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MensagemEnviado: Ter Nov 04, 2008 4:16 pm 
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Se a pista for num terreno destinado, pode fazer o traçado com grama como se fossem canteiros, os saltos são em tubo de PCV, co ma terra por cima, pode ainda colocar um tapete pois com o tempo a terra sai e os tubos ficam aparentes,
SE a pista for descoberta um ma coisa legal é fazer o sistema de "espinha d epieixe para drenagem, senão choveu empoça, e não anda nem a pau.
A construção de uma pista de off é bem tranquila, ferro é o terreno mesmo... O mais caro imagino ser o palanque.

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MensagemEnviado: Ter Nov 04, 2008 4:22 pm 
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Registrado em: Qua Mar 05, 2008 4:51 pm
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Oba, valeu pelas dicas!!! Muito boa mesma essa da drenagem

Guto Vighi escreveu:
Se a pista for num terreno destinado, pode fazer o traçado com grama como se fossem canteiros, os saltos são em tubo de PCV, co ma terra por cima, pode ainda colocar um tapete pois com o tempo a terra sai e os tubos ficam aparentes,
SE a pista for descoberta um ma coisa legal é fazer o sistema de "espinha d epieixe para drenagem, senão choveu empoça, e não anda nem a pau.
A construção de uma pista de off é bem tranquila, ferro é o terreno mesmo... O mais caro imagino ser o palanque.


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MensagemEnviado: Ter Nov 04, 2008 5:42 pm 
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Sim, uma pista indor fica inviavel, ($$$) então como rola uma dependencia de São Pedro, melhor se precaver da melhor maneira possivel, as espinha de peixe é basicamente só cascalho pra fazer, se o terreno tiver uma leve inclinaçã9o melhor, da até pra correr na chuva se "encapar" a parte eletronica, desde que a pista não vire lagoa...

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MensagemEnviado: Qua Nov 05, 2008 2:02 pm 
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Já que surgiu o assunto vou tentar ajudar.

Além de executar a drenagem, que é muito importante.
Em função do material da pista ter que ser de solo batido (compactado), e juntando a sua vontade de fazer algo bem feito, minha sugestão é fazer o pavimento da pista de solo-cimento, pois este irá resistir BEM mais a ações erosivas naturais do que somente compactar o solo. O trabalho vai ser maior, mas com um resultado final melhor. :wink:

Solo-cimento nada mais é que solo+cimento+água em proporções previamente determinadas em laboratório e compactado na forma desejada seja para tijolos, para uma base de pavimento asfáltico, ou para os "morrinhos" de dimensões definidas (que é o caso).


Primeiro terá que escarificar (soltar/mexer) o solo (aprox. 12cm +-), depois verificar sem tem cerca de 45% ~ 65% de areia, e uns 20% de argila. Para isto você pode pedir um favor a algum profissional (engenheiro civil ou técnico em fundações) que seja conhecido seu e não cobre nada pelo tempo perdido em ir lá dar um olhada e fazer uma "análise preliminar" (para não falar chute :lol: ), pois só em um laboratório mesmo para te dar um resultado mais preciso. Mas uma olhada de alguém experiente que trabalha com solos já deve ser suficiente para caracterizar o solo, já que isto não é nenhuma obra de estrada que deva seguir critérios de normas.
Veja que para solo-cimento normalmente usa 1:12 ou 1:10 (uma parte de cimento para dez de solo).
E na prática, quanto mais argiloso e menos arenoso o solo, mais cimento terá que usar e vice-versa, para o solo e o terreno como um todo se estabilizar.

Portanto, com o solo definido, já misturado com outro tipo de solo se for o caso, pega-se uma amostra de 2kg por exemplo mistura-se 200g de cimento e vai adicionado água aos pouco até quando ao apertar o “bolo” com a mão fique consistente com a marca deixada pelos dedos e deixando-se o “bolo” cair de uma altura aproximada de 1,00m, sobre uma superfície dura, terá que se despedaçar ao chocar-se com a superfície, se não ocorrer está muito úmida. É claro que num laboratório não se faria isso para achar a umidade ótima de compactação, mas também como disse, não é uma obra de estrada e por isso, até que esse método vai bem.
Depois é só ver o quanto de água usou na amostra e calcular para o restante do solo, dividindo a pista em seções, faça primeiro uma ou duas curvas, uma curva e uma reta...

Depois de compactado, com latas com concreto seco dentro, ou alguma opção semelhante e barata que tiver. Terá que efetuar a cura deste regando água ao poucos até 7 dias (com mais atenção ao 3 primeiros dias) para garantir que não haja a retração, ocasionando fissuras ou trincas no pavimento. Mas também terá que ser feito em épocas não chuvosas, pois se chover sobre o pavimento durante os 7 dias, vai estragar tudo. E ai terá que gastar mais com plásticos para cobrir o trecho da pista que já fez, antes que a chuva caia. Se bem que o clima é sempre incerto.

Então, espero que eu tenha ajudado.
Qualquer coisa, quem aqui puder colaborar com mais algumas informações, sugestões ou correções esteja à vontade.
Estou no último ano de Eng. Civil e o pouco que sei, tentei ajudar o nosso amigo a executar uma pista boa e durável.


Abraço

Fábio
:drinks:

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MensagemEnviado: Qua Nov 05, 2008 2:25 pm 
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Registrado em: Qua Mar 05, 2008 4:51 pm
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Acho q vou ter q tirar ferias. só assim pra começar e terminar essa pista! Com todas essas dicas, vai ficar profissional a pista, daih eu vou começar a cobrar entrada hehehe. Cara, valeu mesmo pela dica. Tenho uns 2 colegas q sao engenheiro civil. Vou pedir essa maozinha pra eles agora

Fabio BP escreveu:
Já que surgiu o assunto vou tentar ajudar.

Além de executar a drenagem, que é muito importante.
Em função do material da pista ter que ser de solo batido (compactado), e juntando a sua vontade de fazer algo bem feito, minha sugestão é fazer o pavimento da pista de solo-cimento, pois este irá resistir BEM mais a ações erosivas naturais do que somente compactar o solo. O trabalho vai ser maior, mas com um resultado final melhor. :wink:

Solo-cimento nada mais é que solo+cimento+água em proporções previamente determinadas em laboratório e compactado na forma desejada seja para tijolos, para uma base de pavimento asfáltico, ou para os "morrinhos" de dimensões definidas (que é o caso).


Primeiro terá que escarificar (soltar/mexer) o solo (aprox. 12cm +-), depois verificar sem tem cerca de 45% ~ 65% de areia, e uns 20% de argila. Para isto você pode pedir um favor a algum profissional (engenheiro civil ou técnico em fundações) que seja conhecido seu e não cobre nada pelo tempo perdido em ir lá dar um olhada e fazer uma "análise preliminar" (para não falar chute :lol: ), pois só em um laboratório mesmo para te dar um resultado mais preciso. Mas uma olhada de alguém experiente que trabalha com solos já deve ser suficiente para caracterizar o solo, já que isto não é nenhuma obra de estrada que deva seguir critérios de normas.
Veja que para solo-cimento normalmente usa 1:12 ou 1:10 (uma parte de cimento para dez de solo).
E na prática, quanto mais argiloso e menos arenoso o solo, mais cimento terá que usar e vice-versa, para o solo e o terreno como um todo se estabilizar.

Portanto, com o solo definido, já misturado com outro tipo de solo se for o caso, pega-se uma amostra de 2kg por exemplo mistura-se 200g de cimento e vai adicionado água aos pouco até quando ao apertar o “bolo” com a mão fique consistente com a marca deixada pelos dedos e deixando-se o “bolo” cair de uma altura aproximada de 1,00m, sobre uma superfície dura, terá que se despedaçar ao chocar-se com a superfície, se não ocorrer está muito úmida. É claro que num laboratório não se faria isso para achar a umidade ótima de compactação, mas também como disse, não é uma obra de estrada e por isso, até que esse método vai bem.
Depois é só ver o quanto de água usou na amostra e calcular para o restante do solo, dividindo a pista em seções, faça primeiro uma ou duas curvas, uma curva e uma reta...

Depois de compactado, com latas com concreto seco dentro, ou alguma opção semelhante e barata que tiver. Terá que efetuar a cura deste regando água ao poucos até 7 dias (com mais atenção ao 3 primeiros dias) para garantir que não haja a retração, ocasionando fissuras ou trincas no pavimento. Mas também terá que ser feito em épocas não chuvosas, pois se chover sobre o pavimento durante os 7 dias, vai estragar tudo. E ai terá que gastar mais com plásticos para cobrir o trecho da pista que já fez, antes que a chuva caia. Se bem que o clima é sempre incerto.

Então, espero que eu tenha ajudado.
Qualquer coisa, quem aqui puder colaborar com mais algumas informações, sugestões ou correções esteja à vontade.
Estou no último ano de Eng. Civil e o pouco que sei, tentei ajudar o nosso amigo a executar uma pista boa e durável.


Abraço

Fábio
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MensagemEnviado: Sex Nov 07, 2008 9:57 am 
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Voltando ao assunto dos canteiros, eu fiz orçamento para fazer uma pista aqui em casa, e minha opção tinha sido aquelas mangueiras para molhar jardim, que possuem micro furos. Elas são muito moles, pois são de um tipo de plástico bem fininho mas muito resistente.

A idéia era enchê-las de areia e contornar as bordas da pista.

Acabei fazendo a pista, mas fiz a borda com a areia mesmo, mais alta que o traçado e coberta com cal para demarcar...

Mas ainda vou colocar as mangueiras de plástico, só deixar de preguiça.


Meu traçado é maior que o seu, e se não me engano tinha ficado em R$ 160,00 de mangueira. Dividido em uns 4 amigos sai de graça... :D

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Abraços. Pabulinho.

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