RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Mai 03, 2025 8:28 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 47 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Nov 23, 2010 11:32 am 
Novo no Fórum

Segue ai umas imagens da novidade que está no mercado pela HobbyKing.

Para aqueles que ja tentaram através de gambiarra fazer carregar em paralelo está ai a novidade, só falta alguém criar coragem de comprar e testar :drinks:

Caso alguém ja tenha testado e obtido bons resultados poste ai, para termos uma idéia se isso aí realmente carrega balanceando ou se nossas baterias acabam :rip:

Imagem

Imagem

Esse é o link do protuto \o/
http://hobbyking.com/hobbyking/store/uh ... duct=15237

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Seg Dez 13, 2010 12:08 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Images: 7
Baaaa, muito mais viavel doqe comprar um balanceador pra 4 baterias ou mais =D show valeu pela novidade! abraços

Passado
VORZA FLUX HP 2012
4º HK500 GT 3D 2012
3º E-revo 1/16 2011/2012
2º e-mxt himoto 1/10 2010/2011

1º HY 1/18 2009/2010

Personal album

MensagemEnviado: Qua Dez 15, 2010 9:29 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

fala pesoal, blz?

comprei uma bagaça dessa!chegou ontem junto com 4 baterias.detalhe: mais uma sem imposto :drinks: :drinks: :drinks: :drinks: :drinks: :drinks: .
vou ver como funciona e posto aqui junto com fotos do aparelho e do manual que veio.

blz, abraços.

MensagemEnviado: Qua Dez 15, 2010 11:10 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

To aqui pensando, como o carregador vai identificar se as baterias já estão carregadas???
Vamos supor, coloco uma bateria de 4000mah com meia carga e outra no limite de 3v por cel, o carregador vai conseguir identificar essa diferença?
Caso consiga fazer essa identificação como é que o carregador vai fazer para "desviar" a carga para a outra bateria que tem mais mah para carregar sem passar pela outra bateria que já esta carregada? Ou esse aparelho já tem um sistema integrado que vai fazer essa "separação"?

MensagemEnviado: Qua Dez 15, 2010 11:20 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 8
SUB-ZERØ escreveu:
To aqui pensando, como o carregador vai identificar se as baterias já estão carregadas???
Vamos supor, coloco uma bateria de 4000mah com meia carga e outra no limite de 3v por cel, o carregador vai conseguir identificar essa diferença?
Caso consiga fazer essa identificação como é que o carregador vai fazer para "desviar" a carga para a outra bateria que tem mais mah para carregar sem passar pela outra bateria que já esta carregada? Ou esse aparelho já tem um sistema integrado que vai fazer essa "separação"?

Boa pergunta, aparentemente nele não tem anda que controle isto.

Personal album

MensagemEnviado: Seg Dez 20, 2010 2:11 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Images: 3
Fabricio escreveu:
SUB-ZERØ escreveu:

Boa pergunta, aparentemente nele não tem anda que controle isto.

Pensei o mesmo também, mais me veio uma coisa: lembram daquela pirâmide de taças que se faz em casamentos e tal? quando o cara joga champagne na primeira taça e ela enche, automaticamente desvia para as taças que estão abaixo e assim sucessivamente.... será que o principio não é o mesmo?? ou seja, naturalmente?? :blink:

Que merda essa minha né?? comparar taça de champagne com Lipos..... aí aí.... ainda vão mandar eu pra quele lugar..... :pedala:

Personal album

MensagemEnviado: Seg Dez 20, 2010 2:27 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 125
Astronauta escreveu:

Pensei o mesmo também, mais me veio uma coisa: lembram daquela pirâmide de taças que se faz em casamentos e tal? quando o cara joga champagne na primeira taça e ela enche, automaticamente desvia para as taças que estão abaixo e assim sucessivamente.... será que o principio não é o mesmo?? ou seja, naturalmente?? :blink:

Que merda essa minha né?? comparar taça de champagne com Lipos..... aí aí.... ainda vão mandar eu pra quele lugar..... :pedala:

Mas a comparação está perfeita... É exatamente isso, se uma estiver com meia carga, a outra vazia vai roubar até ficar as duas com a mesma voltagem, o problema é que a que tem carga vai fornecer a taxa de descarga para a vazia, ou seja vai tocar 20C~30C~40C na vazia, a não ser que esse adaptador controle isso...

Anderson

Personal album

MensagemEnviado: Seg Dez 20, 2010 4:39 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Images: 3
the_same_x escreveu:
Astronauta escreveu:

Mas a comparação está perfeita... É exatamente isso, se uma estiver com meia carga, a outra vazia vai roubar até ficar as duas com a mesma voltagem, o problema é que a que tem carga vai fornecer a taxa de descarga para a vazia, ou seja vai tocar 20C~30C~40C na vazia, a não ser que esse adaptador controle isso...

Anderson

Uffa... pensei que tinha falado merda!! :drinks:

Personal album

MensagemEnviado: Seg Dez 20, 2010 5:15 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Pela espessura do equipamento, certamente ele tem uma placa de circuito tornando-o inteligente. rsrsrs

quando uma das bateras carrega totalmente ele para de mandar carga pra ela. [achômetro... rsrsrsrs :mrgreen: ]

MensagemEnviado: Qua Dez 22, 2010 7:09 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

the_same_x escreveu:
Astronauta escreveu:

Anderson

Kkkkkkkkkkk tbm achei a comparação interessante, mas o same tocou num detalhe interessante essa da taxa de descarga.
Caso o aparelho não tenha esse controle, como vai ficar então?
Não vai dar zica mandar a 20C~30... etc?

MensagemEnviado: Seg Dez 27, 2010 1:20 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Images: 0
Seguindo suas dúvidas, eu utilizo o carregamento paralelo para as minhas lipos da E-maxx.

Tenho 2 lipos de 2s 5000mah, quando as carrego, deixo setado no carregador como 2S, eu as carrego com 10A. E em questão de 1 hora estou com as baterias carregadas.

As carrego balanceando, seguindo esse esquema da figura:

Imagem

Com esse circuito aí em cima, podemos carregar em paralelo até 5 packs de 2s ou 4packs de 3s.

Nos foruns internacionais, muitos chegam a carregar até 10 packs ao mesmo tempo.

Como calcular a quantidade de ampere que devemos setar quando carregamos em paralelo:
Suponha que temos 3 baterias de 3s cada. Cada uma com a seguinte capacidade: 1000mah, 2000mah, 3000mah. Cada uma só pode carregar até 1C.
Apenas somamos a quantidade de cada uma: 1000+2000+3000=6000 ou seja, se iremos carregar a 1C em paralelo, setamos no nosso carregador a 6A e capacidade total de 6000mah.

Mas vale lembrar que tem alguns cuidados a serem seguidos.

As lipos para serem carregadas tem quer ser do mesmo numero de celulas. Não pode misturar lipos de 2s e 3s para serem carregadas em paralelo.
Por questão de segurança, a diferença de carga entre as baterias não pode ser mais de que 50%, mas tem testes que pessoas colocam para carregar em paralelo, uma completamente carregada e outra sem carga. Após o final do carregamento, cada celula está com 4.20v.
Não importa a capacidade, podemos carregar celulas de 1300mah ou menos até 5000mah ou mais ao mesmo tempo.

Segue alguns links sobre o assunto:

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=932319

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=839657&page=147#post10909267

http://sites.google.com/site/tjinguytech/charging-how-tos/parallel-charging

Essas fotos que o jrmib postou da plaquinha da Hobbyking.
Primeiro, ela nao é inteligente, ela é apenas um produto acabado sem utilizar as nossas "gambiarras" :putz:

Tem 4 conexões para as baterias e os conectores para banlaceamento.
Nela podemos carregar 4 baterias ao mesmo tempo, 4 packs de 2s ou 4 packs de 5s.
Basta pegar um multimetro e verificar que todos os plugues deste circuito está em paralelo.

UP THE IRONS

Personal album

MensagemEnviado: Ter Fev 08, 2011 7:36 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 304
Ola amigo, so uma duvida.
Para carregar 2x 2s, ligo a placa no balanceador e o dean na entrada do meu carregador , ai ligo os balanceadores das baterias na placa e programo o carregado como 2s e bando bala, e isso? A bateria serao carregados pelos cabos balanceadores e nao pelos cabos de força (deans) ?

TRAXXAS SUMMIT !! BlackBull !!
TRAXXAS Rally 1/10 !! On-Road !!!

Confira meus videos no meu canal:
Clique aqui -->YouTube<--

Personal album

MensagemEnviado: Qua Fev 09, 2011 12:06 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

smb25 escreveu:
Ola amigo, so uma duvida.
Para carregar 2x 2s, ligo a placa no balanceador e o dean na entrada do meu carregador , ai ligo os balanceadores das baterias na placa e programo o carregado como 2s e bando bala, e isso? A bateria serao carregados pelos cabos balanceadores e nao pelos cabos de força (deans) ?

Num vou explicar tb! Vc comprou a bolha do Rasta na minha frente! :machado: huahuahuahuahuhahuahuhuaa
Brincadeira!!!

Então, é o seguinte.

Eu utilizo um ICE e um balanceador externo, por isso sempre carrego minhas baterias pelo cabo da descarga, e as mesmas são balanceadas pelo cabo de balanceamento.

Fiz um cabo em paralelo onde conecto minhas baterias e utilizo a placa de balanceamento em paralelo tb, colocando uma bateria de 2s no conector de 2s e a outra bateria no conector de 3s.
Seguindo sempre conforme a figura que mostrei no outro tópico.

E mando carregar a 2s mesmo.
Como cada bateria minha é de 5000mah com carga maxima de 1c eu coloco no carregador a 10A mesmo (mas o ICE só aguenta 8A) então vai 8A para as baterias.
E no final da carga, todas estão com mesma voltagem. Medindo com aquele medidor de lipo xing ling, sempre fica com 4.20 nas celulas.

Se nao entendeu direito, eu tiro uma foto pra vc entender melhor!

Abs

UP THE IRONS

Personal album

MensagemEnviado: Qui Fev 10, 2011 12:15 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

No site diz que as bateria tem que ser com mesmo s e mesma capacidade. Eu tenho duas LiPos 4s, uma de 5A e outra de 5.8A. Se eu comprar um desses e mandar carregar a 5A (maximo do meu carregador) vai carregar as 2 balanceando tranquilamente?

Abraços! :drinks:

Minha Garagem:
Eletric Powered:
Mini-Z MR-03 / Orion 900 & 1100 / EX-5UR ASF Red Version - Limited Edition

Glow Powered:
Mugen MBX6 / Novarossi P4 / O'donnell (?) / Sweep Tires / Sanwa MT4

MensagemEnviado: Qui Fev 10, 2011 7:42 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

FlavioBS escreveu:
No site diz que as bateria tem que ser com mesmo s e mesma capacidade. Eu tenho duas LiPos 4s, uma de 5A e outra de 5.8A. Se eu comprar um desses e mandar carregar a 5A (maximo do meu carregador) vai carregar as 2 balanceando tranquilamente?

Abraços! :drinks:

Então Flavio lendo varios topicos no RCGroups, sim vc pode carregar as duas baterias de capacidade diferentes. Mas com o mesmo numero de celulas.
No seu caso, vc poderia carregar elas a 10A tranquilamente. Se o seu carregador só consegue mandar 5A, irá demorar um pouquinho mais, mas com certeza irá carregar.

Como vc vai carregar duas baterias de capacidades diferentes, monitore elas no carregamento, pra ver se não acontece nada.

Eu com minhas baterias, duas Zippy 5000mah 2s coloco pra carregar em paralelo a 8A (Máximo do meu carregador) e funciona de boa.

Abs

UP THE IRONS

Personal album

Criar novo tópico Responder  [ 47 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas