RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Dom Dez 26, 2010 12:55 am 
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Olá pessoal..sou novo no automodelismo elétrico e por isso tenho uma dúvida e quem puder ajudar, agradeceria muito: tenho um 1/10 brushless buggy da FS Racing com motor 3300 KV e ESC 30 A e atualmente uso uma bateria de lítio 3s 2200 mAh e o bicho anda demais, porém percebo que ao esquentar, entra em ação a proteção contra super aquecimento e o carro para e tenho que aguardar um tempo para voltar a brincar. Me disseram que eu deveria trocar a relação de engrenagens, começando por um pinhão de menos dentes para estender o gear rate, está certo isto ??? ou é o contrário, ou seja, trocar por um pinhão de mais dentes para reduzir o gear rate ??? atualmente o carro está com pinhão 26 T e coroa 64 T , pitch 64. Obrigado pela ajuda..


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MensagemEnviado: Dom Dez 26, 2010 9:01 am 
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Isso mesmo, você deve colocar um pinhão menor e ir medindo a temperatura do motor. Lembrando que o motor não deve ultrapassar 90º. Com esse ajuste ele não vai desligar por conta da temperatura.

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Rafael

Revo Convertida....em andamento.


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MensagemEnviado: Dom Dez 26, 2010 5:17 pm 
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Valeu Rafael pela informação, mas ainda tenho uma dúvida: ao estender o gear, o carro fica mais veloz e ao reduzir fica mais lento , mas com mais torque, é isto mesmo ??? então, se eu tenho que estender a relação, o motor não tem que trabalhar mais e por consequêcia acaba equentando demais ???

-------------
Roberto


Fs Racing Tiger Brushless Off-Road Buggy
Ezrun 30 A ESC
3300 KV Brushless Motor
3 S 2200 mAh Lipo
Fs Racing 2.4 Ghz TX/RX

105 KM\H


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MensagemEnviado: Seg Dez 27, 2010 10:28 am 
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Cariucho Hobby escreveu:
Valeu Rafael pela informação, mas ainda tenho uma dúvida: ao estender o gear, o carro fica mais veloz e ao reduzir fica mais lento , mas com mais torque, é isto mesmo ??? então, se eu tenho que estender a relação, o motor não tem que trabalhar mais e por consequêcia acaba equentando demais ???

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Roberto


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Olá Roberto

Sua teoria esta correta Roberto, falando em outros termos (Relação Curta e Longa) se o seu carro esta esquentando é pq sua relação esta muito longa, isso força tanto o motor quanto o esc, relação longa é boa para velocidade maxima, mais tem que ter cuidado na saida, ou seja NUNCA se deve sair de dedo colado. Agora se for para andar em pistas ou em parques o ideal é encurtar a relação e ir monitorando a temperatura. O esc nunca passar de 70cº e o motor 90Cº, acima disso vc pode ter problemas.

Abraços

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MensagemEnviado: Seg Dez 27, 2010 12:51 pm 
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Olá Rafael, pelo que vc me diz, então o ideal é encurtar, ou seja, usar um pinhão com mais dentes e aí vou ter velocidade menor e mais torque e forçando menos o motor, terei temperaturas menores.

Valeu pelas dicas.

Veja os vídeos ( sem muito profissionalismo é claro ) e minha página no ML onde comercializo este carro

http://www.youtube.com/watch?v=50fk6qRGEaI
http://www.youtube.com/watch?v=gsyIoToXzJo

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 24-ghz-_JM

Um abraço, saúde e prosperidade no novo ano.

Roberto


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MensagemEnviado: Seg Dez 27, 2010 1:20 pm 
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Cariucho Hobby escreveu:
Olá Rafael, pelo que vc me diz, então o ideal é encurtar, ou seja, usar um pinhão com menos dentes e aí vou ter velocidade menor e mais torque e forçando menos o motor, terei temperaturas menores.

Valeu pelas dicas.

Veja os vídeos ( sem muito profissionalismo é claro ) e minha página no ML onde comercializo este carro

http://www.youtube.com/watch?v=50fk6qRGEaI
http://www.youtube.com/watch?v=gsyIoToXzJo

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Um abraço, saúde e prosperidade no novo ano.

Roberto

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MensagemEnviado: Seg Dez 27, 2010 1:28 pm 
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rpompeu escreveu:
Cariucho Hobby escreveu:
Olá Rafael, pelo que vc me diz, então o ideal é encurtar, ou seja, usar um pinhão com menos dentes e aí vou ter velocidade menor e mais torque e forçando menos o motor, terei temperaturas menores.

Valeu pelas dicas.

Veja os vídeos ( sem muito profissionalismo é claro ) e minha página no ML onde comercializo este carro

http://www.youtube.com/watch?v=50fk6qRGEaI
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Um abraço, saúde e prosperidade no novo ano.

Roberto


Só completando o que o rpompeu observou

Quanto MENOR o pinhão e MAIOR a Coroa mais curta a relação, ou seja um pinhão de 20T da uma relação mais curta que um de 30T, assim como uma coroa de 90T da uma relação mais curta que uma de 70T.

Abraços

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MensagemEnviado: Seg Dez 27, 2010 2:49 pm 
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Amigo, agora embolou o meio campo. Novato é f...mesmo. Desculpe aí a ignorância, mas vamos a um exemplo prático: tenho uma coroa de 64 T e um pinhão de 26 T, logo ao dividir o maior pelo menor temos 2,46 que ao multiplicar pela relação interna do meu buggy ( 3,2 ) teremos 7.87:1 , certo ??? se eu pegar o seu exemplo e usar um pinhão de 20 T, logo ao fazer aquelas contas terei um resultado de 10.24:1 e neste caso estarei alongando e não encurtando, é isso mesmo ???

Abs


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MensagemEnviado: Seg Dez 27, 2010 3:11 pm 
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Cariucho Hobby escreveu:
Amigo, agora embolou o meio campo. Novato é f...mesmo. Desculpe aí a ignorância, mas vamos a um exemplo prático: tenho uma coroa de 64 T e um pinhão de 26 T, logo ao dividir o maior pelo menor temos 2,46 que ao multiplicar pela relação interna do meu buggy ( 3,2 ) teremos 7.87:1 , certo ??? se eu pegar o seu exemplo e usar um pinhão de 20 T, logo ao fazer aquelas contas terei um resultado de 10.24:1 e neste caso estarei alongando e não encurtando, é isso mesmo ???

Abs


O termo 7.87:1 significa que para cada 7.87 voltas do motor o pneu da 1. Se vc colocar um pinhão 20T seu motor vai dar 10.24 voltas para cada volta do pneu ou seja sua relação vai estar mais curta, relação curta significa mais voltas do motor e menos volta no pneu, por exemplo:
Um carro de verdade, se vc acelerar tudo em 1º Marcha motor vai estar a uns 6000 rpm cortando giro e o carro vai estar a uns 40 km/h. Ou seja muito giro com pouca velocidade.

Resumindo 1º Marcha do carro é igual a relação curta, 5º Marcha relação longa

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MensagemEnviado: Seg Dez 27, 2010 3:19 pm 
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um exemplo bem claro ...rsrsrs

uma relação 12.5 é mais curta que uma relação 6.2 !

na prática...

um On-road tem uma relação longa(os 6.2 do ex. acima)

um Off-Road tem uma relação mais curta que a do On-road(os 12.5 do ex.)


inversamante proporcional :mrgreen:


:drinks:

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MensagemEnviado: Seg Dez 27, 2010 9:34 pm 
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opss... agora que ví que o esanti tinha respondido antes de mim :)

a resposta dele foi mais "bem dada" :mrgreen:

valeu!! :drinks:

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MensagemEnviado: Ter Dez 28, 2010 11:19 pm 
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Mais uma vez, obrigado galera pelas valiosas informações. Inté..fui...


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MensagemEnviado: Qua Dez 29, 2010 8:51 pm 
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vc pode colocar um esc com mais ampéres.
valeu


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