RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Jul 17, 2025 8:37 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Fev 28, 2006 12:01 am 
[Moderador]

Alguém poderia me informar sobre troca de carvão, passe, modificação de voltas no induzido, troca de ímãs e outras modificações em um Latinha? Ou, pelo menos, onde obtenho essas informações?
Moro em Praia Grande-SP e procuro aficcionados em elétricos, como eu sou, na região da Baixada Santista para correr e trocar idéias.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

Título:
MensagemEnviado: Ter Fev 28, 2006 12:15 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Opa... vem vindo

O latinha não tem carvão para reposição, por isso ele é lacrado e o carvão original é bem duro para durar bastante. Dar passe neles não adianta muito uma vez que não tem carvão novo pra colocar, a menos que se adapte um carvão de stock, mas até hoje nunca vi nenhum funcionando com essa adaptação.

Não tem muito o que fazer nesse tipo de motor, mesmo pq se vc quer andar mais e não participa de corridas de latinha, é mais facil comprar um stock ou um modified, uma vez q se for pra correr de latinha, como aqui em SP, ele não pode ser mexido.

A única preparação que vc poderia fazer nele é mudar o numero de voltas de enrolamento e adiantar o coletor, mas dá mto trabalho e tem q saber como fazer senão vc vai matar seu motor. Vale mais a pena comprar um motor mais forte se for só pra se divertir sem competir

"Uma corrida não se ganha na primeira volta, mas se perde"

Título:
MensagemEnviado: Ter Fev 28, 2006 9:22 pm 
[Moderador]

Certo... mas queria detalhes de como fazer um novo enrolamento em um induzido, como disporia as espiras (esse é o detalhe que mais me interessa), qual bitola de fio devo utilizar, até quantas voltas posso por num latinha ou outro induzido sem modificar o cabeçote e carvões (mínimo e máximo), sabe, esses detalhes. Basicamente, quero aprender a reenrolar o induzido.
Pratiquei slot cars (autoramas) quando era aborrescente e fazíamos essas coisas nos induzidos: balanceamento, modificação de ímãs, molas diferentes para condições diferentes, mas nunca tinha me arriscado a reenrolar um induzido, por falta de habilidade na época. Mas hoje creio ser capaz de fazê-lo, mas preciso de algumas instruções básicas.

Título:
MensagemEnviado: Sex Abr 14, 2006 5:09 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Opa Helvio, blz, sou do Guaruja, estou voltando ao r/c eletrico, ainda nao comprei o carro mas estou quase.
Ja tive um motor latinha preparado em um Traxxas, e era muito forte, nao sei te dizer ao certo o q foi feito. Mas como o amigo disse, acho q a melhor forma de envenenar e mexendo no numero de voltar do induzido e modificar o ponto, acho q da pra fazer mais coisas, mas da muito trabalho mesmo.
Por acaso, tem lugar pra andar por ai

Título:
MensagemEnviado: Sex Abr 14, 2006 7:35 pm 
[Moderador]

Beleza, então. Quando pegar um carro, dê um toque. Em Santos o pessoal se reúne no Mendes Convention Center aos sábados à tarde. Tem um camarada, o Flávio, que tem uns TA-03F para vender, se quiser te passo o telefone por e-mail.

Quanto ao latinha, resolvi eu mesmo refazer a enrolação e acabei descobrindo algumas coisas sobre ele. Originalmente, um latinha tem 30 voltas (eu contei). Reenrolei com 20 voltas, não foi difícil (era um Mabuchi, o cabeçote de plástico sai bem fácil, ao contrário do Johnson, que tem o cabeçote de metal difícil de tirar). O único cuidado é para raspar o fio de cobre nos pontos de contato do coletor. O motorzinho ficou encapetado!

Título:
MensagemEnviado: Ter Mai 23, 2006 9:20 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Fala Helvio,para envenenar um latinha vc pode trocar as buchas por rolamentos, mas não me lembor qual o tamanho exato.

To´me sempre cuidado ao abrir um latinham que pode ser complicado realinhar o induzido novamente por ser um motor lacrado de fábrica.

Um abraço.

Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas