RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 5:22 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 94 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Jul 13, 2009 6:49 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 8
Seanikaido escreveu:
Fabricio escreveu:
Seanikaido escreveu:
Xiiiiiiiiiiiiii

To achando esse tópico MEIO tendencioso hein :bleh:

Tendencioso nada!!!

É tudo verdadeiro, os números não mentem.

Vamos dar um exemplo, o TF5 no seu Roberto custa R$760,00, o FW06 na Universo Rc cust R$1.451,19.

Nestes valores não estão inclusos equipamentos de campo.

Claro, que o FW06 já sai de caixa, andando mais que o TF5, saindo da caixa tbm.

Mas se vc usar a grana que falta de 760 para 1451 = 690 reais

Você compra um combo do demônio e pronto!! Já tá andando mais!! hehehe

Acho que nem isto...

Personal album

MensagemEnviado: Ter Jul 14, 2009 9:33 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Camaradas, sou novo no ramo, iniciei no automodelismo em janeiro/2009, comprei meu primeiro eletrico agora no final de junho.

Atualmente estou com um Nitro 4 Tec e um HPI Sprint 2 Sport.

Estou usando uma bateria que comprei de 4200 mAh NIMH. Achei bem espertinho o motor dele.... hehehe...

Agora, nao sei se estou com a impressao errada, mas o que eu acho eh que o eletrico eh bom pra malhar, usar direto, pq eh so carregar a bateria e ja era.

Ja o Nitro eh aquele carro pra usar de vez em quando, tipo 2 x por mes, pela trabalheira de carregar um monte de coisa, precisa de lugar especifico pra andar, etc.

O Eletrico, por exemplo, eu "amaciei" brincando dentro do apartamento, desviando dos moveis... o nitro, tive que ficar uma semana esperando pra ir pra pista... isso eu to achando o maximo, tipo, vou levar a esposa no mercado e ja fico pelo estacionamento mesmo.... hehehe...

Tanto eh que ja vou encomendar um combo brushless pra poder usar sem me preocupar com carvao, escova ou sei la o que...

Minha humilde opiniao seria que o mundo ideal seria ter os 2: o eletrico pra usar a toda hora, sempre que tiver uns minutos sobrando e o nitro pra ir na pista num final de semana livre planejado com antecedencia (ai ja aproveita e leva o eletrico pra brincar enquanto esfria o motor do nitro...heheheh)

MensagemEnviado: Qua Jul 15, 2009 8:27 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 8
mdias escreveu:
Camaradas, sou novo no ramo, iniciei no automodelismo em janeiro/2009, comprei meu primeiro eletrico agora no final de junho.

Atualmente estou com um Nitro 4 Tec e um HPI Sprint 2 Sport.

Estou usando uma bateria que comprei de 4200 mAh NIMH. Achei bem espertinho o motor dele.... hehehe...

Agora, nao sei se estou com a impressao errada, mas o que eu acho eh que o eletrico eh bom pra malhar, usar direto, pq eh so carregar a bateria e ja era.

Ja o Nitro eh aquele carro pra usar de vez em quando, tipo 2 x por mes, pela trabalheira de carregar um monte de coisa, precisa de lugar especifico pra andar, etc.

O Eletrico, por exemplo, eu "amaciei" brincando dentro do apartamento, desviando dos moveis... o nitro, tive que ficar uma semana esperando pra ir pra pista... isso eu to achando o maximo, tipo, vou levar a esposa no mercado e ja fico pelo estacionamento mesmo.... hehehe...

Tanto eh que ja vou encomendar um combo brushless pra poder usar sem me preocupar com carvao, escova ou sei la o que...

Minha humilde opiniao seria que o mundo ideal seria ter os 2: o eletrico pra usar a toda hora, sempre que tiver uns minutos sobrando e o nitro pra ir na pista num final de semana livre planejado com antecedencia (ai ja aproveita e leva o eletrico pra brincar enquanto esfria o motor do nitro...heheheh)

mdias,

É bem por ai, apenas faço um comentário, no meu caso desisti de partir para um pró12 e fui para um EP com brushless modified.

O elétrico é bem mais prático, run time não é mais problema pois as lipo tem de sobra.

Velocidade final os EP batem tranquilamente um nitro, se utilizar o motor e relação corretos.

Personal album

MensagemEnviado: Ter Jul 21, 2009 12:38 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Pessoal, eu estou iniciando nesse mundo e em processo de compra do meu primeiro RC.

Optei pelo EP pelos seguintes motivos:

- Limpeza;
    - Liberdade de andar onde quiser, dentro de casa, na área de festas e fora de casa;
    - Não há fumaça e barulho excessivo;
    - Com o preço de um galão posso comprar uma bateria razoável, com o preço de dois, eu compro há bateria, o galão se consome, a bateria continua por um bom tempo;
    - Enquanto o pessoal do GP leva Galão para dar muitas voltas, até consumir todo o galão, eu pretendo levar uma caixa térmica;
    - No EP o tempo da brincadeira varia em 15 a 30min, vai depender do conjunto, vi em mensagens anteriores que vou ter que esperar o motor esfriar para colocar outro PAC de baterias, para mim não vai ter problema, lembra da caixa térmica, vou retirar o meu PAC, uma latinha de 473ml, se não esfriar, abro outra, talvez assim eu pilote melhor;
    - O combustível do GP, além de inflamável é potencialmente cancerígeno (fonte: http://www.fpam.pt/informacoes/nitromet ... atura.html);
    - E por fim o mais importante, tenho uma filhinha de um aninho e meio, e pode apostar que a primeira coisa que ela vai fazer é olhar por carrinho e dizer lindo, lindo, lindo, vai correndo abraçar, beijar e fuçar no mesmo. No EP se eu tirar o PAC de baterias não há problema, no GP, não posso garantir o mesmo.

Em resumo, me mato trabalhando a semana toda e no final de semana só quero curtir...

Esses são os motivos que me levam a optar por um EP como hobby.

Forte abraço a todos,

MensagemEnviado: Qua Ago 12, 2009 6:29 pm 
Novo no Fórum

Não sei se tá ativo ainda ou não, mas vamos lá!

Na humilde opinião, como já foi dito ai antes, depende do gosto. Tenho um GP e levo pra pista 3 coisas (aquecedor de vela, 500ml de nitro e um treko pra colocar combustivel no tanque que eskeci o nome :bleh: ), mas o combustivel tem óleo, o que causa muita sujeira. Sobre a regulagem do carburador, quando vc acha a ideal, não mexe mais (mexi no meu 2 vezes só).
Em questão de beleza(bolha), EP sai no ganho, pois tem apenas 5 furos na bolha (4 para encaixar no carro e 1 para a antena) já meu EP tem 10 (para ventilação, reabastecimento e tal...). Um GP pode ficar ligado mais tempo que um EP, basta abastece-lo, e mesmo assim, dependendo do motor, 1 tanque dura 25min ou +!! (eu rodando forte dura quase 30min..)

É isso que eu penso, vc deve-se ir em uma pista olhar, comparar e escolher

Abraços!!

Editado pela última vez por Flavio em Seg Ago 31, 2009 9:01 pm, em um total de 2 vezes.

MensagemEnviado: Qui Ago 13, 2009 1:47 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Flavio escreveu:

Na humilde opinião, como já foi dito ai antes, depende do gosto. Tenho um EP e levo pra pista 3 coisas (aquecedor de vela, 500ml de nitro e um treko pra colocar combustivel no tanque que eskeci o nome :bleh: ), mas o combustivel tem óleo, o que causa muita sujeira. Sobre a regulagem do carburador, quando vc acha a ideal, não mexe mais (mexi no meu 2 vezes só).
Em questão de beleza(bolha), EP sai no ganho, pois tem apenas 5 furos na bolha (4 para encaixar no carro e 1 para a antena) já meu EP tem 10 (para ventilação, reabastecimento e tal...). Um EP pode ficar ligado mais tempo que um EP, basta abastece-lo, e mesmo assim, dependendo do motor, 1 tanque dura 25min ou +!! (eu rodando forte dura quase 30min..)

Abraços!!

Só tem um problema , qual é a diferênça de seu EP para seu EP ? :pedala:

Turnigy accucel
Lipos 2s 4200 / 3s 3600

MensagemEnviado: Qui Ago 13, 2009 2:54 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Faça como eu:
- Iwaver 02 1/28 (elétrico) = para andar em casa em dias de chuva
- HPI Sprint 2 (elétrico) = para drift, locais pequenos e fechados
- HPI RS4 3 (combustão) = para on-road grip e locais abertos
- Revo 3.3 (combustão) = para off-road e locais abertos

MensagemEnviado: Qui Ago 13, 2009 4:39 pm 
Novo no Fórum

Augusto Beck escreveu:
Flavio escreveu:

Na humilde opinião, como já foi dito ai antes, depende do gosto. Tenho um EP e levo pra pista 3 coisas (aquecedor de vela, 500ml de nitro e um treko pra colocar combustivel no tanque que eskeci o nome :bleh: ), mas o combustivel tem óleo, o que causa muita sujeira. Sobre a regulagem do carburador, quando vc acha a ideal, não mexe mais (mexi no meu 2 vezes só).
Em questão de beleza(bolha), EP sai no ganho, pois tem apenas 5 furos na bolha (4 para encaixar no carro e 1 para a antena) já meu EP tem 10 (para ventilação, reabastecimento e tal...). Um EP pode ficar ligado mais tempo que um EP, basta abastece-lo, e mesmo assim, dependendo do motor, 1 tanque dura 25min ou +!! (eu rodando forte dura quase 30min..)

Abraços!!

Só tem um problema , qual é a diferênça de seu EP para seu EP ? :pedala:

hehe.. o correto é: "Um GP pode ficar ligado mais tempo que um EP, basta abastece-lo..."

Acontece ^^ =P

MensagemEnviado: Seg Ago 24, 2009 6:36 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Assunto muito polêmico mesmo. Na minha humilde opinião, vai mais de gosto pessoal do que qualquer outra coisa.
Eu particularmente gosto do barulho, fumaça, cheiro de combustível, hehehe... mas não tenho nada contra quem prefere os EP. Já vi gente que compra um GP por diversão e decepciona quando sabe que tem que fazer regulagens, manutenção,limpeza, etc. Eu não me importo com isso e até curto o lance de regulagem, combustível, etc... mesmo com a limpeza eu não me importo e olha que tenho GP off (Kyosho DBX) e moro em apartamento. Tenho também um mini EP off (Team Losi Mini LST), sei que não é top e uso por diversão mesmo, mas quando a bateria está acabando, a queda no desempenho do motor é nítido. Não estou reclamando, mas é isso que acontece e quando acontece já me diverti o bastante e encosto o carro.
O melhor é ver em pista e conversar com a galera pra analisar desempenho, manutenção, acessórios, etc. Parafernália é coisa muito pessoal, já teve vez que fui andar e levei só o combustível na almotolia, aquecedor de velas e me diverti pra caramba. Quebrar todos podem quebrar mas depende mais do estilo de pilotagem do que qualquer outra coisa. Já andei mais de meio galão com meu GP e só a mola da embreagem se soltou, conheço gente que quebrou o carro no primeiro tanque.

Discussões à parte, o melhor de tudo isso é que hoje em dia temos ótimos carros/motores tanto EP quanto GP. Ou seja, tem pra todos! Se você gosta de EP, é possível ter um carro muito bom e o mesmo acontece com o GP.
Quanto aos custos, é bem relativo. Como pra mim é um hobby e não sobrevivência, prefiro os que me distraem e são do meu gosto. Não compraria algo por ser mais barato sendo que me sentiria melhor com outro.

Cada um tem seus pros e contras, dizer que um é melhor do que o outro é complicado e a discussão vai se estender tanto e não chega a lugar nenhum, ou seja, gosto é gosto e VAMOS ACELERAR!

PS.: desculpem qualquer coisa, não quero fazer polêmica aqui, ok?

Mizuno

Mini-Z MA-010/AWD - Ferrari Enzo
Mini-Z Monster - Mad Force
dNaNo - Aston Martin DBR9
KO-Propo EX-10 Helios 2.4GHz

Galpas Racing Indoor
http://www.galpas.com.br

MensagemEnviado: Ter Ago 25, 2009 11:58 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Com certeza o gosto por autos 1/1 influencia muito quem prefere o GP pelo barulho, fumaça, combustível e necessidade de mais regulagens, como o Mzn3108 relatou.

O GP realmente é muito menos prático do que o EP e se perde muito mais tempo com manutenção. E também é mais caro. Um galão de combustível está mais de R$100,00. Convenhamos, é um absurdo.

Com minha curta experiência com um FW-06 (GP) e um TF-05 (EP) eu diria que o auto-modelo elétrico tem sido mais vantajoso para quem gosta de automobilismo (vejo o automodelismo também como um tipo de automobilismo) pelas seguintes vantagens:

- Você pode dedicar muito mais tempo na bancada mexendo em ajustes com influência direta na pista (cambagem, toe in/out, amortecedores, etc) ao invés de perder tempo tentando regular um carburador que nunca fica no ponto.

- Por ter centro de gravidade mais baixo e ser mais leve, apresenta melhor desempenho em curvas.

- Tem muito mais aceleração que um GP da mesma faixa de preço e com pouco investimento ganha tanto em aceleração como em velocidade final.

- Não necessita de um local especial para se fazer manutenção ou mexer no carro já que não tem combustível.

- O aspecto da autonomia é mito. Se você tem uma bateria que aguenta 30 minutos de runtime (com as baterias de lítio isso é possível), o GP terá que fazer 3 splash-and-go neste meio tempo pois cada tanquinho dura míseros 8 minutos, na melhor das hipóteses.

A única coisa que me incomoda no EP é a falta de barulho. De resto, tenho me divertido muito mais com ele do que com o Nitro.

MensagemEnviado: Ter Ago 25, 2009 7:13 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

KONTROLAT_SOVIET escreveu:
...perder tempo tentando regular um carburador que nunca fica no ponto.

...se você tem uma bateria que aguenta 30 minutos de runtime (com as baterias de lítio isso é possível), o GP terá que fazer 3 splash-and-go neste meio tempo pois cada tanquinho dura míseros 8 minutos, na melhor das hipóteses.

Respeito muito a sua opinião, mas discordo nesses dois itens, pois é exatamente nesse ponto onde uma boa regulagem do carburador faz diferença nos GP (daí não é o carro e sim o ajuste que faz a diferença).
Assim como as baterias de lítio permitem uma autonomia maior, um ajuste bem feito no carburador traz o mesmo efeito. Falando de carros RTR, algum deles vem com bateria de lítio? Quanto tempo duraria uma bateria original? Senão já cai no assunto de ups, que deixa o caso mais complexo.
O meu EP tem bateria original que não dura muito tempo e quando fica fraca o carro fica devagar até o esc bloquear a aceleração de vez. Já meu GP original anda igual até acabar o tanque.
Olhando de fora parece tudo igual mas existem inúmeras diferenças, por isso em competições são separados, principalmente por causa do "splash-and-go". Por isso na minha opinião não existe comparação entre GP e EP, vai do gosto do freguês e o melhor: tem carro pra todo mundo!

Mini-Z MA-010/AWD - Ferrari Enzo
Mini-Z Monster - Mad Force
dNaNo - Aston Martin DBR9
KO-Propo EX-10 Helios 2.4GHz

Galpas Racing Indoor
http://www.galpas.com.br

MensagemEnviado: Qua Ago 26, 2009 10:42 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Na verdade os RTR vem sem bateria. Você escolha na hora qual quer no momento da compra. E daqui a pouco tempo ninguém mais vai querer as NiMh ou NiCd, já vão sair todos com LiPo da loja. Até porque já barateou bastante.

Uma grande vantagem dos componentes eletrônicos é que a constante evolução vai derrubando os preços muito rapidamente e a qualidade dos mesmos vai aumentando num ritmo impressionante. A bateria de LiPo praticamente não apresenta queda no rendimento do automodelo, a não ser quando chega em 6V, dando uma queda abrupta. Fora isso, a curva de degradação da velocidade é praticamente plana.

Quanto à regulagem do carburador, o que incomoda é você conseguir uma regulagem e no dia seguinte você liga o carro e ele está uma droga, por motivos de temperatura, pressão e até mesmo extraterrestres.

Mas concordo muito com o que você diz sobre ter mercado para todos. Eu mesmo, tirando a encheção de saco do aquecedor de velas, pilha do receiver e regulagem de carburador, acho o máximo ver e escutar um GP batendo marcha a 20.000 RPM, parece um carro de corrida legítimo em miniatura e pretendo nunca vender meu FW a não ser para comprar um Nitro melhor.

Mas os GPs são realmente para entusiastas tanto pelo custo e pelo maior tempo qeu você tem que dedicar ao auto. Se você for considerar racionalmente a diversão pura e simples de pilotar um RC, o elétrico é mais racional.

MensagemEnviado: Qua Ago 26, 2009 2:15 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Galera, apesar de ser fã dos EP tenho vontade de ter um GP, um usadinho (só o carro, o radio uso o meu mesmo) por quanto sai? Quero um com duas velocidades, e todos acessorios, starter, chaves e todo equipamento necessário.

Agora o hobby mudou de escala, de 1:10 para 1:1!
Clube do Tamiya TA03 Clique Aqui!!
Imagem

MensagemEnviado: Qui Ago 27, 2009 11:30 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Tem os Kyosho Fazer (mais simples, entre 400 - 600 reais) e os FW (semi-pro), o qual usado você compra por algo entre 700 - 900 reais.

Creio que os FW são melhor opção pois nem todos Fazers (poucos, na verdade) tem caixa de 2 velocidades.

MensagemEnviado: Sex Ago 28, 2009 1:21 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

KONTROLAT_SOVIET escreveu:
Tem os Kyosho Fazer (mais simples, entre 400 - 600 reais) e os FW (semi-pro), o qual usado você compra por algo entre 700 - 900 reais.

Creio que os FW são melhor opção pois nem todos Fazers (poucos, na verdade) tem caixa de 2 velocidades.

Bom, eu já vi um Fazer com cambio, concerteza é mais caro hehe...mas eu acho muito louco o carro "trocando a marcha", faz um barulho animal.
Quero um carro simples, desde que tenha 2 velocidades.

Agora o hobby mudou de escala, de 1:10 para 1:1!
Clube do Tamiya TA03 Clique Aqui!!
Imagem

Criar novo tópico Responder  [ 94 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas