RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 4:42 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 53 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Fev 11, 2008 6:51 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Images: 0
alekimura escreveu:
Tebio escreveu:
Pessoal,

Sou novato no automodelismo (sempre fui da turma do aero !!) e comprei uma Evader EXT. Mas achei o carro muito lento e gostaria de melhorar a performance dele.

Alguem tem alguma sugestao ?

Vamos lá, ele pediu uma opnião, demos as nossas, ele não tinha citado que não quer gastar muito, mas se há interesse em trocar ESC/Motor/Baterias, precisa de dinheiro, e não pouco.
E se for usar Escovado, recomendo comprar ESC LRP, Novak ou Tekin, de preferencia um modelo que dê pra andar de 7 celulas, vai dar uma diferença grande do desempenho atual. Como foi lembrado pelos meus amigos Helvio e Aldo, Roletar é a primeira coisa, só de fazer isso, já aumenta o desempenho do carro, ele fica mais Solto, aumenta automonia da pack, melhora velocidade final...
Tebio escreveu:
Tambem estou chegando a esta conclusão, ou seja, não é apenas trocar esc e colococar um brushless. E no final das contas, percebe-se que daria para ter comprado um outro carro. Um Rustler por exemplo.

Sendo assim estou querendo partir para a seguinte configuração:

Pneus street Duratrax;
Motor alemão lrp 10 voltas
esc 9 voltas com ré tp electronics
bateria 4000 hobbypro 7.2 volts

O que vcs acham ?

Tebio.

Vejamos, Vai comprar um ESC Brushed, que ele seja bom! lá se foram R$200,00(LRP, Novak ou Tekin) Isso pra um ESC pra vida toda andar com motor LRP10T e ESC com limite 9T é fazer besteira(desculpe a palavra, mas acho que outros compartilham minha opnião).
Packs novos, de preferencia 7 celulas, se for importar, a 5USD por célula, barrinhas, cabos, plugs, imposto, R$140,00 cada pack?(Quantos packs pra conseguir se divertir?)
Um motor Brushed Bom, entre 10T, não compra novo por menos de R$100,00
Um motor forte vai precisar trocar escovas com certa frequencia, fora passes no Coletor, Vocês comprariam um Torno só pra fazer isso? Uma previsão de troca de esvoca a cada 1:00h de run-time(Chutando Alto)
Caramba, quanto se gastou nisso?, tudo bem que aqui no Forum vai achar mais em conta as baterias por exemplo, mas mesmo assim, Aposto que ainda não falaram, mas meu, você vai comprar packs de 4000 e carrega elas como? Vai usar carregador de Parede que veio no Kit RTR? ou Já te ofereceram o "Smart Charger" por R$200,00?
Olha o quanto você vai gastar, e quanto você precisa completar pra deixa-la com brushless? Mais pra frente, com LiPo Popularizada, voce vai ter motor/ESC pra usar já... Imagina voce brincar 1Hora sem parar? Até Enjoa hehehehe
Tebio, se você pensa que 10T é manso, reconsidere, é tão cavalo quando 5700, talvez até mais, devido as configuraçoes possiveis em ambos os ESC's(Brushed/brushless), um 10T vai moer sua transmissão do mesmo jeito, e consumindo mais bateria e tendo menos velocidade final que um mambinha 5700... Fora que com brushless voce está se adaptando as baterias LiPo, uma dessas Imagina andar 1 hora sem parar pra nada? Até enjoa! hehehe
Qualquer alteração que precise fazer no carro pra andar com 10T será sulficiente pra andar com brushless...

Pessoal,

Antes de tudo, obrigado pelo apoio que vcs estão me dando aqui no forum, pois sei que é fundamental pesquisar bastante no hobby para tomar as decisões corretas:

1. Quanto a comprar o motor 10t com esc, vou ter que adquirir um cutoff, pois ja possuo algumas baterias de LIPO. Sendo assim o preco fica proximo de um combo MAMBA 5700.

