RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 11:09 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 35 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Jul 02, 2007 4:56 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Galera

Estou com uma duvida e acredito que alguns de vcs aqui que tem o carro e/ou "manja" mais do que eu possa me ajudar...

Como funciona a suspensão traseira do formulinha f103 da tamiya??? ela é a famosa suspensão T-bar??? ou qual é???

a suspensão dianteira é praticamente nula pois só tem as molas certo... e bastante dura vamos dizer assim...

obs.: o espirito do prof. pardal baixou em mim.. estou pensando em montar um chassi/carro de formula.. vamos ver se isso sai do papel!!! :roll:

aguardo retorno da galera!!!

abraços
Marcelo Trindade

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

Título:
MensagemEnviado: Seg Jul 02, 2007 5:57 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

É um T-bar sim

E dá pra fazer sim, a maior dificuldade é o diferencial (que tem que ser comprado pronto)

Que materiais está pensando em usar? Já fiz alguns protótipos...

Título:
MensagemEnviado: Ter Jul 03, 2007 12:08 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Eai Fernando... blz..

Então... queria uma dica de como funciona esse tipo de suspensão.. para poder ter uma ideia de como podemos fazer tanto a suspensão quanto o resto do carro..como chassi, suspensão dianteira e etc....

Quanto ao material... ao mesmo tempo que temos mtas opções, temos poucas tbm, devido ao custo de material (fibra de carbono, injetados e assim vai...)

Acho que a resina da pra usar...porem é preciso deixa-la com uma certa "elasticidade" pois se for totalmente rigida, ela não vai aguentar a força mecanica que ira sofrer....

vou ver tbm quanto custa para mandar fazer algumas peças injetadas e outras torneadas em aluminio...mas o que mais tenho dificuldade agora seria fazer os moldes das peças...pois não sei qual material usar...primeiramente modelar a peça matriz para depois fazer as outras vai ser uma atividade meio que... vamos dizer... penosa..hehehe

abraços

ps. vamos lá...precisamos fazer algo para baratear esse hobby!!! a gente consegue!!!

Marcelo Trindade

Título:
MensagemEnviado: Ter Jul 03, 2007 9:04 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

baratear não é tão difícil, o difícil é ver quem vai querer!

veja os autos da Thunder, é mais ou menos a idéia, mas é raro de se ver por aí...

Título:
MensagemEnviado: Ter Jul 03, 2007 11:46 am 
[Moderador]

Veja alguém que você conhece e que tem algum pan-car, que você vai entender melhor. Não tem segredo. O caminho, creio eu, é usar placas de fibra-de-vidro (fiberglass) e cortar com uma Dremel.

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

Título:
MensagemEnviado: Ter Jul 03, 2007 12:29 pm 
[Moderador]

Images: 119
Baratear o chassi não é tão difícil mesmo... o que sai mais caro são rádio, receiver, esc, motor, carregador, baterias, etc.

Até onde sei os Pan Cars são o que pode haver de mais simples em matéria de RC... eu tbm já pensei em fazer um, só que em alumínio.

Alguém tem idéia de quanto custa os chassis da Thunder? Vi um 1/24 lá que deve ser o capeta com um motor forte...:)

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==

Personal album

Título:
MensagemEnviado: Ter Jul 03, 2007 1:20 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Boa tarde amigos...

Então... o que vc disse Helvio quanto ao fibra de vidro é bem interessante... principalmente para o chassis né...vou ver onde posso encontrar essas placas...

Primeiramente preciso encontrar alguem que tenha eletricos aqui em guarulhos e depois um pan car... o que é mais dificil ainda..hehehe mas eu acho...

logicamente que para começar vamos ter que pegar boas idéias de chassis ja existentes, mas com o tempo e utilização dos carros aperfeiçoamento vamos ter criado um chassis prototipo exclusivo... depois vai ser necessário a criação das peças tbm... tanto de suspensão, quanto de direção e etc...

A parte eletrica, por enquanto e acho que por um bom tempo ainda.. essa vai ser a parte que mais vai doer no bolso dos hobbistas... mas só de ter um chassi competitivo de baixo custo, acredito eu que um pelo outro, teremos um conjunto não mto caro e forte na pista ou nas garagens..hehehe

vou fazer algumas pesquisas e se eu conseguir mais alguma informação eu compartilho com vcs

quanto aos carros da thunder.. alguem tem idéia do valor dos chassis? se eles tivessem um no estido formula seria otimo!!rsrsrs

abraços

Título:
MensagemEnviado: Ter Jul 03, 2007 1:41 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

O pan car da thunder (1/10) está na faixa de R$ 300 - 350, se não me engano;

Um pan car é o mais simples de se fazer

Agora, se existisse uma categoria de pan car, que o povo realmente "comprasse a idéia", claro que seria uma boa. Mas isso não existe, vai por mim, a única maneira que eu vejo de ter sucesso, seria montar um chassis igual ou superior aos top-de-linha, e bem mais barato. Ou seja, praticamente impossível sem maquinário CNC de alto nível.

Não é uma questão de preço, é uma questão pessoal, o cara pode comprar um pan car de R$ 100, mas se tomar 10 segundos de um top de linha importado, isso mexe com os "brios" do cara, que vai procurar um chassis de R$ 1500, ou andar sozinho ou abandonar o hobby.

A única forma do cara com chassis de R$ 100 se divertir é só andar com outros chassis de R$ 100.... então é mais um problema de convencer, do que de fabricar...

Eu vejo os caras que andam de combustão na minha cidade, só carro de R$2000 pra cima, conclusão, quando aparece um cara lá com um chassis RTR bem fraquinho, toma um pau incrível (ainda mais porque não conhece a pista) e vai embora chateado. Então, ou começa a perder o interesse, ou junta os R$ 2000 pra ter alguma chance. Infelizmente, não vai pra frente categorias como se fossem kart, F3, só vai pra frente Fórmula 1 pra cima.

Quer ver só? Quem aqui compraria um pan-car por R$ 300 ????

Título:
MensagemEnviado: Ter Jul 03, 2007 1:41 pm 
[Moderador]

Images: 119
Pra vc ter uma noção do como são esses chassis (formulinha, pan car, etc.), não sei se isso ajuda... mas nesse PDF tem a visão explodida de um F103 Tamiya (Formulinha): http://www.tamiyausa.com/pdf/exp/58130e.pdf

Esse é o Pan Car da HPI (fora de linha):
http://www.hpiracing.com/kits/heritage/rs10gwm.htm

E esse é o F1 da HPI (tbm fora de linha):
http://www.hpiracing.com/kits/heritage/f1-m.htm

Se vc pesquisar na internet, talvez ache boas imagens ou visões explodidas dos pan car pra vc tirar idéias.

Agora, o Fernando tem razão... na pista ninguém quer ser o mais lento. Tem muita gente que tem automodelo em casa mas que não leva pra pista para não passar "vergonha" perto dos carros Pro.

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==

Personal album

Título:
MensagemEnviado: Ter Jul 03, 2007 1:54 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Fernando vc tem razão... o mais dificil é fazer com que o que o pessoal aceite a ideia e procure um chassis mais em conta do que os top´s de linha hoje... isso é verdade...
realmente.. pagar 300 realis em um pancar é mta coisa...

Gunz, vou dar uma pesquisada sim cara.. eu vou sair de férias agora.. se eu conseguir encontrar algum material em conta, vou tentar alguma coisa..hehe bem manual mesmo, simples para ir aprimorando...

é uma idéia... porem não adianta querer ir rapido tbm, pq alem do custo, tem que ser algo bem planejado e detalhado para que as coisas funcionem adequadamente...

Valeu pelas dicas e pelas considerações galera...

abraços

Marcelo Trindade

Título:
MensagemEnviado: Ter Jul 03, 2007 2:43 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

eu, por exemplo, estou me desfazendo de todos os chassis 4x4 (suspensão com amortecedor, etc) pra ficar só com um pan-car que estou arrumando

motivo? é o mais fácil de manter, eu só quero me divertir mesmo....

mas não adianta, é mais fácil comprar um livro "Aumente seu poder de convencimento" do que fabricar um pan car e o pessoal gostar....

