RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 9:53 am 
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matheusemp escreveu:
Se o aluminio entortar é so desentortar!tenho um amigo que nunca troca peças de metal só as desentorta com o martelo e fica bom denovo!agora plastico nem dá pra cola com super bond pq no primeiro pulo já era.


depende... eu andava de GP, off principalmente.. exige um pouco menos de cuidado, dai da ate pra aceitar um martelinho...... mas ja andei tb de serpent 710.... on road de ponta... se entortasse o carro nunca mais seria mo mesmo...

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MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 10:30 am 
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CHASSIS E PEÇAS DE PLÁSTICO
Não é bem minha área, mas meu sogro trabalha com fundição e injeção técnica de peças pláticas. A tecnologida de plásticos está tão avançada que hoje em dia as engrenagens da caixa de um dos carros da Fiat (Uno ou Palio, não sei ao certo) são feitas de plástico. Então creio que, como o carro tem pouco peso, possam ser fabricados carros com alta resistência, usando-se o plástico. Aí depende do que os fabricantes desejam: produtos de qualidade ou vender peças de reposição.

DIFF COM SATÉLITES EM ELÉTRICO
MarcosCorreia escreveu:
eu sinceramente acho os eletricos muito frageis, os fabricantes de chassis pensam apenas na performance e esquecem a resistencia, para usar no dia a dia um carro com um mamba 7700kv por exemplo é inviavel, ter que ficar "refazendo" diff a cada 3 packs eu acho um absurdo,na minha opiniao os diff deveriam ser satelites, iguais aos combustao...fora o desgaste de correias e etc, hj em dia eletrico da tanta manutençã quanto um GP....

Nao estou usando um motor tão forte. O motor que veio no meu Amax Kasa Pro é um 3500kv, mas mesmo assim o carro veio com diferencial com satélites (peças internas em aço) e a transmissão é por cardã. Outro grande detalhe. Todos os dogbones, diff joints e pontas de eixo são de aço. No meu ver, um carro assim aguentaria bem um 7700 sem maiores problemas de desgaste. O que temos que quebrar é o paradigma que só o que é de marca é bom.

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SEM CARRO NO MOMENTO, MAS LOGO EU VOLTO!!!!
Agora montando um T-Rex 500!!!
Se alguém daqui também voa, me add no MSN vamos trocar uma idéia


Editado pela última vez por Amadeu Junior em Ter Jun 03, 2008 10:47 am, em um total de 1 vez.

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MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 10:42 am 
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Isso tudo é muito relativo, os EPs são frágeis quando são de plástico como a maioria dos Tamiyas antigos por exemplo ( não estou falando mal de Tamiya não ) mas os chassis de fibra de carbono são resistentes pra kct ! Difícil se quebrar por exemplo um chassis Xray T2 versão US ( mais rígido ) e sobre elétricos com chassis de alumínio eu acho desnecessário, uma vez que várias coisas se quebram antes que o chassis sofra alguma avaria. Devia-se sim reforçar os diffs e eixos pra que suportem os bruxas na boa. A exemplo de chassis de fibra de carbono, existem carros em escala 1:5 que usam esse material e outros que usam alumínio e os dois tem praticamente a mesma resistência em colisões.
Acho que o projeto é que vale, não adianta ser de alumínio, fibra, diamante, titânio ou seja lá o que for se o projeto é mau feito, sem pontos de apoio, torção e reforços em lugares certos. Na hora da pancada vai quebrar ou entortar.
Na verdade nem é alumínio que se utiliza nos chassis GP e sim DURALUMÍNIO ( liga de alumínio, silício, cobre, magnésio, manganês e em alguns casos níquel ) que é muito mais resistente e muito mais leve que o alumínio puro.
Eu sei que não tem nada há ver mas já imaginaram um F1 de verdade com chassis e cabine de alumínio ou duralumínio que seja??
ABçs

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Fernando Gonçalves
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MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 10:43 am 
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Lembro que lá pelo ano de 1995 existia um kyosho Spider que tinha 2 versões.. o popularíssimo GP e o malfadado EP. Os dois compartilhavam o mesmo chassi de alumínio, que no GP´s já era padrão. No EP era uma "involução" pois o bicho não andava...não tinha saída e o comportamento do carro era de doer. Era uma carro que ninguém queria, pois o que adiantava ele ter uma maior aparência de durabilidade sendo que o desempenho era péssimo.

Quanto aos diffs no brushless, eu não entendo porque o pessoal reclama tanto... eu ando com um kit 4.5 da novak há um bom tempo e só abro os diffs quando me dá na telha de fazer manutenção, pois se eu deixar eles ficam lá funcionando perfeitamente. Lembrando que ando em estacionamento com o pessoal do GP e meu carro é um Xray FK´05.


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MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 11:22 am 
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pois é... eu ando com mamba 5700kv no meu lazer zx5, e os diff estao intactos... e eu ando de lipo 3s.... tomo apenas o cuidado de manter os diff bem apertados.

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MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 12:12 pm 
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Acho que o material varia de acordo com o objetivo

Por exemplo, vocês preferem que uma peça entorte ou quebre?

Um cara que brinca na rua vai preferir que entorte, assim ele pega um alicate e um martelo e desentorta meia boca

Já um cara numa competição vai ficar muito PUTO de andar com uma peça torta e vibrando, tenho certeza que ele prefere que ela quebre assim já detecta o problema.


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MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 12:36 pm 
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FlavioSTS escreveu:
Lembro que lá pelo ano de 1995 existia um kyosho Spider que tinha 2 versões.. o popularíssimo GP e o malfadado EP. Os dois compartilhavam o mesmo chassi de alumínio, que no GP´s já era padrão. No EP era uma "involução" pois o bicho não andava...não tinha saída e o comportamento do carro era de doer. Era uma carro que ninguém queria, pois o que adiantava ele ter uma maior aparência de durabilidade sendo que o desempenho era péssimo.

Quanto aos diffs no brushless, eu não entendo porque o pessoal reclama tanto... eu ando com um kit 4.5 da novak há um bom tempo e só abro os diffs quando me dá na telha de fazer manutenção, pois se eu deixar eles ficam lá funcionando perfeitamente. Lembrando que ando em estacionamento com o pessoal do GP e meu carro é um Xray FK´05.


É mais no minimo o kyosho usava um latinha né?estou falando de carro com umas bruxa

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MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 12:39 pm 
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matheusemp escreveu:
FlavioSTS escreveu:
Lembro que lá pelo ano de 1995 existia um kyosho Spider que tinha 2 versões.. o popularíssimo GP e o malfadado EP. Os dois compartilhavam o mesmo chassi de alumínio, que no GP´s já era padrão. No EP era uma "involução" pois o bicho não andava...não tinha saída e o comportamento do carro era de doer. Era uma carro que ninguém queria, pois o que adiantava ele ter uma maior aparência de durabilidade sendo que o desempenho era péssimo.

Quanto aos diffs no brushless, eu não entendo porque o pessoal reclama tanto... eu ando com um kit 4.5 da novak há um bom tempo e só abro os diffs quando me dá na telha de fazer manutenção, pois se eu deixar eles ficam lá funcionando perfeitamente. Lembrando que ando em estacionamento com o pessoal do GP e meu carro é um Xray FK´05.


É mais no minimo o kyosho usava um latinha né?estou falando de carro com umas bruxa


Do mesmo jeito que você perde rendimento com um latinha você perde o rendimento com um BL.
Não adianta nada colocar um BL FODÁCIO e ter rendimento de um stock! :putz:


Falow,

Fernando - PaNeTo

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Joguinho legalzinho!!


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MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 12:41 pm 
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É mais num adianta nada você ter um carro de 300 dollares que se bater em 70% da velocidade estora todo!

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MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 12:47 pm 
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matheusemp escreveu:
É mais num adianta nada você ter um carro de 300 dollares que se bater em 70% da velocidade estora todo!


Ele pode estourar! Mas duvido que o chassi vai quebrar!!!
Chassi de alumínio não vai melhorar em nada a durabilidade do carro... são as outras peças que precisam ser melhoradas!


Falow,

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MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 12:48 pm 
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matheusemp escreveu:
É mais num adianta nada você ter um carro de 300 dollares que se bater em 70% da velocidade estora todo!


pra que vc quer um carro que aguente bater em alta velocidade, se ele NUNCA vai chegar em alta velocidade?

Olha.. essa discussão está totalmente sem fundamento. vc é iniciante como vc mesmo se intitula.. tenho certeza que quando ficar mais experiente vai entender o que estamos tentando te explicar.

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MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 2:46 pm 
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matheusemp escreveu:
É mais num adianta nada você ter um carro de 300 dollares que se bater em 70% da velocidade estora todo!


Aí é que está o X da questão.... é difícil ter tudo!
Ou você escolhe um carro que seja leve, tenha bom desempenho e reaja de maneira diferente quando bate (fibra de carbono é tão resistente quanto o alumínio, só que ao bater, um rompe e o outro entorta), ou você arruma um tanque de guerra todo em alumínio que não anda tão bem mas é resistente.

Quanto a bater em alta velocidade, não existe carro que não sofra com isso.


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MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 3:08 pm 
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Citação:
mas é um ero comum pensar que o metal é mais resistente.... o composite é um plastico muito resistente, e a vantagem é nao entortar. o chassis de aluminio, pós batida, sofre avarias tambem .. ..

a grande diferença é.... o aluminio entorta..

o plastico quebra....

porem se compararmos os mesmos com a mesma espessura.. o aluminio entortaria antes do plastico quebrar.... tenho um off buggy eletrico... o chassis nunca quebrou... o que quebra é a mesma coisa q quebra em qq um ... bandejas... etc... .. é isso ai...


entao pegue um chassi mais top, coloque um Mamba 7700KV e fique andando em ruas de asfalto, estacionamentos e etc, duvido que despois de uns 3 meses vc tenha a mesma opiniao, tive varios problemas, e quem me conhece sabe que nao foi com apenas 1 chassi...enquanto nao tiver pista EP nao rola mais ....

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MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 3:22 pm 
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MarcosCorreia escreveu:
Citação:
mas é um ero comum pensar que o metal é mais resistente.... o composite é um plastico muito resistente, e a vantagem é nao entortar. o chassis de aluminio, pós batida, sofre avarias tambem .. ..

a grande diferença é.... o aluminio entorta..

o plastico quebra....

porem se compararmos os mesmos com a mesma espessura.. o aluminio entortaria antes do plastico quebrar.... tenho um off buggy eletrico... o chassis nunca quebrou... o que quebra é a mesma coisa q quebra em qq um ... bandejas... etc... .. é isso ai...


entao pegue um chassi mais top, coloque um Mamba 7700KV e fique andando em ruas de asfalto, estacionamentos e etc, duvido que despois de uns 3 meses vc tenha a mesma opiniao, tive varios problemas, e quem me conhece sabe que nao foi com apenas 1 chassi...enquanto nao tiver pista EP nao rola mais ....


absolutamente.. ando de 5700 com lipo 3s, em asfalto, estacionamento, terra, salto... tá la.. inteirão... zerado....

já tive inferno mp777
já tive revo...
ja tive rc 10

e até o momento, não senti poblema nenhum em relação a chassis... nem com eletrico nem com gp.

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MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 3:38 pm 
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Uma das atividades dos engenheiros que desenvolvem os carrinhos é escolher o material mais adequado para cada aplicação.

No caso dos modelos elétricos voltados a iniciantes (como carros RTRs), o baixo custo é um fator essencial. Peças de composto moldado, quando produzidas em larga escala, são bem mais baratas que peças usinadas. Por isso os chassis destes carros costumam ser de plástico moldado (às vezes reforçado com fibra de vidro, fibra de carbono, etc). Além disso, o plástico tem a resistência necessária para a aplicação, pois estes carros não costumam atingir velocidades tão elevadas, e o fato dele ser um pouco "maleável" permite ao chassis absorver pequenos impactos sem quebrar.

Já num modelo elétrico de competição, o que mais importa é o desempenho do carro, por isso usa-se materiais mais leves para o chassis, como fibra de carbono usinada ou compostos com grande percentual de grafite. A resistência é importante (e fibra de carbono é bem resistente), mas não em detrimento do desempenho. Quem compra um carro de competição em geral está mais preocupado com o desempenho do que com a durabilidade, afinal, quem bate muito não tem muitas chances de vencer corridas mesmo...

Num carro elétrico, o chassis não tem a função de dissipação do motor, logo não há necessidade de se usar um chassis de alumínio. Além disso:
- para modelos mais simples, o plástico moldado é muito mais barato;
- para modelos de competição, a fibra de carbono é mais leve (e quase tão resistente!).

Em carros nitro, o chassis age como um grande dissipador de calor para o motor, por isso é feito em alumínio, que tem uma boa resistência, é leve, e dissipa bem o calor. Já tive um modelo nitro que usava chassis de fibra de carbono, e não era raro o motor parar por superaquecimento! Os modelos nitro de competição usam uma liga de alumínio aeronáutico (7075-T6), que alia resistência e leveza, mas é bem mais cara. Modelos mais comuns usam chassis de ligas de alumínio mais baratas, muitas vezes estampados ao invés de usinados (também para reduzir o custo). Existem até modelos combustão que usam chassis de plástico (mais barato) com uma placa de alumínio para a fixação do motor (para dissipar o calor).

Já no caso dos diffs, os carros elétricos de competição usam diffs de esfera pois eles permitem um ajuste mais preciso e mais fácil. Os modelos a combustão em geral usam diffs de engrenagens por eles serem mais resistentes.

Vale lembrar que as corridas de elétricos duram em geral 5 minutos, enquanto que as de combustão podem chegar até a 60 minutos! Isso também afeta a seleção dos materias! Uma coisa é fazer um carro pra andar rápido por 5 min, e outra é fazer para durar uma corrida de 60!

Logo, os materiais utilizados hoje em dia foram selecionados devido a diversos fatores, e em geral são os melhores para a aplicação em questão. Lógico que os fabricantes estão sempre testando novos materiais e aplicações, afinal, todos querem melhorar seus produtos. Mas não existe nada "óbvio" para ser mudado, as inovações são sempre fruto de muita pesquisa e testes!


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