RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 2:08 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 4 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Dom Jul 01, 2012 3:01 pm 
Novo no Fórum

Senhores modelistas,

Estou com uma duvida cruel e acredito que possam me ajudar. Estou montando um projeto de melhoria para um carrinho escala 1/24 (Maisto AWD Fast Lane Drift) que tenho encostado aqui em casa. Dentre as modificações está a mudança da direção e da aceleração para proporcionais. Para a direção não tem segredo, basta colocar o servo, agora, para o motor (brushed) encontrei alguns problemas. Para torná-lo proporcional tenho que colocar um ESC (também para motor brushed). Fuçando pelo UltimateRC encontrei alguns malucos que adaptaram um ESC a partir da plaquinha interna do Servo a partir dos seguintes passos:
1 - Modificá-lo para que gire 360º (ao invés dos 180º)
2 - Retirar a placa interna
3 - ligar o motor do carro no lugar do motor do servo.
Esse processo pode ser visto no seguinte vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=1A9LWXmC_OY

Estou com duvidas em como fazer as ligações da Bateria, ESC e Receptor. Dado que o receptor trabalha com aproximadamente 5V e que adaptarei o carrinho para usar lipo 2S, teria que usar um BEC para não queimá-lo. Mas aí é que está o problema. Ligarei a Bateria ao BEC e este ao Receptor. O servo da direção vai no lugar de sempre e o servo modificado (transformado em ESC) vai no lugar do ESC padrão. Mas como utilizarei um BEC para transformar a energia em 5V estarei alimentando o motor com apenas 5V, o que estraga totalmente o projeto dado que o ideal seria utilizar força total da bateria (8,4V quando totalmente carregada) no motor.

Como devo fazer esta ligação para usar força total da bateria no motor, mesmo com a introdução do BEC para não queimar o receptor?

Sei que não se trata de um automodelo profissional em escalas "aceitáveis", mas a dúvida aqui se refere mais a parte eletrônica. Agradeço muito pela atenção.
Forte abraço!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Dom Jul 01, 2012 6:00 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

fabiobebber escreveu:
Senhores modelistas,...
adaptarei o carrinho para usar lipo 2S, ...dado que o ideal seria utilizar força total da bateria (8,4V quando totalmente carregada) no motor.

É 7,4 não 8,4v...
Eu não entendo muito sobre a eletronica mas usar 7,4v direto não queimaria o servo ?A não ser que seja aqueles servos high voltage.
Os servos mais comuns funcionam numa faixa de 4,8 á 6v.
E se usar o esquema que você falou usando um BEC externo vai mandar 5v pro motor, acho que não é muita coisa.

MensagemEnviado: Dom Jul 01, 2012 6:20 pm 
Novo no Fórum

Thiago H.F., obrigado pelos comentários.

Citação:
É 7,4 não 8,4v...

Tem razão, falha minha...

Citação:
mas usar 7,4v direto não queimaria o servo ?
E se usar o esquema que você falou usando um BEC externo vai mandar 5v pro motor, acho que não é muita coisa.

Usar 7,4v queimaria, daí a necessidade do BEC, mas este ao mesmo tempo é o problema, pois acabaria alimentando o motor com apenas 5V.

Não sei se fui claro, mas minha dúvida é se há a possibilidade, através de alguma ligação diferente, de alimentar o motor com a capacidade total da bateria, dado que estarei usando BEC para regular a voltagem que iria para o receptor.

Novamente obrigado.

MensagemEnviado: Dom Jul 01, 2012 6:38 pm 
[Moderador]

Images: 0
Lipo 2S com carga total tem 8,4V...

Criar novo tópico Responder  [ 4 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas