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MensagemEnviado: Seg Out 27, 2008 8:18 pm 
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Pessoal, alguém pode explicar o que é o timing dos ESC brushless, qual sua influência no desempenho e vida util do motor?

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MensagemEnviado: Seg Out 27, 2008 8:54 pm 
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Buenas, timming no ESC, creio que não.
Mas tem uns motores bruxa que tem timming, e eu fico matutando aqui...
Se for possível timming em bruxa, deve só em motor sensored, mas mesmo assim, a princípio, no meu parco enterder, não faz muito sentido. Meus bruxas sensored da Novak não tem ajuste de timming. Nos LRP têm, por quê?
Alguma alma elevada realmente poderia nos esclarecer tal mistério?

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MensagemEnviado: Seg Out 27, 2008 9:01 pm 
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Helvio,

Pelo que entendi o timming é regulado no ESC, tanto que no meu ESC ele é regulado através do cartão de setup.

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MensagemEnviado: Seg Out 27, 2008 9:06 pm 
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Amadeu Junior escreveu:
Helvio,

Pelo que entendi o timming é regulado no ESC, tanto que no meu ESC ele é regulado através do cartão de setup.



Pode ser via cartão ou cabo USB, dependendo do modelo de ESC.

Tecnicamente, deixa pra os especialistas explicarem. Ná prática colocando o Timming para "high" o motor vai render mais, porém vai esquentar mais também, o que pode ser amenizado com um fan.

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MensagemEnviado: Seg Out 27, 2008 9:44 pm 
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Timming num brushless eh igual a mexer no timming de um motor com escovas... num brushless quem faz o papel das escovas sao os transistores chaveando dentro do ESC! nada mais eh que o avanco do motor, ou o tempo em relacao ao rotor no qual a corrente deve inverter!


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MensagemEnviado: Seg Out 27, 2008 10:54 pm 
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Helvio Lagares escreveu:
Buenas, timming no ESC, creio que não.
Mas tem uns motores bruxa que tem timming, e eu fico matutando aqui...
Se for possível timming em bruxa, deve só em motor sensored, mas mesmo assim, a princípio, no meu parco enterder, não faz muito sentido. Meus bruxas sensored da Novak não tem ajuste de timming. Nos LRP têm, por quê?
Alguma alma elevada realmente poderia nos esclarecer tal mistério?

Nos sensorless, como o Mamba, o timming é acertado pelo ESC, você adianta ou atrasa os pulsos pelo ESC.

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MensagemEnviado: Ter Out 28, 2008 3:14 am 
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Mas e no LRP? O timming ajusta no motor, não no ESC...

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MensagemEnviado: Ter Out 28, 2008 8:11 am 
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Posso comparar com o ponto dos motores a combustão?

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MensagemEnviado: Ter Out 28, 2008 10:05 am 
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sabongi escreveu:
São coisas diferentes... em carros a combustão ciclo Otto o ponto é o momento em que a faísca é lançada em relação à rotação do virabrequim (PMS, ponto morto superior do pistão), e no elétrico o ponto é o momento em que o sentido da corrente é invertido para gerar atração entre o rotor e o estator... no elétrico, quanto mais adiantado o ponto(em relação ao rotor) menos torque e mais rpm máximo.... já num motor a combustão varia muito, mas geralmente quanto mais atrasado mais torque em baixa, mas isso muda conforme a rotação do motor.

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MensagemEnviado: Ter Out 28, 2008 10:18 am 
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A questão do timming em motor brushless creio ser mais complicada em motor sensorless. O ESC nunca sabe em que posição está o rotor para sobrepor as fases como num motor com escovas.
Se tiver sensor, talvez sim. Ou não? É essa a minha dúvida.

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MensagemEnviado: Ter Out 28, 2008 10:42 am 
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diegostf escreveu:
sabongi escreveu:
São coisas diferentes... em carros a combustão ciclo Otto o ponto é o momento em que a faísca é lançada em relação à rotação do virabrequim (PMS, ponto morto superior do pistão), e no elétrico o ponto é o momento em que o sentido da corrente é invertido para gerar atração entre o rotor e o estator... no elétrico, quanto mais adiantado o ponto(em relação ao rotor) menos torque e mais rpm máximo.... já num motor a combustão varia muito, mas geralmente quanto mais atrasado mais torque em baixa, mas isso muda conforme a rotação do motor.


hhhhmm.. a coisa está começando a ficar mais clara!

Então para o drift, seria interessante um motor com mais KV utilizando timming baixo a fim de se aproveitar melhor o torque?

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MensagemEnviado: Ter Out 28, 2008 11:40 am 
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Essas empresas novas nao sabem esplicar bem o motivo do Timing. Timing e usado para motores diferentes. Se voce utiliza um motor de 2 pole 0 graus (Ou low) de timing e suposto a se usado. Se voce tem um motor de 4 pole e melhor usar 5-10 graus (Ou Mid) de timing e suposto a ser usado. Se voce tem um motor de 6 pole e molhor usar 10-15 graus (Ou high) de timing e suposto a ser usado. E os motores estilo outrunners voce sempre tem que usar o timing mai alto que o seu ESC oferece. Isso tem tudo aver con a induction do motor e para o ESC switch com mais eficiencia para que ele nao quema. Um exemplo aconteceu comigo. Eu estava usando um motor de 6 pole no meu Recoil com o ESC da Hobbywing de 60A. Tava tudo perfeito e fui mudar o setting 7. do neutral range e mudei o setting de timing para 0 graus, ai foi o que fez o ESC quemar uma fase das trez. O timing antes esta a 15 graus e tudo estava perfeito. As empresas que ja estao no mercado a mais tempo esplica direito como utilizar o timing mais as empresas novas somente usa esta enformacao como marketing scam. O meu ESC para 1/8 scale com low timing e um motor de 4 pole como o Neu nao anda bem e quando voce muda o timing para mid ele anda perfeitamente e este setting e que eu aviso a todos a usar. High timing com motor de 2 pole pode quemar ele e o ESC.

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MensagemEnviado: Ter Out 28, 2008 11:48 am 
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Helvio Lagares escreveu:
Mas e no LRP? O timming ajusta no motor, não no ESC...

Helvio , eu acho que como o LRP é sensored , ajustando no motor se ajusta o timing , ja que os sensored funcionam como motores escovados (uma fase do motor começa apenas quando a outra termina)

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MensagemEnviado: Ter Out 28, 2008 12:07 pm 
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Se eu entendi o portunglês do Lutach, os motores e ESC para carros touring que a gente usa mais por aqui (Mamba Max, Novak GTB, LRP TC Sphere), são de dois polos, e brincar com o timming pode danificar alguma coisa.
Como esses combos que eu citei, pra mim, já são potentes até demais, acho que o melhor é deixar o timming quietinho na dele lá...

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MensagemEnviado: Ter Out 28, 2008 12:35 pm 
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Helvio Lagares escreveu:
Se eu entendi o portunglês do Lutach, os motores e ESC para carros touring que a gente usa mais por aqui (Mamba Max, Novak GTB, LRP TC Sphere), são de dois polos, e brincar com o timming pode danificar alguma coisa.
Como esses combos que eu citei, pra mim, já são potentes até demais, acho que o melhor é deixar o timming quietinho na dele lá...

Sim, o Motor LRP por Ex. segundo o manual, quando usado no Sphere TC Spec NÃO DEVE estar em outro timming que não seja 2º

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