RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 9:08 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 13 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Out 01, 2014 11:38 pm 
Novo no Fórum

Tudo bem pessoal, estou com uma nova duvida, tem problema interromper a carga da bateria LIPO durante a carga? Tenho pouco tempo disponivel quando estou em casa e temo nao ser sulficiente para a carga completa e tenho receio de deixar a bateria carregando pelo longo periodo que fico no trabalho, portanto minha duvida, tem problema deixar carregando por um determinado periodo e caso eu precise sair eu interrompo a carga?

Mais uma duvida, hoje foi a minha primeira carga na bateria Zippy 5000 mAh 20C, fiquei em duvida sobre a configuracao, apos ler alguns topicos e ver videos no Youtube, coloquei para carregar no carregador Imax B6 como LIPO, em CHARGE por uma taxa de 3,5A, fiquei na duvida se deveria deixar no CHARGE ou em BALANCE, pesquisei mais e vi que o certo seria colocar em BALANCE, interrompi o carregamento (carregou exatamente 30 minutos), modifiquei para balance e coloquei a taxa de Amh para 0,7, minha duvida, posso ter danificado a bateria? Apos modificar as configuracoes em cerca de 20 a 25 minutos o carregador apitou indicando que a bateria estava carregada, retirei a bateria, mas ainda nao testei, tenho outra Zippy identica e que ainda nao carreguei, farei a recarga amanha, mas desta vez direto na opcao Balance.

Desde ja agracedo a atencao de todos.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Qui Out 02, 2014 10:36 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Images: 0
Amigo, para primeira carga da bateria, pelo menos nas 5 primeiras carregue a 0,5C. (1C= Capacidade total da bateria, no seu caso 5000mah). Depois nas demais cargas utilize 0,8C, essa é a maior taxa possível para se manter a vida útil da bateria.

SEMPRE carregue no modo balance.

Você pode interromper a carga desde que não utilize a bateria enquanto não tiver terminado de carrega-la! Para utiliza-la termine de carrega-la no modo balance.

Savaxe Flux XL- TORK 2200kv

Tamiya TRF417x- Speed Passion GT2.0

Sakura Zero Pró - Hobbywing 4300kv

Ofna GTP2E +100MPH- MMM2 2200kv

Baja 5bss-30.5cc

Personal album

MensagemEnviado: Qui Out 02, 2014 1:07 pm 
Novo no Fórum

Muito obrigado Thomas, seguirei seu conselho, abraço.

MensagemEnviado: Qui Out 02, 2014 1:17 pm 
Novo no Fórum

Thomas, relendo seu comentário fiquei com uma dúvida, vc disse "5 primeiras carregue a 0,5C. (1C= Capacidade total da bateria, no seu caso 5000mah)" portanto devo carregar com 2,5A correto? E depois das 5 primeiras cargas devo carregar com 0,8C, portanto 4A correto? Agradeço sua atenção.

MensagemEnviado: Qui Out 02, 2014 1:34 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Bom...

Lipos sao sempre uma coisa qdo a discussão e cargas...heheh

Eu tenho baterias pra diversas escalas e trato elas de forma bem semelhantes...

Carrego todas as minha baterias a 1C que demoram no maximo 1h.

Seu problema pode ser resolvido com uma placa de carregamento, assim vc carrega todas as suas baterias de uma só vez... Eu era como vc !

Se vc nao tem paciencia e nem tempo pra esperar nao tem problema nehum carregar ela por "partes". Se vc tem um carregador inteligente e lê a bateria no estado em que esta e continua carregando ... Sendo assim nao precisa esperar ela "zerar pra recarregar...

Não necessita carregar no modo balance toda vez pois demora muito nesse modo.... Eu uso uma regra de a cada 3 ciclos de CHARGE um de BALANCE....
Sempre conecte o cabo de balancear .... Os carregadores sabem exatamente quando parar por ele.

Abços

Personal album

MensagemEnviado: Qui Out 02, 2014 4:03 pm 
Novo no Fórum

Obrigado Pantcholino, meu problema nem é pressa (no sentido de querer carregar rápido) e sim o medo de acontecer algum acidente, pois moro em "apertamento" e ja viu né, nem possuo um local adequado para deixar carregando, portanto todo cuidado é pouco.

Sobre deixar zerar pra carregar eu li que não posso jamais deixar a bateria LIPO ficar abaixo de 3v correto? Assim sendo comprei um Buzzer (porém ainda não testei e nem sei como configura-lo para apitar quando atingir essa voltagem). Por outro lado o meu ESC é próprio para LIPO (isso só me lembrei depois) assim sendo acredito que o próprio ESC "desligue" assim que perceber que a bateria atingiu os 3V correto? Assim sendo comprei o Buzzer sem necessidade.

Mais uma vez agradeço a todos do fórum pelo espaço e por essas preciosas dicas.

MensagemEnviado: Sex Out 03, 2014 9:55 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Isso mesmo amigo.
E pra falar a verdade, eu carrego minhas baterias de 5000mah em 3,5A. Demora uma hora mais ou menos... Se atente a temperatura da fonte e do carregador ( utilizo um imax B6), e com essa amperagem já está quase tudo pegando "fogo" rsrs.

E as outras informações que vc perguntou estão certas sim, o próprio esc corta a bateria( mas claro que não são todos esc's que fazem isso, a maioria dos combos brushless possuem essa função do corte). Mas veja se tem como configurar o seu esc, se vc ajustar ele pra cortar em 3,4v a bateria demora certo tempo pra carregar, se vc configurar para 3,8v aí a bateria vai levar menos tempo ainda para carregar.

Savaxe Flux XL- TORK 2200kv

Tamiya TRF417x- Speed Passion GT2.0

Sakura Zero Pró - Hobbywing 4300kv

Ofna GTP2E +100MPH- MMM2 2200kv

Baja 5bss-30.5cc

Personal album

MensagemEnviado: Sex Out 03, 2014 2:00 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Amigo, vamos por partes:

1- Se suas baterias são de 5000mAh você pode e deve carregá-las a 5A, mas isso também varia bastante do uso que faz dela.
Porque isso: Se você usa para competir, precisa de muita velocidade de descarga na bateria, assim é ideal que a carregue de forma rápida também, porém se o seu uso é somente para lazer, pode carregar a 3,5A, 4 ou quantos amperes quiser, pois a vida útil dela aumenta.

2- Você pode interromper a carga e continuar depois, porém NÃO é recomendado que a bateria fique mais de 4 horas carregadas. Ou seja, carregue somente quando for andar e se for deixar guardada, SEMPRE carregue no modo STORAGE.

3- ESC: Grande parte dos esc brushless possuem programação para a voltagem em que a bateria será cortada. Procure configurar isso para 3,4V, assim terá uma bela margem de segurança contra o "esvaziamento" da bateria (3.0V).
Como o amigo Thomas citou, se configurar para 3,8V realmente vai demorar menos tempo para carregar, porém, você vai ter uma autonomia de uso do carro menor também, pois o esc vai desligar mais rápido.

4- CARREGADOR: Se o seu caso além da falta de tempo, inclui ter muitas baterias, pense em comprar um carregador que aceite mais baterias. Já tive um da Hobbyking que era muito bacana e carregava até 4 baterias simultâneas a 5A cada.

5- Outro detalhe IMPORTANTE: Procure comprar aqueles sacos especificos para carregar as baterias, pois em caso de acidente você não vai colocar fogo no apartamento. Mas NUNCA deixe as baterias carregando sem estar por perto.

ARC R11 2019 - Combo Hobbywing 10.5T
Mugen MBX8 ECO - Combo Hobbiwing 1900kv

MensagemEnviado: Sex Out 03, 2014 2:38 pm 
Novo no Fórum

Obrigado variosgole,

De todas as suas dicas a que mais me chamou atenção foi que devo carregar a bateria apenas no dia que for utiliza-las, no meu caso, carreguei uma bateria na Quarta feira e pretendo carregar a outra hoje (pois terei disponibilidade) para TALVEZ usa-las neste sábado, ou seja, caso eu não possa usar no sábado oque devo fazer com as baterias visto que não posso guarda-las carregada?

Outra dúvida, ja li no fórum que devo ligar primeiro o ESC e ligar o controle (transmissor) depois de alguns bipes, porém li no manual do ESC que o transmissor precisa ser ligado antes, isso me gerou uma dúvida, afinal quem deve ser ligado antes? Porque?

Agradeço a atenção de todos.

MensagemEnviado: Sex Out 03, 2014 3:19 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Se você não usar as baterias amanhã, coloca elas no carregador e seleciona o modo STORAGE.
Nesse modo, as baterias serão carregadas (ou descarregadas no seu caso) até aproximadamente 3,8V e podem ficar armazenadas por longos períodos sem problema nenhum.
Faça isso sempre que terminar de usar as baterias.

A maneira correta de ligar um automodelo é: 1º- RÁDIO e depois o ESC. Porque?? Imagina que você não fez a configuração de failsave corretamente.

Se ligar primeiro o ESC, o carro pode acelerar e sair sem controle, só parando depois que bater em alguma coisa ou alguém. Se essa configuração foi feita corretamente, você até pode ligar primeiro o ESC, mas por segurança NUNCA faça isso.

MensagemEnviado: Sex Out 03, 2014 3:50 pm 
Novo no Fórum

Ok variosgole, muito obrigado mais uma vez.

Caso eu não as utilize farei o carregamento no modo storage.

Ontem mesmo fui testar a minha bateria nova, liguei o carrinho primeiro, e como o LED do ESC não ficou verde, não liguei o controle (imaginei q a ordem correta fosse essa), farei o teste novamente hoje, desta vez ligando o rádio primeiro.

Obrigado.

MensagemEnviado: Sex Out 03, 2014 3:56 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Provavelmente o LED não ficou verde porque o ESC não achou o sinal do rádio, por ele estar desligado.

MensagemEnviado: Seg Out 06, 2014 11:48 am 
Novo no Fórum

Obrigado variosgole, consegui carregar as baterias e brincar bastante com o carrinho neste FDS, bem bacana.

Agora surgiu mais uma dúvida, após capotar o carrinho algumas vezes, notei que algumas vezes ele parava de comunicar (não desligava) apenas não atendia os comandos de direção e aceleração por alguns segundos, e logo após reestabelecia normalmente,e voltava a funcionar normalmente, alguem tem alguma ideia do que pode ser isso?

Obrigado.

Criar novo tópico Responder  [ 13 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas