RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Seg Jul 21, 2025 9:38 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Mar 05, 2012 8:52 am 
Novo no Fórum

Bom dia Pessoal,

Eu possuo um Duratraxx GP2 a combustão, porém "fui enganado", comprei via ML, o vendedor ligou o carro e tal, achei que estava tudo ok, por falta de conhecimento é claro, levei para casa e não consegui dar uma volta, sendo assim levei para verificação em uma conhecida loja de automodelos em SP e precisa ser trocado camisa e pistão, algo entre 400 reais, conclusão, encostei o carro lá em casa e algum dia compro as peças e me aventuro em trocar... fui atras de um elétrico, porém novo...

Comprei um HSP Xeme 1/10 Elétrico, gostei do carro, vem completinho e dá para aprender bastante, ele é 200mm sendo assim consigo utilizar quase todas as bolhas, rodas, pneus do mercado...andei pesquisando sobre peças antes de comprar ele e em todas as lojas que vi as peças são encontradas com facilidade e em quase todas as lojas a pessoa me disse que várias peças da Kyosho servem nele caso não encontre HSP, porém estou com um dúvida que não quer calar.

Ganhei de um amigo um carregador Hobbico 900, lá no visor do carregador diz que em 15 minutos carrega a bateria do automodelo, bom, meu automodelo bem originalmente com uma bateria NiCD de 2000MAH, utilizo o carregador normalmente e ando com o carro em torno de 20 minutos.

Bom, posso continuar usando esse carregador?

Outra pergunta é o seguinte, queria trocar o motor desse carro para um motor mais potente, porém sem precisar mexer com o ESC..existe a possibilidade?

Agradeço desde já quem poder me ajudar.

Abraços

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Seg Mar 05, 2012 9:26 am 
[Moderador]

Images: 0
Bom dia, você pode usar o carregador Hobbico 900, mas não é nada recomendado, como diz este tópico: viewtopic.php?f=14&t=955
Além de que carregar em 15 minutos é muito pouco tempo, o certo seria a 1hora e 20 minutos para nimh ou mais.
Você consegue colocar motores mais potentes sim, mas se não fosse trocar o ESC, teria que continuar usando motores brushed,
o que eu não entendo muito, mas deve achar mais forte sim...

MensagemEnviado: Seg Mar 05, 2012 9:32 am 
Novo no Fórum

João Victor escreveu:
Bom dia, você pode usar o carregador Hobbico 900, mas não é nada recomendado, como diz este tópico: viewtopic.php?f=14&t=955
Além de que carregar em 15 minutos é muito pouco tempo, o certo seria a 1hora e 20 minutos para nimh ou mais.
Você consegue colocar motores mais potentes sim, mas se não fosse trocar o ESC, teria que continuar usando motores brushed,
o que eu não entendo muito, mas deve achar mais forte sim...

Bom dia João, agradeço desde já sua resposta ao meu tópico, imaginei mesmo em questão do hobbico 900 carregar pouco tempo, porém como foi um "presente" de um amigo que saiu do hobby hehe eu não pude negar rs, porém e se eu intercalasse esses carregamentos? Como por exemplo utilizando o carregador original que vem com o carro (4horas para carga completa) e as vezes usar o hobbico?

Em questão do motor, ouvi dizer que a HSP tem um modelo do Xeme que ele é Pró, vem com brushless 3300 KV, porém usa a mesma transmissão e ESC...acho que consigo então fazer um upgrades no bixinho né?

MensagemEnviado: Seg Mar 05, 2012 9:38 am 
[Moderador]

Olha, o carregador original HSP, dizem que carrega em 4 horas, mas é história (se for igual ao meu),
ele demora mais de 7 horas para carregar totalmente. Eu não sei se vc pode usar o carregador hobbico,
mas para lhe falar a verdade, se perder a bateria original do RC, não vai lhe fazer muita falta não...
Se eu fosse vc, partia logo para as Lipos, como eu fiz com meu buggy HSP, e aumentou bastante a velocidade,
e andava mais de 1 hora com minha bateria...
Sobre o HSP Xeme PRO, ele vem mesmo com motor brushless 3300 KV, e é muito mais forte que seu automodelo,
mas vc precisaria de uma coroa e pinhão de aço para seu RC aguentar, pois o seu é pinhão de ''lata'' e coroa de plástico,
não aguenta motor brushless, e para colocar um motor brushless no seu RC, vc precisaria trocar também o ESC,
seu ESC serve apenas para motores brushed, motores brushless possuem 3 fios, e seu ESC apenas 2, nenhum ESC brushed
funciona com motor brushless...

MensagemEnviado: Seg Mar 05, 2012 9:44 am 
Novo no Fórum

João Victor escreveu:
Olha, o carregador original HSP, dizem que carrega em 4 horas, mas é história (se for igual ao meu),
ele demora mais de 7 horas para carregar totalmente. Eu não sei se vc pode usar o carregador hobbico,
mas para lhe falar a verdade, se perder a bateria original do RC, não vai lhe fazer muita falta não...
Se eu fosse vc, partia logo para as Lipos, como eu fiz com meu buggy HSP, e aumentou bastante a velocidade,
e andava mais de 1 hora com minha bateria...
Sobre o HSP Xeme PRO, ele vem mesmo com motor brushless 3300 KV, e é muito mais forte que seu automodelo,
mas vc precisaria de uma coroa e pinhão de aço para seu RC aguentar, pois o seu é pinhão de ''lata'' e coroa de plástico,
não aguenta motor brushless, e para colocar um motor brushless no seu RC, vc precisaria trocar também o ESC,
seu ESC serve apenas para motores brushed, motores brushless possuem 3 fios, e seu ESC apenas 2, nenhum ESC brushed
funciona com motor brushless...

Hummm, entendi entendi, poxa vi que estou realmente falando com a pessoal certa rs...

Vou comprando devagar então a coroa, pinhão, esc e motor...depois vou trocar a bateria também...

Agradeço muito sua atenção até agora!

Abraços

MensagemEnviado: Seg Mar 05, 2012 9:54 am 
[Moderador]

Uma dica, compra primeiro uma bateria Lipo 2S e um Carregador especial para ela,
vc vai andar muito mais tempo, e vai aumentar legal a velocidade, daí já vai dar
para curtir melhor...
Eu não prestei atenção, mas vc disse que sua bateria é de 2000mah,
a do HSP brushed é 1800mah, será que o seu não é o Xeme PRO?
vê se seu motor é parecido com o da imagem abaixo...
Imagem

MensagemEnviado: Seg Mar 05, 2012 11:28 am 
Novo no Fórum

João Victor escreveu:
Uma dica, compra primeiro uma bateria Lipo 2S e um Carregador especial para ela,
vc vai andar muito mais tempo, e vai aumentar legal a velocidade, daí já vai dar
para curtir melhor...
Eu não prestei atenção, mas vc disse que sua bateria é de 2000mah,
a do HSP brushed é 1800mah, será que o seu não é o Xeme PRO?
vê se seu motor é parecido com o da imagem abaixo...
Imagem

O meu é igual o da foto, porem o motor é prata (RC540) e tudo que é azul metalizado é vermelho metalizado...

Então, farei isso, colocando uma LIPO não preciso mexer com o ESC? O carregador que tenho já nao dá mais pra carregar a LIPO né?

Então, na epoca de comprei o automodelo, tive a opção de receber uma bateria de 1800MAH ou 2000MAH, logicamente eu pedi a com mais MAH rs o meu Xeme não é o pró nao, mais pretendo transformar em algo pró...acho ele bem bacana, mais falta uma potencia...

MensagemEnviado: Seg Mar 05, 2012 11:52 am 
[Moderador]

Com a lipo já vai aumentar a velocidade dele,
vc não precisa mexer em nada no ESC, vc só vai precisar
de um Buzzer, uqe é um apito que apita quando vc tem que parar de andar
para não estragar a bateria, que custa em média 15 reais, aqui no fórum alguns vendedores tem...
O carregador para lipo tem que ser especial, o hobbico não irá servir...
vc irá andar mais tempo, e o RC será mais rápido...

MensagemEnviado: Seg Mar 05, 2012 1:14 pm 
Novo no Fórum

João Victor escreveu:
Com a lipo já vai aumentar a velocidade dele,
vc não precisa mexer em nada no ESC, vc só vai precisar
de um Buzzer, uqe é um apito que apita quando vc tem que parar de andar
para não estragar a bateria, que custa em média 15 reais, aqui no fórum alguns vendedores tem...
O carregador para lipo tem que ser especial, o hobbico não irá servir...
vc irá andar mais tempo, e o RC será mais rápido...

Certo, bacana demais! Me indica alguma Lipo em especial?

Me surgiu uma ideia, se eu colocar um outro motor Brushed, melhor que esse 540 que vem originalmente consigo também?

MensagemEnviado: Seg Mar 05, 2012 6:18 pm 
[Moderador]

Boa noite, eu sugiro uma Lipo 2S com 5000mah ou mais, já está de bom tamanho,
eu andava 45 minutos com uma bateria de 2200mah, com uma de 5000 vc vai andar quase 2 horas...
E existe sim motores mais fortes brushed, mas eu não entendo do assunto, isso eu deixaria para outra pessoa...

MensagemEnviado: Qua Mar 07, 2012 9:45 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Images: 6
Pessoal, adquiri de um buggy hsp 1\10, o auto é show mas preciso trocar a bateria pois a que veio ta bixada, queria saber se os colegas possuem os dados técnicos do motor, pois procurei na net e não achei nenhuma informação sobre o quanto ele consome, ou caso puderem me ajudar indicando uma boa bateria agradeço, o auto veio com esc de 45 com cooler motor 3650 3300 kv.

COMBO XERUN 2200 KV ESC 150a.
Radio 3xs

Personal album

MensagemEnviado: Qua Mar 07, 2012 9:48 am 
[Moderador]

Amigo, eu indico uma bateria Lipo 2S 5000mah ou mais até...
Para esse seu motor não precisa de muita amperagem,
qualquer bateria 5000mah acima de 10C já está bom...
Tem alguns vendedores aqui no fórum fazendo um precinho bom,
dá uma olhada lá...

MensagemEnviado: Qua Mar 07, 2012 9:59 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Danir

Voce pode colocar, sem trocar o esc, varios motores brushed mais potente que o original, a tamiya possui varios deles....

mais os motores escovados (brushed) tem que dar manutenção, trocar o carvão de tempos em tempos, já os brushless são livres de manutenção, o que os torna com o tempo, um melhor custo beneficio...

as baterias de lipo com certeza são os modelos mais indicados, mais não se esqueça do buzzer...

em relação a coroa e peão, se vc colocar um kit brushless de até 4200kv, não acredito que precise trocar não, pode andar de boa!!!!! o desgaste existe, mais é normal, com o tempo mesmo.... o que ajuda a manter todo o conjunto de transmissão em dia, é não abusar do freio, quanto mais suave vc regular o freio, menos desgaste terá no carro.....

abs

MensagemEnviado: Qua Mar 07, 2012 11:00 am 
[Moderador]

Eu coloquei o Ezrun 9T com o pinhão de latão e a coroa de plástico,
e depois de 2 dias andando a minha coroa tava faltando metade dos dentes,
eles voaram tudo, os dentes do pinhão não só comeram, como amassaram...
pra colocar brushless de 12T pra menos acho que precisa trocar pra um de aço,
se for 13T talvez não precise...

MensagemEnviado: Qua Mar 07, 2012 2:37 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Entendo João...

mais ai talvez pode ser a regulagem do esc...

punch muito alto, timing muito alto, freio muito forte...

a ré tambem!!!!, se o esc fica habilitado a ré e vc na hora da freada, aperta duas vezes e da ré com o carro indo pra frente..... pode ferrar tudo....

pode ser que a coroa e o peão não estavam na distancia correta, pode ser sujeira, folhas, ou qq coisa que entrou entre a coroa e o peão.....

eu sinceramente acho que não é necessario a troca dessas peças de imediato, só pra colocar o motor 9t, da pra colocar o motor e ir usando, com cuidado, até quebrar, depois se quiser fazer o up ai faz.....

abs

Criar novo tópico Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas