DPickthall escreveu:
Para mim que estou parado a anos fica um pouco complicado opinar.
O formato de corrida e regulamento sempre foi algo (e sempre será) motivo de discórdia. Pois é dificil agradar a 100%
Uma idéia que tenho é manter as duas categorias (Ligth e Pro). Porém como voces estão informando que a quantidade de pilotos na Light foi baixa, seria interessante correr junto da Pro, porém pontuando separadamente, Assim como é feito no Automobilismo, nas Categorias Gt1, Gt2...etc. Se a quantidade de pilotos atingir um mínimo para se formar um Grid de 10 pilotos, voltamos a fazer baterias separadas.
Quanto ao que usar nas categorias, eu sou leigo ainda no assunto para opinar, porém uma regra interessante a se seguir é sempre buscar as mesmas regras e material do campeonato Mundial, pois se alguem quer crescer e pretende um dia ir correr fora, terá que seguir aquelas regras e aprendendo já da maneira correta, fica mais fácil. Ou buscar o maior campeonato Nacional, que nosso caso será o Brasileiro 2012. Do que adianta eu correr o Paulista de bateria e motor diferente do Brasiliero, chego lá e o carro nao tem setup e não está estruturado para corrida deste porte. Pensem nisso !
Por enquanto é isso !
Nosso Regulamento é proximo do usado fora (peso, dimensões de bolha/chassis, motores, baterias...), sempre tentamos nos atualizar...
O que é engraçado é no Paraná eles fecharem a lista de motores e limitar baterias, que pasmem, 6500 é o limite e a LiPo de maior capacidade da Orion Hehehe, Nada contra, mas aquilo sim é um campeonato que só eles correm. Poderia ser bem mais aberto, imparcial. Eu por exemplo, que uso motor LRP e Baterias (comprei 3 semana passada) de 6600, não posso correr com o mesmo que vou usar aqui...rs
Estive pensando, está encaminhando para somente 1 categoria, poderiamos fazer o seguinte, o "limite" é 10.5T da lista de homologados, podemos fazer Inscrições diferentes, como se fosse "Racer" e "Sport" como acontece no Nitro, Na "Racer" todos devem usar motores 10.5T, e na "Sport", estabelecer o "teto" em 10.5T da lista, qualquer motor mais fraco, seja sensored ou sensorless será permitido. É um risco, vai depender da honestidade da Galera, mas por ser teoricamente a categoria de Entrada, vale o risco, assim fica mais abrangente. E outra, EU por exemplo, quando comecei, não ligava de estar com carro mais fraco, queria mesmo era melhorar o minha própria habilidade, só comecei a me importar com andar junto, depois que adquiri habilidade suficiente... Antes disso, corria porque gostava muito, sem pretensão de Ganhar, só de aprender.
Dividindo assim, também tira o compromisso "profissional" de quem anda na "Sport", afinal, quem está querendo andar forte mesmo, vai pra "Racer"... E tem pilotos que vamos ter que impedir de andar na "Sport" hehehehe, Neto, Marcelo (Jundiaí), Allex, Vinicius e outros que andam pra caramba... Esses aí não podem mais andar de Light ehauehauehauheuaheuh
Então, voltando a ideia, dividir, porém, somente na Inscrição e Pontuação. Correrão sob as mesmas regras, juntos... Só acho viável separar caso haja um grande numero de inscritos (Tipo, 15 ou mais em cada uma delas) Caso contrário, até pela diversão, é melhor andar tudo junto.
No treino livre (cronometrado), pega a melhor volta de todos, e separa, em "Grupos" já. Não importa se eu me inscrevi na Pro ou na Light, se eu for da Pro por exemplo e fizer tempo de Grupo B, vou pra B e pronto.
A partir desses Grupos separadas pelo tempo do Treino, fazemos as Tomadas de Tempo e Cruzamos os resultados (assim como é lá fora). Hoje temos Duas tomadas, valendo a melhor. Podemos fazer então, 3 Tomadas, valendo a melhor, para assim ficar mais justo a separação por Mains na Final.... Pois caso o cara quebre em uma, ainda tem duas chances de fazer seu melhor tempo.
Hoje temos 4 Finais, fazemos 4, pelo unico motivo de que GOSTAMOS de acelerar, quanto mais andarmos é melhor... Então, como já aumentamos uma Tomada, podemos Diminuir para 3 Finais, assim como é lá fora, ou manter 4 mesmo, dependendo de como conseguirmos fazer o cronograma, não dá pra terminar etapa as 18h.
É um formato interessante não é? Vai separar bem os níveis dos pilotos, assim, o pessoal andando com pessoas do mesmo nível, é mais fácil aprender e evoluir, aquela velha história de andar junto com quem anda bem ajuda a aprender, é valido somente se você consegue acompanhar um pouco, se a diferença for muito grande, não ajuda em nada, atrapalha.
Sobre o que o Fabio Mujo falou, "não quero atrapalhar", isso é bobeira, piloto mais experiente, consegue desviar de retardatário ou de gente que erra na boa... Não vai atrapalhar, é só você não querer abrir pro cara passar no meio da reta, isso sim atrapalha. Por exemplo, se eu estou com carro mais rápido que um retardatário, e vou passar ele numa reta, eu vou preferir que ele mantenha a direção que está, afinal, se eu for passar por um dos lados e ele for querer dar passagem ao mesmo tempo, a chance de dar merda é enorme! E a lei de Murphy se aplica, sempre dá merda. Pra quem acha que vai atrapalhar, relaxa e anda, e anda na SUA, não precisa ficar preocupado com o cara que tá vindo te passar, "o cara que se vire"..rs Se você vê que ele tá muito mais rápido, espera até a próxima curva, e faz por fora, pronto.
Como sempre me falavam, "faça sua própria corrida".
O que acham?