2. Possuo um carregador BANTAM C5, consigo carregar com ele praticamente qualquer tipo de bateria, pois e' programavel e inclusive faz balanceamento em LIPOS.

3. Achei um comentario na avaliacao feito na RCU, onde o autor comentou que colocou um brushless e a trasmissao aguentou, veja o texto original:

"Hardened steel outdrives complete the transmission and the dogbones tie it all together. The whole setup is pretty strong and can take the added power of lower-turn motors. I even threw in my Novak brushless setup for the heck of it and the transmission performed flawlessly even with the massive power increase."

4. Ja' possuo tambem alguns complementos, como plugs deans.

Desta maneira, estou querendo fazer o upgrade em 2 etapas:

1. Combo Mamba 5700;
2. Roletar e troca de amortecedores; (se a transmissao nao aguentar, vou ter que troca-las tambem)

Duvidas:

1. Mamba 5700 roda com 3s, correto ?!
2. Alguma dica de qual tranmissão colocar ?
3. Tenho varias baterias LIPO de 2100Mah, com 15c continuo e 24c burst (31.5A e 50A). Será que estas baterias sao suficentes para rodar um tempo razoavel ? quanto vcs estimam ?

Agradeço a ajuda !!!!

Tebio.

Venom Creeper

Personal album

MensagemEnviado: Seg Fev 11, 2008 7:05 am 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Tebio,

A transmissão da EXT aguenta brushless sim, pois é planetária em metal.

Sim, o 5700 aceita 3s.

Também vim dos aeros e essas baterias 2100 não vão te dar um runtime muito bom (acredito que uns 15 min).

Para autos, tem que ser de 3000 pra cima e de 20C.

O ideal seria conseguir uma 2s 12000, que pelos sites gringos, dá um runtime de mais de 4 horas! hehehehe

Abraços

MensagemEnviado: Seg Fev 11, 2008 8:32 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Ta vendo! eu disse! hAUEhuaHEuAHEuAHE
Eu tenho Bantam BC6, só não tenho LiPo :cry:
Jaja eu compro uma só pra usar na minha Evader ST Pro!
Eu disse todos aqueles gastos pensando que você estava iniciando no hobby agora, mas é só no Auto né? Muito bom! Ai sim, a Evader vai Voar!
No primeiro comentario que fiz, disse que a Evader faz wheeling fácil, isso é uma inverdade hehe, O CG dela é tão foda que mesmo de 7700 é dificil, Muito SHOW esse carro...

MensagemEnviado: Seg Fev 11, 2008 8:48 am 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Alê,

Os pneus também influenciam no Wheelie.

Coloca os Proline e vai para a grama com 88/23 pra vc ver se faz wheelie ou não!!! hehehehhehe

Mas realmente, o CG da Evadr é mais baixo que da Rustler, por exemplo.

Abraços

MensagemEnviado: Seg Fev 11, 2008 9:52 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Atendendo as boas sugestões do povo todo, faço coro, coloque um mamba max e nos conte como foi o resultado após algumas horas de uso, abraços a todos.

viewtopic.php?f=3&t=1742

http://www.facebook.com/pages/Rc-off-ro ... 7160442006

skype fabiokot@outlook.com

A inveja chega longe meu povo, tenham cuidado!

MensagemEnviado: Seg Fev 11, 2008 5:40 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Alekimura, vc tem mesmo certeza que o evader ext aguenta o mamba max?

viewtopic.php?f=3&t=1742

MensagemEnviado: Seg Fev 11, 2008 10:10 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Tébio boa sorte em sua compra, desejo que o carrinho realmente aguente o potente motor como foi explicado aqui por nosso colegas.

viewtopic.php?f=3&t=1742

MensagemEnviado: Ter Fev 12, 2008 12:11 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

A minha está com 7700 e nem "Xia"
Imagem

MensagemEnviado: Ter Fev 12, 2008 12:19 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

fkot2006 escreveu:
Alekimura, vc tem mesmo certeza que o evader ext aguenta o mamba max?

Sim, aguenta, oque vai gastar são os discos da embreagem, se o motor for muito forte, deixa patinando de leve que força menos a transmissão, porém gasta mais embreagem, o diff do carro é bom, aguenta bem, oque ele vai precisar comprar reserva são os Slipper Pads(discos da embreagem), e por acaso a Duratrax Tem representação no Brasil e pode-se comprar em MUITAS lojas e bem barato.

MensagemEnviado: Ter Fev 12, 2008 7:14 am 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Pessoal,

Tanto o diff da ST quanto da EXT aguentam brushless.

O diff da ST é de esferas e da EXT planetária.

O que precisa trocar é a Idle gear, que é de plástico e o ideal é colocar a do modelo nitro, que é de metal (isso na ST).

Abraços

Aldo

MensagemEnviado: Ter Fev 12, 2008 10:16 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Gozado, mas mesmo depois do que o alekimura disse, tá me dando uma sensação de que o carrinho não vai aguentar esse motor canhão, espero estar enganado, pois se não nosso amigo tébio ficará decepcionado. Afinal ele tá quadruplicando a potência do sistema sem fazer nenhuma mudança no carro :roll:

viewtopic.php?f=3&t=1742

MensagemEnviado: Ter Fev 12, 2008 12:38 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

fkot2006 escreveu:
Gozado, mas mesmo depois do que o alekimura disse, tá me dando uma sensação de que o carrinho não vai aguentar esse motor canhão, espero estar enganado, pois se não nosso amigo tébio ficará decepcionado. Afinal ele tá quadruplicando a potência do sistema sem fazer nenhuma mudança no carro :roll:

E um LRP 10T que você tentou vender pra ele tem torque semelhante a um mamba 5700, só perde em giro... se for pra moer, tanto faz o 10T quando o 5700 Sr. Fabio... Eu recomendo brushless não por ser rápido, e sim por ser BOM, manutenção pequena, maior autonomia, e no caso do mamba, controle total do ESC, se colocar 90% de punch control, vai girar igual, porém com menos torque, economizaria o carro...

MensagemEnviado: Ter Fev 12, 2008 1:13 pm 
[Moderador]

Tébio, vou te dar uma dica mais que valiosa:
Quem realmente entende MESMO de off-road aqui nesse fórum, e não tem outra intensão a não ser apenas ajudar e orientar (e não tentar empurrar os seus produtos) são o Aldo e o Alekimura.
Conversa com eles que eles vão te dizer certinho o que fazer sem ter que gastar uma pequena fortuna em peças.

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

MensagemEnviado: Ter Fev 12, 2008 1:15 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Helvio Lagares escreveu:
Tébio, vou te dar uma dica mais que valiosa:
Quem realmente entende MESMO de off-road aqui nesse fórum, e não tem outra intensão a não ser apenas ajudar e orientar (e não tentar empurrar os seus produtos) são o Aldo e o Alekimura.
Conversa com eles que eles vão te dizer certinho o que fazer sem ter que gastar uma pequena fortuna em peças.

o maverick turbo tb entende muuuuuuito. pena ele estar tão sumido.

Imagem

MensagemEnviado: Ter Fev 12, 2008 1:33 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

helvio, meu grande amigo, minha intenção é ajudar, tanto faz pra mim se ele não comprou algumas peças, o motor já foi vendido a um grande amigo daqui, sobrou o speed e a bateria que uma hora eu vou vender, também solicitei a retirada de seus comentários do tópico, ninguém precisa se ofender com o meu receio em ele usar este motor, afinal se todos dizem que não vai dar problema, então tá tudo tranquilo, abraços a todos

viewtopic.php?f=3&t=1742

Criar novo tópico Responder  [ 53 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas