RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Ter Jul 22, 2025 1:58 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 4276 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 116, 117, 118, 119, 120, 121, 122 ... 286  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Abr 23, 2012 5:54 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Images: 4
Emerson_mach escreveu:
Fala Lendro....
ficou muito bacana sua carreta, mas passou nas suas pontes tranquilamente??

abraços

PASSOU SIM, TIREI UM ACABAMENTO QUE EU TINHA EMBAIXO
DA CAIXA, DEU CERTO !!!!!

ABS,

http://www.pistadoleo.zip.net
http://www.truckmodelismo.com
e mail: truckmodelismo@gmail.com

Personal album

MensagemEnviado: Ter Abr 24, 2012 1:30 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Images: 163
Oliveira ficou show de bola essa sua carreta..................Parabens...................
Leandro...................lindo esse conjunto com a carga..............Parabens tambem................
José.............belas fotos, gostei bastante e já havia visto alguns trabalhos dele...............

Quanto ao que o Leandro falou sobre o kotor 80T de não arrastar o peso, fiquei meio na duvida.
Fazendo o amaciamento de um motor 65T, tentei segurar o danado e não consegui faze-lo parar de funcionar. Ele estava sendo alimentado com uma corrente de 4,8V; já o motor horiginal (latinha) que vem com o kit, foi facil de faze-lo parar.
Calculo que um motor de 80T tenha mais força que um 65T é isso????
Derrepente pode ser o que o Oliveira falou, a bateria pode não estar carregada..............ou será que o MFC não fornece a voltagem necessária para alimentar adequadamente o motor????

Esta semana devo terminar o caminhão roxo que esta com esse motor de 65T e vou fazer um teste, depois eu falo do resultado.

Abraços

http://img232.imageshack.us/img232/9310/73618099.jpg

Personal album

MensagemEnviado: Ter Abr 24, 2012 2:12 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Images: 0
A minha MFc manda carga diferente entre as trés marchas
Para comprovar isto é só deixar o cambio fixo em uma marcha desengate o servo e faça a mudança pelo radio da para ver a diferença com as rodas levantadas
O meu caminhão carregado de gelo não tem força para sair de 01 mas de segunda ele sai
Não teria logica nisto por causa da relação de3 marchas ser maior, a menos que a voltagem fosse maior e compensasse a relação é oque esta ocorrendo.

Kyosho Mini Monster Z
MAN TGX TRUCK -TAMIYA=Orange atomica
TANK TIGER1 -HEN LONG
Forklift (Emplilhadeira) =Preciosa

Editado pela última vez por alvaroguisso em Sex Abr 27, 2012 9:47 am, em um total de 1 vez.

MensagemEnviado: Ter Abr 24, 2012 7:33 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Images: 358
Acho que tem algo errado com essas ligações do cambio com a MFC , se ela manda voltagen diferente entre as marchas dá para entender oque o Leandro fala que muda de marcha sem a alavanca do cambio estar ligada , mas não tem lógica a 1* marcha ser mais fraca ,
Alguma coisa está fora de sincronismo , ela tem que mandar a voltagen maior na primeira marcha que pede mais rotação ,
No meu caso é diferente , eu uso o servo do cambio ligado no 5* canal numa chave de 3 posições e fica diferente do de vocês , eu mudo as marchas sem mexer no acelerador ,
O Corcetti que monta com a MFC no padrão pode falar como se comporta o dele .

Imagem

Personal album

MensagemEnviado: Qua Abr 25, 2012 2:58 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

alvaroguisso escreveu:
A minha MFc manda carga diferente entre as trés marchas
Para comprovar isto é só deixar o cambio fixo em uma marcha desengate o servo e faça a mudança pelo radio da para ver a diferença com as rodas levantadas
O meu caminhão carregado de gelo não tem força para sair de 01 mas de segunda ele sai
Não teria logica nisto por causa da relação de3 marchas ser maior, a menos que a voltagem fosse maior e compensasse a relação é oque esta ocorrendo.

Bom gente, eu não entendo nada de eletrônica mas me ocorreu um raciocínio aqui...........
Eu acho que essa coisa de mandar carga diferente entre as relações das marchas, deva ser um equivoco. Eu acredito que seja mais ou menos assim:
Mesmo que você desengate o servo do cambio, e acione a mudança pelo rádio; o servo vai consumir energia da bateria. Acho que esse consumo deve fazer com que o motor receba menos energia da bateria o que poderia dar a impressão de uma troca de marcha, já que o motor vai receber menos energia e virar menos.
Acredito que se a bateria estiver meio descarregada ou com algum problema, quando você engata a 1ª marcha para sair, automaticamente o sevo vai consumir energia. E a energia restante da bateria, não consegue virar o motor.
Acredito então, que o problema ou esta na bateria ou talvez a falta de amaciamento do motor; pois se não me engano, se ele não for amaciado, de inicio fica muito pesado para virar.
Nos modelos que tenho montados aqui, todos os motores foram amaciados. Em um modelo em especial, o Knight Hauler(Freigthliner), eu cheguei a carregar 6Kg de carga entre baterias, carregador e fonte mais o peso do conjunto que é de 10Kg, num total de 16 Kg e não tive problemas nenhum.
Em 1ª marcha em uma subida, anda devagar e arrastou muito bem o peso.
Em 2ª marcha, andou mais rápido em uma reta (ainda carregado).
Em 3ª marcha correu bastante, sem problema algum (ainda carregado)
Vale lembrar que as funções do rádio são as seguintes:

Controles do lado DIREITO DO RÁDIO:
Canal 1 – Esquerda e direita.
Canal 3 – Alavanca para cima, toque longo da buzina.
Alavanca para baixo, toque curto da buzina
Alavanca combinada com trin inferior do lado ESQUERDO do rádio, pés elétricos.
Trin ao lado para cima e alavanca para cima, pisca alerta.
Trin ao lado para baixo e alavanca para baixo, lanternas, faróis e faróis altos.

Controles do lado ESQUERDO DO RÁDIO:

Canal 2 – Alavanca para cima, modelo anda para frente. Alavanca para baixo, modelo freia e anda para traz.
Canal 4- Alavanca para a esquerda 1ª Marcha
Alavanca no centro, posição de neutro do servo, 2ª Marcha (marcha padrão).
Alavanca para a direita, 3ª Marcha.
Trin inferior posicionado para a direita e alavanca movimentada para a direita, habilita a função dos pés elétricos (que é acionado na alavanca direita do rádo)

Tambem vale dizer que:
Os servos são ligados ao MFC, J8 para a direção, J9 para os pés elétricos e quinta roda e J10 para a caixa de cambio.
Já o MFC, é ligado ao reciver:
Conector J4 no canal 1
Conector J5 no canal 2.
Conector J6 no canal 3
Conector J7 no canal 4
Essas conecções valem para rádios de 4,6,7,8 canais.

Anexo:
MFC pag4.jpg

Anexo:
MFC pag5.jpg

Abraços

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Personal album

MensagemEnviado: Qua Abr 25, 2012 10:03 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Desculpa mas tenho que discordar do amigo no teste que fiz com a MFC o servo foi desconectado tanto na parte elétrica como a motora (bracinho)
Foi colocado o caminhão com as rodas traseiras apoiadas levantadas (Cavalete)
E bateria carregada
Notasse claramente que a uma variação de velocidade entre as marchas
Não tenho um multímetro aqui para medir mas vou pedir a um amigo e ver se comprovo a minha teoria
Mas na pratica já vi o resultado e varias pessoas também notarão esta diferença de velocidade pois quando acabei de montar o caminhão pela falta do servo andei umas duas semanas sem ele.

Kyosho Mini Monster Z
TANK TIGER1 -HEN LONG

MensagemEnviado: Qua Abr 25, 2012 10:47 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

E ai Alvaro belezinha??????????...............vou fazer este teste no fim de semana, depois eu falo o que aconteceu.......

