RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 10:39 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Mai 20, 2011 1:04 am 
Novo no Fórum

Olá pessoal, sou novo por aqui e no hobby também.
Tenho um certo conhecimento em aeromodelismo, pois pratico a alguns anos, mas Auto, não conheço nada...
Por isso venho pedir ajuda a todos que poderem e querem disponibilizar de seu tempo e conhecimento.
Troquei um aero que eu tinha em um TRIBESHEAD OFF-ROAD TRUGGY + COMBO Bullistorm-Sensored Brushless ESC 60A with program card and 17.5T Motor for Car.
O motor original estava queimado, segundo o ex dono do carro, ligou em uma bateria lipo de 12V...
Então ele comprou este combo brushless para substituir, mas nuca o fez.
Eu retirei o motor antigo e coloquei o novo motor com seu novo ESC, soldei os fios na sequência conforme manda o manual. ti ve um susto logo de início, pois não dava sinal de nada a não ser um led vermelho que acendia e pronto, nem no cartão de programação acendia o display. então fuçando o manual vi que tinha que calibrar.
Fiz o procedimento de calibragem e funcionou, mas acho que tem algo errado na configuração, pois quando acelero o carro sai em disparada e as vezes não para quando eu volto o stick para o centro. As vezes a ré não funciona tenho que mandar para frente e voltar para o carro ir de ré.
Com certeza tem que fazer a programação do speed control, mas como eu não conheço o motor e nem as configurações para auto, venho pedir ajuda aos companheiros...

no cartão de programação tem as seguintes funções:

1. Cut-off Voltage None 6.0V 9.0V esta em 9.0V pois uso lipo 3S
2.Reverse Off On ¡¡ ¡¡ ¡¡ ¡¡ ¡¡ ¡¡ ¡¡
3.Motor Timing Lowest Low Normal High Highest ¡¡ conheço este recurso, mas não sei a opção ideal para o motor do combo
4.Initial Acceleration Low Medium High Highest sei bem como funciona em aero e heli, mas em auto qual seria a opção ideal?
5.Throttle limit No Limit 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% está em 50%, mas eu gostasria de detalhes a respeito desse recurso
6.Reverse Amout 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% não sei bem qual necessidade deste recurso
7.Brake Amount 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 100% tenho conhecimento, mas eu gostaria de um esclarecimento melhor
8.Drag Brake 4% 8% 12% 15% 20% 25% 30% Está em 12%, mas não sei pra que serve
9.PWM Frequency 8kHz 16kHz setei para 8Khz, mas não tenho certeza pois não conheço o motor10.Neutral Deadband Smallest Small Normal Large Largest não sei pra que serve

Eu acredito que aqui no forum deve ter todas as respostas, pois inclusive já aprendi muito de ontem pra hoje lendo por aqui, mas eu gostaria de um empurrãozinho para ver se consigo usar este auto neste fim de semana.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Sex Mai 20, 2011 2:47 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Images: 14
Oi amigo,aqui nesse tópico tem detalhado tudo sobre os esc...
viewtopic.php?f=13&t=16513

espero que ajude...

NATTIS escreveu:
1. Running Mode - Modo de correr:
(1) Forward With Brake - Apenas para frente e freio
(2) Forward/Reverse With Brake - Para frente/reverso e freio

2. Drag Brake Force - É a força que o ESC freia automaticamente ao deixar o gatinho na posição neutro, freio automático.

3. Low Voltage Cut-off - Caso a bateria seja Lipo esta função corta a bateria para não zerar e danificar. Ex: Se vc tem uma lipo 2S e configurou 3.0v/Cell o ESC vai cortar a 6V, se a lipo for de 3S vai cortar a 9V. Este exemplo é o cutoff recomendado.

4. Start Mode - É a força da arrancada do motor (punch). Nem sempre a arrancada mais forte é melhor, pois sair "fritando" é mais lento que sair com tração. Caso esteja usando uma bateria com pouca descarga esta função pode ser útil para poupar a bateria aumentando sua vida útil.

5. Brake Force - Força do freio. Uma freada muito forte em que as rodas travam o automodelo perde o controle. O ajuste ideal de frear é ajustar de modo que os pneus não derrapem. Alguns preferem deixar o freio mais fraco porque gostam de frear bem antes de entrar na curva, dando maior controle.

6. Reverse Force - Força do reverso. Como o reverso na grande maioria dos casos é usado apenas para posicionar o automodelo novamente na pista um reverso muito forte pode dificultar este trabalho. Deixar com uns 50% de força é normalmente o recomendado.

7. Initial Brake Force - Força inicial do freio.
(1) Drag brake force - A força inicial do freio vai ser a partir da configurada para o Drag Brake;
(2) 0 - O freio começa do 0%. Atenção que se o Drag Brake estiver mais alto que este ajuste ao frear levemente no gatinho o automodelo em vez de frear mais vai frear menos;
(3) 20% - Mesmo freando levemente o freio já começa nos 20%;
(4) 40% - Mesmo freando levemente o freio já começa nos 40%;

8. Neutral Range - É o ajuste da "folga" do gatinho entre a aceleração e freio. Caso ache que o gatilho esteja muito sensível é só aumentar o Neutro Range.

9. Timing - É o ajuste do tempo dos pulsos do motor, quanto maior o grau mais RPM e força o motor ganha, porem ele aquece muito mais. Recomendado (4) 11.25.

10. Motor Type - Opção para informar para o ESC se o motor é Brushless ou Brushed e que o Brushed é somente frente e freio ou com reverso, porem é um ajuste inútil, já que o ESC funciona somente com Brushless. (opção removida em algumas versões)

11. Over-Heat Protection - É a proteção por temperatura. Não se sabe o motivo de existir a opção de desativar uma proteção tão importante nos EZRuns, e o pior, muitos vem com ela desativada. Outros modelos como os XERuns não tem esta opção porque a proteção é permanentemente ativada. (opção removida em algumas versões, é sempre ativado)

Automodelismo é um vício maldito...
Tô de volta!!! (Outra vez)..

Personal album

MensagemEnviado: Sex Mai 20, 2011 5:10 pm 
Novo no Fórum

Noooossa amigo AllanRP, ajuda e muiiiito, muito obrigado...

Só aproveitando, aguem sabe me dizer a diferença de rotação e força entre esses dois motores?
É que um amigo aqui onde moro, disse que esse motor novo apesar de ser brushless, tem rotação bem inferior ao antigo brushed. Então como não encontrei informação correta a respeito do brushed (rotação e potência), pois sei que esse motor do combo é de 1900 kv, mas não sei quantos kv vai da no final, pois ainda não entendo nada das engrenagens e pinhão...

MensagemEnviado: Sáb Mai 21, 2011 8:17 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Images: 7
Fala velho blz?
Eu tenho um motor desses novinho! só testei, Pelo q vi ele eh bem lento mesmo, pois tem menos KVs! Qual a relacao q vc ta usando?

Como o motor tem menos rotacao eh só aumentar a relacao, ex se veio com 17 pinhao e 64 coroa, experimenta troca o pinhao pra 23 qm sabe ja de um boa diferenca, como vai poder andar apenas de 3s, vai ter q alongar bem!

Mas logo bem alguem mais experiente ai da uma mao!\

abraco :drinks:

Passado
VORZA FLUX HP 2012
4º HK500 GT 3D 2012
3º E-revo 1/16 2011/2012
2º e-mxt himoto 1/10 2010/2011

1º HY 1/18 2009/2010

Personal album

MensagemEnviado: Dom Mai 22, 2011 12:32 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

O problema é que um 17.5T deve gerar no máximo uns 150Watts, ai não tem relação que resolva, mesmo recuperando a diferença de kv com a relação.

StrikeNight escreveu:
Fala velho blz?
Eu tenho um motor desses novinho! só testei, Pelo q vi ele eh bem lento mesmo, pois tem menos KVs! Qual a relacao q vc ta usando?

Como o motor tem menos rotacao eh só aumentar a relacao, ex se veio com 17 pinhao e 64 coroa, experimenta troca o pinhao pra 23 qm sabe ja de um boa diferenca, como vai poder andar apenas de 3s, vai ter q alongar bem!

MensagemEnviado: Ter Mai 24, 2011 1:38 am 
Novo no Fórum

Mesmo usando bateria lipo 3S?
Qual seria o motor ideal paa esse carro então?
Não usarei a bateria original de 7V pois não existe mais
Usarei lipo 3S
Acho que o speed está com defeito, pois não está segurando a programação de "calibrar", pois toda vez que vou usar, tenho que calibrar, percebi que a vezes não reconhece o cartão de programação ai dou uns tapinhas na micro-chae e o cartão acende.
Vou desmotá-lo amanhã e ver se encontro algum problema visivel e fácil de resolver.
Essa marca Bullistorm é confiável, ou é a pior que existe?

Luiz

NATTIS escreveu:
O problema é que um 17.5T deve gerar no máximo uns 150Watts, ai não tem relação que resolva, mesmo recuperando a diferença de kv com a relação.

StrikeNight escreveu:
Fala velho blz?

MensagemEnviado: Ter Mai 24, 2011 2:07 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Eu vendo motores e já vendi muitos motores para eu automodelo, o pessoal esta gostando muito dos 13T, ele é economico, deixa o automodelo controlável e não força o ESC, com 2S já fica ótimo. Caso queira tenho 9T e 10T, mas estes ficam muito rápidos e fácil de perder o controle.

LuizRN escreveu:
Mesmo usando bateria lipo 3S?
Qual seria o motor ideal paa esse carro então?
Não usarei a bateria original de 7V pois não existe mais
Usarei lipo 3S
Acho que o speed está com defeito, pois não está segurando a programação de "calibrar", pois toda vez que vou usar, tenho que calibrar, percebi que a vezes não reconhece o cartão de programação ai dou uns tapinhas na micro-chae e o cartão acende.
Vou desmotá-lo amanhã e ver se encontro algum problema visivel e fácil de resolver.
Essa marca Bullistorm é confiável, ou é a pior que existe?

Luiz

NATTIS escreveu:

StrikeNight escreveu:
Fala velho blz?

MensagemEnviado: Ter Mai 24, 2011 10:20 am 
Novo no Fórum

O problema NATTIS, é que ja tenho as baterias de 3s, então 13T não vai ficar muito difícil de controlar não?
Segundo o ex dono deste carro, optou por comprar este motor porque o vendedor indicou o 17.5T ja que ele também queria usar 3S.
Então, fica mais uma pergunta, qual seria o ideal para se usar com 3S?
Eu acho que vou precisar de um ESC, pois esta me parecendo que este veio com defeito, você teria algum por aí?

MensagemEnviado: Sex Mai 27, 2011 7:04 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

13T com 3S vai ficar parecido com 9T, fica dificil de controlar, tem que tomar cuidado. Eu não recomendo comprar motor por causa da bateria e sim bateria por causa do motor.

LuizRN escreveu:
O problema NATTIS, é que ja tenho as baterias de 3s, então 13T não vai ficar muito difícil de controlar não?
Segundo o ex dono deste carro, optou por comprar este motor porque o vendedor indicou o 17.5T ja que ele também queria usar 3S.
Então, fica mais uma pergunta, qual seria o ideal para se usar com 3S?
Eu acho que vou precisar de um ESC, pois esta me parecendo que este veio com defeito, você teria algum por aí?

Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas