RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 8:40 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 24 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Ago 28, 2008 6:12 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Ola a todos eu sou novo aqui no fórum e acabei de comprar uma E-Maxx, com a aguda do fórum RCMasters...
Chegou ontem e só andou 15 minutos aqui ficam as primeiras fotos;

Imagem

Imagem

Então é assim eu tenho uma Savage a nitro, e percebo um pouco de carros a nitro, não muito, mas de eléctricos não entendo nada... Por isso segui o conselho do pessoal e vim ter convosco.

Tudo o que me possam aconselhar agradeço, sobre este auto, desde baterias a um possível novo motor mais forte tudo... hehehehehe :D :D :D

Imagem

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Sáb Ago 30, 2008 5:58 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Ola ontem estava em cassa resolvi pintar uma bolha para a E-Maxx aqui ficam as fotos;

Imagem

Imagem

Comentem :D :D

Precisava de comprar uma baterias o que é que me aconselham?
Assim umas que aguentem muito tempo :D

Abraços :D

Imagem

MensagemEnviado: Sáb Ago 30, 2008 10:59 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 2
UAU!!!!

Essa e-maxx é muito bala e essa bolha nova ficou bem legal :drinks:

[]´s
Medina

Personal album

MensagemEnviado: Sáb Ago 30, 2008 6:45 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Ai pessoal ninguém me pode ajudar acerca das baterias?

Cumps :D

Imagem

MensagemEnviado: Sáb Ago 30, 2008 8:39 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

vascocosta escreveu:
Ai pessoal ninguém me pode ajudar acerca das baterias?

Cumps :D

compre lipos, e pra se ter mais run time, compre com o maior Ampere possivel. claro que pode comprar umas baterias usadas aqui no forum, as de Nimh tb são boas, procure comprar maiores que 4200 pra cima. dependendo do motor vc conseguira um run time de uns 20 a 30min.

Imagem

MensagemEnviado: Dom Ago 31, 2008 4:02 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Eu encontrei umas lipos no ebay a 8000 mAH 11.1 V , VELINEON 3S2P isto não faço a mais pequena ideia do que seja... Mas 150 dólares por uma bateria parece ser um pouco caro, vale mesmo a pena???
Diz lá que aguenta 60 minutos será verdade???

Agora estas trabalham a 11.1 V mas na E-Maxx é a 8.4 V se eu usar estas baterias não vou estragar os motores??

Abraços :wink:

Imagem

MensagemEnviado: Dom Ago 31, 2008 7:09 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Na versão original (brushed) sim, vai torrar! Não vai dar tempo de estragar muito os motores, pois o ESC vai queimar primeiro.

No conjunto todo, 16,8V nominais, e 14x1,5=21V de tensão máxima.
14s (Ni-Mh) X 1,5 = 21V
6s (Lipo) X 4,2 = 25,2V para esta tensão eu aconselho usar o esc MMM com motor brushless adequado (que ainda não sei qual tem o melhor custo-benefício).

O que você pode fazer é pesquisar os preços das Li-Fe (preferêncialmente da marca A123), elas tem tensão menores que a Li-Po e um pouco maiores que as Ni-Mh, em quantidades de células equivalentes.
:wink:
Ah, eu pessoalmente evito de comprar packs de Lipo 2P, 3P... Se é para ligar em paralelo eu ligo 2 packs separados iguais.

Traxxas E-maxx 3905 16,8V > D+!

Pensando em comprar:
Par de baterias: 7cell ou 2S(sem hard case, 100A de descarga ou+)

Jogo de pneus onroad (p/ E-maxx)

MensagemEnviado: Seg Set 01, 2008 4:19 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Fabio BP obrigado pela resposta mas para te dizer a verdade não percebi nada do que disse-te... Desculpe a burrice, mas de eléctrico estou a começar agora então entende né?

Então para você qual é a melhor solução de baterias para a E-Maxx ainda original mas ,mais tarde pretendo trocar o motor,? São essas tais Li-Fe??
Como é que funciona isso direito de ligar duas packs separados iguais??

:wink:

Imagem

MensagemEnviado: Seg Set 01, 2008 3:47 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Tudo bem... :wink:
Voltando ao inicio, vendo as especificações no site da Traxxas http://www.traxxas.com/products/electri ... _specs.htm o E-maxx aceita até 14 células de Ni-mh que é um tipo de bateria que cada célula pode chegar até 1,6volts de pico na carga, e quando em uso cai de 1,3volts para menos.
Veja este tópico: http://rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=14&t=7
E dê uma pesquisada em Lipo's, há muita coisa a respeito. (use o Google também :wink: )

Portanto com o pack carregado e adotando 1,5v por célula (letra "S", para não confundir com "C" de descarga)
14S (dado do fabricante) x 1,5V = 21V de tensão ou voltagem máxima que o ESC (Electronic Speed Control) aceita na entrada (Input voltage).

E assim usando 2 packs de Li-Po = 3S+3S = 6S x 4,2V = 25,2V, que é maior que os 21V máximo.

Dois pack separados iguais, seria como exemplo isto aqui:
http://www.maxamps.com/proddetail.php?p ... ir&cat=172

Mas existem também um pack só, ligados em paralelo, que assim somam-se suas capacidades.
Exemplo: 2S2P http://www.maxamps.com/Lipo-8000-74-25C-Pack.htm este pode se dizer que seriam duas baterias 2S de 4000mAh ligadas em paralelo dando um total de 8000mAh.
Para usar este pack no E-maxx teria que realmente desmembrá-lo em 2 pack de 4000mAh cada um. Tendo conhecimento para fazer isto, é claro.

As Li-Fe estão um pouco caras ainda e passariam pouca coisa da tensão máxima para o esc original se usar 6S(3S+3S), elas funcionariam perfeito para conjuntos de motor/ESC brushless. Uma das vantagens delas é que podem carregar mais rápido que as lipos.
Por enquanto para andar original e com brushless posteriormente, duas Li-Po 2S (7,4V) de 4000mAh para cima está de bom tamanho (ou até onde couber dentro do carro, pois maior capacidade = maior tamanho, se mantiver o "C" de descarga)

Ah, e se for querer andar com o E-maxx na água, é melhor ter 2 packs de Ni-mh para estas ocasiões.

Espero ter ajudado.

Pensando em comprar:

MensagemEnviado: Seg Set 01, 2008 4:27 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Images: 0
]Eu encontrei umas lipos no ebay a 8000 mAH 11.1 V , VELINEON 3S2P isto não faço a mais pequena ideia do que seja... Mas 150 dólares por uma bateria parece ser um pouco caro, vale mesmo a pena???
Diz lá que aguenta 60 minutos será verdade???

Agora estas trabalham a 11.1 V mas na E-Maxx é a 8.4 V se eu usar estas baterias não vou estragar os motores??

Abraços :wink:[/quote]

vancosta,

Tenho Emaxx tambem, e vai aqui a minha sugestão:

1) Bateria acima de 4000Mah Nimh com 7 células.
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... s_id/25854

Optando por estas baterias, fique atendo ao conector. O mais prático e recomandável, é trocar os conectores da Emaxx por Deans, veja:
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... ts_id/3596

2) Se optar por Lipo, o ideal e' utilizar baterias com uma boa descarga, ou seja 25C ou mais.
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... s_id/25126

Nesta caso, tem que ser baterias 2S (7.4v). Na escolha desta opcão (sinceramente acho a melhor), vc terá que ter um carregador especifico para Lipo e ainda colocar um buzzer ou cutoff para avisar/cortar a bateria quando ela estiver com 6v, pois se a bateria cair desta voltagem, ele ira danificar. Isto e' necessário, pois este ESC original não tem esta função.

Posso lhe dar varias dicas, se quiser me passe um MP e nos falamos.

[]'s

Venom Creeper

Personal album

MensagemEnviado: Seg Set 01, 2008 5:52 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Obrigado a todos pelas vossas respostas vou comprar umas lipos para a minha E-Maxx abraços :D

Imagem

MensagemEnviado: Seg Set 01, 2008 5:58 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

vascocosta escreveu:
Obrigado a todos pelas vossas respostas vou comprar umas lipos para a minha E-Maxx abraços :D

Lipo é a melhor opção disparado!
Eu tenho Nimh de 4600 e lipo 3s, achava que a diferença de velocidade se dava mais pela diferença de voltagem (7.2V vs 11.1V) mas depois de comparar a força do carro com a nimh com uma lipo 2s de 2200 emprestada de um amigo, putz, quanta diferença, absurda!
Abraços,
Pompeu

P.S.: Você é de Portugal? atualiza a sua localização aí.

MensagemEnviado: Seg Set 01, 2008 6:40 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Concordo com o Tebio, que sugeriu e complementou muito bem. :wink:

Só uma opinião minha é que não precisa necessariamente de uma lipo de 25C, ao menos que compre um pack de menor capacidade, e ai terá que ter um aumento na descarga para compensar na corrente final entregue.
Se quiser, ou couber, pode usar packs de 8000mAh com 15C ou 4000 com 25C que dá na mesma na questão de corrente final. Mas certamente o pack com 8000mAh mesmo com 15C, vai andar mais tempo que o de 4000mAh com 25C.
E tem o fator peso também (que não têm tanta atenção em autos, mas mesmo assim é importante) que quanto mais "C" e/ou mais "mAh", mais pesado é a bateria. E mais massa o motor tem que levar.

Se quiser alta descarga para seu motor, dê preferência ao "C" da bateria, e se preferir um bom "runtime" (tempo andando) mas não deixando a potência de lado, tem que fazer uma boa relação de capacidade X descarga, isso com a tensão sempre fixa. No caso 2 lipo 2S.

O melhor mesmo é saber quanto o carro consome no pico, para isso teria que ter um Wattmeter que memorizasse o maior pico de corrente quando o automodelo está no chão, subindo um morro de terra ou gramado (mais com bastante atrito) por exemplo. E com este valor, comprar baterias que entregassem pelo menos 50% à mais deste valor, assim também ficariam mornas, até frias. E baterias mais frias ajudam a passar mais corrente para o motor, mas também não podem ser tão pesadas, senão é mais massa.
Se alguém tiver já este valor da corrente máxima do E-maxx original usando duas 2S, seria interessante saber. :wink:

Veja também que as Nimh tem descarga menor que as lipo, e só de andar com um pack de mesmas capacidades com Nimh 6S e uma lipo 2S 20C, notará uma boa diferença. Por isso, é também importantíssimo ter um cut-off se usar lipo, pois mesmo quando o pack está quase descarregado, a lipo ainda estará entregando mais corrente para o esc/motor do que com a Ni-mh, que esta sim, você saberá que está quase descarregado.

Pensando em comprar:

MensagemEnviado: Seg Set 01, 2008 7:56 pm 
[Moderador]

FabioBP, você usa LiFe, ou A123?
Se sim, quais são as ipressões dela?

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

MensagemEnviado: Seg Set 01, 2008 9:42 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Eu não uso pois ainda não comprei um carregador específico e de boa potência para carregar as LiFe (ou LiFePO4 componente químico). Mas acho que eu não vou para LiFe tão cedo, em relação a compras, tenho outra prioridades. Primeiro economizar para ver no que eu posso $gastar$ :roll: . Enquanto isso eu vou lendo bastante.
Ainda uso Lipos nos meus aeros.
Mas já ví o desempenho de perto no aero de um amigo.
A praticidade de carregamento rápido é ótima! E se o motor do aero gira com 3S ou 4S LiPo, usar 4S de LiFe com a hélice certa, fica uma beleza!
E em Auto, se eu colocar uma A123 3S no Stampede XL-5 do meu irmão deve ficar um foguetinho, tenho que ver se a temperatura do ESC não vai ficar muito alta, pois está beirando o limite de tensão do fabricante. Mas acho que não, qualquer coisa, meu irmão poderá colocar um coolerzinho em cima dele... :)

Observe que LiFe é nome comum, como Lipo, e A123 é a empresa fabricante.
Existem outros fabricantes, mas a da A123 é melhor pois garante alta taxa de carga e boa descarga competindo com a LiPo.

Leia estes tópicos abaixo, que têm bastantes informações.
Pode começar por aqui: http://www.superhelis.com.br/?pg=not%EDcia&id=88

Por data crescente:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=24389
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=35883
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=39120
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=42137

Pensando em comprar:

Criar novo tópico Responder  [ 24 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas