nossa!! acho muito loco o drift
http://www.youtube.com/watch?v=8PGNFEvmvGw
videozinho pra vcs se animarem um pouco, e abaixo as regras de campeonato Drift, que não são as mesmas de um campeonato normal
bom, só pra saber, essas regras são de campeonatos de carros normais. não de RC, mas ja da pra ficar com agua na boca.
Citação:
Nessa modalidade velocidade não é o quesito principal, como todas as outras modalidades automobilísticas, o estilo conta muito mais.
O primeiro que vou listar é a “Velocidade de entrada” (Entry Speed) na curva, medida por radar (a mesma que os policiais usam) e sensores instalados no carro. Quanto mais rápido, mais pontos. A velocidade em algumas provas ultrapassa os 190 km/h.
Ângulo de contra-esterço (Kakudou): É o ângulo em que as rodas ficam apontadas para o lado de fora da curva, quanto maior o ângulo, maior a pontuação. A maioria dos competidores usa caixas de direção modificadas, aumentando consideravelmente o ângulo, em alguns casos como o Pontiac GTO de Rhys Millen, adicionou 15 graus a mais em um carro que já tem um ângulo de esterço de 48 graus aproximadamente (um carro de rua normal não passa dos 40 graus).
Linha e fluidez: Basicamente segue o mesmo padrão fora-dentro-fora usado em corridas, pontos extras são contados caso a linha seja próxima ao muro ou limite externo da pista, mostrando aos juizes que o piloto está com controle total sobre o carro. Saídas da pista ou rodar são um bom modo de perder pontos.
Esses são os quesitos básicos avaliados atualmente; até aproximadamente 2002 havia o quesito estilo, contando pontos por fazer as curvas com uma mão só ou sem nenhuma, com o corpo p/ fora do carro e outras insanidades, com a adoção do Anexo J da FIA (Federação Internacional de Automobilismo); esse quesito foi banido, obrigando os pilotos a competirem com os vidros devidamente fechados. Tudo isso infelizmente ficou restrito as exibições e na apresentação dos pilotos antes de cada etapa.
Pontos são descontados em grande quantidade se por algum motivo o piloto rodar na pista ou entrar em uma curva em sub-esterço (Understeer: tendência de o carro sair de frente).
Na “Touge”, era considerado "o melhor" aquele que além do menor tempo fazia as curvas mais próximo do guard-rail ou muro. Os melhores passavam a uma distancia menor que 10 centímetros. Infelizmente nesse desafio ocorreram muitos acidentes, com mortes inclusive, devido à queda do carro no precipício e eventual choque com as árvores.
A parte mais radical dessa modalidade é o chamado Tandem Drift (Tsuiso Battle), onde dois competidores entram na pista ao mesmo tempo, andam o tempo todo colado, apenas alguns centímetros um do outro; a partir desse ponto as estratégias começam, forçando a quem está na frente a andar cada vez mais agressivo, com ângulos e linhas que o expõem a erros.
O estilo da batalha segue um padrão básico: quem está na frente não pode deixar quem persegue tirar distância e colocar o carro na linha interna, ou vice-versa. Caso ocorra um toque entre eles, quem recebeu o toque é considerado vencedor da batalha.