RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Mai 03, 2025 8:05 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sáb Mar 05, 2011 5:51 pm 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 11, 2010 10:42 pm
Mensagens: 68
Localização: Curitiba
Pessoal,

Primeiro gostaria de salientar que antes de criar o tópico, eu procurei bastante no forum, mas não consegui a resposta que eu queria, talvez até tenha, mas não achei, então vamos lá.....

Como já citei em outro tópico, comprei uma Pajero Tamiya CC-01, modelo XB, ou seja, trata-se de um combo, ou quase, porque vem sem bateria e carregador, e como ainda tenho que aguardar a chegada do "brinquedo", e não quis comprar a bateria e carregador na mesma loja, por motivos alheios a minha vontade, então resolvi comprar agora a bateria e carregador em outra loja, no início imaginei até mesmo comprar aqui no Brasil, idéia que ainda não está descartada, e a dúvida é a seguinte:

Qual bateria e carregador comprar?

-Já sei que tem que ser de 7,2V.
-Quanto mais mAh melhor, correto?
-NiMh, para off-road (questão de água), também melhor, correto?
-E o carregador, tem que ter um controle, supervisão de carga, ou não,

Enfim, pros amigos que já usam Tamiya, pela experiência, qual o melhor conjunto,

Desde já agradeço a todos,

Eriston.


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Mar 05, 2011 10:52 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Qui Fev 25, 2010 10:17 pm
Mensagens: 396
Images: 12
-Já sei que tem que ser de 7,2V.
:arrow: Você pode usar baterias de LiPo 7,4v. Mas precisará de um buzzer, que é um dispositivo que emite um sinal sonoro quando sua bateria precisa ser carregada. (Ele protege sua LiPo de descarregar totalmente, salvo que se ela descarregar por completo, você perde a bateria.)
Aqui está o Buzzer: Ele é conectado naquele outro cabo da LiPo, com um plugue branco.

Imagem
-Quanto mais mAh melhor, correto?
:arrow: Acho que pro seu auto, umas 3 baterias LiPo de 5000mAh 30C tá ótima.
Imagem
-NiMh, para off-road (questão de água), também melhor, correto?
:arrow: Nesta parte não posso te ajudar, deixa o pessoal das trilhas te auxiliar. :)
-E o carregador, tem que ter um controle, supervisão de carga, ou não,
:arrow: Carregador, tem vários, mas para começar, pode pegar um deste, ou seus similares.
Imagem


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Mar 06, 2011 8:15 pm 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 11, 2010 10:42 pm
Mensagens: 68
Localização: Curitiba
Paulo,

Valeu pela resposta, entendi tudo (também com fotos :D :D ), realmente bem ilustrativa.

Só fico ainda na dúvida do uso de Lipo em ambiente Off-Road, por causa da água, claro que existem os outros componentes que não são à prova d'água (eletrônica, servos, etc...), isto também tem que se pensar,

Vou me dicidir e comprar, mas sua resposta já me ajudou muito,

Muito Obrigado,

Eriston


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Mar 12, 2011 1:17 am 
Offline
Membro Classe 8
Membro Classe 8
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Mar 26, 2009 12:12 am
Mensagens: 1552
Localização: São Paulo e ABC - SP
E aí pessoal, blza ?

Bom, cheguei meio tarde mas vou tentar ajudar.

A questão da agua nos autos é bem complexa. O quanto voce vai molhar ?

Receptor, ESC e servos, se molharem as chances de algo (ruim) acontecer são grandes. Há servos a prova dagua já, e se não me engano são da Traxas. Se não me engano de novo, há o ESC a prova dagua do mesmo fabricante.
Já vi o pessoal utilizando bexigas, balões de festa para proteger a eletronica da agua. Dessa forma fica tudo vedado.

Agora a questão da bateria na agua precisa ser pensado mesmo, e com cuidado.

NIMH eu já vi molhando, debaixo dagua e nada aconteceu. Um usuario aqui do forum, o Reynaldo Babalu usava assim e ia que era uma beleza. O próprio já me ajudou bastante com isso.
Já as lipos dizem que não podem molhar, mas já vi no youtube essa prática e o assunto é bem polêmico.
Eu NÃO recomendo pelo risco e por desconhecer.

Aconselho voce a segurar um pouco e dar mais uma pesquisada. Talvez na parte do forum sobre "Baterias" o pessoal possa te ajudar melhor.

PS: Eu não sei o quanto voce quer andar e como quer andar, mas eu acho que 3 lipos de 5000mah é muita coisa.
Para voce ter uma ideia, uma unica lipo dessa deve te dar mais de 4 horas de runtime. Eu consigo esse tempo com bateria de NIMH (4200mah).

Valeu,

Abraços !

_________________
Tundra -- 80%
Higher Gear Box

F-250 -- 100%


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Mar 12, 2011 2:37 pm 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Fev 14, 2011 8:10 pm
Mensagens: 6
Alguem ai sabe me informar qual o tamanho do compartimento da bateria do E-revo 1/16?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Mar 12, 2011 10:34 pm 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 11, 2010 10:42 pm
Mensagens: 68
Localização: Curitiba
Salve Grade,

É como você falou, estou pensando só na bateria, sendo que existe todo o resto da eletrônica para se preocupar,

Andar na água, com este carro (Pajero CC-01), com a configuração original, acho meio difícil, vou primeiro "brincar" com este carro, e para o próximo, veja que já estou pensando no próximo, aí com mais conhecimento, invisto num anfíbio :D :D .

Desta maneira acho que vou de Lipo mesmo, tem umas com preço muito bom na China (não na RCMart, nesta loja eu tô com um pé atrás ainda....), se não durarem muito, pelo menos foram baratas, e reparei também que quase não tem mais ofertas de NiMh, as lojas especializadas estão investindo somente em Lipo,

De qualquer maneira, agradeço muito a ajuda dos amigos,

Abraços,

Eriston.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Set 18, 2011 5:40 pm 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 11, 2010 10:42 pm
Mensagens: 68
Localização: Curitiba
Pessoal,

Continuando ainda nas dúvidas sobre bateria, aconteceu o seguinte:

- Comprei uma bateria NiMh 3000mAh e um carregador simples da hobbico, daqueles bem vagabundos mesmos, notei que o carro estava tendo um runtime de 30min, achei pouco mas tudo bem, agora acontece de o carro andar somente uns 10min e começar a falhar, meio que vai não vai,

Tirei a bateria e medi a tensão(V) com um multímetro e está dando 7,23V,

A dúvida:

Esta medição não teria que ser menor do 7,2V se a bateria estivesse descarregada?

Será que pode ser algum problema de desbalanceamento, já que o carregador é simples?

Será algum problema de ajuste ou de eletrônica?

Será, será????

Peço aos técnicos de plantão uma ajuda....

Abraços.

Eriston


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Set 18, 2011 11:34 pm 
Offline
Membro Classe 8
Membro Classe 8
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Mar 26, 2009 12:12 am
Mensagens: 1552
Localização: São Paulo e ABC - SP
E aí Eriston, blza ?

Cara, meio dificil de dizer alguma coisa assim mas vou tentar te ajudar.

O primeiro ponto é: Se antes estava tudo ok, não foi mexido em nada e agora está assim, então alguma coisa aconteceu e eu desconsideraria o quesito configuração.

O segundo ponto e a primeira ação seria a de trocar a bateria. Baterias de NIMH já serviram muito bem o seu propósito, eram uma maravilha a fim de substituir as de NICD e o fizeram muito bem. Eu mesmo já usei NIMH mas hoje não recomendo mais.
Eu tentaria testar o auto com outra bateria, seja ela NIMH ou Lipo (no seu caso acho que 2s).

Caso não resolva aí podemos partir para outro ponto.

Quanto as tensões, a tensão nominal de uma bateria NIMH é de 7,2v, mas esse é o valor nominal e quando carregada facilmente passará disso. Uma coisa tão importante quanto a tensão de uma bateria é a sua capacidade de carga. Voce mediu e ali tinha 7,23v, mas e a carga ? Vai ver alguma(s) celula(s) não está(ão) segurando mais a carga, e aí depois de 10min o auto para.

Valeu,

Abraços

_________________
Tundra -- 80%
Higher Gear Box

F-250 -- 100%


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Out 23, 2011 11:29 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Dom Abr 03, 2011 11:48 pm
Mensagens: 174
Images: 15
Localização: Ponta Grossa PR
Ainda com problemas na bateria?

_________________
Truck himoto EMXT 1 latinha
M05 PRO BL 10T
Firelap Ferrari AM


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB