Olá pessoal!!!
Sou adepto de que o que se consegue de graça, deve ser repassado de graça.
Como estou usando LiPo e meu ESC tem cutoff, mas sei que para algums isso é um problema, estive fuçando a internet e ache esse tuto no
RCGROUPS e resolvi traduzir, para ajudar os amigos!!!
Não me responsabilizo por nada, uma vez que as informações foram só traduzidas e de aparelhos eletrônicos a unica coisa que sei é que não pode molhar e vez ou outra queima!!!
OBSERVAÇÃOA tradução foi feita de forma interpretativa e não literal, então se alguém que manja de eletrônica achar que tem algo de errado, me avise que corrijo.
DESABAFO!!!Espero que não aconteça aqui o que aconteceu no Orkut, que disponibilizei algums projetos de motor chopper e um sujeito resolveu gravar em CD e vender!!!
Bom. aqui vai o tutorial:É um circuito fácil (?!?!?!?!, não para mim!!!!) de fazer, usando somente 4 componentes baratos (3 resistores e 1 circuito integrado).
Material
U1 = Circuito Integrado LM2903
R1 = resistor 5,1K
R2 = resistor 6,8K
R3 = resistor 2,2K
X1 = entrada do sina do RX
X2 = saida de sinal para o ESC
X3 = entrada de +5V regulada (fio vermelho) vindo do ESC (e do RX)
X4 = negativo (frio preto) vindo do ESC (e do RX)
X5 = positvo (fio vermelho) da Bateria
ESQUEMA DO LVCAnexo:
Kodel LVC.jpg
Anexo:
LVC.jpg
EXPLICAÇÃO DO ESQUEMAO CI LM2903 possui um comparador de voltagem de passagem aberta.
A entrada negativa do comparador sempre recebe 5V regulados, vindos do BEC ou do ESC.
Se a voltagem da bateria for maior que 8,75V, a ligação dos resistores R1/R2 irá deixar passar para o CI uma voltagem maior que 5V na entrada positiva do CI.
Então, se a voltagem na entrada positiva é maior que a voltagem na entrada negativa, o CI irá "entender" que a bateria esta com um carga segura e o transistor de saida estará desligado, deixando pasar o sinal livremente, do RX para o ESC, através do resistor R3.
Se a voltagem da bateria cair para menos de 8,75V, a entrada positiva do CI irá receber uma voltagem menor que 5V.
Então quando a vontagem na entrada positiva do CI for menor que a da entrada negativa, o transistor do comparador de voltagem estará saturado. A saída será cortada (0V) pelo transistor e o sinal de entrada irá passar diretamente pelo resistor R3, garantindo que chegará pouca corrente ao ESC, que irá entender isso como uma falha de comunicação, passando a atuar como deve atuar nesta situação (no meu caso, como o ESC tem fail safe interno, irá cortar o motor, mantendo a direção em funcionamento).
A montagem não necessita de placa, podendo somente ser soldados os componentes entre si.
Anexo:
LVC2a.jpg
Assim fica quando tudo está montado.
Anexo:
LVC1.jpg
Para se isolar os componentes após a montagem, utilize cola quente e tubo termoretrátil (creio que fita isolante termoretrátil também funcione).