Pessoal, boa tarde.
Bom, há tempos ando pesquisando tanto aqui no fórum, quanto no google sobre LIPO. Já tive NIMH, mas sem um carregador bom, as detonei. Fui para LIPO, gostei, simples manutenção, duradoura(afinal foram 6 meses sem problema). Os problemas começaram a acontecer de janeiro para cá. Primeiro, o cabo balanceador deu problema...ou seja, não dava para carregar e descarregar com segurança, no mínimo usá-la com buzzer. Segunda, sem saber o motivo do problema do cabo balanceador, o medo foi de haver um curto interno e tal, isso gera preocupação em quem mora em apartamento(sempre se pensa no pior, até exageradamente).
A solução, seria descarte. Com as NIMH não tive problemas, levei a um local de coleta de pilhas, e foi sem problemas e risco. Agora, LIPO ainda é uma saga. Se joga em um papa pilhas, pega fogo, mesmo com baixa carga há o risco. O descarte com água e sal não é eficiente (consultando foruns gringos de aeromodelismo), e a água produzida não pode ser descartado numa boa(visto aqui no forum mesmo). Ou seja, estou com uma bomba em mãos. Furar, nem pensar, o gás liberado é tóxico! Fora o risco de queimaduras, etc etc.
Tudo bem que nem tudo são flores nos elétricos, e amo elétricos pela praticidade de uso e se adequar mais ao meu perfil, que tem pouco tempo pra tudo! Sei também que foi um erro comprar uma LIPO que, pesquisando no google, não é de uma marca conhecida, tem os conectores de balanceamento soldados nas células(algumas LIPOs de hardcase de marcas famosas tem esses conectores plugados externamente!), não tem um plano de coleta, etc etc.
No entanto, não sei se vou investir em nova LIPO, capaz de retroceder (meio contra vontade) para as NIMH, que dão mais trabalho, mas tenho uma melhor garantia de descarte para ela. Um detalhe, é que realmente LIPO, LIFe é o futuro, ou seja, as NIMH podem desaparecer de uma hora pra outra(eu imagino isso, conforme for avançando a tecnologia).
Abraço a todos!
_________________ MiNi-Z GT40 Drifter -------------------
Na garagem: - Kyosho Skyline dNano 1/43 2.4 - Trueno Miniz AWD 1/28 Drift 2.4 - MiniZ 1/28 MR02 Lamborguini 2.4 - MiniZ 1/28 Overland - TA03F Alfa Romeo Drift
|