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MensagemEnviado: Seg Jul 02, 2012 10:30 am 
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Eletricos do Sul escreveu:
Onde acho um tutorial para esse acerto de relação. Sou novato e não faço idéia do que seja.


viewtopic.php?f=9&t=2804
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MensagemEnviado: Seg Jul 02, 2012 12:20 pm 
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O fabricante não informa, mas eu posso fazer uma referencia de motores de outras marcas que sempre oscilam com valores próximos. 10T 250W e 13T 180W.

tek escreveu:
Nattis, aquele BL 10T que comprei de vc chega ate quanto de potência?
Um BL 13T vai ate quanto de potência?
Como sabe a potência dos motores?

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MensagemEnviado: Seg Jul 02, 2012 12:33 pm 
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Vc deveria estar beirando o 90km/h, mas com 9T vc não vai conseguir porque o motor tem um limite de potencia independente da voltagem usada, vc acertando a relação vai ver se com 2S ou 3S o motor estabiliza a temperatura com resultados parecidos, então 3S não é vantagem nesses motores de 1:10, mais voltagem é fundamental somente em automodelos de muita potencia como os 1:8 onde com 2S seria necessário amperagens altíssimas e a saída é dobrar a voltagem.
Com 5.5T vc terá 50% a mais de potência, não tem como acertar no 3S, com 2S use pinhão 23 dentes e coroa 58 dentes como ponto de partida, se tiver folga de temperatura teste um pinhão de 26 dentes. Deve ficar na casa dos 90km/h se o motor conseguir sustentar o kv. Recomendo usar motores ESC sensored que a partir dos 9T os sensored promovem grande vantagem.

Hugo Rodrigues escreveu:
Que relação vc acha que tenho que colocar... e o que mais posso fazer para chegar nos noventa que vc diz.....Quanto pesa normalmente um carro que chega aos 90 Km o meu ta meio pesadinho.......

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MensagemEnviado: Seg Jul 02, 2012 12:37 pm 
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Da na mesma colega usando 2S ou 3S, o motor vai gerar em torno de 180W, mas se vc forçar muito ele vai consumir uns 280W, mas vai gerar 180W de potencia, vai virar uma resistencia elétrica. Para acertar no 3S tem que encurtas 33% a relação levando em consideração a relação acertada com 2S, isso usando um termometro infravermelho e testando criteriosamente.


Eletricos do Sul escreveu:
NATTIS escreveu:
3S vc só vai conseguir acertar a relação até o 13T, mais forque te isso não tem como encurtar o suficiente e vai superaquecer.


NATTIS,
Então o motor Ezrun 13T indicado pelo colega João Victor vai ficar bom tanto com 2S como 3S?

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MensagemEnviado: Seg Jul 02, 2012 12:38 pm 
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Exatamente!!

João Victor escreveu:
Com 2S também fica ótimo se vc ajustar a relação pra deixar ele rodando na temperatura de
75~80ºC, vai ficar rápido assim como se tivesse usando 3S...

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MensagemEnviado: Seg Jul 02, 2012 12:45 pm 
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Vc precisa de um termometro infravermelho, sem ele no "achometro" é impossível acertar. O limite de qualquer motor brushless é 90 graus na carcaça, então use como parametro o limite de 80 graus num dia de 20 graus ambiente.

1- Certifique-se que a bateria esta totalmente carregada;
2- ajuste o timming do ESC para o mínimo;
3- Rode com o automodelo (forte, acelerando e freando) rapidamente e messa a temperatura, repita o teste até a temperatura estabilizar;
4- aumente o pinhão no máximo de 2 em 2 dentes até a temperatura encostar nos 80 graus;

Leve em conta que se vc acertar a relação de um offroad no asfalto ao rodar com ele na terra vai queimar tudo, já que no terreno offroad força muito mais. Então faça o teste com offroads em seus respectivos terrenos.


Eletricos do Sul escreveu:
Onde acho um tutorial para esse acerto de relação. Sou novato e não faço idéia do que seja.

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MensagemEnviado: Seg Jul 02, 2012 3:30 pm 
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NATTIS escreveu:
Vc precisa de um termometro infravermelho, sem ele no "achometro" é impossível acertar. O limite de qualquer motor brushless é 90 graus na carcaça, então use como parametro o limite de 80 graus num dia de 20 graus ambiente.

1- Certifique-se que a bateria esta totalmente carregada;
2- ajuste o timming do ESC para o mínimo;
3- Rode com o automodelo (forte, acelerando e freando) rapidamente e messa a temperatura, repita o teste até a temperatura estabilizar;
4- aumente o pinhão no máximo de 2 em 2 dentes até a temperatura encostar nos 80 graus;

Leve em conta que se vc acertar a relação de um offroad no asfalto ao rodar com ele na terra vai queimar tudo, já que no terreno offroad força muito mais. Então faça o teste com offroads em seus respectivos terrenos.


Ok, pelo que entendi o acerto da relação é feito com um motor X, Coroa X (no meu caso 64) e é feito a troca de pinhão até atingir uma temperatura de 80º.
No meu caso que tenho a coroa 64 e o pinhão 21, eu compro um motor (Ezrun 13T recomendado pelo João Victor) e caso ultrapasse 80º eu troco o pinhão para 19 ou caso não chegue a 80º eu troco para pinhão 23.
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Exatamente colega. Como a coroa de aço 64 dentes é a maior e melhor coroa que cabe no automodelo o negócio é acertar a relação pelo pinhão. lembre-se que offroad se for acertado no asfalto pode torrar na grama ou terra, então vc tem que ver se vai usar ele só para correr no limite ou dar um alivio para o motor e poder correr em qualquer lugar. O único termometro que informa a temperatura real da carcaça é o infravermelho, não use outro tipo.


Eletricos do Sul escreveu:
NATTIS escreveu:
Vc precisa de um termometro infravermelho, sem ele no "achometro" é impossível acertar. O limite de qualquer motor brushless é 90 graus na carcaça, então use como parametro o limite de 80 graus num dia de 20 graus ambiente.

1- Certifique-se que a bateria esta totalmente carregada;
2- ajuste o timming do ESC para o mínimo;
3- Rode com o automodelo (forte, acelerando e freando) rapidamente e messa a temperatura, repita o teste até a temperatura estabilizar;
4- aumente o pinhão no máximo de 2 em 2 dentes até a temperatura encostar nos 80 graus;

Leve em conta que se vc acertar a relação de um offroad no asfalto ao rodar com ele na terra vai queimar tudo, já que no terreno offroad força muito mais. Então faça o teste com offroads em seus respectivos terrenos.


Ok, pelo que entendi o acerto da relação é feito com um motor X, Coroa X (no meu caso 64) e é feito a troca de pinhão até atingir uma temperatura de 80º.
No meu caso que tenho a coroa 64 e o pinhão 21, eu compro um motor (Ezrun 13T recomendado pelo João Victor) e caso ultrapasse 80º eu troco o pinhão para 19 ou caso não chegue a 80º eu troco para pinhão 23.
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NATTIS escreveu:
Exatamente colega. Como a coroa de aço 64 dentes é a maior e melhor coroa que cabe no automodelo o negócio é acertar a relação pelo pinhão. lembre-se que offroad se for acertado no asfalto pode torrar na grama ou terra, então vc tem que ver se vai usar ele só para correr no limite ou dar um alivio para o motor e poder correr em qualquer lugar. O único termometro que informa a temperatura real da carcaça é o infravermelho, não use outro tipo.



OK! Muito obrigado pelas dicas.
Já tenho um Termômetro Turnigy infravermelho

Vou comprar um EZRun 13T usando minha coroa 64, o pinhão 21 e andar no barro medindo a temperatura.

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Nattis pelo que entendi, um motor 13T usa apenas o máximo de 180W como trabalho mecanico e o restante da potência como trabalho térmico?

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Isso colega, no caso são 180W de potência e não de consumo. Com um wattímetro se acusar consumo de por ex: 200W 20W são desperdiçados em calor. Num automodelo é difícil avaliar um motor, mas dentro de uma turbina EDF onde a carga é constante é fácil, um dia faço os testes.

tek escreveu:
Nattis pelo que entendi, um motor 13T usa apenas o máximo de 180W como trabalho mecanico e o restante da potência como trabalho térmico?

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MensagemEnviado: Ter Jul 03, 2012 1:57 am 
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Assim não tem erro colega, vc vai conseguir acertar a relação de forma que não terá problemas com queimas.

Eletricos do Sul escreveu:
NATTIS escreveu:
Exatamente colega. Como a coroa de aço 64 dentes é a maior e melhor coroa que cabe no automodelo o negócio é acertar a relação pelo pinhão. lembre-se que offroad se for acertado no asfalto pode torrar na grama ou terra, então vc tem que ver se vai usar ele só para correr no limite ou dar um alivio para o motor e poder correr em qualquer lugar. O único termometro que informa a temperatura real da carcaça é o infravermelho, não use outro tipo.



OK! Muito obrigado pelas dicas.
Já tenho um Termômetro Turnigy infravermelho

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MensagemEnviado: Ter Jul 03, 2012 7:28 am 
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Conversando com o vendedor rasta_man (de SC) ele disse que o motor EZRun 13T não ia ficar bom no meu Buggy. Que esse motor é mais para autos de drift.
Ele falou que o EZRun 10T ficaria melhor para um Buggy 1/10.

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MensagemEnviado: Ter Jul 03, 2012 1:09 pm 
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"Bom" é uma palavra interpretativa... o que ele quer fizer com isso?

Se no meu buggy fica bom, se no meu truck fica bom, se para todos os meus clientes fica bom, se é o melhor brushless para iniciantes e/ou maior autonomia porque no seu não ficaria bom? Segue um vídeo do meu Truck com um 13T:



Eletricos do Sul escreveu:
Conversando com o vendedor rasta_man (de SC) ele disse que o motor EZRun 13T não ia ficar bom no meu Buggy. Que esse motor é mais para autos de drift.
Ele falou que o EZRun 10T ficaria melhor para um Buggy 1/10.

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MensagemEnviado: Ter Jul 03, 2012 2:05 pm 
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Cara na minha opinião em off road é melhor vc valorizar o torque que a rotação,
o kv de um 10T para o de um 13T não muda tanta coisa, mas creio que o torque sim mude bastante,
e não tem nada a ver dizer que o 13T é mais usado para drift, eu to aqui no fórum há quase um ano e
de ezrun para drift até agora só vi usarem o 9T (mais de 10 pessoas) e o 10T (1 só), e em off road
muitos usam o 9T (eu já usei, inclusive comprei com o NATTIS), e posso dizer que é um ótimo motor, porém
não tem muito torque e tem que diminuir a relação pra ele não esquentar, eu preferiria ter comprado um 13T mesmo...

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Revinho 17/12 =)


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