Fernando escreveu:
eu, por exemplo, estou me desfazendo de todos os chassis 4x4 (suspensão com amortecedor, etc) pra ficar só com um pan-car que estou arrumando
motivo? é o mais fácil de manter, eu só quero me divertir mesmo....
mas não adianta, é mais fácil comprar um livro "Aumente seu poder de convencimento" do que fabricar um pan car e o pessoal gostar....
Mais um pra turma dos doidos! Isso aí Fernando, eu cheguei a essa conclusão já à bastante tempo. Não quero dor de cabeça, só me divertir. Manter um pan-car é ultra-simples, e dá pra andar mais ou menos junto com os carros de R$2000,00 sem passar vergonha. Mas devo acrescentar que a turma daqui anda toda junta, gente boa mesmo e sem frescura, não tem muita discriminação entre modelos.
Fazer um pan-car homebrew é razoalvelmente simples. Mas não será possível construir todas as peças. Caixa traseira, braços de suspensão dianteiras, turnbuckles, amortecedor e diferencial, o lance é mesmo comprar prontas essas peças, da Bolink, Tamiya ou HPI, por exemplo. Em suma, creio ser possível fazer em casa apenas o chassi mesmo, a parte de fibra só. E dá até pra inventar umas sacanagens bem legais.
Mas comercializar... A Thunder fabrica chassi pan-car, e nunca vi um pessoalmente, nem conheço quem tenha, embora tenha ouvido boas impressões do modelo.
E, no mais, são tantas categorias e variações diferentes que, se você pensar bem, nem na pista tem alguma uniformidade de chassis e motores, cada um tem o seu, e é sempre bem diferente um do outro, motores mais ou menos fortes, chassis ultra-mega-boga-pró e outros nem tanto, enfim... Investir na fabricação de um tipo muito específico de chassi, vai atender apenas um tipo muito específico no já super-restrito universo do RC nacional.