RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 5:08 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 99 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Dez 30, 2009 10:59 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

a pergunta parece meio idiota, mas :putz:

esse esc é pra 2 motores certo? Um esc comum aguenta 2 motores?

Kyosho Mini-Z MR-01 Racer - Shelby Cobra 1961
Kyosho Mini-Z MR-01 - BMW Z8

MensagemEnviado: Qua Dez 30, 2009 11:32 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Blz, valeu a dica. É exatamente esta schulz menor que eu estou olhando, em torno de 250,00.

[ ] Wally

fabil escreveu:
bacana... eu tenho uma Schulz Pratika FSB16P, ela é bem parrudinha e me atente tanto p/ os RCs e p/ os jipes 1:1 heheheh tem uns 3 anos que comprei na epoca foi 700,00 na cofermeta..

tem a mesma Schulz só que modelo FBS13P é um pouco menor e bem mais barata, acho que te atenderia bem tb...

quando for comprar a maquina, fuja da marca FERRARI essa é uma xingling amarela que vende na cofermeta, o preço é metade da schulz, mas é um bosta.. grana no lixo..

Crawler e Escala off road em BH? Tamo garrado!!!

MensagemEnviado: Qua Dez 30, 2009 4:07 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

opa!!! depoiss de um baita trampo, os novos lower links estao prontos:
s
de manha fui comprar o material:

01 barra de rosca de 3mm
01 mts de tubo de latao com diametro interno de 5mm ( nao achei dessa medida em aluminio e nao estava a fim de bater perna nas lojas, peguei de latao mesmo)

ferramentas necessarias:
- furadeira de bancada
- broca 3mm
- broca 5mm
- morsa
- cegueta
- alicates, chaves de fenda, limatao, etc..

primeiro passo foi medir p/ ver em quanto deveria alongar os lowers links p/ ajustar o caster, fiz 8mm mais comprido.
segundo passo, preferi aproveitar as rotulas das barras originais mesmo e como sao integradas as barras, cortei as barras ao meio na intencao de embuti-las dentro do tubo de latao ( as barras tem 5mm de diametro e o tubo de latao era p/ ter 5mm interno tb)
Imagem

por causa do retardado do vendedor que mesmo com paquimetro na mao me deu as medidas erradas do tubo, pois eu pedi de 5mm interno e o retardado me dá um de 4,5mm me falando que era de 5mm... resultado, as barras originais nao entravam no tubo, tive entao que passar uma broca 5mm dentro do tubo, isso foi trabalhoso, pois tive que ir furando aos pouquinhos, tira a broca, limpa as limalhas, enseba de oleo, caso contrario a broca travava dentro do tubo pq nao podia apertar demais a morsa senao o tubo amassava ( ficou com 1mm de parede), enfim.. foi trabalho de formiguinha por causa do erro do vendedor.. mas no fim deu certo
Imagem

as rotulas, mesmo procedimento, mas como sao de plastico, passar a broca 3mm dentro delas foi facil, só ter cuidado p/ ficar alinhadinho e nao sair furando torto.
Imagem

agora é só corta a barra de rosca na medida que fique o suficiente p; passar dentro do tubo e enroscar nas duas rotulas nas pontas
Imagem
Imagem

aproveitei o embalo e troquei tb a drag-link ( barra que une os dois munhoes das rodas), como meus dedos já estavam doendo de tanto rosquear barras, fiz somente a dianteira, a traseira ( que está travada pois elimine o rear steer) nao faz muita força e depois faço outra
o caster ficou bacana, tanto que agora nota-se a diferença de inclinacao do servo, ele agora fica apontado p/ frente e nao para o chao como era antes.. o carrinho vira muuiiiiitttooo melhor agora...

fiz tb uma melhoria no suporte de bateria, usei uma cantoneira de aluminio p/ segurar melhor a bateria
Imagem
Imagem

total dos gastos:
R$15,00 e ainda tem material p; fazer mais uns 4~5 links

T+

HPI SAVAGE FLUX HP - El Diablo
Venom Creeper - Aranha

MensagemEnviado: Qua Dez 30, 2009 6:03 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

decz escreveu:
a pergunta parece meio idiota, mas :putz:

esse esc é pra 2 motores certo? Um esc comum aguenta 2 motores?

dependendo do ESC aguenta sim, até pq esses motores do cliff climber consomem pouca energia, mas o problema é que se vc usar um ESC comum, vc tem duas opcoes de ligar os motores:

1- em paralelo, porem o consumo de energia dobra.. se vc usar um ESC parrudo, vai tranquilo

2- em serie, porem o rendimento dos motores cai pela metade, a menos que use um ESC que trabalhe em 14,4V e obvio, uma bateria de 4S

a gringaiada gosta muito de usar o ECS traxxas EVX-2 que é dual, por lá custa na casa dos U$35,00 no ebay..

T+

Venom Creeper - Aranha

MensagemEnviado: Seg Jan 04, 2010 4:58 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

ao povo.. noticias frescas do fim de semana...

após mais uma sessao de brincadeiras, alguns probleminhas

1- subindo um barranco, meu filho pilotando o lagartixa, derrepende ouvimos.. TREEEECCCC... na hora pensei que as engrenagens do diferencial moeram ( exceto pelo pinhao do motor, todas as outras sao de plastico) e em foruns gringos já é sabido que elas nao aguentam muita porrada... eu já até tinha encomendado um jogo de engrenagens de metal por coincidencia.. mas o carrinho continuou rodando... e obvio nao forçamos muito mais..
hj tirei as capinhas do motor p/ verificar a regulagem da folga entre o pinhao e procurar vestigios de pó de engrenagem moida.. abri o traseiro e tudo ok... abri o dianteiro e BINGO!! a folga entre o pinhao e a coroa estava bem grande, com os dentes fazendo contado somente nas pontas e vestigio de pó de plastico neles... regulei direito o contato dos dentes e como a ruido do restante do estava normal, acho que nao chegou a quebrar de nada..

entao fica o alerta, quem for comprar um Cliff Climber 0km, confira todos os apertos dos parafusos e engrenagens antes de rodar..

2- os amortecedores sao fracos... na base deles tem uma capinha de plastico ( que segura os o´rings) que é encaixada na pressao, acontece que quando o movimento do carrinho é muito brusco ( um capote por exemplo) a pressao do oleo expulsa a capa , solta ( um rasgou) os o´rings e vaza tudo... ( bem porca essa solucao.. pq nao usaram uma capinha de rosca ao inves de pressao?) como nao vou trocar de amortecedor agora, fiz um gambiarra que consiste em fazer um friso de leve em torno da capa ( usei um disco de corte com dremell) e passar em volta um arame fininho ( usei arame inox de cerca eletrica ) e apertar... nao pode ser nada grosso pq caso contrario a mola vai ficar engarranchando... tem que ser bem fino..

Imagem
Imagem

vamos ver até quando essa gambiarra aguenta...

T+

Venom Creeper - Aranha

MensagemEnviado: Seg Jan 04, 2010 5:21 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Muito boas as soluções. Agora faz a resenha da trilha, como é de costume: o carrinho vai bem? Como é o comportamento nos obstáculos?

[ ] Wally

MensagemEnviado: Seg Jan 04, 2010 5:53 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

na trilha vai bem sim..

a suspensao mesmo com esses amortecedores pequenos tem um curso bacana, o torque dos motores é rasoavel e ficaria melhor ainda com um pinhao mais curto ( em breve chegará, encomendei um par de 11T), o que vai baixar tb a velocidade final ( que é bem alta p/ um crawler), dá p/ divertir um bocado com ele...

o que sinto muita falta mesmo é o drag-brake... isso faz uma diferenca absurda no controle do carrinho em obstaculos dificeis..

outra coisa que peca um pouco tb sao os pneus pequenos.. deixam pouco vao livre no eixo.. e p/ usar pneus maiores só com o kit de reducao extra que tem opcao de 1.7:1 , 2.4:1 e 3:1
Imagem
Imagem

e por incrivel que pareca, essa caixa de reducao custa U$10,00 cada na towerhobbies ... já já encomendo tb... hehehe
http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/WT ... LXWK44&P=8

mas a reducao extra só vale a pena instalar se for usar pneus maiores... e isso ainda vai demorar... vou deixar o garoto usar bastante o carrinho com pequenos up-grades e só depois que ele já estiver com as manhas mesmo no negocio partiremos p/ os ups maiores..hehheheh

acho que dos -upgrades "maiores" o primeiro deles deverá ser o ECS, trocar por um com drag-brake..

na sua maxx-crawler vc está usando o EVX-2 né? que nao tem drag-brake, e na sua toyota tá usando o Rooster Crawler né? entao vc deve saber o quanto um drag-brake faz falta...heheh

T+

Venom Creeper - Aranha

MensagemEnviado: Seg Jan 04, 2010 10:03 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Tô vendo que seu menino vai ficar sem carrinho logo, logo, hehehe.

Por incrivel que pareça, estou rodando com o EVX no Land Cruiser, e pretendo deixar o Rooster para o Max Crawler. O drag brake é que ele pára quando vc tira o dedo? Se for isso, a diferença do Rooster para o EVX é bem pequena, não chega a atrapalhar muito, mas existe.

Diferença mesmo é com o Wrangler. Não pode ver uma decidinha que já quer despingolar. Aí, haja dedo. Só dando contra toda hora, mas é legal pra treinar também. O bichim desce derrapando que é uma beleza!

[ ] Wally

MensagemEnviado: Ter Jan 05, 2010 7:51 am 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

kakakkaakak nada.. esse é dele... o fato é que ele nao é bobo.. ele já percebeu que tem situacoes onde o carrinho dele enrosca bem mais que o meu... dai fica reclamando.. kakakakak

o servo por exemplo foi um.... ele me perguntou pq a roda dele tem hora que nao vira e o meu vira sempre... kakakakak resultado.. tive que colocar um servo mais forte no dele...

o drag-brake ele apesar de nao saber explicar o fenomeno, já sacou que tem algo diferente, ele já me disse que o carrinho dele " acelera muito".... me falou isso depois de descer um barranco e o bicho saiu despingolando p/ baixo sem conseguir frear...kakkak

T+

Venom Creeper - Aranha

MensagemEnviado: Qua Jan 06, 2010 1:46 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

fabil escreveu:
na trilha vai bem sim..

a suspensao mesmo com esses amortecedores pequenos tem um curso bacana, o torque dos motores é rasoavel e ficaria melhor ainda com um pinhao mais curto ( em breve chegará, encomendei um par de 11T), o que vai baixar tb a velocidade final ( que é bem alta p/ um crawler), dá p/ divertir um bocado com ele...

o que sinto muita falta mesmo é o drag-brake... isso faz uma diferenca absurda no controle do carrinho em obstaculos dificeis..

outra coisa que peca um pouco tb sao os pneus pequenos.. deixam pouco vao livre no eixo.. e p/ usar pneus maiores só com o kit de reducao extra que tem opcao de 1.7:1 , 2.4:1 e 3:1
[img]\[/img]

e por incrivel que pareca, essa caixa de reducao custa U$10,00 cada na towerhobbies ... já já encomendo tb... hehehe
http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/WT ... LXWK44&P=8

mas a reducao extra só vale a pena instalar se for usar pneus maiores... e isso ainda vai demorar... vou deixar o garoto usar bastante o carrinho com pequenos up-grades e só depois que ele já estiver com as manhas mesmo no negocio partiremos p/ os ups maiores..hehheheh

acho que dos -upgrades "maiores" o primeiro deles deverá ser o ECS, trocar por um com drag-brake..

na sua maxx-crawler vc está usando o EVX-2 né? que nao tem drag-brake, e na sua toyota tá usando o Rooster Crawler né? entao vc deve saber o quanto um drag-brake faz falta...heheh

T+

acho que da pra tentar fazer um guincho para o rc com essa reduçao, na minha proxima compra de coisas para o rc acho que vou encomendar uma ( com a maior reduçao que tiver ).

:drinks:

Imagem

MensagemEnviado: Qua Jan 06, 2010 8:20 am 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

é capaz de dar mesmo...

se vc usar um motor de carrinho 1/24 e conseguir fazer um carretel p/ enrolar a cordinha..pode ser que dê certo..

esses guincho mesmo de R/C alem do motor e carretel eles tem uma caixa de reducao interna como nos guinchos de jipes 1:1 ? ou sao só o motor rodando direto o carretel? pergunto pq nunca peguei um guinchinho desses na mao p/ ver

T+

Venom Creeper - Aranha

MensagemEnviado: Qui Jan 07, 2010 1:17 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

fabil escreveu:
é capaz de dar mesmo...

se vc usar um motor de carrinho 1/24 e conseguir fazer um carretel p/ enrolar a cordinha..pode ser que dê certo..

esses guincho mesmo de R/C alem do motor e carretel eles tem uma caixa de reducao interna como nos guinchos de jipes 1:1 ? ou sao só o motor rodando direto o carretel? pergunto pq nunca peguei um guinchinho desses na mao p/ ver

T+

eu tambem nunca peguei um guincho de rc, mas eu ja vi fotos deles desmontados e eles possuem sim uma reducao. Carretel eu ja fiz um, usei um negocio que se usa em maquina de costura ( acho que o nome é bobina ).

Imagem

a peça mais de cima bem na esquerda, como ela é muito curta, com o esmeril tirei a lateral de duas delas e juntei as duas.

Imagem

MensagemEnviado: Seg Jan 11, 2010 8:57 am 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

aí Povo...

esse findi fui p/ roça e pude ( meu filho e eu) testar todas as capacidades do Cliff Climber..
tá aprovado, inclusive as gambiarras que fiz nos amortecedores ( nenhum deles sequer vazou), os links da suspensao ficaram perfeitos ( vale ressaltar que eu deixei um os superiores dianteiro originais ainda, só p/ avaliar o quanto eles aguentarao, e nao aguentam muito.. torcem muito facil), usamos o carrinho durante dois dias inteiros praticamente, só parando p; recarregar as baterias ( que duravam em media 2hs , muito bom o runtime).

o carrinho tomou dezenas de capotes, e saiu intacto, tirando os arranhoes na bolha, claro..

apenas um detalhe que vou ter que melhorar é o motor traseiro que esquenta um bocado, ao meno no lugar onde ando, muito barranco p/ subir, rodas deslizando o motor traseiro recebe toda a carga de peso do carrinho e varias vezes desliguei o carrinho por uns minutos p/ esfriar, chegava queimar o dedo de tao quente... vou adaptar um disspador de calor nele.. o motor dianteiro só ficava morno..

seguem algumas fotos da brincadeira:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

dois videos:
http://www.youtube.com/watch?v=KR_lNLZc0kQ
http://www.youtube.com/watch?v=j91x8WIYmPs

T+

Venom Creeper - Aranha

MensagemEnviado: Ter Fev 09, 2010 11:03 am 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

mais gambiarras...heheheh

fiz um novo chassis em aluminio.
esse chassis vai me dar em entre-eixos maior e como tb ficará mais largo terei mais espaco p/ acomodar baterias e eletronica e melhor muuuiiitttooo o centro de gravidade do carrinho.. pois pelo que pretendo as baterias ficarao bem na base e no centro do chassis...

em breve mais etapas da montagem

Imagem

T+

Venom Creeper - Aranha

MensagemEnviado: Qui Fev 18, 2010 7:36 am 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

feriadao na roça, 5 dias de pauleira e os carrinhos aguentaram o tranco sem maiores problemas, o lagartixa entao sofreu, ralou um bocado.. e o melhor, sem nenhuma quebra!!! apenas uma ligeira "ziguizira" eletronica, a primeira vez que liga o carrinoho o ESC nao responde ao acelerador, e os leds vermelho e verde ficam piscando alternados, dai desliga-se e liga-se de novo e ele volta a funcionar normal.. tenho que descobrir o pq...

no mais, o bichinho tem se comportado muitissimo bem, ate superando as expectativas..

um probleminha ainda a resolver é o motor traseiro que esquenta um bocado, mas acho que vai dar uma aliviada quando meu pinhao de 10T chegar e encurtar a relacao do diferencial..

http://www.youtube.com/watch?v=bXW28k9xp9I

T+

Venom Creeper - Aranha

Criar novo tópico Responder  [ 99 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas