RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Ter Mai 06, 2025 5:20 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 29 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Dom Jul 31, 2011 11:51 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Images: 7
Nunca deixe de prestar atenção às lipos quando estão sendo carregadas. A maioria dos carregadores (incluindo o seu - Imax B6) demora em média 1 hora pra carregar e balancear.

Diegoachy escreveu:
Mais uma coisa se não for abusar, a instalação no carro das lipos é diferente, ou é só encaixa-la como as outras?? É da mesma forma que a NiMh.

Faço essa pergunta pois vi que as lipos tem fios a mais, ou será que esses fios a mais é apenas para o carregamento com balanceamento?? Isso mesmo, são os fios do balancer, sempre que for carregar conecte eles.

Como o Kleber disse, sempre que for rodar em paralelo, as baterias devem ser da mesma voltagem, amperagem (mAh), e descarga (C). Para rodar em paralelo tem uns adaptadores.

Primeira vez que ouço falar em NiMh estufada :blink:

Outra coisa, se usar NiMh com o Cut-off ativado, o carro não vai andar.

Personal album

MensagemEnviado: Dom Jul 31, 2011 2:36 pm 
Novo no Fórum

Cesar676 escreveu:
Nunca deixe de prestar atenção às lipos quando estão sendo carregadas. A maioria dos carregadores (incluindo o seu - Imax B6) demora em média 1 hora pra carregar e balancear.

Diegoachy escreveu:
Mais uma coisa se não for abusar, a instalação no carro das lipos é diferente, ou é só encaixa-la como as outras?? É da mesma forma que a NiMh.

Faço essa pergunta pois vi que as lipos tem fios a mais, ou será que esses fios a mais é apenas para o carregamento com balanceamento?? Isso mesmo, são os fios do balancer, sempre que for carregar conecte eles.

Como o Kleber disse, sempre que for rodar em paralelo, as baterias devem ser da mesma voltagem, amperagem (mAh), e descarga (C). Para rodar em paralelo tem uns adaptadores.

Primeira vez que ouço falar em NiMh estufada :blink:

Outra coisa, se usar NiMh com o Cut-off ativado, o carro não vai andar.

Caraca.. já estou invocado com esse tal cut off.. eu nem sei se meu carro tem isso, sei que no esc tem um botãozinho tipo reset e uns leds verde e vermelho.

Mas tá comprovado é bateria mesmo, tirei a do carrinho do meu filhão e testei, funciona que é uma blza, pena ser uma bateria nci de 700mah apenas.

Mas já que vc nunca viu uma NiMH estourada olha a minha aí:

Imagem

Imagem

Imagem

Editado pela última vez por Diegoachy em Dom Jul 31, 2011 8:26 pm, em um total de 1 vez.

MensagemEnviado: Dom Jul 31, 2011 7:53 pm 
Novo no Fórum

Então galera me digam se tem ai esse tal cut-off nessa foto:

Imagem

Galera vi no ebay um treco ai que parece que para o carro (corta corrente) quando a lipo chega ao nível critico e assim evita forçar a bateria.

http://cgi.ebay.com/Novak-Smart-Stop-4- ... 518d3702a9

Alguém conhece?? recomenda??

MensagemEnviado: Dom Jul 31, 2011 8:56 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

O cut-off é interno (não dá pra ver), pra ativar tem que programar o ESC. Pelo que vi nas fotos teu ESC tem cut-off.

Aquilo do link do ebay é o Buzzer, você não precisa dele.

O teu ESC veio com cartão de programação? Se tiver, este tópico pode te ajudar: viewtopic.php?f=13&t=16513

Aqui tem o manual dos ESC Ezrun: http://www.hobbywing.com/english/downloadsm.asp?id=27 ou neste: http://site.hobbypartz.com/hobbywing/HW-13-V2.pdf

Personal album

MensagemEnviado: Dom Jul 31, 2011 9:33 pm 
Novo no Fórum

Cesar676 escreveu:
O cut-off é interno (não dá pra ver), pra ativar tem que programar o ESC. Pelo que vi nas fotos teu ESC tem cut-off.

Aquilo do link do ebay é o Buzzer, você não precisa dele.

O teu ESC veio com cartão de programação? Se tiver, este tópico pode te ajudar: viewtopic.php?f=13&t=16513

Aqui tem o manual dos ESC Ezrun: http://www.hobbywing.com/english/downloadsm.asp?id=27 ou neste: http://site.hobbypartz.com/hobbywing/HW-13-V2.pdf

Que tem esc eu sabia que tinha rsrsrs, mas só tem um botão, todos são assim???

Na bateria de lipo tem dois conjunto de conectores.. 1 é para ligar a corrente elétrica o outro é para balancear, mas a dúvida é saber se o de balancear fica desligado no carro, ou tem algum lugar para ligar eles??

MensagemEnviado: Dom Jul 31, 2011 11:46 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Na hora que você estiver andando ele fica desligado a menos que você precisa usar um Buzzer.
Como o seu esc quem cutoff, pode deixar o fio do balancer solto.

MensagemEnviado: Seg Ago 01, 2011 10:30 am 
Novo no Fórum

Alcides escreveu:
Na hora que você estiver andando ele fica desligado a menos que você precisa usar um Buzzer.
Como o seu esc quem cutoff, pode deixar o fio do balancer solto.

Hummmmm.... Acho que entendi...

Se eu usar o Buzzer ligo os fios do balancer no próprio Buzzer, se não, nem tem onde liga-los, é isso mesmo?

Vc acha que meu esc tem cut-off ?? Então é só ligar a lipo e sair correndo ou tem algo a fazer ??? Por garantia, não é bom ligar um Buzzer, ou o esc vai cortar o funcionamento sempre que preciso ??

valeu..

MensagemEnviado: Seg Ago 01, 2011 10:44 am 
Novo no Fórum

Pessoal, perae...

Não se esqueçam que eu sou leigo no assunto.. Peço que tenham paciência com eu.

Peguei o manual e fui ler, tudo em ingreis complica legal rsrsr..

Mas comecei a associar as coisas.. No controle remoto tem uns reguladores, é eles que configuram esse tal esc ??? Se não para que servem??

MensagemEnviado: Seg Ago 01, 2011 11:23 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

vamos la...eu n sei mto mas talvez um novato falando com outro, a linguagem fica fácil...rs

ESC é o controlador eletronico de velocidade do seu carro, no seu caso, pelo q o pessoal ta vendo parece q o seu é equipado com cut-off, que nada mais é que uma função, ela impede q sua bateria baixe de uma certa voltagem, pra protegê-la. Eu nao sei se funciona com Nimh, mas com Lipo é certeza....se o ESC do carro nao tem cut-off (meu caso) aí vc poe um buzzer, q avisa, pra vc desliga-lo ou trocar as baterias.

os botoes do controle, eu nao vi, mas vou chutar q sao os ajustes "finos" de direçao para os servos, q sao responsaveis pela direçao do seu carro, rodas dianteiras e mais algumas outras funçoes q vc programa pelo manual do seu radio. Seria legal vc por uma foto do controle pra gente.

o cut-off vc programa pelo manual do seu carro, ou pelo cartao q o pessoal q tem ai entende e pode te explicar melhor.....

espero ter esclarecido alguma coisa aí, e desculpem os mestres aí se falei algo errado, texto passível de correções ok?rs

abç :drinks:

MensagemEnviado: Seg Ago 01, 2011 11:38 am 
Novo no Fórum

Kleber-Summit escreveu:
vamos la...eu n sei mto mas talvez um novato falando com outro, a linguagem fica fácil...rs

ESC é o controlador eletronico de velocidade do seu carro, no seu caso, pelo q o pessoal ta vendo parece q o seu é equipado com cut-off, que nada mais é que uma função, ela impede q sua bateria baixe de uma certa voltagem, pra protegê-la. Eu nao sei se funciona com Nimh, mas com Lipo é certeza....se o ESC do carro nao tem cut-off (meu caso) aí vc poe um buzzer, q avisa, pra vc desliga-lo ou trocar as baterias.

os botoes do controle, eu nao vi, mas vou chutar q sao os ajustes "finos" de direçao para os servos, q sao responsaveis pela direçao do seu carro, rodas dianteiras e mais algumas outras funçoes q vc programa pelo manual do seu radio. Seria legal vc por uma foto do controle pra gente.

o cut-off vc programa pelo manual do seu carro, ou pelo cartao q o pessoal q tem ai entende e pode te explicar melhor.....

espero ter esclarecido alguma coisa aí, e desculpem os mestres aí se falei algo errado, texto passível de correções ok?rs

abç :drinks:

A linguagem foi ótima...

É parece que faz sentido mesmo.. os botões do rádio são ajustes da direção, potencia etc..

Agora uma pergunta sobre rádio: Qual o melhor esses AM ou esse que diz 2.4? Ou será que é uma coisa só e eu estou falando bobeira?

É, eu peguei aqui o manual e vi que se configura o esc através de segurar o botão por tempos, eu pensava que ali era só um botão de reset, mas na verdade é de programação no geral.

Vou escrever o manual na ferramenta de idiomas do google para ter uma noção, ser analfabeto é cumpricado rsrsrs.

valeu pelas dicas.

MensagemEnviado: Seg Ago 01, 2011 1:30 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Diegoachy escreveu:

A linguagem foi ótima...

É parece que faz sentido mesmo.. os botões do rádio são ajustes da direção, potencia etc..

Agora uma pergunta sobre rádio: Qual o melhor esses AM ou esse que diz 2.4? Ou será que é uma coisa só e eu estou falando bobeira?

É, eu peguei aqui o manual e vi que se configura o esc através de segurar o botão por tempos, eu pensava que ali era só um botão de reset, mas na verdade é de programação no geral.

Vou escrever o manual na ferramenta de idiomas do google para ter uma noção, ser analfabeto é cumpricado rsrsrs.

valeu pelas dicas.

Rádio 2.4 é bem melhor que AM, os AM tem problema de interferência, tem aquela antenona comprida, precisa de cristais (são uns negocinho que bota no rádio e receptor para mudar a frequência e evitar interferências).

Aquele botão do ESC, é o botão pra configurar/programar.

Personal album

MensagemEnviado: Seg Ago 01, 2011 1:49 pm 
Novo no Fórum

Cesar.. vc tá dando maior força.. valeu...

Mas vou continuar perguntando kkkkkkk.. Se abusar fica frio é só dizer cale-se cale-se vc me deixa louco. kkkkkk...

Pois bem... Nadei lendo algumas coisas e percebi que meu cut-off está desligado uma vez que estava usando uma NiMH. Correto?

Pois então, agora deve estar chegando pra mim, uma lipo para começar a brincadeira e para isso vou precisar que o cut-off esteja funcionando para não arrebentar a miserável. Correto??

Essa é a questão, estou com o manu na mão, mas não entendi direito a configuração.

Ele manda eu segurar por 3s o botão do esc parece que o led verde pisca, ai segura por mais 5 s para se deixar com 3.2 v é isso mesmo???

MensagemEnviado: Seg Ago 01, 2011 4:18 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Diegoachy escreveu:
Cesar.. vc tá dando maior força.. valeu...

Mas vou continuar perguntando kkkkkkk.. Se abusar fica frio é só dizer cale-se cale-se vc me deixa louco. kkkkkk...
kkkkkkkkk :D

Pois bem... Nadei lendo algumas coisas e percebi que meu cut-off está desligado uma vez que estava usando uma NiMH. Correto? Certíssimo.

Pois então, agora deve estar chegando pra mim, uma lipo para começar a brincadeira e para isso vou precisar que o cut-off esteja funcionando para não arrebentar a miserável. Correto?? Isso mesmo

Essa é a questão, estou com o manu na mão, mas não entendi direito a configuração.

Ele manda eu segurar por 3s o botão do esc parece que o led verde pisca, ai segura por mais 5 s para se deixar com 3.2 v é isso mesmo???

Acho que deve ser assim: Você deixa apertado o botão o led vai piscar vermelho -> deixa apertado por 3s, vai piscar 1 vez verde-> aí aperta por mais 3s, a luz verde vai piscar 2 vezes -> aperta por mais 3s, a luz verde vai piscar 3 vezes -> solta o botão -> aperta o botão -> espere até a luz vermelha piscar 5 vezes continuamente -> espere um pouco -> desligue o ESC -> ligue o ESC.

Você deve ter confundido times com segundos, na verdade times quer dizer vezes

Eu não tenho o ESC, mas acredito que seja assim.

Outra coisa (hipóteses): se a partir deste passo: aperta o botão -> espere até a luz vermelha piscar 5 vezes continuamente - Você apertar o botão, mas a luz vermelha continuar piscando somente 1 vez, faz assim: aperte o botão, vai piscar 2 vezes -> (vai apertando o botão até piscar as 5 vezes) -> não aperta nada -> desligue o ESC -> Ligue o ESC.

Personal album

MensagemEnviado: Seg Ago 01, 2011 4:40 pm 
Novo no Fórum

Rapaz isso é doideira.. acho que vou procurar alguém aqui pela cidade pra mexer nesse trem.

Fico vendo e aprendo... porque parece que no esc são várias funções e vou acabar por bagunçar tudo.

Fui ver no Youtube, parece que os caras mexem no transmissor tbm.

Já que ninguém sabe dar a dica do esc, que tal me darem uma dica de combo que meu carro suporta. Qual seria o melhor ??

Criar novo tópico Responder  [ 29 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas