RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Qui Set 20, 2012 11:17 am 
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Bom amigos, estou com uma dúvida,

O meu esc marca 120A,
ai vai a duvida

Uso bateriaas LIPO VENON 5000 mah 2s 20c...
agora a questão
conforme pesquisei...
5x20 = 100A,

então pelo que li no forum o esc teria que puxar mais que 120A, para bateria não inxar e tals...
então o seguinte...

devo colocar então

baterias de 5000mah 30c ?

5*30 = 150A, ou até mais ?

Gostaria de entender se o ESC tem que puxar mais do que ele especifica no caso 120a, ou menos..

desde já agradeço


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MensagemEnviado: Qui Set 20, 2012 11:25 am 
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Põe uma 3s e seja feliz !

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** TA03.R.S.TRF (Prateleira)
** T.O.P. RACING-PHOTON 10.5t sensorado
** RUSTLER VXL 31/76 3S

-eurgle2.4 Ghz/tQ2.4Ghz


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MensagemEnviado: Qui Set 20, 2012 11:37 am 
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Bom por 3s e ser feliz é o que eu pretendo mas eu tenho quer ver a relação 20c/30c, pois quero pegar uma que o esc puxe a amperagem correta


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MensagemEnviado: Qui Set 20, 2012 11:41 am 
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leo0oh se a bateria fornece 100A de descarga,
e o motor está puxando 120, sua bateria vai inchar,
e vai danificar ela, o certo seria a bateria fornecer mais
descarga que o motor puxa, pra não dar problema, mas
esses 120A, o seu motor só vai puxar se vc tiver usando ele com
voltagem máxima, que acho que é 4S, se usar 3S com certeza
ele não vai puxar 100A, se for 3S ou 2S vc pode usar essa bateria de boa,
mas se for 4S é melhor pôr uma de 25 ou 30C....

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MensagemEnviado: Qui Set 20, 2012 11:44 am 
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humn Certoo João , como sou novo no hobby, estou pensando em por 3s, só que tava com essa duvida... , mas então aaxo q vou pegar 20c mesmo já que sai mais em conta, 3s 5000 mah 20c então vai de boa ? uma outra pergunta, o carregador eco6 é bom ? foi o mais em conta que achei.


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MensagemEnviado: Qui Set 20, 2012 11:50 am 
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João Victor escreveu:
leo0oh se a bateria fornece 100A de descarga,
e o motor está puxando 120, sua bateria vai inchar,
e vai danificar ela, o certo seria a bateria fornecer mais
descarga que o motor puxa, pra não dar problema, mas
esses 120A, o seu motor só vai puxar se vc tiver usando ele com
voltagem máxima, que acho que é 4S, se usar 3S com certeza
ele não vai puxar 100A, se for 3S ou 2S vc pode usar essa bateria de boa,
mas se for 4S é melhor pôr uma de 25 ou 30C....


Errado!

Se o motor tem capacidade de gerar 1000W de potência a uma determinada carga, ele irá gerar usando 2S, 3S ou 4S..

Se usar 2S, ele vai precisar consumir 1000/7.4= 135A para gerar os 1000W..

Se usar 3S, vai usar 1000/11.1 = 90A

4S usa 67.5A..


MAS.... a pergunta que deveria ser feita é: Seu sistema irá precisar dos 100A? Sua relação de transmissão exigirá mais de 100A durante aceleração ou frenagem?


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MensagemEnviado: Qui Set 20, 2012 11:51 am 
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Já tive 2 chineses, um HKC6 (que é quase igual ao eco6),
e recentemente tô com um Imax B6, os 2 usam a mesma placa interna,
e o eco6 também, só muda o case (a caixa dele), a do Imax é a melhor,
porque é em aluminio, e com um monte de dissipador, então o carregador nem esquenta,
e a diferença é de coisa de 10~20 reais de um pra outro...
Mas o Eco6 não é ruim não, mas venho te lembrar que tem que comprar a fonte junto com o carregador...