Abraço

Personal album

MensagemEnviado: Qua Abr 25, 2012 6:00 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Bem pessoal como eu uso o sistema antigo o modulo de som , esc e luzes são separados , não posso testar ,
Mas isso tá estranho , será que só tá mudando o barulho e vocês pensam que muda a rotação do motor ?
Agora vamos considerar que a MFC tenha limites diferentes de tensão para cada marcha ,....isso tem que funcionar em conjunto com o cambio , quem altera a força de tração do motor é a troca da relação de engrenagens , se você deixar sempre o cambio na marcha do meio e só variar a tensão ele vai correr mais ou menos mas não muda o torque do motor ,
Então como a relação do cambio na 1* marcha é 1/32 pode ser que a MFC mande uma tensão maior para poder ter mais rotação , mas se o cambio estiver mecanicamente na 2* marcha que é 1/17 você vai ter metade do torque com uma rotação maior ,....no plano beleza mas na hora de fazer força ele arreia ,
Por isso que deve ter uma relação certa entre a ligação da MFC e o cambio , como eu disse eu uso esc externo e o cambio no 5* canal e o meu truck arrasta uma poltrona na 1* marcha e as rodas não param , ficam trepidando no chão .

Vamos ver se o Corsetti consegue mais alguma informação .

Imagem

Personal album

MensagemEnviado: Qua Abr 25, 2012 7:05 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Images: 4
Olá turma !!!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk to mais boiando que tudo,
eu nao sei, eu estou andando com meu TRUCK assim, como já
havia dito para o Oliveira, ele achou q eu estava
estava delirando, agora Oliveira, AGORA LASCOU TUDO MESMO,
4&*¨&%¨$%$%#%$%$%¨$%$%#$@$@#@¨*&(*)&*%¨¨
DISPIROQUEI !!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK !!!!!!

abs.

ESPERANDO SOLUÇÕES !!!!!

:blink:

http://www.pistadoleo.zip.net
http://www.truckmodelismo.com
e mail: truckmodelismo@gmail.com

Personal album

MensagemEnviado: Qua Abr 25, 2012 7:10 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

pó Leandro , tava todo mundo contente , voce foi achar uma treta para o pessoal coçar a cabeça .

Imagem

Personal album

MensagemEnviado: Qua Abr 25, 2012 7:42 pm 
Novo no Fórum

Sem querer mudar o assunto da diferença de carga de energia entre as marchas... mas mudando um pouquinho só...

Estou aqui começando a separar uns trocados para comprar um truck... carreta... kits... eita... não vejo a hora...

E surge uma dúvida, no site da Tamiya do Brasil, eles vendem uns modelos com radio de 4 canais.

E vejo que a maioria aqui usa mais canais...

Alguem poderia me explicar para que cada canal é direcionado?
E no caso dos 6 canais, para que eu usaria... quero colocar o maximo de apetrechos que o truck permitir (lógico que gradualmente, a medida que as moedinhas forem pingando!)

Valeu!

MensagemEnviado: Qui Abr 26, 2012 1:16 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Oliveirarmp escreveu:
Bem pessoal como eu uso o sistema antigo o modulo de som , esc e luzes são separados , não posso testar ,
Mas isso tá estranho , será que só tá mudando o barulho e vocês pensam que muda a rotação do motor ?
Agora vamos considerar que a MFC tenha limites diferentes de tensão para cada marcha ,....isso tem que funcionar em conjunto com o cambio , quem altera a força de tração do motor é a troca da relação de engrenagens , se você deixar sempre o cambio na marcha do meio e só variar a tensão ele vai correr mais ou menos mas não muda o torque do motor ,
Então como a relação do cambio na 1* marcha é 1/32 pode ser que a MFC mande uma tensão maior para poder ter mais rotação , mas se o cambio estiver mecanicamente na 2* marcha que é 1/17 você vai ter metade do torque com uma rotação maior ,....no plano beleza mas na hora de fazer força ele arreia ,
Por isso que deve ter uma relação certa entre a ligação da MFC e o cambio , como eu disse eu uso esc externo e o cambio no 5* canal e o meu truck arrasta uma poltrona na 1* marcha e as rodas não param , ficam trepidando no chão .

Vamos ver se o Corsetti consegue mais alguma informação .

Então Oliveira...........................
Fiz o amaciamento da caixa de cambio com engrenagens de metal, com o motor horiginal e com o motor de 65T.
Ambos os motores foram alimentados com 4,8V. Percebi que quando você faz a troca das marchas usando a mesma alimentação, a rotação do motor éra menor na primeira marcha, maior na segunda, e maior ainda na terceira marcha. Claro que essa variação é por causa das relações das engrenagens.
O motor horiginal, você consegue parar com as mãos; o de 65T você não consegue parar.
Ainda não havia feito esse teste no MFC, sempre senti que em uma subida mais ingreme a segunda marcha não mantinha a mesma velocidade que em uma reta; usando a primeira marcha apesar de ser menor a velocidade, você sente que ela é mais constante.
Eu não sei se o MFC pode entregar mais ou menos tensão, na minha total ignorancia eletronica eu acredito que não possa haver essa variação.
Como poderia o MFC entender as trocas de marchas e qual tensão ter que entregar para o motor se quem faz a mudança das marchas é o servo???
Mas sábado eu vou ver isso.
Se eu for usar o multimetro para medir essa variação, qual a escala que devo usar ???

Ai o Mkboy, um rádio de 4 canais já te dá todas as funções do caminhão e carreta. Radios com mais de 4 canais ( 6,7,8 canais) possibilitam o acrescimo de mais servos, motores, guinchos.........

Um abraço

Personal album

MensagemEnviado: Qui Abr 26, 2012 7:44 am 
Novo no Fórum

Valeu Corseti, é mais ou menos assim?

1 canal direção
1 canal aceleração
1 canal troca de marchas
1 canal iluminação e audio (luzes, piscas, buzina)

1 canal para ativar o pezinho retratil / engate automatico
1 canal (o que mais poderia usar)

Vi que tem uns trucks que pelo controle sobe a roda do ultimo eixo do truck e da carreta, isso usa um canal tb? É um modulo a comprar? Qual?

MensagemEnviado: Qui Abr 26, 2012 12:59 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Corsetti quanto a MFC identificar as marchas e mandar níveis diferentes de tenção para o motor técnicamente é possível , porque o servo do cambio está ligado na MFC e o cabo da MFC no canal do receptor ,....então o sinal da alavanca da esquerda para a direita passa dentro da MFC ........mas acho isso sem lógica já que seria um duplo controle de velocidade , quem sabe !

Para você tirar a duvida , coloca o multimetro na escala de corrente continua de 20V e liga nos fios do motor , aí verifica a tensão em um determinado ponto da alavanca e no máximo de cada marcha ,.....eu acredito que seja igual mas pode ser que os caras colocaram limites diferentes nas três posições como se fosse um ajuste de rotação máxima , outro detalhe verifica se o barulho do motor na MFC muda em cada marcha , isso pode dar uma impressão errada de mudança de rotação .

Então é possível que a MFC tenha níveis diferentes de rotações em cada marcha , mas trocar de marcha sem o uso do servo e suas alavancas é mecanicamente impossível , o pessoal está andando só com uma marcha , como tem as molas que centraizam o trambulador vocês só andam na segunda marcha , por isso sentem falta de força , verifiquem no manual a primeira é o dobro da redução da segunda .

Mkboy , como o Corsetti disse com 4 canais mais a MFC você já faz tudo que está programado ,.......o caso muda quando você começa a inventar , para subir um eixo você vai usar um servo e para isso mais um canal para ele , eu tenho uma plataforma guincho que usa 6 canais , não tem MFC , são 3 servos e 3 esc para andar e mexer a plataforma ,.......outras coisas são colocar um guincho , fazer um basculante , colocar sistema de luzes diferentes e separadas , ......para cada função mais um canal , eu recomendo se você for comprar um radio de 6 ou 7 canais e de preferencia Futaba , não compra aqueles hobbyking baratinhos que não dá certo .

Abs.

Imagem

Personal album

MensagemEnviado: Qui Abr 26, 2012 6:40 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Desmontei o Man e fiz um teste rápido com um multímetro
deu 06 volts na 01 marcha
07 volts na 02 marcha
08 volts na 03 marcha

Kyosho Mini Monster Z
TANK TIGER1 -HEN LONG

Criar novo tópico Responder  [ 4276 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 116, 117, 118, 119, 120, 121, 122 ... 286  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas