RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 12:51 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 34 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Ago 01, 2008 5:41 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Obrigado pelas respostas estou aprendendo bastante...
Quanto à suspensão há algo de errado mesmo, pois ao montá-la, como trata-se de pinos embaixo de capas, estes não encaixam direito, encostando em seu interior e consequentemente travando. Uma pena, pois o conjunto é muito bonito.

Aguardo mais respostas.

Ps.: Onde comprar pilhas recarregáveis de primeira linha no ABC ou em Sampa mesmo?

grato

Cesar

MensagemEnviado: Sáb Ago 02, 2008 1:11 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Cesar, meu Iwaver é um pouco diferente do seu. Essa regulagem do servo a que você se refere é um trimpot (mini potenciômetro), ou seja um resistor ajustável (com chavinha de fenda) que serve para alinhar as rodas dianteiras. Comigo também aconteceu de as rodas dianteiras ficarem tremendo sozinhas, o que pode ser corrigido com o ajuste do trimpot, como você fez.
1-Eu girava um pouquinho esse resistor.
2-Depois girava o volante do transmissor até chegar no ponto em que as rodas dianteiras esterçavam igualmente e sem tremer para os dois lados. Esse é o ponto ideal da parte eletrônica, mas agora precisa ajustar a parte mecânica.
3-Depois eu regulava o canal do transmissor para um ponto próximo do zero R0 ou L0 (aquele botão comprido ao lado do volante do transmissor, que alinha as rodas dianteiras). É bom deixar próximo do zero para que se tenha uma boa margem de correção de alinnhamento das rodas dianteiras, quando necessário.
4-E por último, caso as rodas dianteiras tenham ficado desalinhadas depois dos procedimentos acima, eu soltei o parafuso que segura o salva-servo (aquela alavanca em forma de manivela), e recoloquei o conjunto (engrenagem+alavanca) de maneira que as rodas ficassem perfeitamente alinhadas. Ao recolocar não pode apertar muito o parafuso. Possui uma arruela de plástico que funciona como uma mola. Se apertar muito o parafuso, ela perde a função que é a de se quebrar em lugar do servo, em caso de batida.
Imagino que, como eu, muitos terão problemas com o frágil servo do Iwaver, assim vou tentar ajudá-los colocando um tópico com fotos, de como fazer essa regulagem, e inclusive de como construir fácilmente, em casa, o salva-servo.

Cesar, eu gosto de usar pilhas Sony (a original possui selo holográfico) 900 MAh nos carrinhos (R$20 o par na Sta. Ifigênia). As pilhas do transmissor duram bastante, e podem ser de um tipo mais barato como as GP ou coisa assim. Tive problemas com pilhas Dotcom.
Desconfie de pilhas AAA (palito) acima de 1000 MAh e AA acima de 2700 MAh.
Um EXCELENTE carregador para 4 pilhas AA e AAA, é o SonyBCG-34HRMF com refresh (esgotamento total das pilhas antes de carregar) e display para monitoramento. Você pode acompanhar no display, o andamento da carga e estado de cada pilha. É muito seguro e desliga no final da carga. JÁ VEM com 4 pilhas AA de 2700 MAh). Paguei R$75, mas atualmente é vendido de R$90 a R$125 na Sta. Ifigênia.

Quanto às bôlhas, por esse preço acho que você pode comprar as tipo MiniCooper, mais difíceis de encontrar, porém bem mais legais que Ford GT ou Saleen.

Quanto às suas outras dúvidas, acho que já foram muito bem esclarecidas acima. Eu nem sabia que existiam esses fios soldados nas placas dos modelos anteriores do Iwaver.

MensagemEnviado: Dom Ago 03, 2008 11:10 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Images: 25
Fala Adriano, beleza?

essa regulagem resolve definitivamente o problema das rodas perderem o alinhamento após um batida?

Personal album

MensagemEnviado: Dom Ago 03, 2008 12:33 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Tudo bem, Leonardo?
Definitivamente, acho que NÃO, mas se o servo estiver corretamente montado mecânicamente e bem ajustado eletrônicamente, melhora bastante. O servo é o ponto fraco do Iwaver. A solução definitiva talvez seja colocar pequenos para-choques laterais (estou pensando em fazer um para-choque de biscuit para testar), como naquelas Pumas mais antigas, sabe qual é Leonardo, ou trocar a carroceria por uma outra que ofereça maior proteção aos pneus dianteiros. Acho que a bôlha Mini Cooper fica melhor. A minha bôlha é Ford GT. Coloquei um pneu um pouquinho mais largo na frente, e quebrou o salva-servo. Notei que o pneu fica um pouco fora da carroceria, nas curvas e, ao bater nas laterais da pista (de espuma), desalinha ou quebra o servo. Pneus mais largos, ou muito aderentes na dianteira, agravam o problema. Ajustar o TX para um ângulo não muito grande como limite de esterçamento, também ajuda. Esse ajuste não precisa estar no limite (120%) a menos que a pista tenha curvas muito fechadas. Ele deve ser ajustado para o mínimo valor que permita fazer as curvas. Leonardo, acho que a gente deveria experimentar fazer uma proteção lateral (pára-choques) de biscuit para ver se dá certo. É cedo para cantar vitória, mas desde que fiz essas regulagens mecânicas e eletrônicas no meu Iwaver, nunca mais quebrou ou desalinhou nas batidas. Também tenho Kyosho Overland Mercedes AMG. O servo é mais preciso que os do Iwaver, e não desalinha nunca. É muito legal, tem amortecedores de largo curso e o jeepinho até inclina nas curvas. Mas confesso que, depois que coloquei um motor I-Stock e pneus de latex, acho MAIS GOSTOSO pilotar o meu Iwaver. Iwaver é uma excelente opção custo/benefício. Quando eles melhorarem o servo, vai ficar tão bom quanto os Kyoshos (e por 1/3 do preço). Já falaram aqui no fórum que o modêlo 05 (mini-monster) do Iwaver possui um servo muito bom. Quando eles melhorarem o servo, a gente vai poder comprá-lo separadamente. Iwaver tem que melhorar o suporte de pilha do transmissor. Tem que ser de encaixe (sem fios) como os Kyoshos. mas já vi na internet que Iwaver tem evoluído bastante, com base nas sugestões dos consumidores.
Um abraço, Adriano

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

MensagemEnviado: Dom Ago 03, 2008 4:55 pm 
[Moderador]

Adriano, refarei todos estes ajustes no meu iwaver, mas ele está perdendo muito o alinhamento.

Agora a pouco comprei no ML um Micro-servo Tower pro de 1,2kg de força. Assim que chegar aqui, vou tentar instalar ele no lugar do servo original do iwaver, que pelo que vi, é controlado diretamente pela placa dele. Assim terei de retirar a placa controladora do servo e emendar os 4 fios diretamente no servo. Vamos ver o que acontece. Se a melhora ocorrer e for significativa, colocarei um tutorial aqui!

Abraço a todos.

MensagemEnviado: Dom Ago 03, 2008 6:02 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Legal essa sua idéia de tirar a placa e ligar direto na do Iwaver, teóricamente, pode dar certo. Mas você precisa abrir a parte traseira do servo do Iwaver para ver como deve ligar os fios. Corre o risco de queimar o integrado que controla o servo na placa do Iwaver, mas vale a pena tentar. Se der certo, vai nos ajudar à todos.
Eu vi a foto dele na internet, aparentemente, as medidas são as mesmas. Antes de tirar o servo, seria bom anotar a cor e posição fios caso tenha que recolocar o servo original. Caso sirva para ajudá-lo, estou postanto a foto de um servo aberto.
Abraço, Adriano

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

MensagemEnviado: Qua Ago 06, 2008 11:07 pm 
[Moderador]

Pessoal, boas e más novas.

As boas novas é que meu micro-servo tower pro chegou.

As más novas é que eles não são compatíveis. A profundidade dele é maior, e a engrenagem que prende o salva-servo e o pino que movimenta a barra de direção é maior, sendo assim, não compatível.

Ele veio com cruzetas para linkagem de aeromodelismo (para acionar profusores, lemes, etc.), e tem 5 fios internos após a placa.

Como podem observar no servo original do i-waver, os fios amarelo e azul do potenciômetro são ligados à placa integrada. O trimpot tem 3 contatos, sendo que o contato do meio é soldado à um dos contatos ao lado.

Com um ferro de solda mais sensível, e muita paciência, acho que consigo "canibalizar" o tower-pro (dá até dó, é uma obra de arte esse pequeno... parece ser parrudíssimo), e ligar os fios nos devidos lugares. Ainda assim, teria de dar um jeito de utilizar ele sem a parte trazeira, e prender as duas peças na fita isolante mesmo.

Vou postar fotos em breve, para que me entendam melhor. Ainda assim, precisaria fazer um salva-servo e o pino na barra de direção para que ele tenha suas funcionalidades totais.

Postarei novidades, e fotos dos processos, caso eu tente logo. Desejem-me sorte! :)

MensagemEnviado: Qui Ago 07, 2008 12:19 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

doug01n ...
Já construi algumas peças com biscuit. Fica muito resistente. Mas precisa levar em conta que depois de seco, diminui um pouco de tamanho. Acho que você pode construir todo o conjunto de adaptação em biscuit. Compra-se biscuit pronto, de qualquer cor e em pequenas quantidades em loja de artesanato.
Um abraço, Adriano

MensagemEnviado: Qui Ago 07, 2008 9:51 am 
[Moderador]

Adriano e amigos,

Seguem fotos do micro-servo:

Ele de frente... reparem que o "cilindro mestre" é maior que o servo original, o que não deixa adaptar o conjunto salva-servo do iwaver original:

Imagem

Abrindo... São 4 parafusos que percorrem o corpo do servo, juntando a capa frontal com a trazeira. Penso em adaptar apenas a frontal para caber, prendendo firmemente com fita isolante, e prender com fita dupla-face 3M no chassi, depois de testar o funcionamento.

Imagem

Fundo aberto. Este é o trimpot:

Imagem
Aberto... reparem no tamanhinho do motor :blink: :

Imagem

Vou ver se passo em casa de artesanato para achar o Biscuit para tentar fazer os adaptadores.

Tentarei também ver se consigo fazer uma espécie de junção mais frágil, que se quebre quando ocorrer uma batida, funcionando como "salva-servo". Ou mesmo uma mola...

Abraços,

Douglas

MensagemEnviado: Qui Ago 14, 2008 3:47 pm 
[Moderador]

Mais uma foto do iwaver... desta vez da placa.

Tenho a foto em tamanho grande (5MP), e bem detalhado, e também do verso. se alguém precisar, mande MP que mando por e-mail.

Imagem

Um amigo que entende de eletrônica falou que possivelmente, descobrindo qual o pino do sinal do servo que entra e sai do controlador (pelas pesquisas, um Toshiba 31136), é possível sim ligar o servo novo que comprei. Aí seria uma bela adaptação, eliminando toda a parte do circuito controlador do servo do iwaver e utilizando um micro-servo "profissional".

Alguém poderia ajudar? Este controlador integrado é o mesmo utilizado no mini-z, pelo que pesquisei.

Cesao_scsul, Descobri o pq o plate superior de carbono esmaga a sua suspensão. Esta peça é a do 02M, que possui outro "motor mounting", então a peça original dos nossos iwaver que seguram a suspensão traseira são de plástico e parafusados no PCB cover. No 02M, são 1 peça só, no mesmo nível!

MensagemEnviado: Ter Ago 19, 2008 9:32 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

na foto 02 parece que ta faltando os para fusos abra e coloque molas maiores para fazer a funçao do amortecedor

MensagemEnviado: Sex Mar 20, 2009 9:35 am 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Pessoal, comprei um Iwaver com bolha do Sallen e veio com a caixa e manuais do modelo 02 e gostaria de tirar algumas dúvidas:
- o modelo 02 tem o chassi de plástico?
- o rádio digital é AM? Posso usá-lo em outro automodelo escala 1/10?
- o meu está sem tração na roda traseira esquerda. Como resolver? É algum problema no diferencial do lado direito?
- como limpa-lo? o que colocar no diferencial, depois de lava-lo, graxa, silicone?
Abraço,

MensagemEnviado: Sex Mar 20, 2009 10:37 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Images: 5
Todos os Iwaver vêm de fábrica com chassis todo de plástico, inclusive suspensão , etc.
Sim, outros rádios podem ser utilizados com a placa do Iwaver.
Realmente pode ser o Diff que está zuado, talvez com folga interna, o mestre Adriano só lavou com álcool. já vi em outros tópicos/fóruns usarem graxa de impressora. Para criar fricção interna no diff.
A única pessoa que eu sei que desmontou o diff original foi o Adriano, mas o diff original é barato, procura na Hobby Delivery, eu vou trazer um ball diff do Mini-Z pra ver se serve, menos de 10 doletas na Toyeast.

CARRO ----- READY.....Inferno US Sports convertido 2200Kv 4S

Personal album

MensagemEnviado: Sex Mar 20, 2009 10:51 am 
[Moderador]

Provavelmente o diferencial está com algum problema, ou então a roda traseira não está bem apertada deste lado. Verifique estes pontos.

Quanto ao rádio, sim, funciona com outros receptores, tem que ser AM 27Mhz no seu caso!

MensagemEnviado: Sex Mar 20, 2009 11:02 am 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Então, eu comprei esse iwaver só por causa do rádio, que vou utilizá-lo no meu hpi 1/10 combustão ou na revo.

Mas me surpreendi com o iwaver. As engrenagens do diferencial são novas, pois eu abri e verifiquei.
O parafuso da roda direita traseira interfere na tração? Tem que estar apertada ou não muito?
O chassi por ser de plástico quebra fácil? Tem como colocar um de fibra de carbono?

Criar novo tópico Responder  [ 34 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas