Olá amigos,
Baseado na minha experiência com o modelo GELANDE II eu fiz este tópico para os que possuem ou querem comprar este chassis espetacular possam aproveitar sem ter que se preocupar ou desapontar com quebras precoces.
O chassis em si dispensa comentários, é tudo muito bem fabricado e projetado para dar rigidez e robustez ao modelo, a suspensão é muito boa, uma dica é preencher os amortecedores com óleo de viscosidade média para que o carro não fique muito mole, do jeito que vem na caixa, os amortecedores estão sem óleo, nada impede de usar assim, eu particularmente prefiro com óleo.
Vamos ao que interessa:
Os cardãs de nylon são os primeiros itens que devem ser substituídos, eles não aguentam muito tempo, ainda mais se for fazer trilhas mais pesadas.
Este modelo com carroceria da D90 usando alguns acessórios como o bagageiro no teto, parachoques com guincho, parachoques traseiros com suporte para o pneu, barra de luz no bagageiro, fora os itens no bagageiro e outros penduricalhos chega aos 4,5 kgs, e a D110 com essa configuração chega a uns 6 kgs facilmente. Com isso o esforço nos cardãs originais detona eles muito rápido. Acho que a RC4WD deveria rever isso e já que o kit é alto nível, eles tinham que fornecer o kit com os cardãs em metal para evitar esse tipo de situação, que na minha opinião é o único ponto fraco do kit.
Existem vários cardãs universais de aço que podem ser usados no GELANDE II, lembre-se apenas de respeitar os limites dimensionais dos cardãs dianteiro (80mm-100mm,3.15"-3.93") e traseiro (90.5mm-110.5mm - 3.56"-4.35").
Os eixos diferenciais originais Yota II são bonitos e realçam o visual em escala do modelo, mas se voce for encarar trilhas mais rardcore com esses eixo, pode ter problemas, principalmente no dianteiro, pois as juntas da direção são o ponto fraco deste eixo.
Problemas como o que aconteceu comigo, a manga do eixo dianteiro do lado esquerdo quebrou, numa trilha de pedras soltas e tubos de pvc, e meu carro perdeu tração na roda dianteira. Nada que impedisse de continuar a brincadeira, mas perdi a capacidade de descer barrancos mais inclinados controladamente, pois umas das rodas não tinha tração para segurar e a outra sim, fazendo o carro perder o traçado.

Além disso, estes eixos originais são bloqueados para dar mais tração nas trilhas, perfeito para trilhas, e não tem como desbloquear, então se voce quiser andar em uma superfície lisa ou asfalto, o carro fica sem jogo pra manobrar, quando voce faz curva a roda de dentro tende a rodar menos que a roda de fora por isso o carro não faz curva direito.
Então fiz umas buscas no google e encontrei algumas opções de eixos diferenciais compatíveis com a escala 1/10 de vários fabricantes, mas os que mais me chamaram a atenção foras os KOMODO (
http://www.modeltrainplace.com/images/u ... 0Axles.jpg) e os TAMIYA (
http://www.rcchannel.com.tw/images/TA90400.JPG). Eles são fornecidos em várias dimensões 180mm, 190mm, 200mm, 210mm.
Os originais do GELANDE II são de 180mm, mas eu comprei um par dos de 190mm para ficar com visual mais legal e ter um ganho a mais em estabilidade. Além do visual espetacular e o eixo é robusto, as juntas do eixo dianteiro são fortes e bem isoladas da poeira e lama, o alojamento do diferencial é vedado por uma anel de borracha - (muito útil pra quem gosta de mergulhar o carro na água), além disso, o mais legal é que ambos são bloqueáveis por meio de um pino que acompanha o kit, portanto quando voce vai andar na terra ou asfalto pode desbloquear os diferenciais e quando for encarar uma lama ou rock crawling mais severo, trava-se os diferenciais com esse pino, tudo muito rápido e descomplicado, como alguns eixos 1/1 que podem ser travados e destravados e mais um detalhe que achei muito bacana é que as pontas dos eixos, aonde vão os hexas das rodas, são iguais aos tambores de freio, achei muito legal, enfim, acabei comprando um par desses diferenciais para colocar na minha D90.
TAMIYA METAL AXLES

Vou instalar e depois coloco aqui o resultado.
Abraços.