RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qua Jul 16, 2025 11:54 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Abr 21, 2011 12:40 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Amigos estou com problemas com o esc hk 100a, estava usando o carro e derrepente começou a perder força, e parou, agora piscando as duas luzes e o carro não anda so o sevo da direcao se movimenta...detalhe que nem o esc e nem o motor estavam quente ou cheirarão queimado...será que alguem pode ajudar...pensei em restar mais não sei como faz...tentei configurar via cartão mais não deu certo...preciso de ajuda

o Esc é esse http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... =8993...se alguem ajudar fico muito grato...

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Qui Abr 21, 2011 1:36 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Olá Henrique. O Leandro trouxe para eu dar uma olhada e o problema esta realmente no ESC, não é ajuste e nem configurações. O negócio é abrir ele e ver se não te nada solto. O ESC estava superdimensionado para um motor 13T, com certeza não queimou.

MensagemEnviado: Qui Abr 21, 2011 10:11 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Tambem acho Nattis o motor 13t não faz nem cocegas nesse esc de 100a, e pode por até lipo 4s, e o carro esta rodando com 3s...Nattis so vc para dar uma olhada para o Leandro....ve la depois me fala....obrigado Nattis mais uma vez....até mais....

MensagemEnviado: Qui Abr 21, 2011 12:05 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Ele ficou com um ESC 60A meu e assim que tirar o 100A vai dar para ver melhor, ainda não achei nada na inernet, no manual fala que quando fica pistando assim é cutoff ou problema no ESC.

henrique moreto escreveu:
Tambem acho Nattis o motor 13t não faz nem cocegas nesse esc de 100a, e pode por até lipo 4s, e o carro esta rodando com 3s...Nattis so vc para dar uma olhada para o Leandro....ve la depois me fala....obrigado Nattis mais uma vez....até mais....

MensagemEnviado: Qui Abr 21, 2011 1:20 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

NATTIS escreveu:
Ele ficou com um ESC 60A meu e assim que tirar o 100A vai dar para ver melhor, ainda não achei nada na inernet, no manual fala que quando fica pistando assim é cutoff ou problema no ESC.

henrique moreto escreveu:

É pode ser cutoff, mais estranho derrepente sem esquentar e nada...vc consegui resetar ele??ainda bem que vc tinha um de 60a barato...Viu nattis eu vendi o meu carro para o Leandro...to querendo uma savage flux 2350 uma nova ai que saiu e vi tambem aquele redecat Earthquake 8e brushess o que vc acha destes dois carros, a savage sei que é boa mais e o redcat Earthquake 8e 1:8 será que é bom e acha peças???tenho que comprar outro carro

MensagemEnviado: Qui Abr 21, 2011 2:14 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Não consegui resetar o ESC, também achei estranho.

Sobre a Earthquake eu não conheço, mas é dificil ser ruim. Eu se fosse para 1:8 pegaria um genérico tipo Mad Warrior, aqui no Brasil vc acha com a marca Nanda e com o usuário Eidi aqui do forum, ele tem um preço excelente e este automodelo é muito bom:

http://www.nitrorcx.com/52c75-re-madwar ... -artr.html

MensagemEnviado: Qui Abr 21, 2011 2:48 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Henrique e NATTIS, resolvi o poblema!!! :)
Depois conto pra vocês.
Abraços

MensagemEnviado: Qui Abr 21, 2011 3:40 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Conseguiu que bom...arrumou o esc....não esquece do contar para nois...até mais

MensagemEnviado: Qui Abr 21, 2011 11:09 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

E aí pessoal. Tudo firme? :)
Tenho até vergonha de responder este tópico, mas vivendo e aprendendo. :oops:
Vou descrever o ocorrido que me deixou em pânico por algumas horas. Que sirva de experiência para muitos aqui pois muitas vezes, o problema é mais fácil do que parece. :?

- Comprei por estes dias um Himoto Truck brushless cheio de ups do nosso amigo Henrique Moreto.
- Negociação tranquila e rápida, vendedor honesto, etc, etc e etc.
- Chegou o carro... mesmo sendo SEDEX, os correios atrasaram na entrega 1 dia e meio.
- Mercadoria conferida e então vamos ao que importa: Acelerar!!! :twisted: Carro estável, bem conservado, pneus como novos... (tempo total de teste: 10 minutos). Carro guardado para manutenção na madruga.
OBS.: Único horário livre sem interrupções de terceiros, família e afins.
- Seguindo a receita de bolo do amigo NATTIS, ajustei tudo, admirando a qualidade do truck chinês não devendo em nada pra muitas outras marcas.
- Segundo dia, pego o carro novamente, conecto a lipo e bora sentar o dedo no gatilho!!! :twisted: Com duração de uns 12 minutos, o carro começa a perder velocidade... até aí firmeza: vamos trocar a bateria. Bateria trocada, ligo o carro, o motor envia o sinal pro ESC HK 100A, bips de prache ok... e aí??? Tchan... Tchan... Tchan... Tchaaaaannn.
- Carro não acelera, não dá ré, direção funciona e com força total.
- Ok! "...pensei..." Devo ter apertado algo no TX. Chequei até a alma... tudo OK.
- Desliguei o esc e o rádio. Religuei ambos novamente religiosamente como deve ser feito... NADA! Não anda pra frente nem pra trás. Ok! Ok? Ok nada... pra piorar as luzes Vermelha e Verde do ESC estão piscando ao mesmo tempo. Desliguei tudo e peguei o trem das 11 com destino ao RCElétrico. :bleh:
- Por um momento imaginei ser a bateria, mas não tinha em mãos meu carro disponível nem fonte 12v para recarregá-las. Li o manual do ESC, cartão de programação e nada.
- Mandei MP para o amigo Henrique Moreto, relatando o ocorrido. O mesmo me procurou e começamos a trocar idéias. Deixei também um tópico sobre o problema, mas com feriadão quase ninguém viu.
- Acabei recorrendo ajuda ao amigo NATTIS, já que eu tinha que buscar uma fonte 12v que havia encomendado. Fui até sua residência, somos praticamente vizinhos (ZN-SP).
- Fizemos testes lá com outra bateria, outro rádio (desta vez um digital 2.4Ghz) e a história continua na mesma. NADA no motor girar.
- Primeiro comentário: "...Putz, só pode ser o ESC... vamos colocar um novo de 60A...".
- Instalamos o outro ESC, apenas segurando os fios mesmo e...??? Zaz... motor girando que é uma beleza.
OBS.: Mesma bateria e mesmo rádio 2.4Ghz. O que você leitor pensaria neste momento?
- O mesmo que eu: "...Jesus... aqui jaz um ESC de 100A do nada sem explicações...".
- Mas ESPERE!!! NATTIS não aceita derrotas e adora desafios além de ser apaixonado pelo o que faz, és um entendedor de prima. :drinks:
- NATTIS diz: Já sei! Vamos resetar o esc dando um pequeno curto.
- EU: :putz: *rsss. Ok, você é o mestre. Manda bala. (Confesso que me afastei um pouco).
- NATTIS como um ninja fez sair uma faísca do plug do ESC. Enfim... vamos ligar tudo agora e programar o esc.
- Religando tudo novamente: Não resetou o ESC 100A, luzes continuam piscando ao mesmo tempo (utilizando uma lipo NOVA do NATTIS) e motor não gira.
- Pensei: :rip: Adeus esc... que esteja instalado em um lindo rc, correndo livre pelos belos campos verdes no céu!!!
- NATTIS diz: É Leandro... acho que o esc se foi, ou o software interno dele desconfigurou, ou alguma outra coisa pifou. Só vendo com mais calma. Você têm esc reserva?
- Não pensei duas vezes... ficar o feriadão todo sem poder acelerar... nem à pau juvenal. Abri a carteira e joguei 75,00 cruzeiros na mão do NATTIS.
OBS. Importante: O ESC custa 90,00... NATTIS, lhe devo 15,00 cruzeiros!!! :D Te pago na terça. *rsss
- Trocamos mais algumas idéias e voei pra casa. Relatei ao Henrique Moreto todo o ocorrido, mais uma vez ele se dispôs a ajudar e então criou este tópico que você está lendo.
- Durante as caçadas na web, fui recarregar a bateria até que enfim. Pluguei a fonte 12v recém adquirida do amigo NATTIS e balanceei a mesma, tudo como deve ser. Após 2 horas, o processo finalizou-se. Olhei no relógio: 3:00h da manhã. Fui dormir.
- Amanheceu o dia... (PqP... isso tá virando novela mexicana) hehehehehe....
- Enfim... continuando... coloquei os pés no chão e disse: HOJE instalo o esc e meu feriado será só alegria.
- Fui até o carro...olhei para o ESC de 100A comprometido e pensei: Enfim... vamos ao ultimato. Pluguei a bateria recém recarregada, pluguei o motor, liguei o rádio e liguei o esc.
- Bips são emitidos como de prache... com as luzes piscando junto e ZAZ!

CADÊ AS LUZES "vermelha" E "verde" piscando??????????????????????????????????????????
- Acelerei e ZAZ! Motor à todo vapor... girando, girando e girando...

- Eu: PqP..................... Não acredito!!!!!

- Finalizando (até porque você deve estar cansado, com sede, fome e me achando um escritor falido que vem aqui matar a vontade de escrever um livro). *rsss :roll:

- Alguém pode explicar o que ocorreu? Lendo um manual com o NATTIS no dia anterior, o ESC ao emitir as luzes "vermelha" e "verde" ao mesmo tempo indica CUT OFF OU ESC MORTO.

- Mas peraí... o NATTIS plugou uma lipo NOVA e não funcionou. Então a NOVA estava descarregada ou o ESC não reconheceu a carga da bateria?

- Enfim. Tudo funcionando, estou feliz pelo ESC não ter morrido, mas ficarei com um reserva. O problema era simples mas deixou inúmeras dúvidas no ar.

Quero agradecer à todos do fórum por ele existir, pelas pessoas bacanas que o contempla e por você que leu até aqui. Deixem seus comentários, críticas e sugestões. Qualquer informação é bem-vinda. Sorry pelo texto tão imenso e cheio de detalhes.

Obrigado também aos amigos Henrique Moreto e NATTIS pelos helps.

Forte abraço! Vamos acelerar, e melhor: sem poluir. :D
Leandro.

MensagemEnviado: Sex Abr 22, 2011 3:43 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Images: 14
Caramba Leandro!! que saga hein rapaz,ahh e tem vocação pra escritor hein rsrs..li tudo :roll:

daqui a pouco vem um e cita isso tudo kkkk :machado:

Automodelismo é um vício maldito...
Tô de volta!!! (Outra vez)..

Personal album

MensagemEnviado: Sex Abr 22, 2011 4:31 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Images: 12
Oloco!
Você sabe escrever bem!
Já passei por situações semelhantes e confesso... fico igual você, desesperado!
Um bom feriadão pra galera aí, até!
:drinks:

PS: Mas que eu rachei o bico lendo texto eu rachei, e MUITO!
:mrgreen2: :mrgreen2: :mrgreen2: :mrgreen2: :mrgreen2: :mrgreen2:

Personal album

MensagemEnviado: Sex Abr 22, 2011 10:43 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Opa fico feliz que não seja o ESC! Estou indo verificar aquela bateria que a gente testou agora mesmo.

Abraços

Editado pela última vez por NATTIS em Dom Abr 24, 2011 3:14 am, em um total de 1 vez.

MensagemEnviado: Sex Abr 22, 2011 12:31 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Pois é NATTIS... também fiquei feliz que não tenha sido o ESC, porém estranho os acontecimentos. Podemos dizer que todas baterias testadas estavam cm CUT OFF abaixo do que o ESC estava programado???
O ESC parece estar precisando de terapia ou está desregulado, apesar que plugamos o cartão de programação e checamos todos os itens.

Estes ESC's chineses deveriam ter RESET. :consolo:

Enfim, alguém arrisca um palpite?

Abraços.

MensagemEnviado: Sex Abr 22, 2011 3:35 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Lamartini78 escreveu:
Pois é NATTIS... também fiquei feliz que não tenha sido o ESC, porém estranho os acontecimentos. Podemos dizer que todas baterias testadas estavam cm CUT OFF abaixo do que o ESC estava programado???
O ESC parece estar precisando de terapia ou está desregulado, apesar que plugamos o cartão de programação e checamos todos os itens.

Estes ESC's chineses deveriam ter RESET. :consolo:

Enfim, alguém arrisca um palpite?

Abraços.

é estranho não ter resetado acho que todos os esc resetam....mais voltou a funcionar isso que importa....boa sorte amigo e se precisar é so dizer...

MensagemEnviado: Sáb Abr 23, 2011 4:44 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

gente boa tarde! aconteceu o mesmo comigo, o rc acabou de chegar do nosso mestre/professor Nattis e tava andando mais que noticia ruim... só que depois de um tempo só vira direção e qdo anda e vira pra esq ou dir para, só voltando a funcionar depois que desliga e liga novamente... não sei se é o mesmo problema mas coloquei a lipo na carga, vms ver se é o mesmo problema... Tomara que seja assim ta facil de "arrumar"

Criar novo tópico Responder  [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas