RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Seg Jul 28, 2025 1:38 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 8978 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 373, 374, 375, 376, 377, 378, 379 ... 599  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Dom Out 30, 2011 11:20 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

charleaux escreveu:

o curso mais longo ajuda muito no offroad sim, bastadar uma olhada nestes videos

Claro que ajuda, a altura em relação ao solo fica mais alta, mas isso não significa que fique bom em uma sc, isso vai variar na pista, pois se comparar o chassi da slash com um outro. A slash só tem contato no chão em linha com as rodas, já outras tem contato no meio também.

Para exemplificar. Imagine andar em linha reta sobre as "costeletas" (não sei o nome técnico mas é um segmento de lombas pequenas, sacaram) um chassi como o da Slash, não tem como o centro do carro tocar alguma lomba, mesmo tendo amortecedores ultra macios, que dá mais estabilidade nessa ocasião. O carro vai andar sem pular, mas o contato com a lombada seria inevitável, mas esse contato seria junto com a roda, quase desprezível.

Um chassi como da SC10, tem um CG baixo, com isso o chassi vai tocar em uma lomba, perdendo estabilidade. Fazendo ela saltar e perder velocidade. Nesse caso um curso maior, dando um Ground Clearance maior, evita esse contato. Fazendo um movimento mais suave sobre esse terreno.

No off road, ter um Ground Clearance bom é fundamental, mas o CG do carro tem que ser baixo, para evitar de capotar.

Isso em teoria, agora na prática muda pelo peso do carro, velocidade, enfim. Na teoria é para funcionar :mrgreen:

MensagemEnviado: Dom Out 30, 2011 12:43 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Pessoal, querer generalizar um acerto de suspensão que seja bom para qualquer tipo de terreno acidentado (offroad) é, no mínimo, ingenuidade nossa. O que quis dizer, e parece que não fui entendido, foi que, antes de pensar em trocar amortecedores, é muito mais racional (e até eficaz) acertar a viscosidade do óleo e a rigidez da mola.

Alguém aqui já se perguntou porque a Traxxas inclui cabeças de pistão com 1 e 3 furos junto com as peças do carro? Na configuração stock ela vem com 2 furos mas os pistões sobressalentes podem ser usados para um acerto mais apropriado.

Uma coisa é certa: suspensão não é algo muito simples de se entender e acertar...

Se seu interesse for bashing ou estético, então qualquer coisa vale... mas se for competitivo, deve-se ler e aprender bastante antes de se fazer qualquer modificação ou gastar tempo e dinheiro na base da tentativa e erro. Que também é válido, por que não?!

Fórum OutRC/RJ: http://outrc.com.br, qualificações: viewtopic.php?f=3&t=39687

MensagemEnviado: Dom Out 30, 2011 2:27 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 304
Mudando um pouco de assunto, que ja colocou relação pitch32 na slash 4x2 poderia me dizer qual está usando? Estou pensando em 13/58 será que cabe ?
Estou usando 19/90 pitch48, porem como minha coroa e pinhão foram pro espaço hj estava pensando em mudar para 32 e aumentar a durabilidade do conjunto.

TRAXXAS SUMMIT !! BlackBull !!
TRAXXAS Rally 1/10 !! On-Road !!!

Confira meus videos no meu canal:
Clique aqui -->YouTube<--

Personal album

MensagemEnviado: Dom Out 30, 2011 5:01 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Images: 7
O que muda quando se troca o pistão? o que acontece quando bota com mais furos, e quando bota com menos furos?

Personal album

MensagemEnviado: Dom Out 30, 2011 6:35 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Mais furos = mais macios
Menos furos = mais rigidos

MensagemEnviado: Dom Out 30, 2011 6:53 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Bataglin escreveu:
Mais furos = mais macios
Menos furos = mais rigidos

Isso ai!

E ao contrário do que se pode imaginar, menos furos com fluido mais leve/fino (menos viscoso) resulta em suspensão mais dura. A explicação é um pouco complicada e envolve conceitos de mecânica de fluidos. O que ocorre é um calço hidráulico devido a mudança do regime de escoamento do fluido de laminar para turbulento. Entretanto, isso depende das característica do impacto. Quando mais abrupto (mais força em menos tempo) maior a tendência deste "calço hidráulico" ocorrer. Mas, no geral, a explicação do Bataglin funciona.

MensagemEnviado: Dom Out 30, 2011 6:55 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Bom, eu comprei 2 pares de amortecedores de aluminio, pela beleza e tambem por ter uma gama maior de regulagens, pois vem com 3 tipos de molas. Ja no desempenho não sei como são.