Título:
MensagemEnviado: Ter Jul 03, 2007 3:21 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

O Pan car de 200 reais não será rápido como um 10L da associated.

A idéia de categoria básica é boa, mas primeiro você precisa de um grupo inteiro que compre essa carro e comece a correr junto.
Você sozinho não chegará a lugar nenhum.

No momento o lugar onde tem um grupo que anda de elétrico é o pessoal da AARC, mas dúvido que você consiga convencer 5 caras a andar com você.
Aqui no Fórum não vai adiantar muito. Não vai fazer a categoria se tornar popular, se você vender um carro pra mim, um pro Fernando, um pro Gunz e um pro Helvio. Eu vou andar sozinho na AARC e a categoria não vai pegar. O Fernando vai andar sozinho em Jundiai e a categoria não vai pegar. O Gunz vai andar sozinho em São José dos Campos e a categoria não vai pegar. O Helvio vai andar sozinho em Santos e a categoria não vai pegar....
Ai você vai pensar. Pô, eu já vendi 4 carros e a categoria não pega!
Não pega enquanto se anda sozinho...

E sobre a Thunder, eles têm um chassis de formula parcial sim.

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Título:
MensagemEnviado: Ter Jul 03, 2007 3:51 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

É isso aí, tem que ter um grupo interessado. Se tiver um grupo, vocês vão andar até de carrinho de rolimã R/c

Título:
MensagemEnviado: Ter Jul 03, 2007 3:54 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Fernando escreveu:
É isso aí, tem que ter um grupo interessado. Se tiver um grupo, vocês vão andar até de carrinho de rolimã R/c

Isso é verdade.

ninguem iria gostar de andar com Mini Tamiya junto com 4x4. Mas quando se andou todos com Minis...a categoria pegou mesmo e é super divertida, pena que com o fechamento da psita só apra elétrico, ficou complicado continuar com os campeonatos de formula e mini....

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Título:
MensagemEnviado: Ter Jul 03, 2007 4:28 pm 
[Moderador]

Fernando escreveu:
eu, por exemplo, estou me desfazendo de todos os chassis 4x4 (suspensão com amortecedor, etc) pra ficar só com um pan-car que estou arrumando

motivo? é o mais fácil de manter, eu só quero me divertir mesmo....

mas não adianta, é mais fácil comprar um livro "Aumente seu poder de convencimento" do que fabricar um pan car e o pessoal gostar....

Mais um pra turma dos doidos! Isso aí Fernando, eu cheguei a essa conclusão já à bastante tempo. Não quero dor de cabeça, só me divertir. Manter um pan-car é ultra-simples, e dá pra andar mais ou menos junto com os carros de R$2000,00 sem passar vergonha. Mas devo acrescentar que a turma daqui anda toda junta, gente boa mesmo e sem frescura, não tem muita discriminação entre modelos.

Fazer um pan-car homebrew é razoalvelmente simples. Mas não será possível construir todas as peças. Caixa traseira, braços de suspensão dianteiras, turnbuckles, amortecedor e diferencial, o lance é mesmo comprar prontas essas peças, da Bolink, Tamiya ou HPI, por exemplo. Em suma, creio ser possível fazer em casa apenas o chassi mesmo, a parte de fibra só. E dá até pra inventar umas sacanagens bem legais.
Mas comercializar... A Thunder fabrica chassi pan-car, e nunca vi um pessoalmente, nem conheço quem tenha, embora tenha ouvido boas impressões do modelo.
E, no mais, são tantas categorias e variações diferentes que, se você pensar bem, nem na pista tem alguma uniformidade de chassis e motores, cada um tem o seu, e é sempre bem diferente um do outro, motores mais ou menos fortes, chassis ultra-mega-boga-pró e outros nem tanto, enfim... Investir na fabricação de um tipo muito específico de chassi, vai atender apenas um tipo muito específico no já super-restrito universo do RC nacional.

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

Criar novo tópico Responder  [ 35 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas