Já tá com 3 páginas aqui, virge... Eita povo que gosta dum blablablá ein? Vou então deitar falatório sobre o assunto e botar mais lenha na fogueira:
Então, sobre a "luta nossa pra sair a pista", pra ser sincero não existe uma "luta", e acho que a resposta pra isso explica também em parte do porquê não existem torneios consistentes de EP no Brasil.
Nós não estamos exatamente aqui "correndo atrás" de uma pista, o que aconteceu foram umas coincidências felizes de contatos com algumas otoridades locais, o que na baixada e em cidades menores é relativamente mais fácil, mas nada muito protocolar, foi mais um "vê aí pra gente o esquema de pista e tal". Estamos vendo um esquema pra montar uma associação e tal, mas "estamos vendo" faz uns 3 anos já, hehehe... Sem muita diligência, enfim.
Agora explicando o porquê dessa morosidade nossa também: trata-se de um hobby pra maioria de nós, que trabalhamos, estudamos, enfim, pessoas com vidas normais além do hobby. E somos brasileiros, sujeitos às dificuldades financeiras típicas nossas. Em outras palavras, o hobby não é algo prioritário, e quando a coisa aperta é ele quem paga o pato.
Competições envolvem uma grana a mais do que simplesmente o que se gasta andando sem compromisso. Isto é fato, e só é competitivo quem tem os melhores equipamentos, e o que seria o fator de desequilíbrio seria só a perícia do competidor em setup e pilotagem.
Outra questão importante é a relação de número de adeptos entre GP e EP. De uma forma geral, por milhões de motivos que não nos cabem discutir (se o cara não quer por isso ou aquilo, não nos cabe julgar), a grande maioria dos hobbistas de RC em geral não se interessa por participar de torneios. Num cálculo otimista, no universo da AARC seriam 20 frequentadores que usam EP, para 100 pilotos GP (provavelmente é até mais que isso). De todos os que andam de GP lá, quantos participam de torneios? Se ficarmos na casa dos 20% (de novo, sendo otimista), teríamos 20 pilotos de GP e 4 de EP que gostariam de participar de um torneio. Ou seja, simplesmente existem mais praticantes de GP, o que torna menos difícil (sempre é foda, sabe bem disso) formar um grid.
O argumento que "no Latinha rola até TA2" é até verdade, mas pra ser competitivo requer um bom equipo, mesmo no Latinha. Quem compete busca também a vitória, e não ter um equipo competitivo é frustrante, mesmo numa "Gentlemen Race" como o Latinha é. Um argumento rápido e raso seria que, se for só pra andar tirando onda, não vou pagar uma taxa de inscrição num campeonato, ando normal mesmo em dias que não tiver torneios. Quem compete pensa também em ganhar, ou pelo menos andar junto dos ponteiros.
Uma idéia que eu li em uma resposta acima é uma fiscalização pra manter RTR, ou limitar quais chassis poderiam participar. Que o motor é um grande nivelador, mas o chassi é o que pode desequilibrar a balança.
E tenho dito!
Cold Fusion escreveu:
Helvio Lagares escreveu:
Pra mim, o que pega de andar na AARC é a distância, não é fácil ir lá direto, só raramente, por isso campeonato é complicado pra mim, que tem que ter treino, vivência da pista e do traçado pra poder andar legal. Fora equipamento, o que eu não tenho.
E antes de receber a pecha de Inimigo dos Campeonatos (valeu Magrinho...), eu coloquei uma réplica no outro tópico sobre a questão:
Helvio, voce eu ja conheço. mas penso que vc esta ai na baixada lutando para ter uma pista. e como não tem, todos andam em um estacionamento. acho isso muito show de bola. o que não entendo é a galera que tem pista, como é o caso de SP e não quer andar. e aparece nos lugares falando, pô, agente nem tem uma pista bonita como essa, se referindo as gringas.. mas e se tivesse. eles iriam??
voce como eu vai em pistas mais longes de vez em quando. eu ja fui em Jundiai. quero ir na do parque. quero ir também em SJC, correr uma etapa com eles, talvez quem sabe ir em no Rio de Janeiro.. sei-la combinar com alguém de ir e rachar gasosa e pedágios. mas ir nas pistas é muito bom.
Issao, eu não sei pilotar, não sabia. e tenho certeza que muitos aqui e nos campeonatos tb acham que não sabem. mas pô. então quer dizer que o esquema é pegar o RC e ja sair de uma corrida com um troféu de campeão?? sera que não falta um pouco de humildade para essas pessoas? pq eles estão esquecendo da animação da corrida. da galera conversando e se ajudando?
to bem feliz com os novos pilotos do latinha. mas tenho certeza que poderia ter muito mais.