matheusemp escreveu:
rpompeu escreveu:
matheusemp escreveu:
Eu tambem pensava que como que o avião iria parar sem freio?
e avião pára? ele pousa....
P.S.: como voc gosta de ressucitar tópicos, heim!
Asausahushasu é que eu gosto de ver o passado para fazer o futuro ou será o contrario?sei lá
Claro que aero tem que ter freio porque se por exemplo tive a 400Km como que vai parar?tem que ter uma pista de 2km e um bom binoculos!(Exagerei bem hein)
To com sono e você

Matheus,
Você já viu um aeromodelo tentar pousar a 400km/h? Aliás, aqui em brasília os aeromodelos mais rápidos são à jato e a velocidade máxima deles é de 300km/h (segundo o próprio fabricante/piloto/deputado distrital/bandido). Vejo que você é um pouco novo, talvez ainda vá aprender aerodinâmica na escola. Dá uma lida:
COMO OS AEROMODELOS VOAM?
Como os eromodelos voam? Foi esta mesma curiosidade que um dia levou o homem a conquistar os céus.
Explicar a aerodinâmica é uma questão um tanto complexa, no entanto vou tentar esclarecer esta pergunta
de maneira simples e ilustrativa. Saber os principios básicos da aviação ajuda em muito compreender como
tudo funciona.
Lembre-se que estes principios farão mais sentidos quando você começar a voar.
Os aeromodelos baseiam-se nos mesmos principios de aerodinâmica dos aviões de verdade. Existem quatro
forças qua atuam em um avião em vôo. PESO, SUSTENTAÇÃO, TRAÇÃO E ARRASTO.
O peso é a gravidade qua puxa o avião para baixo. É neutralizada pela sustentação gerada pelo fluxo de
ar que passa pela asa. O impulso ou tração é produzido pela hélice qua movimenta o avião para frente.
O ar resiste a este movimento, criando uma força chamada arrasto. O avião só consegue voar nivelado e
constante quando o seu peso é igual a sustentação e a tração igual ao arrasto.
As quatro forças do vôo são:
TRAÇÃO (Thrust): Impulsiona o avião para frente
SUSTENTAÇÃO (Lift): Impulsiona o avião para cima
ARRASTO (Drag): Freia o avião
PESO (Weight): Puxa o avião para baixo.
A maneira mais simples de compreender isso é a seguinte: Quanto maior a velocidade de um avião ele
vai tentar subir. Esta é a regra. Quanto maior o fluxo de ar em um perfil da asa de um avião, mais
sustentação ele vai gerar. Em outras palavras, qualquer avião não importa seu tamanho ou configuração,
se você acelerar o motor ele vai correr na pista e vai decolar sozinho por causa da sustentação gerada
pelo fluxo de ar da asa. Uma vez que o avião esteja no ar, o segredo é mantê-lo estabilizado, ou seja,
manter as asas e o nariz nivelados. Para descer o avião reduz-se o motor, mantendo o avião estabilizado.
TAXIANDO: O aeromodelo quando está taxiando permanece no chão porque a força peso e maior que a
força sustentação. Durante o taxi a hélice gera força tração suficiente para impulsionar a avião para frente.
O fluxo de ar gerado pela hélice durante a taxi não é suficiente para o avião levantar vôo.
DECOLANDO: A medida que a hélice gira com maior velocidade ela aumenta a força a tração. A uma certa
velocidade a força de sustentação ficará igual a força peso. A medida que o fluxo de ar gerado pela força
tração aumenta a força sustentação fica com força maior. Quando isso acontece o avião decola e
começa a subida.
SUBIDA: Durante a subida a hélice gera um fluxo de ar constante e forte sobre o perfil da asa gerando
a força maior, sustentação.
DESCENDO: O aeromodelo começa a descer quando o motor e desacelerado. A força mais forte é o peso,
no entanto o aeromodelo não cai permanecendo no ar porque as asas continuam produzindo sustentação.
O aumento limita a velocidade do aeromodelo diminuindo seu planeio.
fonte: hobbydelivery