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MensagemEnviado: Ter Jun 19, 2012 11:29 pm 
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boa noite
vi alguns video em que alguns rc em alta velocidade aumenta o tamanha do pneu
eh bom rh ruim??


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MensagemEnviado: Ter Jun 19, 2012 11:34 pm 
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Eh normal devido a forca do motor eles esticam e ate rasgam...

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MensagemEnviado: Ter Jun 19, 2012 11:41 pm 
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É o efeito "balooning". É ruim, pois o pneu pode estourar, fazendo você perder o automodelo. Esse efeito é causado devido a alta velocidade que os pneus giram. É como você segurar uma pedra e girar seu corpo, a pedra tende a escapar da sua mão, devido a força centrifuga.


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MensagemEnviado: Ter Jun 19, 2012 11:44 pm 
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Quanto menos balloning melhor e o pneu pois melhora a aderência, no efeito balloning o contato do pneu e menor.

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MensagemEnviado: Qua Jun 20, 2012 8:25 am 
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Não da pra falar que é ruim... Em Off Road, se os pneus não tiverem furados para fazer isso, o desempenho na pista cai consideravelmente.
Só precisa tomar cuidado como o pessoal disse, dependendo do motor, pode rasgar os pneus. Mas é necessário esse "inchaço" (inclusive, é cálculado uma elásticidade da borracha para que isso aconteça).
Não sei se esse efeito nos On Roads são positivos, até mesmo acredito que não, mas nos Off Roads são indispensáveis.

Abraços! :drinks:

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MensagemEnviado: Qua Jun 20, 2012 3:26 pm 
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FlavioBS escreveu:
Não da pra falar que é ruim... Em Off Road, se os pneus não tiverem furados para fazer isso, o desempenho na pista cai consideravelmente.
Só precisa tomar cuidado como o pessoal disse, dependendo do motor, pode rasgar os pneus. Mas é necessário esse "inchaço" (inclusive, é cálculado uma elásticidade da borracha para que isso aconteça).
Não sei se esse efeito nos On Roads são positivos, até mesmo acredito que não, mas nos Off Roads são indispensáveis.

Abraços! :drinks:


Eita, explica isso ai Flavio! Porque cai o rendimento em off-road? :?


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MensagemEnviado: Qui Jun 21, 2012 8:38 am 
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Quanto você está chegando na recepção de um salto e você acelera, o pneu vai entrar em contato antes (coisa de milisegundos).
Mas o que mais influência é o fato de que, quando você acelera em uma reta e o pneus tende a inchar, mas não consegue por causa da pista, ele vai "inchar" e as laterais vão encostar na pista, aumentando a área de contato.
Esse fim de semana tentarei entrar em contato com alguma fabricante de Pneus para obter uma resposta mais técnica. O que sei e que é fato é que em campeonatos (nacionais e internacionais) os pilotos utilizam pneus furados. Alguns com 2 furos e outros apenas com 1 (o que mudaria a "tempo" do efeito balooning).

Então, esse fim de semana, ou no máximo na semana que vem, eu tenho uma resposta certa e definitiva.

Abraços! :drinks:

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MensagemEnviado: Sex Jul 13, 2012 11:45 am 
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Acredito que no off road seja mais vantajoso pelo seguinte fato. Quando aceleramos bruscamente o veiculo, há uma transferencia de massa tao grande para as rodas traseiras, que as rodas dianteiras tendem a subir e perder o contato com a pista então com o efeito ballooning conseguimos compensar essa elevação na dianteira e manter o contato. O mesmo ocorre quando fazemo uma curva acelerando, o pneu dianteiro de dentro da curva tende a perder contato e o ballooning compensa.

Isso é ao meu ver, não dou 100% de procedencia.

http://www.youtube.com/watch?v=gVuEa8MJFvc
podemos enxergar bem o efeito nesse video.


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MensagemEnviado: Sex Jul 13, 2012 11:43 pm 
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lirowrc escreveu:
Acredito que no off road seja mais vantajoso pelo seguinte fato. Quando aceleramos bruscamente o veiculo, há uma transferencia de massa tao grande para as rodas traseiras, que as rodas dianteiras tendem a subir e perder o contato com a pista então com o efeito ballooning conseguimos compensar essa elevação na dianteira e manter o contato. O mesmo ocorre quando fazemo uma curva acelerando, o pneu dianteiro de dentro da curva tende a perder contato e o ballooning compensa.

Isso é ao meu ver, não dou 100% de procedencia.

http://www.youtube.com/watch?v=gVuEa8MJFvc
podemos enxergar bem o efeito nesse video.



Eu lembro de ter visto um video explicando a mesma situação acima. Resumindo: O balooning só serve pro auto ter superficie de contato quando uma das rodas tende a perder o contato ao solo. É evitado em on-road, pois tende a perder a estabilidade em altas velocidades, coisa não muito comum em off-road.


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