RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Seg Mai 28, 2012 11:28 am 
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Srs. to preocupado uma bateria minha de lipo esta muito estufada oque devo fazer?


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MensagemEnviado: Seg Mai 28, 2012 11:46 am 
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Joga-la fora no local correto..

De preferencia, descarregada.


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MensagemEnviado: Seg Mai 28, 2012 11:53 am 
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entao essa bateria já era? e onde devo jogar? posso aproveitar o conector?


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MensagemEnviado: Seg Mai 28, 2012 11:56 am 
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Sim, pode..

Só não faça a besteira de cortar os dois terminais juntos..

Verifique se realmente todas as células estufaram. As vezes é possível que, de uma 3S, apenas uma esteja estufada e as outras duas ainda estejam boas.. Neste caso dá para transforma-la em 2S..


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MensagemEnviado: Seg Mai 28, 2012 12:01 pm 
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ela é 2S E aparentemente estao as duas estufadas, onde devo jogar fora?


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MensagemEnviado: Seg Mai 28, 2012 12:19 pm 
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Local de descarte de bateria e pilhas, normalmente em shopping, hipermercado ou loja de celular.

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MensagemEnviado: Seg Mai 28, 2012 12:37 pm 
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Além de usar um local proprio de descarte para baterias, tome 2 precauções : balde de agua 1/3 de agua e 4 colheres de sal deixa dormir lá dentro. remova o conector cortando 1 fio por vez e isole bem os cabos antes de dispensa-la em um local de coleta de baterias.
abs. :D


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MensagemEnviado: Seg Mai 28, 2012 7:52 pm 
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opa entao eu retiro o conector antes de colocar no balde ou depois?


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MensagemEnviado: Seg Mai 28, 2012 8:58 pm 
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Corte os fios antes ,primeiro o preto e depois o vermelho , á 8mm de distancia da bateria , coloca dois pingos de cola quente em cada fio para isolar , depois pode colocar no balde , o balde deve ser branco ou amarelo de plástico ABS , com uma capacidade de 2,8 litros , coloca 1/3 de água ( é bom dar uma benzida antes ) com 3 colheres de sal ( de preferencia sal cisne ) e coloca a bateria dentro usando luvas de borracha amarelas , deixa por exatamente 8 horas e 39 minutos , para não correr nenhum risco deixa um extintor perto e umas placas de "PERIGO NÃO SE APROXIME " , depois disso retire a bateria do balde com uma colher de madeira e coloque num saco plástico preto , enrole bem e feche com fita silvertape cinza , acenda uma vela verde e rese um pouquinho ( é sempre bom uma ajuda dos céus ) , pronto pode levar num ponto de descarte sem medo e sem culpa , você já pagou todos os seus pecados .

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MensagemEnviado: Ter Mai 29, 2012 12:11 am 
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MensagemEnviado: Ter Mai 29, 2012 12:16 am 
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peninha escreveu:
Todo cuidado é pouco

Corte os fios antes ,primeiro o preto e depois o vermelho , á 8mm de distancia da bateria , coloca dois pingos de cola quente em cada fio para isolar , depois pode colocar no balde , o balde deve ser branco ou amarelo de plástico ABS , com uma capacidade de 2,8 litros , coloca 1/3 de água ( é bom dar uma benzida antes ) com 3 colheres de sal ( de preferencia sal cisne ) e coloca a bateria dentro usando luvas de borracha amarelas , deixa por exatamente 8 horas e 39 minutos , para não correr nenhum risco deixa um extintor perto e umas placas de "PERIGO NÃO SE APROXIME " , depois disso retire a bateria do balde com uma colher de madeira e coloque num saco plástico preto , enrole bem e feche com fita silvertape cinza , acenda uma vela verde e rese um pouquinho ( é sempre bom uma ajuda dos céus ) , pronto pode levar num ponto de descarte sem medo e sem culpa , você já pagou todos os seus pecados .


KKKKKKKKKKKKKKK, vsc são foda...

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MensagemEnviado: Ter Mai 29, 2012 8:52 am 
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Aproveitando o tópico... então colocando na água com sal estaria dando "curto" na bateria submersa?

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MensagemEnviado: Ter Mai 29, 2012 12:49 pm 
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Ao contrário das baterias de Níquel Cadimo, baterias de líthio-polímero não agridem o meio ambiente.
Por questões de segurança, e melhor que as baterias sejam totalmente descarregadas antes de serem jogadas fora.
Mas caso elas estejam fisicamente danificadas não é recomendado que sejam descarregadas antes de serem jogadas fora.
As baterias devem estar frias antes de prosseguir com as instruções de como prepará-las para descarte, para preparar células e baterias:
1. Se alguma célula no Pack estiver danificada com o envólucro rasgado ou inchadas ao extremo ou com alguma célua com o invólucro com sinal de que vai romper, NÃO descarregue a bateria vá direto ao passo numero 5.
2. Coloque a bateria em um compartimento a prova de fogo “lipo bag” ou uma caixa de areia.
3. Conecte a bateria ao carregador. Programe o carregador para descarregar com a voltagem final de cutoff para a menor possível. Programe o carregador para descarregar a um valor de C/10, ou seja Uma bateria de 1200mAh 1C seria 1.2A, 1C/10 então corresponde a 0,12A ou 0,1A na maioria dos carregadores. Outro meio para baterias 2S 7.4V ou 3S 11,1V, é conectar um resistor de 150ohm com 2 Watts de potência entre os pólos positivos e negativos e conectando um ESC e um motor e deixar rodando até que a bateria não consiga mais sustentar o sistema.
4. Descarregue a bateria até que a voltagem por célula seja igual ou menor que 1.0V e para descargas com resistores é bom deixar a bateria conectada por 24 horas.
5. Mergulhe a bateria em um balde com água e sal, o balde deve ter uma tampa e deve ser de plástico “não use baldes de metal” e a água gelada. Misture meio copo de sal para cada 3 litro de água merguhe a bateria e deixe pelo menos duas semanas.
6. Retire a bateria da água salgada e embrulhe em papel toalha ou jornal velho e jogue no lixo! Elas estão seguras com relação ao meio ambiente.
O motivo para descarregar a bateria é para evitar acidentes com curtos , imagine uma criança mexendo no lixo e achando uma lipo com carga e fechando curto nos fio para ver o que acontece! Quanto aos químicos as baterias de lipo não agridem o meio ambiente mesmo que com tempo se rompam e vazem os químicos.

Fonte do texto: Aqui. e também Aqui.


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MensagemEnviado: Qua Mai 30, 2012 3:52 pm 
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tenho uma Nanotech 3s, por descuido uma célula zerou e inchou, deixei ela 1 dia isolada, depois o carregador só tava reconhecendo 2s, carreguei ela pelo plug de descarga e a celula morta voltou, depois coloquei pra carregar pelo plug de balanceamento, a 0,5A. Carregou normal, até 4,20 com carga diminuiu o inchaço, ta quase normal. Dizem que a tecnologia das nanotech é diferenciada, não sei se funcionaria com outras, mas é bom não descartar logo de cara. deixa um tempo em observação, e carregar em local seguro pode economizar uma grana ;)

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MensagemEnviado: Ter Jul 10, 2012 3:47 pm 
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Amigos, boa tarde.
Ontem ao carregar minha bateria notei q o sensor de accucel apitou mto rapido e quando percebi q a bateria lipo 5000 estava inchada percebi q estava carregando usando config pra nimh. Logo ela desinchou e quase nem dah pra ver... Porem agora ela nao esta carregando dizendo q deu overcharge no carregador. No carro ela nao tem força pra ir 100% de aceleraçao e logo o esc fica piscando e nao gira o motor mais. Desculpa o portuges... Celular eh foda....

O q devo fazer... A bateria eh nova e só tinha carregado uma unica vez.

Abs

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