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MensagemEnviado: Qui Set 20, 2012 11:51 am 
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Abib escreveu:
João Victor escreveu:
leo0oh se a bateria fornece 100A de descarga,
e o motor está puxando 120, sua bateria vai inchar,
e vai danificar ela, o certo seria a bateria fornecer mais
descarga que o motor puxa, pra não dar problema, mas
esses 120A, o seu motor só vai puxar se vc tiver usando ele com
voltagem máxima, que acho que é 4S, se usar 3S com certeza
ele não vai puxar 100A, se for 3S ou 2S vc pode usar essa bateria de boa,
mas se for 4S é melhor pôr uma de 25 ou 30C....


Errado!

Se o motor tem capacidade de gerar 1000W de potência a uma determinada carga, ele irá gerar usando 2S, 3S ou 4S..

Se usar 2S, ele vai precisar consumir 1000/7.4= 135A para gerar os 1000W..

Se usar 3S, vai usar 1000/11.1 = 90A

4S usa 67.5A..


MAS.... a pergunta que deveria ser feita é: Seu sistema irá precisar dos 100A? Sua relação de transmissão exigirá mais de 100A durante aceleração ou frenagem?



Abib, ele estará usando a relação original do automodelo.

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MensagemEnviado: Qui Set 20, 2012 11:57 am 
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ta certo, a fonte tava pensando em fazer com a do computador,dizem que funciona....,
mas então posso usar a 3s 20c mesmo ?


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MensagemEnviado: Qui Set 20, 2012 12:09 pm 
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Bom, pelo que o Abib falou agora, eu até fiquei em dúvida,
pra usar a relação original vai de boa, mas se depois quiser alongar
pra começar a andar com seu amigo, vai ter que trocar a bateria...
o preço não é tão diferente, compra uma de 30C mesmo...

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MensagemEnviado: Qui Set 20, 2012 12:53 pm 
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A resposta só será real quando for instalado um Wattimetro e conferido os picos de corrente e tensão para uma determinada volta.

De resto, não tem como responder se 20C estará OK ou se será necessário 30C..

Historicamente, prefere-se comprar baterias de maior descarga justamente para ficar livre desta medição e trabalhar folgado na corrente de uso..

Mas como aqui o caso é o contrário, é melhor medir qual o pico de corrente deste sistema no seu uso cotidiano..


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MensagemEnviado: Sex Set 21, 2012 8:47 am 
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Bom, valeu pelos esclarecimentos, vou comprar uma com descarga maior mesmo...


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MensagemEnviado: Sex Set 21, 2012 4:31 pm 
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Bom amigos to com mais uma dúvida, tenho uma bateria LIPO usada, foi carregada apenas umas 3 vezes, tem problema eu comprar uma nova e usar as duas juntas ligadas em paralelo ? ou tenho q comprar duas novas para usar ?


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MensagemEnviado: Sex Set 21, 2012 9:10 pm 
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Talvez dê pra usar sim, mas elas tem que ser exatamente iguais...

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MensagemEnviado: Seg Out 01, 2012 6:46 pm 
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Abib escreveu:
João Victor escreveu:
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Se o motor tem capacidade de gerar 1000W de potência a uma determinada carga, ele irá gerar usando 2S, 3S ou 4S..

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Se usar 3S, vai usar 1000/11.1 = 90A

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MAS.... a pergunta que deveria ser feita é: Seu sistema irá precisar dos 100A? Sua relação de transmissão exigirá mais de 100A durante aceleração ou frenagem?


Abib, voltei aqui pra verificar seu post, e eu queria te perguntar,
se tirei a conclusão certa, pelo que vc disse, se ele usa uma bateria com maior
voltagem ele precisa de menos amperagem pra suprir o motor, isso quer dizer que a bateria
iria durar mais no caso?

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