RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 11:59 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Parma Faskolor
MensagemEnviado: Qui Out 23, 2008 3:18 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

São tão boas quanto as diluídas em Thinner? Pelo fato de serem diluídas em água podem ser compradas em lojas dos EUA?

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Qui Out 23, 2008 10:14 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Nunca testei a Faskolor, mas as Tamiya de vidrinho, que são diluídas em água, não dão boa aderência. Qualquer raspadinha já arranca a tinta. Não sei se o problema é por causa do solvente (água) ou a própria tinta que é ruim.

Quanto ao poder de cobertura, é tão bom quanto as outras tintas para lexan (ou seja, isso não tem nada a ver com o solvente, e sim com a qualidade do pigmento).

Dica (de plastimodelista): Acrescentar um pouco (pouco!) de cola branca e um pingo (um pingo!) de detergente à água que será usada como solvente melhora a aderência da tinta e sua fluidez.

Tamiya TA02 (tomando coragem para andar com ele)

MensagemEnviado: Qui Out 23, 2008 11:34 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Mas se eu colocar algum "selante" (como o próprio da Parma, o Faskoat) não resolve esse problema da tinta sair fácil? Não gosto de trabalhar com thinner...minhas mãos ficam ardendo se eu encosto.
Obrigado pelas dicas :D

MensagemEnviado: Sex Out 24, 2008 7:32 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Quanto a dúvida sobre o envio, sim, eles podem despachar pelo correio por não serem inflamáveis.

MensagemEnviado: Sex Out 24, 2008 7:15 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Isao, se o problema é a alergia nas mãos, compre luvas cirúrgicas de látex, custam barato e protegem legal. Só não vá aplicar o thinner direto sobre elas, pois o látex não aguenta. A proteção fica melhor ainda se você aplicar um creme hidratante nas mãos, antes de colocar as luvas.

E faça a pintura em local bem ventilado, porque o thinner também não é muito bom para os pulmões...

Aliás, estas recomendações são válidas para todo mundo, não só para quem tem alergia. Pode parecer baitolice, mas da saúde a gente tem que cuidar.

Tamiya TA02 (tomando coragem para andar com ele)

MensagemEnviado: Sex Out 24, 2008 9:37 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Sim, desde então só pinto usando máscara e luva (já que prefiro pintar em lugar fechado...pintar em local arejado desperdiça tinta demais).
Mas o principal motivo é que eu quero fazer um estoque de cores (detona o bolso se eu comprar muitas daqui), e como não dá pra trazer as tintas "convencionais" (inflamáveis) do exterior, pensei nessas.
Creio que se eu usar o Faskoat ele adere tão bem quanto de Thinner.

MensagemEnviado: Ter Nov 04, 2008 11:06 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Finck escreveu:
Nunca testei a Faskolor, mas as Tamiya de vidrinho, que são diluídas em água, não dão boa aderência. Qualquer raspadinha já arranca a tinta. Não sei se o problema é por causa do solvente (água) ou a própria tinta que é ruim. ...

Para resolver esse problema, eu uso álcool no lugar da água para dissolver as tintas da tamiya e fica muito bom.

MensagemEnviado: Sáb Abr 24, 2010 11:35 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Isao
to com o mesmo problema que vc levantou aqui.

Primeiramente não sei se por falta de experiencia minha, mais não consegui usar as tintas falskolor diluidas, não rolou de jeito nenhum, só consegui avançar na pintura quando trabalhei com elas direto do vidrinho, sem diluir em nada. A pintura até que ficou muito boa, porem qq coisinha minima ela já ta descascando....... sai praticamente na mão se passar a unha tira lascas enormes, não usei o faskoat, será que só ele no final resolve esse problema??????

Outra coisa, o fato de eu não ter diluido atrapalha? pois mesmo diluindo bem pouco a tinta escorre muito facil e não cobre totalmente a superficie, fica aquele aspecto transparente mesmo depois de varias mãos.........

Bom essa foi a experiencia que eu tive com as tintas parma, se alguem puder ajudar ou dar alguma dica.......

Grande Abraço

MensagemEnviado: Dom Abr 25, 2010 12:07 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Images: 5
dlrsm escreveu:
Isao
to com o mesmo problema que vc levantou aqui.

Primeiramente não sei se por falta de experiencia minha, mais não consegui usar as tintas falskolor diluidas, não rolou de jeito nenhum, só consegui avançar na pintura quando trabalhei com elas direto do vidrinho, sem diluir em nada. A pintura até que ficou muito boa, porem qq coisinha minima ela já ta descascando....... sai praticamente na mão se passar a unha tira lascas enormes, não usei o faskoat, será que só ele no final resolve esse problema??????

Outra coisa, o fato de eu não ter diluido atrapalha? pois mesmo diluindo bem pouco a tinta escorre muito facil e não cobre totalmente a superficie, fica aquele aspecto transparente mesmo depois de varias mãos.........

Bom essa foi a experiencia que eu tive com as tintas parma, se alguem puder ajudar ou dar alguma dica.......

Grande Abraço

Olá!

Eu só uso Faskolor, no aerógrafo, sem diluição e com bico médio. Funciona perfeitamente. Demora um pouquinho mas cobre super bem além de não desperdiçar tinta.

Lembro que a tinta para lexan só estará completamente seca depois de 2 ou 3 dias. Antes disso pode ser arranhada com facilidade.

Uma garrafinha de Faskolor dá para 2 bolhas 1:10 e sobra...e custa $3.29+frete na RCBoyz (eBay). Demora um pouquinho para chegar pois tem que passar pela ANVISA, mas chega direitinho e sem taxação (Costumo comprar de 2 a 3 garrafinhas por vez para reduzir o frete).
Abç

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Personal album

MensagemEnviado: Seg Abr 26, 2010 4:49 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Então foi por isso que a minha descascou, pintei de manha, e mexi nela a tarde, e descascou muito facil.......

Voce trabalha com ela sem diluir? com camadas grossas não fica mais facil para descascar?

voce já ouviu falar em diluir com thinner, vi em alguns sites que o pessoal faz isso e dizem que melhora a fixação?

entre as demãos eu usei um soprador termico pra secar, tem algum problema ou se deve esperar secar ao natural?

E aquele faskoat, pra selar depois, vale a pena? ou só serve pro caso dos combustão por causa do oleo?

desculpe a montoeira de perguntas, mas, estou muito a fim de pintar minhas bolhas com essas tintas..... e nada melhor do que ouvir a opinião de quem sabe...
Grande abraço

MensagemEnviado: Seg Abr 26, 2010 5:05 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Images: 5
dlrsm escreveu:
Então foi por isso que a minha descascou, pintei de manha, e mexi nela a tarde, e descascou muito facil.......

Voce trabalha com ela sem diluir? com camadas grossas não fica mais facil para descascar?

voce já ouviu falar em diluir com thinner, vi em alguns sites que o pessoal faz isso e dizem que melhora a fixação?

entre as demãos eu usei um soprador termico pra secar, tem algum problema ou se deve esperar secar ao natural?

E aquele faskoat, pra selar depois, vale a pena? ou só serve pro caso dos combustão por causa do oleo?

desculpe a montoeira de perguntas, mas, estou muito a fim de pintar minhas bolhas com essas tintas..... e nada melhor do que ouvir a opinião de quem sabe...
Grande abraço

Bom,

Antes de mais nada fico meia hora agitando a garrafinha (no caso de metálico ou perolizado é bom agitar a cada enchida do reservatório do aerógrafo, uso o pequeno).

A textura fica perfeita para o aerógrafo (Testors Aztec dupla ação), SEM diluição, conforme orientação do fabricante.

Camadas MUITO finas, secando com secador de cabelos entre uma e outra. Tem que ter paciencia...

Quando estiver coberto, deixar secar por pelo menos 24 horas.

Nunca usei Fascoat. Dependendo da tinta, dou fundo branco ou prata (alguem já falou isto aqui...rs).

Aí é só detonar a bolha para ter logo outra para pintar...rs

Faço pinturas simples, sem frescuras, e se possível igual as das caixas (no caso de modelos Tamiya).

Segue 2 fotos de bolhas pintadas com Faskolor...

Abç

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Personal album

MensagemEnviado: Ter Abr 27, 2010 8:23 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Muito Bonita as pinturas......

vou tentar de novo esse final de semana depois mando os resultados.

Valeu pelas dicas Pablo

Abração

Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas