 4X4. Por ter tração traseira, não dá pra sair da curva já metendo o dedo senão ele roda fácil. E a freada merece um pouco mais de espaço senão perde a curva. A guiada tb merece um pouco mais de atenção. Diria que um 4X2 precisa só de mais dedo, por isso acaba sendo uma boa escola de pilotagem.

Quanto aos diffs em pan-car, confesso que achava que eles não existiam. Sempre achei que era só a coroa direto no eixo.

Outra coisa helvio: tem pan-car em escala 1:10, sim. Eles correm na categoria world gt acho com bolhas GT e pneu largo e as especificações são bem diferentes. Talvez a confusão é que a maioria dos chassis 1:12 são pan-car, mas o inverso não é verdadeiro.

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

MensagemEnviado: Dom Dez 05, 2010 7:38 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Entendi... acho que vou comprar. O link é esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ielago-_JM . Obrigado

MensagemEnviado: Dom Dez 05, 2010 2:20 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 8
LMP escreveu:
Valeu pela ajuda Helvio. Este automodelo é difícil de pilotar por ser tração traseira?

LMP, não é um carro difícil, tem que ter mais dedo, é uma boa escola.
Eu tive um pan car 1:10, é preparado pra andar de espuma, é como o Macieira falou, deu muito dedo na saída de curva: vai rodar!
A freada também é diferente, se frear forte demais percebi no meu caso que ele tendia a jogar a traseira e rodava também.
Resumindo é outro estilo de pilotagem.
Neste caso do F103GT a vantagem é que você pode usar pneus de borracha e andar numa boa, porq tanto os pan car 1:12 e 1:10 usam espuma, e pra andar de espuma além do custo existe um fator que é a pista, qualquer sujeira já era a aderência vai embora, com borracha dá pra contornar.
Mas no geral é uma boa escolha, dá pra curtir um monte, o custo de manutenção é baixo e a diversão é garantida.

Personal album

MensagemEnviado: Dom Dez 05, 2010 4:34 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Valeu Fabricio, ajudou bastante... E qual a média de preço, o que eu to vendo tá fora? Obrigado

MensagemEnviado: Dom Dez 05, 2010 4:57 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

http://www.rcmart.com/catalog/rc-tamiya-courage-lc70-migen-wfinished-body-f103gt-58376-p-19935.html

esse é o preço la fora. Soma mais uns 20U$ de frete e mais 60% de imposto. Aí vc tem uma ideia de quanto ele custa novo.

Personal album

MensagemEnviado: Dom Dez 05, 2010 5:16 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Pelas minhas contas um novo sairia uns R$ 390,00 , mas eles não tem em estoque. O daqui parece estar zerado, já pedi mais fotos. Esse chassi não tem suspensão dianteira? Obrigado

MensagemEnviado: Dom Dez 05, 2010 6:54 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Tem sim, mas o sistema de suspensão é diferente. São pequenas molinhas em um eixo. O curso é curto. O sistema de suspensão é como nos pan-cars: o chassis é dividido em duas partes com uma delas em formato de T pra fazer a torção lateral. Na parte de cima, há um disco com uma mola que ajuda na torção lateral e o pistão em cima (o que vc chama de suspensão) pode ser daqueles cheio de óleo e faz o movimento frente e trás. De maneira grosseira, acho que eh isso.

Personal album

MensagemEnviado: Dom Dez 05, 2010 9:08 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Obrigado aos que ajudaram, acho que acabaram as duvidas. Caso apareça mais alguma não hesitarei perguntar. Agora só falta compra... :D

Criar novo tópico Responder  [ 24 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas