RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 5:10 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 31 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Título:
MensagemEnviado: Qua Ago 29, 2007 6:05 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Sim, vc lembra na primeira volta, seu carro estava bem mais rápido na reta, ou seja vc com Mamba + 7700 era mais rápido que eu com Mamba + 3.5, meu motor precisa de mais amperagem pra render tudo o que pode, e o 7700 rende o máximo dele com o Mamba, mas o TC Sphere da LRP tem amperagem compatível com o X11 3.5. É só lembrar do Fabiam, ele usa esse sistema com baterias novas........

Abraços

Edu

Título:
MensagemEnviado: Qua Ago 29, 2007 6:14 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

edured1 escreveu:
Sim, vc lembra na primeira volta, seu carro estava bem mais rápido na reta, ou seja vc com Mamba + 7700 era mais rápido que eu com Mamba + 3.5, meu motor precisa de mais amperagem pra render tudo o que pode, e o 7700 rende o máximo dele com o Mamba, mas o TC Sphere da LRP tem amperagem compatível com o X11 3.5. É só lembrar do Fabiam, ele usa esse sistema com baterias novas........

Abraços

Edu

Imaginei que a diferença na reta fosse por causa da minha relação 6,8 e talvez também por causa de bateria.

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Título:
MensagemEnviado: Qua Ago 29, 2007 7:23 pm 
[Moderador]

prcg escreveu:
Christian, pra você que é mais entendido das regras internacionais....
O Sistema da Castle é LEGAL IFMAR?
Lembro que no começo do ano não era, se ainda não for, isso explica o porque de nunca termos visto um sistema Castle em competições Internacionais.

Sem dúvida a LRP é uma marca referência. Gosto muito dela.
O que a LRP fez foi desenvolvido um ESC especificamente para a aplicação TC = Touring Car.
Isso é muito útil, pois você não precisa ficar quebrando a cabeça com os trocentos ajustes que o Mamba proporciona, mas nunca um dos setups desenvolvidos pela LRP será o melhor para todos e nisso o MAMBA tem vantagem, pois ele permite que você chegue a qualquer setup.
Por isso EU considero o Mamba melhor que o LRP Sphere TC-Spec.

Até onde eu sei, o regulamento IFMAR ainda pede que o sistema brushless seja com sensor (como Novak e LRP). Mas mesmo em competições de alto nível que não se seguem o regulamento IFMAR, o Mamba não é o sistema preferido.

Como o Edu bem disse, com conhecimento de causa, o LRP TC Spec com motor X11 3.5 é mais forte. Por isso, em competições de alto nível, é a escolha preferida. Mas como bem frisou o Gunz, o custo-benefício do Mamba é melhor pra maioria dos hobbistas, e ele é mais versátil. E já dá pra deixar combustão no chinelo, que eu vejo que é o maior objetivo da galera aqui! :twisted: (melhor não espalhar que eu tb ando de combustão, senão posso acabar perdendo meu prestígio por aqui :wink: )

Título:
MensagemEnviado: Qua Ago 29, 2007 9:03 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Hehehehe...é isso ai.

Mas o que eu percebi na primeira etapa, é que haja bateria para o 3,5.
Pelo que o Felipe disse, se ele andar no máximo com o 3,5, o carro não termina a corrida. Dito e feito, na última final ele tentou andar tudo e não terminou.
Pelos testes do Marcos com o 3,5, o melhor run time dele foi 4 minutos e pouco, ou seja, insuficiente pra terminar a corrida mesmo.

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Título:
MensagemEnviado: Qua Ago 29, 2007 10:13 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

É por isso que eu disse, pra render tudo o que o TC LRP + X11 3.5 pode dar, é preciso ter baterias muitooooo boas, senão fica economisando na relação e limitando no rádio em 80%.....
Mas se vc conseguir um bom acerto no chassi e uma tocada sem erros e com regularidade, essa diferença vira a seu favor com o Mamba....

Edu

Título:
MensagemEnviado: Qua Ago 29, 2007 10:15 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

edured1 escreveu:
É por isso que eu disse, pra render tudo o que o TC LRP + X11 3.5 pode dar, é preciso ter baterias muitooooo boas, senão fica economisando na relação e limitando no rádio em 80%.....
Mas se vc conseguir um bom acerto no chassi e uma tocada sem erros e com regularidade, essa diferença vira a seu favor com o Mamba....

Edu

E no meu caso...falta muito treino!!!! Hehehehe

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Título:
MensagemEnviado: Qua Ago 29, 2007 10:39 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Pra todos nós, o ideal seria treinar 2 ou 3 vezes por semana, pra testar amortecedor, mola, relação, e muitas outras coisas que os chassis novos tem pra mexer, mas chegamos lá no sabado, com baterias carregadas um dia antes, sem lugar e tempo pra mexer, fica complicado mesmo...
Não estou reclamando, gosto muito da pista e das pessoas, e graças a Deus temos onde andar, mas que seria bom poder treinar mais, isso seria...
Mas sabado temos que treinar para domingo, e tente o seguinte no seu carro:
Eu melhorei o carro com o seguinte setup:

Óleo 60 na frente, três furos, com molas 30 lbs
Óleo 45 atraz, quatro furos, com molas de 25 lbs
Altura de 5mls na frente e 6mls atraz
cambagem de 1,5o na frente e 2o na traseira
Toe out de 0,5o na frente e toe in de 2,5o na traseira

O carro ficou duro mas como estamos usando pneus baixos, quanto menos ele rolar melhor, assim não perde tração nas entradas e saídas das curvas, o Fernando que usa o mesmo chassi o PHI, endureceu o carro e melhorou sabado retrasado.

Edu

Título:
MensagemEnviado: Qua Ago 29, 2007 10:59 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

edured1 escreveu:
Pra todos nós, o ideal seria treinar 2 ou 3 vezes por semana, pra testar amortecedor, mola, relação, e muitas outras coisas que os chassis novos tem pra mexer, mas chegamos lá no sabado, com baterias carregadas um dia antes, sem lugar e tempo pra mexer, fica complicado mesmo...
Não estou reclamando, gosto muito da pista e das pessoas, e graças a Deus temos onde andar, mas que seria bom poder treinar mais, isso seria...
Mas sabado temos que treinar para domingo, e tente o seguinte no seu carro:
Eu melhorei o carro com o seguinte setup:

Óleo 60 na frente, três furos, com molas 30 lbs
Óleo 45 atraz, quatro furos, com molas de 25 lbs
Altura de 5mls na frente e 6mls atraz
cambagem de 1,5o na frente e 2o na traseira
Toe out de 0,5o na frente e toe in de 2,5o na traseira

O carro ficou duro mas como estamos usando pneus baixos, quanto menos ele rolar melhor, assim não perde tração nas entradas e saídas das curvas, o Fernando que usa o mesmo chassi o PHI, endureceu o carro e melhorou sabado retrasado.

Edu

Obrigado pelas dicas Edu!
Vou testar! Só assim pra melhorar né.

Abraço
Paulo Guedes

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Título:
MensagemEnviado: Qui Ago 30, 2007 8:07 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Só pra adicionar info nesse post sobre o esc Mamba Max

Apesar dos motores da lrp e novak (motores sensored) funcionarem no mamba, o pessoal da Castle Creations ainda não recomenda seu uso.

Já faz uns meses eles tão desenvolvendo uma nova atualização no software pra "melhorar a performance" dos motores sensored no MambaMax, e pelo q andei lendo está entrando em Beta Testing agora =)
Palavras de um Team Driver e de um funcionario da Castle

Ou seja esse ESC já é ótimo, agora então vai ficar imbatível hehe

Com relação aos motores, o 7700 é mais fraco em relação aos outros sim (RPM), apesar de aceitar relações mais longas e curtas se comparado aos outros, ou seja, dá pra fuçar mais com a relação sem superaquecer tão rápido.

Ah, sem falar q foi criado tendo LiPo em mente hehe, ao contrario de qz todos os Top Speeds de hoje

Título:
MensagemEnviado: Qui Ago 30, 2007 7:12 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Quer dizer, mais dúvida pela frente...
O pessoal que vai comprar agora fica todo perdido (como eu estou).
Como é a questão de aquecimento do esc e motor lrp x11 3.5?

Título:
MensagemEnviado: Qui Ago 30, 2007 7:55 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Aquecimento ocorre em qualquer esc e motor, mesmo os escovados, o problema ocorre por vários motivos:

- Relação longa demais
- Temperatura ambiente muito alta
- Circuitos que exigem muito do freio
- Também dependem da tocada de cada piloto.

Mas isso não é problema, é só observar a temperatura do motor e do esc, os fabricantes indicam a temp. máxima. Depois de andar uma bateria meça a temperatura, se estiver acima, encurte a relação, diminuindo o pinhão. Eu procuro manter o esc, da mamba, abaixo dos 65o e o motor abaixo dos 75o. Pela manhã esses valores ficam em 45o e 50o, mas depois das 14:00, com sol, chegam aos valores acima.

Edu

Título:
MensagemEnviado: Qui Ago 30, 2007 7:59 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

edured1 escreveu:
Aquecimento ocorre em qualquer esc e motor, mesmo os escovados, o problema ocorre por vários motivos:

- Relação longa demais
- Temperatura ambiente muito alta
- Circuitos que exigem muito do freio
- Também dependem da tocada de cada piloto.

Mas isso não é problema, é só observar a temperatura do motor e do esc, os fabricantes indicam a temp. máxima. Depois de andar uma bateria meça a temperatura, se estiver acima, encurte a relação, diminuindo o pinhão. Eu procuro manter o esc, da mamba, abaixo dos 65o e o motor abaixo dos 75o. Pela manhã esses valores ficam em 45o e 50o, mas depois das 14:00, com sol, chegam aos valores acima.

Edu

O medo era só de ser como o novak 3.5 que não aguentava um corrida em ritmo normal para forte, pois o pessoal fala que o motor super aquece. Mas agora estou muito mais propenso a ficar com o lrp do que com o mamba.
Outra dúvida que eu tenho é que será que os esc mamba "antigos" terão a oportunidade de fazer o update o software? Isso é dificil de responder...

Título:
MensagemEnviado: Qui Ago 30, 2007 8:06 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Não, o meu Mamba comprei logo que começou as vendas.
O software era o 2.0 e o firmware era 1.7.
Eles disponibilizam as atualizações pelo site,hoje o software está no 3.0 e o firmware em 1.9, então vc faz o download e conecta no speed, ele se atualiza automaticamente, é super fácil.
Mas pode comprar o TC LRP com o X11, é uma ótima escolha.
Segue o site da Castle, fabricante do Mamba:

http://www.castlecreations.com/products/mamba_max.html

Edu

MensagemEnviado: Dom Jan 18, 2009 10:12 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Galera, aproveitando tópico mais uma vez, pergunto: meu ESC Mamba emite um bip de 30 em 30 segundos mais ou menos. É normal?

Helis: Lama v4, Big lama, Belt CP V2, 4#6.

MensagemEnviado: Sex Fev 13, 2009 3:36 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

2007????? Esse topico é de 2007???????

De qualquer forma, o meu tbm faz esse bip, se tiver parado... pq ele faz eu não sei, acredito ser um reconhecimento... mas, acredito ser normal.

Abraços!

Criar novo tópico Responder  [ 31 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas