Pessoal, acho que etamos filosofando demais sobre algo que não precisa.
Meu ponto de vista é exatamente o mesmo do Helvio.
Helvio Lagares escreveu:
Novatos: perguntem, postem tópicos novos, desenterrem tópicos antigos, sem medo de serem felizes.
Veteranos: se não quiserem responder ou não gostarem da pergunta, não respondam, ou contatem algum moderador, e relatem o que os incomodam.
Aí alguém pode dizer: "Ah! Mas tem veterano que faz questão de responder só pra tratar mal o novato!".
E deve ter mesmo, todos sabemos que o que não falta na internet são trolls, haters, etc... infelizmente não podemos controlar ou condenar o que cada um escreve por razões óbvias.
Os veteranos precisam ser mais pacientes ou saber a hora de não escrever nada pra não ofender? Sim!
Mas os novatos precisam ligar o modo "dane-se", ler aquilo que interessa, e descartar o resto... faz parte do aprendizado!
Na boa, se eu fosse querer digerir cada ofensa na internet e imaginar que aquilo fosse realmente algo pessoal, eu já teria me enforcado no chuveiro, me jogado da ponte, sei lá... é muito fácil você ofender alguém pela rede. O que importa é que quando se encontram na pista, todo mundo é amigo!