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MensagemEnviado: Qui Jun 26, 2008 1:11 am 
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Irmãos,
Gostaria de saber quais os prós e contras entre carros que usam correias e carros que usam cardã, tenho um Hpi Pro 1 gostei muito do carro e penso em trocar, porém tenho receio de não me acostumar com um carro impulsionado por cardã, por isso peço a opinião de vocês...

Abraço a todos! :drinks:

Max


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MensagemEnviado: Qui Jun 26, 2008 7:32 am 
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Provavelmente haverão as mais diversas respostas pois a reação dos carros depende muito da pista, clima, estilo de pilotagem.
Bem vamos lá a grande maioria dos carros High End são Belt Drive (Correia).
Para maioria das pistas do Brasil talvez os BD sejm melhores pois os circuitos tem muitas retas. Aqui onde moro (Japão) a categoria mais popular é a Stock de 23T. São motores de 30.000. Mas no entanto as pistas daqui quase não há retas, é curva atrás de curva.
Por que disse tudo isso, por exemplo nesta categoria são motores com muito torque, consequentemente muito arranque, pois em pistas travadas quem está com o carro mais ajustado para as saídas de curva se dão melhor. Ai está o ponto, os Shaft Drive (Cardã) normalmente tem saída de curva melhor.
Para quem um estilo de pilotagem mais agressivo arrojado vai adorar os SD, pois os carros parecem ser bem mais ariscos.
Não só eu com a maioria dos japas aqui que correm de Stock temos carros, um BD e um SD.
Eu não diria para vc ter um ou outro, diria para vc ter os dois. Mesmo que vc use motores abaixo de 19T, ainda assim dá para usar o SD em Drift.
Em termos de manutenção são bem parecidos, porém trocar o Spur do TB é meio trabalhoso, entretanto não preciso refazer o diferencial, como no TRF416, todo fim de semana.
Deixando a humildade de lado, acho que eu tenho o melhor carro de cada classe. BD TRF416, SD TB Evolution V viewtopic.php?f=22&t=4480&st=0&sk=t&sd=a&start=15).
Não sei se ajudei!

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MensagemEnviado: Qui Jun 26, 2008 8:12 am 
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Deixa eu aproveitar a pergunta:

todo carro com cardã tem diferencial de engrenagens?


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MensagemEnviado: Qui Jun 26, 2008 9:31 am 
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Fernando escreveu:
Deixa eu aproveitar a pergunta:

todo carro com cardã tem diferencial de engrenagens?


Muito boa pergunta!

É difícil de imaginar como funcionaria um ball diff com cardã...

Se isso for verdade, o carro com cardã tende a dar menos manutenção do que o correia, porque o diff de engrenagem dá menos manutenção do que o de esferas.

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MensagemEnviado: Qui Jun 26, 2008 9:31 am 
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O meu é cardã e usa ball diff (Associated TC3)

De fato, o TB5 é o cardã mais top que eu conheço, tanto que eu achava isso estranho. Até saber que tipo de motor o pessoal mais usa aí no Nihon.


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MensagemEnviado: Qui Jun 26, 2008 9:32 am 
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Falou tudo....

MSYano escreveu:
Provavelmente haverão as mais diversas respostas pois a reação dos carros depende muito da pista, clima, estilo de pilotagem.
Bem vamos lá a grande maioria dos carros High End são Belt Drive (Correia).
Para maioria das pistas do Brasil talvez os BD sejm melhores pois os circuitos tem muitas retas. Aqui onde moro (Japão) a categoria mais popular é a Stock de 23T. São motores de 30.000. Mas no entanto as pistas daqui quase não há retas, é curva atrás de curva.
Por que disse tudo isso, por exemplo nesta categoria são motores com muito torque, consequentemente muito arranque, pois em pistas travadas quem está com o carro mais ajustado para as saídas de curva se dão melhor. Ai está o ponto, os Shaft Drive (Cardã) normalmente tem saída de curva melhor.
Para quem um estilo de pilotagem mais agressivo arrojado vai adorar os SD, pois os carros parecem ser bem mais ariscos.
Não só eu com a maioria dos japas aqui que correm de Stock temos carros, um BD e um SD.
Eu não diria para vc ter um ou outro, diria para vc ter os dois. Mesmo que vc use motores abaixo de 19T, ainda assim dá para usar o SD em Drift.
Em termos de manutenção são bem parecidos, porém trocar o Spur do TB é meio trabalhoso, entretanto não preciso refazer o diferencial, como no TRF416, todo fim de semana.
Deixando a humildade de lado, acho que eu tenho o melhor carro de cada classe. BD TRF416, SD TB Evolution V viewtopic.php?f=22&t=4480&st=0&sk=t&sd=a&start=15).
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MensagemEnviado: Qui Jun 26, 2008 9:40 am 
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Registrado em: Seg Dez 04, 2006 9:41 am
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Cold Fusion escreveu:
Falou tudo....

MSYano escreveu:
Provavelmente haverão as mais diversas respostas pois a reação dos carros depende muito da pista, clima, estilo de pilotagem.
Bem vamos lá a grande maioria dos carros High End são Belt Drive (Correia).
Para maioria das pistas do Brasil talvez os BD sejm melhores pois os circuitos tem muitas retas. Aqui onde moro (Japão) a categoria mais popular é a Stock de 23T. São motores de 30.000. Mas no entanto as pistas daqui quase não há retas, é curva atrás de curva.
Por que disse tudo isso, por exemplo nesta categoria são motores com muito torque, consequentemente muito arranque, pois em pistas travadas quem está com o carro mais ajustado para as saídas de curva se dão melhor. Ai está o ponto, os Shaft Drive (Cardã) normalmente tem saída de curva melhor.
Para quem um estilo de pilotagem mais agressivo arrojado vai adorar os SD, pois os carros parecem ser bem mais ariscos.
Não só eu com a maioria dos japas aqui que correm de Stock temos carros, um BD e um SD.
Eu não diria para vc ter um ou outro, diria para vc ter os dois. Mesmo que vc use motores abaixo de 19T, ainda assim dá para usar o SD em Drift.
Em termos de manutenção são bem parecidos, porém trocar o Spur do TB é meio trabalhoso, entretanto não preciso refazer o diferencial, como no TRF416, todo fim de semana.
Deixando a humildade de lado, acho que eu tenho o melhor carro de cada classe. BD TRF416, SD TB Evolution V http://www.rceletrico.com.br/forum/viewto ... a&start=15).
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Falou nada...

:bleh: :mrgreen:

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MensagemEnviado: Qui Jun 26, 2008 9:58 am 
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Eu tenho tanto BD quanto SD.
O SD gera mais torque. É um sistema de transmissão mais pesado q o BD. Com motores fortes (Eu uso um Pro4 com novak 3.5) as bevel gear tem de ser trocadas com uma certa frequencia. Mas isso não dá muito trabalho. Tanto a troca de bevel gear quanto refazer o diferencial são coisas bem light.
Pra andar com o BD o lugar tem de estar limpo se não entra pedra na transmissão.


valeu

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MensagemEnviado: Qui Jun 26, 2008 11:07 am 
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Tá aí uma pergunta que eu sempre me fiz... por que os carros TOP são todos Belt Driven?


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MensagemEnviado: Qui Jun 26, 2008 11:40 am 
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Se não me engano, é porque o cardã girando em alta velocidade gera uma força centrípeta que puxa o carro para o lado da rotação.


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MensagemEnviado: Qui Jun 26, 2008 12:13 pm 
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O que o Isao falou faz sentido.

Que nem nos carros 1:1 com motores potentes e tração traseira, como Dodge, Maverick, Mustang... Numa acelerada mais forte o chassis tenta "acompanhar" o giro do cardã, sofrendo torção, levantando uma roda, perdendo aderência e comprometendo a estabilidade.

Sobre diff de esferas com cardã, o meu velhinho TA02 veio com diff de esferas... O fato do diff ser de esferas não significa que ele precisa ser aberto, ele pode estar montado dentro de uma caixa, como é caso dos Tamiya mais antigos.

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MensagemEnviado: Qui Jun 26, 2008 1:46 pm 
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O meu é cardã e é diff de esferas!! é o TF-5..... e meu ta02 tem bolinhas na frente e engrenagem atras!.....

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MensagemEnviado: Qui Jun 26, 2008 3:13 pm 
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Deividfei escreveu:
O meu é cardã e é diff de esferas!! é o TF-5..... e meu ta02 tem bolinhas na frente e engrenagem atras!.....


É o contrário, pelo menos o meu!

Diff por engrenagens na frente e Diff de esferas atrás.

E quanto a famosa força centrípeta que o Isao falou, para mim isso é lenda, acho que a diferença entre os sistemas mora no CG do carro. Tudo bem, existe a força centrípeta no cardã...mas não acredito que esta força seja representativa de modo que vá influenciar sensivelmente no desempenho de um RC.

Alguém aí, já presenciou, na vida real, a diferença e a superioridade, de chassis de correia quanto os de cardã?

Falar que ouviu, que acha, que leu, não vale, claro.

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MensagemEnviado: Qui Jun 26, 2008 3:44 pm 
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Germano escreveu:
Eu tenho tanto BD quanto SD.
O SD gera mais torque. É um sistema de transmissão mais pesado q o BD. Com motores fortes (Eu uso um Pro4 com novak 3.5) as bevel gear tem de ser trocadas com uma certa frequencia. Mas isso não dá muito trabalho. Tanto a troca de bevel gear quanto refazer o diferencial são coisas bem light.
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valeu

já acho que Cardã é muito mais leve que Correia, se for ver nivel de "peso" de transmissão...

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MensagemEnviado: Qui Jun 26, 2008 3:51 pm 
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É só você fazer o teste, sem motor empurre um SD e depois um BD =D
sabongi escreveu:
Tá aí uma pergunta que eu sempre me fiz... por que os carros TOP são todos Belt Driven?

Chassi SD TOP, o TC4 FT e o Yokomo MR4TC-SD são praticamente iguais, ambos muito bem construidos, tem o HPI Pro4, TB Evo V que eu lembro agora... Não sei se o TF5 tem versão pro, mas se for igual seu irmão BD(Stallion Shin), é TOP também.

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