RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 1:20 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Dez 11, 2008 3:40 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Qui Nov 20, 2008 7:22 pm
Mensagens: 364
Localização: Porto Alegre - Tchê
Pessoal, to montando um carro 1:10 pra mim , comprei esse combo aqui mesmo no forum, ao pegar ele me deparei com uma coisa, o fan original dele é MAX 7v.

fui ler o manual online e eis que me deparei com a primeira gambi... o cooler nao pode ser alimentado direto.

"Note1:
For 4-6 cells NiMH or 2S Lipo: You needn't change the cooling fan coming with the ESC;
For 7-9 cells NiMH or 3S Lipo: You must change the fan because it cannot work with such a high voltage, so please choose a high voltage fan or supply the fan from the receiver (+6V);"

eu usarei 3s, porem como fazer a gambi, vocês que já são mais rodados poderiam me dar uma luz, abaixo seguem fotos do esc.

Imagem

Imagem

notem que os cabos do cooler estao soldados no negativo da bateria e no positivo da chave liga e desliga, o manual diz para alimentar o cooler pela receiver.

dicas são extremamente bem vindas.

quem quiser ler mais eis o link do combo.

http://www.hobbywing.com/english/ArticleShow.asp?ArticleID=415

grato

Guto Colvara

_________________
http://www.chzrc.com.br
http://www.dulac.com.br

Equipe Campeã Brasileira 1:10 Nitro 2011
Equipe Campeã Sul Americana 1:10 Nitro 2011


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Dez 11, 2008 3:55 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Registrado em: Ter Mai 29, 2007 10:15 pm
Mensagens: 510
Localização: Rio de Janeiro
O manual já diz tudo, se for usar 3S, ligar o cooler na saída batt do receiver, ele deve dar saída de 6V, aí é só ligar lá. Se mantiver ligado o cooler no esc, vai torrar o cooler. Quando ligar o cooler no receiver, é só usar aquele plug que vem no porta-pilhas do receiver (que seria usado num combustão, por exemplo), nos elétricos essa saída (ou entrada) não é usada pois o receiver é alimentado pelo esc. Assim, quando ligar o esc, vai ligar o receiver e o cooler. Por preciosismo, pode ligar opcionalmente uma chave on/off para o cooler. Só tome o cuidado de ligar corretamente os fios positivo e negativo, é só observar as fios do servo e do esc e acompanhar, lembrando sempre: vermelho-positivo e preto-negativo.

_________________
Emilio
Tamiya TA05R
Esc Novak Cyclone 99/LRP QC2 Competition
Motor Stock CO27/Latinha Johnson
GP 3700/IB 4200


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Dez 11, 2008 4:33 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Qui Nov 20, 2008 7:22 pm
Mensagens: 364
Localização: Porto Alegre - Tchê
pois é , essa era minha dúvida, meu rádio ainda está pra vir era pra ter chegado hoje, mas acho que amanha tá na mão...


eu pensei em ou fazer um conector de servo como qualquer outro e ligar na entrada da bateria do RX já que o ESC liga no acelerador ou então ligar diretamente na placa da saida para o esc... não sei o que é mais "confiável" pra sair os 6v.

alguem já fez isso ?

_________________
http://www.chzrc.com.br
http://www.dulac.com.br

Equipe Campeã Brasileira 1:10 Nitro 2011
Equipe Campeã Sul Americana 1:10 Nitro 2011


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Dez 11, 2008 4:37 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mar 29, 2008 2:15 am
Mensagens: 1965
Localização: SJC - SP
Mas pode usar o BEC interno do ESC com 3S? Acho que não...


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Dez 11, 2008 4:41 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Fev 10, 2008 11:59 pm
Mensagens: 2942
Localização: Brasília
sabongi escreveu:
Mas pode usar o BEC interno do ESC com 3S? Acho que não...

Se no manual tá falando que é só trocar a alimentação da ventoinha, acredito que não tenha problema.

_________________
Savage Flux HP, Ofna GTP2-e e Tamiya DT02
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Dez 11, 2008 4:48 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mar 29, 2008 2:15 am
Mensagens: 1965
Localização: SJC - SP
rpompeu escreveu:
sabongi escreveu:
Mas pode usar o BEC interno do ESC com 3S? Acho que não...

Se no manual tá falando que é só trocar a alimentação da ventoinha, acredito que não tenha problema.

Eu tenho um desse de 60A e lá diz que não pode não.... eu testaria antes...


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Dez 11, 2008 4:57 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Qui Nov 20, 2008 7:22 pm
Mensagens: 364
Localização: Porto Alegre - Tchê
Pois então a única saida é mesmo colocar com conector de servo ligado na bateria do receptor, é isso ?

agora a outra pergunta, onde vai cada cabo ?

_________________
http://www.chzrc.com.br
http://www.dulac.com.br

Equipe Campeã Brasileira 1:10 Nitro 2011
Equipe Campeã Sul Americana 1:10 Nitro 2011


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Dez 11, 2008 7:32 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Registrado em: Ter Mai 29, 2007 10:15 pm
Mensagens: 510
Localização: Rio de Janeiro
Teoricamente poderia, pois as baterias Lipo mesmo as 2S não trabalham com 6v e sim com 7,4v e o BEC dá conta, não é ? Acho que no receptor deve ter algum circuito que segure os 6v, por isso ligar a ventoinha na entrada da batt.

_________________
Emilio
Tamiya TA05R
Esc Novak Cyclone 99/LRP QC2 Competition
Motor Stock CO27/Latinha Johnson
GP 3700/IB 4200


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Dez 11, 2008 7:33 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Registrado em: Ter Mai 29, 2007 10:15 pm
Mensagens: 510
Localização: Rio de Janeiro
gutocolvara escreveu:
Pois então a única saida é mesmo colocar com conector de servo ligado na bateria do receptor, é isso ?

agora a outra pergunta, onde vai cada cabo ?



Observa os cabos vermelho e preto do servo e acompanha quando fizer a ligação da ventoinha.

_________________
Emilio
Tamiya TA05R
Esc Novak Cyclone 99/LRP QC2 Competition
Motor Stock CO27/Latinha Johnson
GP 3700/IB 4200


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Dez 11, 2008 7:47 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm
Mensagens: 6013
Localização: Vila Mariana - SP
Manhattan escreveu:
Teoricamente poderia, pois as baterias Lipo mesmo as 2S não trabalham com 6v e sim com 7,4v e o BEC dá conta, não é ? Acho que no receptor deve ter algum circuito que segure os 6v, por isso ligar a ventoinha na entrada da batt.

Não, quem tem que regular a tensão do BEC é o ESC.

_________________
★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Dez 11, 2008 7:47 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Registrado em: Ter Mai 29, 2007 10:15 pm
Mensagens: 510
Localização: Rio de Janeiro
Manhattan escreveu:
Teoricamente poderia, pois as baterias Lipo mesmo as 2S não trabalham com 6v e sim com 7,4v e o BEC dá conta, não é ? Acho que no receptor deve ter algum circuito que segure os 6v, por isso ligar a ventoinha na entrada da batt.



Lá no site do combo está escrito:

1.3 BEC Output: 6V/1.5A.

Ou seja, dá pra ligar a ventoinha na saída (?) Batt do receiver.

_________________
Emilio
Tamiya TA05R
Esc Novak Cyclone 99/LRP QC2 Competition
Motor Stock CO27/Latinha Johnson
GP 3700/IB 4200


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Dez 15, 2008 9:08 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Qui Nov 20, 2008 7:22 pm
Mensagens: 364
Localização: Porto Alegre - Tchê
já tá andando o bixo. apesar de ter perdido o evento no sábado conseguimos um lugar pra andar aqui a tarde.

soldei os fios do fan numa extensão de servo e liguei na bateria, funcionando bala..

já torrei uns 6 ou 7 packs de bateria nele, não deu cutt off por temperatura nenhuma vez o que acho eu seja boa coisa :D


valeu pelas dicas.

_________________
http://www.chzrc.com.br
http://www.dulac.com.br

Equipe Campeã Brasileira 1:10 Nitro 2011
Equipe Campeã Sul Americana 1:10 Nitro 2011


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB