Uma das atividades dos engenheiros que desenvolvem os carrinhos é escolher o material mais adequado para cada aplicação.
No caso dos modelos elétricos voltados a iniciantes (como carros RTRs), o baixo custo é um fator essencial. Peças de composto moldado, quando produzidas em larga escala, são bem mais baratas que peças usinadas. Por isso os chassis destes carros costumam ser de plástico moldado (às vezes reforçado com fibra de vidro, fibra de carbono, etc). Além disso, o plástico tem a resistência necessária para a aplicação, pois estes carros não costumam atingir velocidades tão elevadas, e o fato dele ser um pouco "maleável" permite ao chassis absorver pequenos impactos sem quebrar.
Já num modelo elétrico de competição, o que mais importa é o desempenho do carro, por isso usa-se materiais mais leves para o chassis, como fibra de carbono usinada ou compostos com grande percentual de grafite. A resistência é importante (e fibra de carbono é bem resistente), mas não em detrimento do desempenho. Quem compra um carro de competição em geral está mais preocupado com o desempenho do que com a durabilidade, afinal, quem bate muito não tem muitas chances de vencer corridas mesmo...
Num carro elétrico, o chassis não tem a função de dissipação do motor, logo não há necessidade de se usar um chassis de alumínio. Além disso: - para modelos mais simples, o plástico moldado é muito mais barato; - para modelos de competição, a fibra de carbono é mais leve (e quase tão resistente!).
Em carros nitro, o chassis age como um grande dissipador de calor para o motor, por isso é feito em alumínio, que tem uma boa resistência, é leve, e dissipa bem o calor. Já tive um modelo nitro que usava chassis de fibra de carbono, e não era raro o motor parar por superaquecimento! Os modelos nitro de competição usam uma liga de alumínio aeronáutico (7075-T6), que alia resistência e leveza, mas é bem mais cara. Modelos mais comuns usam chassis de ligas de alumínio mais baratas, muitas vezes estampados ao invés de usinados (também para reduzir o custo). Existem até modelos combustão que usam chassis de plástico (mais barato) com uma placa de alumínio para a fixação do motor (para dissipar o calor).
Já no caso dos diffs, os carros elétricos de competição usam diffs de esfera pois eles permitem um ajuste mais preciso e mais fácil. Os modelos a combustão em geral usam diffs de engrenagens por eles serem mais resistentes.
Vale lembrar que as corridas de elétricos duram em geral 5 minutos, enquanto que as de combustão podem chegar até a 60 minutos! Isso também afeta a seleção dos materias! Uma coisa é fazer um carro pra andar rápido por 5 min, e outra é fazer para durar uma corrida de 60!
Logo, os materiais utilizados hoje em dia foram selecionados devido a diversos fatores, e em geral são os melhores para a aplicação em questão. Lógico que os fabricantes estão sempre testando novos materiais e aplicações, afinal, todos querem melhorar seus produtos. Mas não existe nada "óbvio" para ser mudado, as inovações são sempre fruto de muita pesquisa e testes!
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