RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 2:21 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 71 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Dom Jun 08, 2008 9:57 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

matheusemp escreveu:
Se o aluminio entortar é so desentortar!tenho um amigo que nunca troca peças de metal só as desentorta com o martelo e fica bom denovo!agora plastico nem dá pra cola com super bond pq no primeiro pulo já era.

Chassis de alumínio entorta e muito fácil.
Desentortar nunca o deixará igual.
Na prática terá um carro nada estável e perderá muitos tempo causa disso.

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

MensagemEnviado: Dom Jun 08, 2008 10:03 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

matheusemp escreveu:
É mais num adianta nada você ter um carro de 300 dollares que se bater em 70% da velocidade estora todo!

Se você bater um gp igual um EP, os danos no GP serão maiores e mais caros, o que acontece é que os EP sofrem mais batidas.

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

MensagemEnviado: Dom Jun 08, 2008 10:24 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

matheusemp escreveu:
Sabia que algum dia uma grande Fábrica iria lançar um automodelo com chassis de aluminio!!! :bleh: :bleh:

E imagina a bateria escapar da sua mão e fechar um curto no chassis? nada legal......

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

MensagemEnviado: Dom Jun 08, 2008 11:35 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Caramba esse topico rendeu heim..
Muito bom, apesar de não existir um consenso, pois gosto é gosto.
Mais fica dificil chegar a uma conclusão unica pois as variaves são muita e td o que foi dito aqui nesse post é MUITO valido.

A impressão que todos temos é que os GP são mais resistentes comparando com EP, mais é o mesmo que comparar banana com laranja, são dois conseitos diferentes...

Em um GP, por mais barato que seja a potencia do motores já é grande, se for preparar esse GP com um motor mais forte ele já vai estar bem preparado para isso, já nos EP se vc for usar um kit RTR e rodar com Brushless, ele com certeza vai precisar ser reforçado, principalmente as partes da transmissão.

E o assunto de que os eng fazem o que é melhor, esta totalmete correto, mais a evolução nos EPs são mais acentuadas e tb é muito mais simples "turbinar" um EP doq um GP.

Eu tenho e sempre tive GP e agora estou, já faz um tempo, entrando no EP e com certeza já tive mais problemas com meu EP doq com meus GPs, mais não eu não posso culpar e dizer que EP é fragil, pois peguei um RTR e coloquei 5700 com 3S 25C, o salto de potencia foi muito grande.

Estou me referindo sempre a fragilidade dos diff, pq são de esfera e as engrenagens são de plasticos, coisa que nunca foi aplicado nos GPs.

Voltando ao assunto do topico, chassi, isso é muito questão de gosto, se vc gosta de bater desentortar as peças e nuca mais ter o carro como antes, como eu, vc vai preferir aluminio, mesmo pq o chassi de aluminio é bem caro, já se vc prefere ter o carro acertadinho é melhor bater quebrar e compara outro comoa contece nos de plastico quee são bem mais baratos tb... Agora os de fibra de carbono é para que já pensa mais em competição, e que provavelmente não pensa em bater, mesmo pq é bem caro..rs

[]'s

MensagemEnviado: Seg Jun 09, 2008 1:01 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Coelho, quebrar chassi de fibra é MUITOOOOO dificil heim...rs

MensagemEnviado: Seg Jun 09, 2008 8:46 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

alekimura escreveu:

Concordo..rs
Mais eu já quebrei umas 3 vezes um upper deck de fibra de um TS, coisa que não acontece com plastico devido ao poder de deformação que o plastico tem, ele entorta mais volta ao original eo aluminio entorta.
É claro sempre se tratando de pancadas fortes, pois nas mais comuns, o aluminio serio mais "fragil" pois as vezes ele entorta e vc não precebe, só percebe que o carro esta mois estranho..rs

MensagemEnviado: Seg Jun 09, 2008 3:09 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Coelho escreveu:
alekimura escreveu:

Concordo..rs
Mais eu já quebrei umas 3 vezes um upper deck de fibra de um TS, coisa que não acontece com plastico devido ao poder de deformação que o plastico tem, ele entorta mais volta ao original eo aluminio entorta.
É claro sempre se tratando de pancadas fortes, pois nas mais comuns, o aluminio serio mais "fragil" pois as vezes ele entorta e vc não precebe, só percebe que o carro esta mois estranho..rs

Eu já bati MUITO feio, e nunca nem trincou hehehe
Acho que batidas de FRENTE, quando se pega o bumper, dificilmente quebra...
Qanto ao Upperdeck, esse sim é mais comum quebrar, até pq eles também servem pra regular a a flexibilidade ou torção do chassi(nos EP), então, as vezes ele é bem mais fino e estreito hehehe

MensagemEnviado: Seg Jul 21, 2008 2:31 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

É bem possível que se use chassis de alumínio em GPs por uma questão de dissipação térmica, afinal o alumínio é melhor condutor de calor do que a fibra de carbono.

MensagemEnviado: Qua Jul 23, 2008 6:06 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Images: 4
Essa história do material é dá o q falar mesmo.
O alumínio não é flexível. Ele entorta e fica torto. Vc pode desentorta-lo mas cada vez q fizer isso vc terá um material menos resistente. O aluminio "fadiga" muito rapido.
A fibra de carbono possui flexibilidade mas é pouca. Dependendo da pancada o material quebra facil. Não entorta como o alumínio.
O plástico é um material muito diversificado. Existe plastico de todo tipo: q quebra, q é resistente e flexível. Uma desvatagem é ter pouca resistencia ao calor. Mas fora isso, é um material muito bom pra chassis.
Outro dia dia eu fiquei bolado. Tenho um óculos de segurança q é todo transparente. Sempre achei q fosse de acrilico. Mas teve um dia resolvi acabar com ele. Então apertei o óculos na mão com toda força pra ele quebrar na parte do óculos q fica apoiado no nariz e não aconteceu nada. Dobrei pro lado contrário e deu na mesma! Então resolvi torcer o óculos e adivinha o q aconteceu? NADA! O Bicho continuou inteiro. Impressionante, não ficou com marca onde dobrou nem empenado. Enfim, continuo com o óculos até hoje.

valeu

4Pk

Seja livre, compre um off road.

Personal album

MensagemEnviado: Qua Jul 23, 2008 7:36 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Acho que é mais por causa do que o Paulo falou...se fechar um curto no chassi a coisa é feia...

MensagemEnviado: Qui Jul 24, 2008 4:52 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Images: 4
Isao_TKR escreveu:
Acho que é mais por causa do que o Paulo falou...se fechar um curto no chassi a coisa é feia...

O carbono tb é condutor de eletricidade.

valeu

4Pk

Seja livre, compre um off road.

Personal album

MensagemEnviado: Qui Jul 24, 2008 1:56 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Vale lembrar também que o alumínio utilizado no chassi dos automodelos não é o alumínio comum, é o alumínio aeronáutico, também chamado de duralumínio (6061-T6 por exemplo).

A resistência dele é maior que a de alguns aços. Já vi batidas feias que chegaram a empenar o chassi. O empeno não foi grande, mas foi o suficiente para inutilizá-lo.

Talvez o peso seja o diferencial. Um chassi em dural deve ter um peso muito maior do que um em fibra de carbono de 3mm de espessura.

E acredito que melhorar a relação peso-potência é fundamental, uma vez que a potência dos motores que usamos passam longe dos 2cv que os motores de combustão podem desenvolver.

OBS: o peso muito maior deve girar na casa de 50 ou 70 gramas.

MensagemEnviado: Qui Jul 24, 2008 4:40 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

vagnerc escreveu:
Vale lembrar também que o alumínio utilizado no chassi dos automodelos não é o alumínio comum, é o alumínio aeronáutico, também chamado de duralumínio (6061-T6 por exemplo).

A resistência dele é maior que a de alguns aços. Já vi batidas feias que chegaram a empenar o chassi. O empeno não foi grande, mas foi o suficiente para inutilizá-lo.

Talvez o peso seja o diferencial. Um chassi em dural deve ter um peso muito maior do que um em fibra de carbono de 3mm de espessura.

E acredito que melhorar a relação peso-potência é fundamental, uma vez que a potência dos motores que usamos passam longe dos 2cv que os motores de combustão podem desenvolver.

OBS: o peso muito maior deve girar na casa de 50 ou 70 gramas.

concordo plenamente com a relação peso potencia citada pelo Vagnerc...

e ainda mais... aposto muito mais no tuturo dos combustão com chassis de fibra de carbono que os eletricos com aluminio..

MensagemEnviado: Qui Jul 24, 2008 4:51 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Germano escreveu:
Essa história do material é dá o q falar mesmo.
O alumínio não é flexível. Ele entorta e fica torto. Vc pode desentorta-lo mas cada vez q fizer isso vc terá um material menos resistente. O aluminio "fadiga" muito rapido.
A fibra de carbono possui flexibilidade mas é pouca. Dependendo da pancada o material quebra facil. Não entorta como o alumínio.
O plástico é um material muito diversificado. Existe plastico de todo tipo: q quebra, q é resistente e flexível. Uma desvatagem é ter pouca resistencia ao calor. Mas fora isso, é um material muito bom pra chassis.
Outro dia dia eu fiquei bolado. Tenho um óculos de segurança q é todo transparente. Sempre achei q fosse de acrilico. Mas teve um dia resolvi acabar com ele. Então apertei o óculos na mão com toda força pra ele quebrar na parte do óculos q fica apoiado no nariz e não aconteceu nada. Dobrei pro lado contrário e deu na mesma! Então resolvi torcer o óculos e adivinha o q aconteceu? NADA! O Bicho continuou inteiro. Impressionante, não ficou com marca onde dobrou nem empenado. Enfim, continuo com o óculos até hoje.

valeu

Óculos de segurança é feito de POLICARBONATO.

MEsmo material de lentes de faróis de carro!

Extremamente Ductil, e Resiliente. Absorve energia e impacto demais! Só não é resistente a abrasividade! (riscos)

MensagemEnviado: Qui Jul 24, 2008 8:17 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Germano escreveu:
Isao_TKR escreveu:

O carbono tb é condutor de eletricidade.

valeu

descobri isso na marra...coloquei dois parafusos alen para fazer de limitador da bateria (sbs) e quando ela encostou deu um pequeno curto... a unica explicação que achei foi essa.. incrivel! hehehehe

Criar novo tópico Responder  [ 71 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas