Senhores,
Depois de muito tentar.. e não conseguir resultado.. finalmente CONSEGUI!! rsrsrs.
Vou ser mais breve o possível para não complicar..
Relato dos problemas:
1. Motor esquentando muito;
2. Servo Hitec 7955tg lento e pouca força.
Tentativa 01:
Alterar pinhão e spur afim de deixar o carro com mais torque e não esquentar o motor.. visto que em apenas 5 minutos andando com o carro não se conseguia por o
dedo em cima do motor por mais de 1segundo.. queimadura na certa..
Procurando na internet vi que esses motores trabalham até 180graus celcius. Então se poem o dedo tem que ficar la durante 5segundos sem queimar.. menos que isso a temperatura
estará acima de 200graus.
Alterei o pinhão para 16t e o spur para 87t tudo pitch 48. (Spur da HPI em carbono de 87t não encaixa.. tive que refurar para poder caber os 03 parafusos).
Alterei a relação original de 20t / 80t ou seja 4:1 para 16t / 87t ou seja 5.43:1 um aumento de redução de 35% .. (35% a mais de torque e 35% a menos de velocidade final)
Com isso não era para esquentar.. visto que teria muito mais torque...
Resultado: Esquentando da mesma forma.. 5 minutos andando no plano.. não se conseguia encostar o dedo..
Tentativa 02:
Pensei pelo barulho que o pitch do pinhão era diferente do pitch da spur.. então poderia ta mordendo os dentes e assim esquentando.. Resolvi por o pinhão original de 20t e ajustar com o spur..
visto que o spur era original da hpi e o pitch era realmente 48..
Alterei e continuou o problema..
Tentativa 03:
Pesquisando e trocando informações com amigos.. pensava que meu carro estava com o eixo travando.. o pinhão entrando e desalinhando com a spur fazendo com que ficasse com o carro pesado.. assim elevando a
temperatura do motor.. resolvi desmontar TUDO! e revisar TUDO!..
Realmente quando se empurra o pinhão com a mão ele trava na coroa.. coloquei uma arruela para que quando montado a driveline não empurrase o pinhão para dentro..
ficou travando.. com a driveline original ele não trava.. com a driveline da topcad ele trava.. ai medindo uma e outra descobri que a driveline da topcad ja vem com um espaçador justamente
para evitar esse problema.. sorte minha!!! porém o problema ainda continuava.. argh.....
Lubrifiquei tudo.. limpei tudo com wd40 e lubrifiquei com graxa de rolamento.. ficou uma delicia de tão leve..
As drivelines estavam sujas de areia.. em determinada angulação ela travava.. wd40 nelas.. limpei tudo e ficou perfeito.
Porem.. problema ainda continuava.. motor esquentando... ARGH!!!
Solução pro motor:
Todos essas tentativas foram em conjunto com o Nuno Cravo.. noites e noites teclando e tentando achar a solução!! até conseguimos andar por algum tempo sem esquentar tanto.. mudando a forma que pilotava.. porém não estava
satisfeito visto que o dele não esquentava..
Cheguei a comprar um combo Mamba Max Pro e motor tekin redline gen2 3400kv sensored 13.5t .. para acabar com problema de esquente.... mais ainda nem chegou e fiquei me perguntando.. pq só comigo esquenta?
O Nuno me aconselhou a fazer a limpeza do motor com wd40.. então desmontei tudo... removi o motor e deixei ele ligado no esc.. meti wd40 nele.. até sair transparente o wd40.. saiu muita.. mais MUITA sujeira de dentro dele..
OBS.: Ahhh quando eu rodava o pinhão com o dedo do motor.. simplismente ele travava e rodava.. 180graus depois travava..
Depois de limpar e ficar saindo na cor do wd40.. eu limpei ele com um pano e montei no lugar.. então deixei ele de cabeça para baixo.. ajustei o throttle trim para ele ficar rodando devagar.. até praticamente secar o wd40..
notei que depois disso ficava saindo faiscas fortes dentro do motor.. quando ia pra frente e dava ré.. que antes não saia..
Coloquei ele no chão e fiquei rodando com ele uns 5 minutos lentamente... depois fui aumentando a velocidade.. até ficar no mais rápido..
OBS.: já tinha voltado a relação 16t pinhão / 87t spur.. regulado novamente o mesh com a folha a4..
Então comecei a andar firme com ele.. resultado: ficou BOM!!!!!!! não esquenta mais.. não esquenta no plano.. nem fica morno.. andando na grama com força.. 1h continua.. e nada!!! fica morno o motor.. nadaaaa de mais..
Ai fui testar no crawling.. depois de ficar "crawleando" devagar e tal.. o motor esquenta bem mais.. porém vc poem o dedo em cima e conta 10segundos sem problema algum! antes não conseguia nem 1 segundo.. queimava o dedo..
UFAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!! Estou super feliz agora!!!!!!! posso andar com o wraith sem esquentar..
Ahhh.. e o motor depois que limpei com o wd40.. ele não pesa mais pra rodar o pinhão.. vc roda com o dedão ele fica la rodando.. e depois para... ele não trava mais!!
wd40 MILAGROSO!!!!!!!
e um OBRIGADÃOOOOOOOO EXTREMOOOOO ao NUNO CRAVO!!!!!!! se não fosse por ele.. estaria de motor queimado e sem andar de wraith...
Solução pro servo:
Caracteristica do servo HT-7955tg: 21kg/cm3 de força a 6v e 4.7A
Caracteristica do BEC que vem com o esc: 4.8V a 3A
Então comprei o bec da castle... ccBEC que lhe da 10A de 5V até 9V
Comprei o castle link para configurar o BEC
Comprei uma extensão de servo para poder ligar o ESC ao RX desligando a alimentação.
De posses de tudo fiz a instalação...
Sangrei o fio do esc e soldei o fio do ccBEC..
Quando abri a box waterproof.. observei que o fio que liga o circuito das luzes/leds.. estava ligado no receiver na porta BAT.. achei estranho.. mais estava funcionando..
Transferi essa ligação para a porta channel 3.. e liguei o ccBEC na porta BAT.. removi do extensor o fio vermelho.. liguei no ESC e no receiver na porta trottle..
Invertir a posição do receiver.. fazendo com que os conectores ficasse para tras do receiver.. e a antena para frente.. ou seja encurtando um pouco a antena para poder conseguir por
o ccBEC e o circuito das luzes dentro da box... coube com aperto.. mais coube.. fechei tudo teste e montei..
Resultado.. o ESC não alimenta mais o receiver e sua eletronica.. quem alimenta agora é o ccBEC.. que tem 10A mais que suficiente para o servo..
Programei o ccBEC para 6V que é o máximo que os servo aguenta.. e o máximo que o receiver aguenta..
Pronto.. tenho corrente e tensão suficiente para alimentar o receiver e o servo.. assim tendo toda sua potência.. 21kg/cm3 com 6v e 4.7A
Assim deixo o ESC mais frio em seu trabalho e dedicado para o motor!
Resolvi o problema =)))
Bom acho que é só.. fica meu relato!
Abraços e qualquer dúvida só perguntar!!!
Segue fotos das instalações do ccBEC:
O que fio necessário para instalação:
Trabalhandooo
Solda feita.. e isolado com espaguete termo retrátil de 6mm:
Testando luzes no channel 3 e o funcionamento do servo:
Tudo pronto e montado: