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MensagemEnviado: Qui Ago 09, 2012 9:02 am 
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Pessoal.

Após ler muito e encher a cabeça de informações, ainda não consegui traçar um Norte para encerrar de vez esta dúvida que me assombra: COMO CARREGAR BATERIAS CORRETAMENTE?

Tenho um carregador IMAX, modelo B6 com fonte auxiliar de 12v / 5A. Ataulamente tenho as seguintes baterias:

1 - bateria PLAZMA (original HPI) de 7,2v 2000mAh NiMh;

2 - bateria ZIPPY 40C de 7,4v 5000mAh Lipo (já bem usada!!!);

3 - bateria ZIPPY 20/30C de 7,4v 5000mAh Lipo (zerada);

Vi um vídeo já recomendo por alguns colegas aqui do forum onde mostra como ir setando para carregar baterias Lipo.

Carregando a bateria 2 no modo Lipo Balance a mesma demorou uma eternidade....Muito mais de 1 hora...Devo lembrar que todos os cabos foram revisados...Não sei o que aconteceu! Quando usava com 5A o nível de descarga ela carregava mais rápido...

Antes de eu fazer alguma besteira, peço a ajuda dos colegas para fazer o carregamento correto das outras baterias.

Para bateria de NiMh qual deve ser os parâmetros usados para configurar o carregador IMAX B6?

Qual o tempo de carga para baterias de NimH e Lipo neste carregador?

Quanto tempo dura, claro uma estimativa, uma bateria desta em operaçções normais? Ou seja quanto tempo temos para brincar com o carrinho???

Agradeço a todos a atenção.

Marcelo


Editado pela última vez por Marcelo Campos em Sex Ago 10, 2012 9:07 am, em um total de 1 vez.

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MensagemEnviado: Qui Ago 09, 2012 11:00 am 
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Se ela é de 5000mah e vc colocar pra carregar a 5A (1C) ela deve carregar em uma hora,
só que sempre dura um pouco mais por que o carregador vai diminuindo a quantidade
de amperes quando tá chegando perto da bateria carregar totalmente...
Baterias de Lipo podem ser carregadas a 1C...
E NiMh nem todas, mas a maioria, se a sua não for muito antiga pode carregar a 2A tranquilamente...
Sempre carregue a lipo no modo balance, dá uma vida útil maior a ela.
E tempo estimado pra andar é meio que impossivel de te falar, depende do seu motor,
e de tudo que puxa energia no seu RC, depende de qual das baterias vai usar, não há calculo correto pra isso...

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MensagemEnviado: Qui Ago 09, 2012 3:45 pm 
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Caro amigo obrigado pela dica...

Ainda está meio nebuloso aqui ms vamos ao que tenho:

Lipo:

O setup do carregador tá assim:

Lipo, modo Balance, 3,5A - 7,4V(2s)

Tá correto?

NiMh.

O carregador ta setado para 0,3A e 6V. A bateria é uma NiMh de 2000mAh 7,2

Ta correto?


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MensagemEnviado: Qui Ago 09, 2012 3:58 pm 
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Foi dito para vc carregar a 5A e vc diz se é a 3,5A..

Foi dito para você carregar a 2A a NiMH e vc diz se é a 0,3A..


Algo não está correto com sua interpretação de texto..


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MensagemEnviado: Qui Ago 09, 2012 4:09 pm 
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Por isso que oerguntei.

Antes de mexer no setup que está o carregador preciso confirmar as informações.

Lipo tá beleza.

Para ciclar uma NiMh boto 1A ( que é o máximo do carregador)?


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MensagemEnviado: Qui Ago 09, 2012 6:22 pm 
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Seu motor na hora de andar deve puxar mais de 20A tranquilamente...
então pode colocar no máximo na hora de ciclar sim...
1A pra descarregar e 2A pra carregar.

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MensagemEnviado: Qui Ago 09, 2012 8:05 pm 
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Agora sim....

1A descarregar com 6v

2A para carga....

Na Lipo de 5000mah vou com 5A para carga mas qto para descarga tendo um mínimo de 6v de final!


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MensagemEnviado: Sex Ago 10, 2012 9:27 am 
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Bom galera.

Resolvi o problema acho que de maneira definitiva.

Para NiMh:

Setei o IMAX assim: no modo de ciclagem - dsc/chg: 1A dsc (1v/célula = 6v); 2A chg (neste modo pode-se chegar até aprox. 9v). No final das contas a bateria fica com 8,5v. Mas no carregamento lento tipo overnight (6 horas) com o carregador original ela chega a 8,8v!

LiPo:

Aqui o setup muda para os seguintes parametros: Descarga: 1A até 6V

Para carregamento no modo balance temos:

tx de carga = 0,7C dando 3,5A até 7,4V

Se fosse uma bateria nova a tx mudaria e iria para 0,5C = 2,5A. Seria uma carga mais lenta.

Como esta bateria é usada e já bem rodada vou adotar 0,8C = 4A, mais próximo do valor máximo que é de 5A. Devo levar um pouco mais de 1h para efetuar o carregamento desta bateria...

O problema da NiMh é o runtime dela se comparado com a LiPo. Ela dura no máximo uns 20min ou menos, dependendo do que se está fazendo.

No meu caso, o motor é brushed original da HPI e para drift. Aí a exigência é maior, o consumo também.

Já na LiPo, no meu outro carro , onde o combo é brushless, ando no min 30 a 40 min brincando e com a bateria velha de Lipo!

Não sei se faz muita diferença mas motores brushed consomem mais carga do que os brushless, é correto afirmar isso?

Um forte abraço.

Marcelo


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MensagemEnviado: Sex Ago 10, 2012 10:23 am 
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Uma Dica pra vc não perder tempo: não precisa fazer ciclo na bateria de lipo,
é só colocar pra carregar de novo e já era... isso é mais pra aplicar em NiMh e NiCd,
mas em lipo não há necessidade de descarregar...
E é normal sua NiMh chegar até 9V, 7,2V é voltagem nominal, como se fosse 1,2V por célula,
mas pode chegar até 1,5V por célula, o que soma 9V....
E Realmente Lipo é muito melhor, tem possibilidade de descarga muito maior, a carga demora pra baixar,
vc anda com o carrinho quase na mesma velocidade do inicio ao fim da carga, são muitas vantagens...
E pelo que leio, os brusheds sim consomem mais que os brushless,
Ex: Um brushless 19T e um brushed 19T também, com a mesma bateria, a do brushed acaba antes...
a eficiência de um motor brushed é de no máximo 60%... além de correr menos vai desperdiçar muito mais energia, enquanto um brushless consegue utilizar uns 85~90% da energia com eficiência...

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MensagemEnviado: Sex Ago 10, 2012 11:11 am 
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Fala João.

Concordo em gênero número e grau...

Realmente não é necessário relizar ciclos na LiPo. Só quis completar as informações, pois assim como eu deve ter milhares com estas dúvidas....

Carreguei a NiMh no IMAX. Mas sinceramente prefiro a carga lenta do outro carregador...


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MensagemEnviado: Sex Ago 10, 2012 7:09 pm 
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Bateria carregada era hora de testar. Voltagem inicial de 8.5v na NiMh. Brinquei perto de 10 - 15 min drifando um pouco e a voltagem caiu para 7,7v.

Na Lipo a voltagem inicial era de 8,4v e mesmo assim o carro fica bem mais violento com esta bateria.

Não vejo a hora de testar o Dojão todo up na pista aqui do CIM...


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