RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 5:40 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 48 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Mar 02, 2011 12:46 pm 
Novo no Fórum

fum4ditos escreveu:
Acho que o primordial é pesquisar.

Tem muita gente aqui que abre um tópico atras do outro dificultando quem quer ajudar.. Ja vi pessoas aqui criando vários tópicos na mesma área.... podendo abrir em um único tópico tudo.

Mas é isso aí....

isso parte de quem e ignorante na area de informatica é não do RC, isso é coisa de quem nunca participou de um forum, que não conhece as ferramentas e nem tão pouco de internet.

eu abri este topico pq tenho certeza que todos tivemos está dificuldade um dia, e que não custa muito ajudar, todos temos que aprender coisas novas e se gostamos das mesmas brincadeiras no caso " RC", sempre e bom ajudar.
e mais uma vez obrigado a todos que me responderam o topico.

MensagemEnviado: Qua Mar 02, 2011 2:32 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Sou novo no Hobby, não frequento pista alguma... pois gosto de Off-Road e não tem nenhuma legal no ABC.
Li um bocado, tive dúvidas, sou do tipo q qto mais leio mais dúvidas surgem - não por não ter entendido, mas sim por pensar em outras possibilidades de problemas e soluções - já criei tópico que teve trocentas visualizações e nenhuma resposta.

Dei bola? Não... continuo com a tal dúvida, ou melhor, to fazendo do meu jeito e se der problema, fazer o q?

Outro dia tava conversando com um amigo que é um pouco mais experiente e comentei que o pessoal de outro forum é mais receptivo, mas mesmo assim aparece os "senhores da razão" que acham que vc tem dúvida pq não pesquisou antes.

Ninguém é obrigado a saber de tudo e muito menos nasce sabendo... o conhecimento cresce qdo é compartilhado. Imagina só se as antigas e poderosas civilizações mandassem os jovens ler os pergaminhos e manuscritos aos invés de conversar, o mundo não estaria da forma que é hoje e continuaríamos a acender fogueira raspando pedrinha.

Os novatos, óbviu, precisam ler, ter as coisas mastigadas é deveras chato, mas em contrapartida os experientes deveriam ser mais abertos e receptivos aos novatos e compartilhar conhecimento numa boa e deixar de achar que perdem algo compartilhando.

=)

MensagemEnviado: Qua Mar 02, 2011 2:53 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 2
Se os mais experientes precisassem repetir toda a informação documentada para cada novato, ai sim estaríamos ainda raspando pedrinhas.

As bibliotecas (assim como os fóruns) foram criados para que os novatos tivessem onde PESQUISAR antes de pedir que os mais experientes expliquem mais uma vez....

Personal album

MensagemEnviado: Qua Mar 02, 2011 3:34 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

se os foruns tivessem um sistema de pesquisa mais precisa, sem termos que ler um topico de 60 paginas para encontrar o que buscamos, seria muito mais útil.

Hoje mesmo finalizei a leitura de um topico com 106 páginas, sanei muitas dúvidas e outras ainda existem, e até agora não achei a resposta. E ai?

Se abro um topico perguntando algo OS ARISTÓTELES do forum se gabam e mandam procurar... e ai?
Os experts, entre si, se ajudam, até fazem o que é preciso no carro do outro. Qdo é o novato que precisa, viram as costas.

E na real: isso é um problema que encontro em foruns brasileiros (seja lá o assunto em questão), os gringos são mil vezes mais prestativos.
Parece que brasileiro, qdo sabe um pouco mais, tem o rei na barriga.

E parabéns João, pois parece que vc não necessitou da ajuda de ninguém pela maneira que fala.

Nem ia falar nada no tópico, li a "bronca" do amigo que o iniciou, mas a arrogância de alguns me fez responder.
Falta muita humildade da parte dos que possuem conhecimento avançado, simplesmente isso.

MensagemEnviado: Qua Mar 02, 2011 4:09 pm 
[Moderador]

Images: 119
É claro que eu não posso falar por todos os usuários daqui... mas a postura da administração do fórum em si nunca foi preconceituosa com os novatos, ao contrário, quanto mais gente nova aparecer é melhor para o hobby.

Quando percebemos que muito novato se sentia mal em postar perguntas em áreas específicas, criamos essa parte só para "Perguntas de Novatos" onde eles podem perguntar o que quiserem sem medo. Agora, algumas coisas são fato:

1 - O novato tem pressa me querer saber de tudo logo, por isso costuma não pesquisar e não gosta quando alguém responde algo do tipo "Vá pesquisar!".
2 - O mecanismo de busca do fórum não é mesmo tão preciso... (estamos estudando um jeito de melhorar isso)
3 - Alguns usuários não tem tempo/paciência de responder certas coisas muitas vezes porque ele já fez isso muitas vezes para muitos novatos.

No final das contas... é como já disseram aí, começar é sempre difícil em qualquer coisa, não só no RC. O negócio é não desanimar nos primeiros obstáculos, não ter vergonha de perguntar (mesmo sendo mal interpretado as vezes), não ter preguiça de ler/pesquisar... e principalmente, não se cobrar achando que TEM que aprender em um dia tudo aquilo que muita gente aqui levou anos pra saber.

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==

Personal album

MensagemEnviado: Qua Mar 02, 2011 4:21 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Gunz escreveu:
É claro que eu não posso falar por todos os usuários daqui... mas a postura da administração do fórum em si nunca foi preconceituosa com os novatos, ao contrário, quanto mais gente nova aparecer é melhor para o hobby.

A administração do forum parece ser uma das melhores, fora que sempre tem um admin logado. Nunca precisei da ajuda de um admin, mas se precisar sei onde achar e sei que serei respondido.
Isso é muito bom pra quem ta começando no hobby e, as vezes, nunca usou um forum na vida.

Gunz escreveu:
1 - O novato tem pressa me querer saber de tudo logo, por isso costuma não pesquisar e não gosta quando alguém responde algo do tipo "Vá pesquisar!".
2 - O mecanismo de busca do fórum não é mesmo tão preciso... (estamos estudando um jeito de melhorar isso)
3 - Alguns usuários não tem tempo/paciência de responder certas coisas muitas vezes porque ele já fez isso muitas vezes para muitos novatos.

1 - O problema é a forma como dizem o "vá pesquisar", apesar que tem muita gente melindrada por ai... rs
2 - Tomara que consigam melhorar, infelizmente todo forum que participo o sistema de pesquisa não é eficaz.
3 - ele pode não responder, mas ao menos pode indicar o topico especifico em que ele deu a resposta, não precisa falar "procura na página 5mil", mas sim falar: procura por "esc ciclano 60A"... dar pistas de onde o cara pode achar. Já é de muita ajuda pra alguém que não sabe nem onde começar.

MensagemEnviado: Qua Mar 02, 2011 4:50 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 2
teksera escreveu:
E parabéns João, pois parece que vc não necessitou da ajuda de ninguém pela maneira que fala.

Claro que precisei!!!

mas nunca para coisas que estavam no manual ou já respondidas no fórum.

Se tu olhar no tópico do traxxas slash, por exemplo, verás q eu tive diversas dúvidas.

e outra, se depois da pesquisa no fórum e no manual a dúvida ainda persiste, com certeza ela merece ser postada.

Personal album

MensagemEnviado: Qua Mar 02, 2011 5:47 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

No RCMasters, cria-se uns 10 tópicos por dia sobre RTRs chineses. Como não se irritar com uma coisa dessas?
Antes de eu postar minha primeira mensagem, li o dicionário inteiro, todos os fixos e vários tópicos. Só isso já sanou quase todas as minhas dúvidas.
Se o cara faz isso porque não tem hábito de acessar a internet, então que vá tirar as dúvidas com quem anda. De minha parte, serão sempre bem recebidos.
Outra coisa: Enquanto a internet existir, Trolls e Haters sempre existirão. Melhor aprender a lidar com eles.

MensagemEnviado: Qua Mar 02, 2011 6:19 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Images: 0
bom, quando comecei realmente tive um pouco de dificuldade, pois começei a utilizar foruns e rcs quase que ao mesmo tempo, não vou generalizar mas que existe o tal "preconceito" existe sim, mas é assim mesmo, sempre teremos dificuldade em iniciar algo.

Citação:
Se abro um topico perguntando algo OS ARISTÓTELES do forum se gabam e mandam procurar... e ai?
Os experts, entre si, se ajudam, até fazem o que é preciso no carro do outro. Qdo é o novato que precisa, viram as costas

isso é tbm é verdade, mas fazer o que? :putz: como disse uma "amiga de São Paulo" relaxa e goza! :mrgreen2: :mrgreen2: :mrgreen2:

Personal album

MensagemEnviado: Qua Mar 02, 2011 6:50 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Isao
dá raiva mesmo... mas fazer o q? A galera que tá chegando vai buscar informação onde sobre que carro é chines e qual não é?

Não vi, ainda (e nem procurei, pq nao me interessou o assunto), um topico falando: MARCAS CHINESAS e o nome dos carros que são oriundos desse mercado...

O meu carro atual é um chinesinho, mas não deve nada para um americano... anda q é uma beleza... e peça de reposição dá pra encontrar.

Então já proponho: vamos abrir uma area no forum sobre os carros genéricos. Pois está crescendo muito a aquisiçao desses autos...

MensagemEnviado: Qua Mar 02, 2011 8:18 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Images: 14
teksera escreveu:
.....se os foruns tivessem um sistema de pesquisa mais precisa, sem termos que ler um topico de 60 paginas para encontrar o que buscamos, seria muito mais útil.......

Ai descordo..se você pesquisa algo,nesse meio tempo em que está passando por um outro tópico
que contem algo sobre o que você está procurando,mais não necessariamente AQUILO que esta procurando
você vai ler(caso não tenha preguiça) e aprender algo novo,agora se quer buscar e cair direto na pagina,use palavras corretas,e ninguem vai morrer também por ler algumas paginas a mais,no meu modo de ver só vai estar acrescentando informação..

Vamos la "novatos" ler não faz mal a ninguém.. :drinks:

Automodelismo é um vício maldito...
Tô de volta!!! (Outra vez)..

Personal album

MensagemEnviado: Qua Mar 02, 2011 8:39 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Allan

eu não me importo de ler, tanto é que leio muito antes de perguntar (o que acaba me gerando mais duvidas e ideias)

mas vamos supor:
vc precisa saber como faz uma cirurgia para a retirada de um linfoma.

Vc entra num fórum de medicina, não tem nenhuma área e nem tópico especifico sobre linfoma.
vc usa a busca, aparece cerca de 15 topicos onde possivelmente tem tua resposta.

Vc irá ler os 15 tópicos, independente da quantidade de paginas? (sendo q geralmente uma pagina de forum tem 25 posts).

D U V I D O

Nenhum ser humano vai ler coisas desnecessárias em busca de uma informação que necessita. Ele irá partir para o questionamento.

é dificil vcs, experientes, entenderem q é natural da pessoa fazer a pergunta ao invés de ler 2 enciclopédias?
Vcs mesmo já cansaram de fazer perguntas, sem ler absurdos de coisas, primeiro pela ansiedade em resolver o problema, segundo pela falta de objetividade na ferramenta de pesquisa.

Sejam mais humildes... só isso q a galera nova pede.

PS: to falando em nome da maioria dos novatos, sem me enquadrar no quadro do pessoal perguntador... pq eu vou lendo, lendo e lendo e saio fazendo o q me passa pela cabeça, qdo pergunto é pra tirar a duvida se estou fazendo certo (e muitas vezes estou errado... dsahdsahusdahdsaas)
não me importo de ler coisas desnecessárias, pq assim consigo matar um pouco da hora no meu trabalho... :bleh:

MensagemEnviado: Qua Mar 02, 2011 9:02 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Images: 14
Então..eu acho que quando precisamos de alguma informação temos que ir atras..
eu por exemplo estava pensando em uma possibilidade de ter um buggy/truggy 1/8
tem esse tópico:

viewtopic.php?f=56&t=13619

eu passei pagina por pagina,lendo,buscando informações,não tinha nada pra fazer eu passava la,mais cada
um faz do modo que achar certo,é bom ler,ler,ler,caso não consiga sanar a duvida ai sim acho q é bom criar um post..
mais oque "pega" com um certo pessoal é que só quer saber de coisa fácil,ai nem se preocupa em tentar solucionar o problema sozinho..

Fuiz

Automodelismo é um vício maldito...
Tô de volta!!! (Outra vez)..

Personal album

MensagemEnviado: Qua Mar 02, 2011 9:35 pm 
Novo no Fórum

Para os iniciantes como eu:

É difícil.... não adianta...
Pesquisem muito, ler não faz mal a ninguém, conhecimento nunca vai fora... relacionado a dúvida ou não...
Em último caso perguntem.
Eu mesmo sou novato cheio de dúvidas e nunca precisei perguntar... resolvi muitas lendo, pesquisando...
Com certeza é mais fácil perguntar... mas é muito melhor pesquisar...
Mas lembrem-se se hoje como novatos estão ficando estressados... quando forem "experts" não esqueçam dessa experiência... e ajudem os novatos...

Para os que se acham "experts":

Como ja falaram quanto mais pessoas novas... maior e melhor o fórum... isso vai ser sempre assim....
Sempre tem alguém que sabe mais que você... ou seja você é "novato" pra alguém...
Não tem paciência de ajudar??? não participa do tópico...
Não consegue ser humilde??? não participa de um fórum... Fórum é pra isso... trocar idéias... absurdas ou não...

Para todos:

Eu sou novato, para muitos eu sou "expert" mas sou humilde em dizer que sempre serei novato... o hobby tem muito a evoluir e nós todos muito a aprender... nunca vamos saber tudo....
sempre vamos ser novatos... em alguma coisa...
O mundo é assim...
Não assim só aqui no fórum...
Basta saber ignorar os ignorantes... só isso.

MensagemEnviado: Qua Mar 02, 2011 9:41 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Uma dica:

Eu tenho um PSP (Playstation Portable).
A galera mais experiente - ai entra eu no meio - fez pelo WIKIPEDIA um manual do usuario novo.

Tudo que o cara precisa saber pra começar a usufruir de tudo qto é jeito o aparelho tá lá. Desde como criar bateria para desbloqueio, até a fazer desbloqueio e fazer atualização de custom firmware.

Pq vcs mais experientes, com anos de automodelismo não criam um guia básico?
Alguem que entende bastante de bateria escreve sobre as baterias, carregamento e funcionamento.
Alguem que manja de motor e ESC escreve sobre como calcular potencia, o que pode e o que não pode juntar entre outras coisas - eu já tive dificuldade em achar a diferença "fisica" entre motor brushed e brushless...
Alguem falar sobre qual modelo mais recomendado para o iniciante pra cada tipo (off-road, on-road, drift)

Pq o que mais vemos é gente com as dúvidas mais básicas e mesmo assim a dificuldade e encontrar a resposta no forum é alta, pois o sistema de busca nos trás muita coisa desncessária. (e isso não é culpa dos admin)

Criar novo tópico Responder  [ 48 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas