HPI HELLFIRE SS 1/8 – BRUSHLESS CONVERSION
MAMBA MONSTER 2200KV
Carro sem conversão>adaptação do diferencial reforçado CEN GST 7.7, pois o original da HELLFIRE não agüenta o torque do novo motor. Segue abaixo os processos de adaptação do case:





>retirar todos os itens do nitro que não serão usados (tanque e suportes, motor e suportes, servo do acelerador/freio, todo o sistema de freio):

>para utilizar o espaço interno da melhor forma possível, tive que mandar o motor mamba pro outro lado, do mesmo lado do motor de combustível, mas invertido. Pra dar certo, tive que inverter o diferencial central. Para que o diferencial central encaixe sem problemas, terá que cortar parte da placa superior do chassi e fazer um furo no chassi pra não encostar a coroa nele:

>para a montante do motor, tive que fazer dois, mas da pra segurar somente com uma, fiz dois porque o primeiro q tinha feito ficou fraco, pois usei uma placa de 3mm de alumínio, esta montante segura o motor para ele não girar e para regular a distancia do diff central:

>e a segunda montante é para que o motor não se mexa em todos os sentidos, evitando q ele saia da regulagem de distancia do diff central:


>para usar duas baterias, de um dos lados tive que fazer uma caixinha em alumínio de 2mm com fundo de EVA, para não danificar a bateria com os impactos e vibrações. A bateria que estou usando é um 2S de 5000mA (141x50x20mm):

>uma chapinha de alumínio de 2mm com um furo de fixação, usada apenas para deixar a caixa da bateria na mesma altura, pois a caixa vai fixado em dois dos três furos da montante do motor, sobre a placa dessa montante:

>pra segunda bateria, cortei a caixa de plástico do receptor em somente dois lados (de fora e frontal), e colei EVA para lacrar e suavizar o espaço:

>usei o espaço do servo do acelerador/freio e um pedaço da caixa do receptor, para fazer um lugarzinho para o interruptor ON/OFF do ESC:

>para a coroa não pegar a bateria desse lado, fiz um protetor em alumínio de 2mm:

>para segurar a bateria desse lado, fiz uma “portinha”, também em alumínio de 2mm, que é fixado por um parafuso invertido, pra facilitar a troca rápida:

>também vai furando o chassi dependendo da necessidade, não é recomendável fazer muitos porque tira reforço, eu fiz um total de oito furos novos para segurar as montantes do motor:

>todos os itens usados para a conversão, todos de fabricação própria sobre medida:

>espaço da bateria do lado esquerdo, já montado:


>espaço da bateria do lado direito, já montado:


>motor fixado (pinhão 13d):

>com as baterias já no lugar:



Usando um pinhão de 13d e no 4S, ele deve alcançar uns 70kmh, boa velocidade para uma pista, pois combina arrancada X velocidade final X temp baixa;
Qualquer duvida sobre conversões e adaptações neste modelo, pode me mandar um MP, e auxiliarei sem problema algum na sua conversão.
Eu estou cursando Eng. Mecânica Automotiva, já no ultimo ano, por isso posso dar uma revisada do projeto de conversão para conferir os problemas e soluções de conversão.
Muito obrigado por ler este tópico, e espero ter ajudado.
Um abraço