RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Sex Jan 16, 2009 7:46 pm 
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Bom eu tirei os trêz wfets quimados, resolvi ligar pra ver o que iria acontecer, legal funcionou
normalmente.
Claro que os wfets eram nescesarios la!, mas gostaria de saber o que pode vir a acontecer se eu botar pra rodar, sera que ele vai acabar de se lascar todo ou pode prejudicar o motor?

abs. Dél Luis.


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MensagemEnviado: Dom Jan 18, 2009 2:01 pm 
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Bom galera, coloquei o esc mamba na stampede com o motor vortex 10.5 e com o peso do carro o esc não liberou força suficiente para que o motor deslocasse o carro, ficou so dando soquinhos, ai coloquei o mesmo kit no x-ray 007 e o resultado foi o mesmo, porém se impulsionado o carro anda normalmente.

Com certeza por falta dos 3 wfets, alguma sugestão ?.


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MensagemEnviado: Dom Jan 18, 2009 3:09 pm 
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iai Del luis blz!?.
cara sobre os wfets fica dificil te explicar exatamente o que ocorre com seu esc, somente um eletronico que jah tenha mexido nele poderar te explicar melhor....
sou tecnico e conheço algumas coisas, mais nesse seu caso pode ser um fator ou multiplo fatores que esta enfluenciando nesse resultado......só pra vc ter uma uma ideia vou explicar bem por cima, uma possivel possibilidade.....
esse wfets que vc diz ter tirado pode ser responsavel pelo chaveamento de uma das fases do seu motor(brushless, é isso mesmo né!!???)..........

um motor brushless, é identico aum motor trifasico industrial só que em escala bem reduzida.....caracteristica de um motor trifasico é que ele nele eh ingetado um pulso em cada fase(fio) com atraso de X graus, porem um motor trifasico só consegue partir(sair da inercia) com as 3 fases trabalhando em conjunto.
* A partir do momento que ele sai da inercia ele consegue trabalha com duas fases apenas, mais isso acarreta em sobre carga nas duas fases que estao sendo fornecidas*

deu pra vc intender mais ou menos!?? :blink:

uma dica....

caso estiver legivel o codigo do wfet....da uma pesquisada em qlqr loja de que conserte tv, radio.....pois esses caras possuem muitos datasheet, e eles podem ate dizer se tem algo compativel, se ha possibilidade de vc conseguir outro, ou se é caixão e vela preta :|

boa sorte!!!

falow

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MensagemEnviado: Dom Jan 18, 2009 4:44 pm 
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Valeu pela dica, mas eu ja fiz essas consultas com os radio tecnicos e ele so dizem nunca vi, não sei o que é isso, não mechemos com isso etc... na verdade isso é tecnologia de ponta digamos assim, tanto que esse datasheet não encontrei nem nos sites gringos de eletronica
e a unica maneira de consertar seria enviando para a castle creations, mas fica algo em torno de 90 dolares, por isso estou tentando uma forma caseira de concertalo.
obrigado assim mesmo.


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MensagemEnviado: Dom Jan 18, 2009 5:17 pm 
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Del luis escreveu:
Valeu pela dica, mas eu ja fiz essas consultas com os radio tecnicos e ele so dizem nunca vi, não sei o que é isso, não mechemos com isso etc... na verdade isso é tecnologia de ponta digamos assim, tanto que esse datasheet não encontrei nem nos sites gringos de eletronica
e a unica maneira de consertar seria enviando para a castle creations, mas fica algo em torno de 90 dolares, por isso estou tentando uma forma caseira de concertalo.
obrigado assim mesmo.


Caraca 90 dolares!! :(
isso inclui o envio o conserto o retorno e todos os impostos!?, mesmo que tudo custe 90 dol. vc acha que compensa!?
e comprar outro na mao de alguem aqui no forum!!??

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MensagemEnviado: Ter Jan 27, 2009 10:51 am 
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Cara o ESC brushless trabalha com 3 fases, e uma delas foi para o saco no seu caso, os WFET's trabalham em conjunto de 6 WFET's (em paralelo para aumentar a corrente) como vc identificou os 3 superiores provavelmente os 3 de baixo que estavam em paralelo foi para o saco tb... ou seja vc tirou 3 mais tem mais 3 que estão ruim, com isso seu ESC esta trabalhando sem uma das fases, por isso a falta de força.

[]´s

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MensagemEnviado: Ter Jan 27, 2009 11:51 pm 
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mas me diz uma coisa, queimaram do nada ou houve algo?

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MensagemEnviado: Qua Jan 28, 2009 7:24 pm 
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Sem esplicação, o carro porou no meio da pista e começou a fumaçar, eu pensei até q fosse a lipo, e o esc estava + ou - uns 75 80º e o motor 65º.


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MensagemEnviado: Qui Jan 29, 2009 10:52 am 
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Del luis escreveu:
Sem esplicação, o carro porou no meio da pista e começou a fumaçar, eu pensei até q fosse a lipo, e o esc estava + ou - uns 75 80º e o motor 65º.


Nenhum dos fios do motor estava comido ou os conectores sem a isolação que possa ter encostado em algum lugar?

Bom de qualquer forma o reparo é possivel!!!!

[]´s

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MensagemEnviado: Seg Fev 09, 2009 9:43 am 
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Del luis,

eu não entendo nada disso tudo aí também, mas posso dar uma dica...

você disse que ele fazia isso quando ia para a frente correto?! E que para tras ele funcionava normal...

Tenta pegar o WFET's da ré e passar para o acelerador, se isso for possível e deixa o ESC sem ré...

Vai que funciona né. hehehehehheh...

A não ser que ele realmente não funcione pela falta de uma fase como explicou o nelbreaks...

Essa é a minha dica, mas não faço a menor idéia se irá funcionar. heheheh...

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Abraços. Pabulinho.

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MensagemEnviado: Sáb Fev 14, 2009 11:18 pm 
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pabulinho escreveu:
Del luis,

eu não entendo nada disso tudo aí também, mas posso dar uma dica...

você disse que ele fazia isso quando ia para a frente correto?! E que para tras ele funcionava normal...

Tenta pegar o WFET's da ré e passar para o acelerador, se isso for possível e deixa o ESC sem ré...

Vai que funciona né. hehehehehheh...

A não ser que ele realmente não funcione pela falta de uma fase como explicou o nelbreaks...

Essa é a minha dica, mas não faço a menor idéia se irá funcionar. heheheh...

Não tem como fazer isso, pois o ESC para brushless não tem FET`s para marcha ré ou para marcha a frente, são todos os mesmos o ESC só inverte a ordens de acionamento das fases para dar a ré.
A melhor solução é arrumas os WFET`s e trocalos, eu fiz isso no meu e ficou otimo.

[]'s

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