Minha slash até final do ano estará toda em aluminio. Toda vez que ando quebra uma peça :mrgreen:

Ai ja faço uma em Al pra resolver de vez

MensagemEnviado: Dom Out 30, 2011 6:59 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Bataglin escreveu:
Bom, eu comprei 2 pares de amortecedores de aluminio, pela beleza e tambem por ter uma gama maior de regulagens, pois vem com 3 tipos de molas. Ja no desempenho não sei como são.

Minha slash até final do ano estará toda em aluminio. Toda vez que ando quebra uma peça :mrgreen:

Ai ja faço uma em Al pra resolver de vez

Uma coisa que percebo do pessoal que anda lá na pista é que nem toda peça de alumínio ajuda...

O alumínio, ao contrário do plástico, se deforma continuamente (curiosamente, isto é chamado de "plasticidade" rsrsrsrs). Portanto, peças como as balanças, conforme o tempo e as pancadas acabam alargando definitivamente ocasionando folgas. Já nas de plástico, ao menor sinal de folga é só jogar fora e comprar outra. Torres e transmissão costumam ser trocas interessantes. Principalmente a gear box (transmissão) por causa da dissipação de calor.

MensagemEnviado: Dom Out 30, 2011 7:07 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

smb25 escreveu:
Mudando um pouco de assunto, que ja colocou relação pitch32 na slash 4x2 poderia me dizer qual está usando? Estou pensando em 13/58 será que cabe ?
Estou usando 19/90 pitch48, porem como minha coroa e pinhão foram pro espaço hj estava pensando em mudar para 32 e aumentar a durabilidade do conjunto.

Fiz um teste com a maior coroa (58t) e o maio pinhão (18t) 32p que eu tinha aqui e cabe mas terá de rodar sem a tampa da gear box.

Imagem

Se 18/58 cabe, certamente 13/58 também caberá. Entretanto, o que chega mais próximo de 19/90 = 0.21111 com pitch 32 é 12/56 = 0.2143.

Observe que mesmo pinhões maiores seriam possíveis, mas teria que dar uma modificada na gear box com uma Dremel.

Eu ainda estou usando pitch 48 porque estou aguardando chegar outros pinhões e coroas que encomendei para ter várias possibilidades.

MensagemEnviado: Dom Out 30, 2011 7:31 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

rnelias escreveu:
smb25 escreveu:

Fiz um teste com a maior coroa (58t) e o maio pinhão (18t) 32p que eu tinha aqui e cabe mas terá de rodar sem a tampa da gear box.

Imagem

Se 18/58 cabe, certamente 13/58 também caberá. Entretanto, o que chega mais próximo de 19/90 = 0.21111 com pitch 32 é 12/56 = 0.2143.

Observe que mesmo pinhões maiores seriam possíveis, mas teria que dar uma modificada na gear box com uma Dremel.

Eu ainda estou usando pitch 48 porque estou aguardando chegar outros pinhões e coroas que encomendei para ter várias possibilidades.

igual a minha .... num da nada

TEAM MAGIC E4 RS

MensagemEnviado: Dom Out 30, 2011 7:32 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 2
rnelias, lááááá na primeira página tem um post meu com alguns links. dá um bico lá q tem uma explicação minha sobre pitch32 ;)

Personal album

MensagemEnviado: Dom Out 30, 2011 7:47 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

joaomedina escreveu:
rnelias, lááááá na primeira página tem um post meu com alguns links. dá um bico lá q tem uma explicação minha sobre pitch32 ;)

Eu já ouvia relatos dos gringos sobre mudar para pitch 32. Na verdade, as coroas que usamos não são pitch 32, são mod .8 mas funcionam muito bem. Os caras só relatam que não dá para colocar a capinha original e que o ruído do carro muda um pouco. Entretanto, nunca mais se tem problema de moer coroa por causa de pedrinha. Daí eu comprei umas coroas e pinhões mas, com a greve dos Correios, só comecei a recebe-las agora.

Cheguei a montar uma planilha para estimar velocidade máxima e poder escolher a relação mais apropriada.

https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... Gxfb0owM1E

Como atualmente ando mais de onroad que de offroad minha preocupação maior tem sido com velocidade final (além de estabilidade/suspensão). O Velineon é o motor mais forte que já usei (tenho também Tekin Redline 10.5T sensorado, EzRun 8.5T, LRP Vector 4.5T sensorado). Junto com o MMP o carro é um canhão mas acho que ainda dá para render mais.

O 23/83 48p que uso atualmente é a mesma que usava com o EzRun 8.5T 60A (no offroad andava de 19/83) mas acho que com o Velineon dá para aumentar ainda mais a relação porque, com esta relação, o motor fica em 60-65 graus rodando no asfalto, debaixo de sol intenso e acelerando o tempo todo.

Editado pela última vez por rnelias em Dom Out 30, 2011 8:53 pm, em um total de 1 vez.

MensagemEnviado: Dom Out 30, 2011 8:27 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

rsrsrsrs, depois do meu último post, fui futucar na planilha para testar combinações de relações com os motores que tenho. Vixe... fiquei tentado de testar o Vector X12 4.5T/7900kv. Como é para rodar no asfalto, preciso mais de rotação do que de torque, portanto, acredito que com esse motor o carro cheque facilmente a uns 60 km/h (com 2S!). O problema é que ele irá beber bateria e deverá esquentar um pouco além da conta (porque a Slash é um pouco pesada para este motor). Mas, se durar 10 minutos, estará bom pra caramba...

MensagemEnviado: Dom Out 30, 2011 8:52 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Images: 0
rnelias escreveu:
joaomedina escreveu:

Eu já ouvia relatos dos gringos sobre mudar para pitch 32. Na verdade, as coroas que usamos não são pitch 32, são mod .8 mas funcionam muito bem. Os caras só relatam que não dá para colocar a capinha original e que o ruído do carro muda um pouco. Entretanto, nunca mais se tem problema de moer coroa por causa de pedrinha. Daí eu comprei umas coroas e pinhões mas, com a greve dos Correios, só comecei a recebe-las agora.

Cheguei a montar uma planilha para estimar velocidade máxima e poder escolher a relação mais apropriada.

https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... Gxfb0owM1E

Como atualmente ando mais de onroad que de offroad minha preocupação maior tem sido com velocidade final (além de estabilidade/suspensão). O Velineon é o motor mais forte que já usei (tenho também Tekin Redline 10.5T sensorado, EzRun 8.5T, LRP Vector 4.5T sensorado). Junto com o MMP o carro é um canhão mas acho que ainda dá para render mais.

O 23/83 48p que uso atualmente é a mesma que usava com o EzRun 8.5T 60A (no offroad andava de 16/83) mas acho que com o Velineon dá para aumentar ainda mais a relação porque, com esta relação, o motor fica em 60-65 graus rodando no asfalto, debaixo de sol intenso e acelerando o tempo todo.

rnelias;

Vc está correto com esse motor 3500kv dá para aumentar mesmo a relação no asfalto. Ultimamente tenho rodado na Vila Militar com meu Slash em modo on road e usava a relação igual a sua, 23/83 e ficava na casa dos 55, 60Cº ai passei para 25/83 e oscilou um pouco entre 62 e 67 Cº e hoje resolvi abusar, corri lá de 28/83, a maior que tenho disponível e não passou de 81Cº...Considerando que o limite seja os 90º se tem uma margem de pelomenos 10Cº já que ficava oscilando e não passava disto.

Vale lembrar que isso em acelereção constante e o Timming de meu ESC estava no grau 5 de um total de 8 e possuo um cooler ativo adaptado no motor, e penso que usando uma gearbox de alumínio possa ajudar ainda mais, da página 371 a 373 tem algumas fotos desse cooler para referência.
Meu motor não é o velineon, é o concorrente EZRun mas também de 3500kv com 2 polos e estou usando Lipo 2s.

Em resumo o carro atingiu uma ótima velocidade, com o freio em 50% e ao frear desgovernava o carro e ai passei a utilizar o freio ABS em meu rádio para poder fazer as frenagens da melhor maneira possível para um 2WD a grandes velocidades.

Então, pode fazer o teste de aumentar a relação na boa e depois me diga seus resultados para saber como ficou.

Abraços

Short Course and Drift Only!!!

MensagemEnviado: Dom Out 30, 2011 9:03 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Valeu Fábio!

É muito bom saber destes testes que você fez porque agora tenho uma base.

Partindo do que você disse:

83/25 48p = 3.32
83/28 48p = 2.96

Acho que vou pegar um meio termo. Algo em torno de 3.11 (56/18 32p) que, segundo a planilha que postei acima, dá algo em torno de 55 km/h de pico.

Meu gear box de aluminio ainda não chegou mas já tem mais de um mês que comprei então deve estar a caminho. Eu ia comprar um dissipador passivo mas acho que só o gear box já vai dar conta. Vamos ver...

Assim que montar o setup eu esfolo o carro e volto pra contar :lol:

Criar novo tópico Responder  [ 8978 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 373, 374, 375, 376, 377, 378, 379 ... 599  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas