RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 5:34 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Dom Mar 07, 2010 1:27 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Pessoal, boa tarde.

Bom, há tempos ando pesquisando tanto aqui no fórum, quanto no google sobre LIPO. Já tive NIMH, mas sem um carregador bom, as detonei. Fui para LIPO, gostei, simples manutenção, duradoura(afinal foram 6 meses sem problema). Os problemas começaram a acontecer de janeiro para cá. Primeiro, o cabo balanceador deu problema...ou seja, não dava para carregar e descarregar com segurança, no mínimo usá-la com buzzer. Segunda, sem saber o motivo do problema do cabo balanceador, o medo foi de haver um curto interno e tal, isso gera preocupação em quem mora em apartamento(sempre se pensa no pior, até exageradamente).

A solução, seria descarte. Com as NIMH não tive problemas, levei a um local de coleta de pilhas, e foi sem problemas e risco. Agora, LIPO ainda é uma saga. Se joga em um papa pilhas, pega fogo, mesmo com baixa carga há o risco. O descarte com água e sal não é eficiente (consultando foruns gringos de aeromodelismo), e a água produzida não pode ser descartado numa boa(visto aqui no forum mesmo). Ou seja, estou com uma bomba em mãos. Furar, nem pensar, o gás liberado é tóxico! Fora o risco de queimaduras, etc etc.

Tudo bem que nem tudo são flores nos elétricos, e amo elétricos pela praticidade de uso e se adequar mais ao meu perfil, que tem pouco tempo pra tudo! Sei também que foi um erro comprar uma LIPO que, pesquisando no google, não é de uma marca conhecida, tem os conectores de balanceamento soldados nas células(algumas LIPOs de hardcase de marcas famosas tem esses conectores plugados externamente!), não tem um plano de coleta, etc etc.

No entanto, não sei se vou investir em nova LIPO, capaz de retroceder (meio contra vontade) para as NIMH, que dão mais trabalho, mas tenho uma melhor garantia de descarte para ela. Um detalhe, é que realmente LIPO, LIFe é o futuro, ou seja, as NIMH podem desaparecer de uma hora pra outra(eu imagino isso, conforme for avançando a tecnologia).

Abraço a todos!

Na garagem:
- Kyosho Skyline dNano 1/43 2.4
- Trueno Miniz AWD 1/28 Drift 2.4
- MiniZ 1/28 MR02 Lamborguini 2.4
- MiniZ 1/28 Overland
- TA03F Alfa Romeo Drift

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Dom Mar 07, 2010 6:11 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Amigo
pois é.. isso ai foi falta de sorte.
seria legal voce colocar a marca da lipo que deu este problema.
O bom de comprar lipo de marca conhecida é a garantida de nao ter dor de cabeca.
o problema é que o pessoal vai muito pelo preco querendo uma lipo baratinha e querendo abusar da lipo
eu ando de lipo a bastante tempo e nunca tive qualquer tipo de problema
Mas eu o encorajaria a continuar na lipo, mas desta vez, pegando uma lipo de uma marca legal, nem que gaste um pouco mais.
mas com certeza ela não te dara dor de cabeça sabendo usar.
abraço

MensagemEnviado: Dom Mar 07, 2010 7:13 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Opa, então pode ser também. A lipo é uma EC Power 2S 3000mha 30C, pelo que vi, é chinesa. Ela nunca deu problema, carga de 8,4v inicial, sem problemas. Usei ela sem abusos durante 6 meses. Por um descuido com o buzzer solto, numa capotagem da minha slash, o cabo balanceador começou a dar problemas. Não quebrou nem cortou nada, até consegui carregar ela numa boa, mas hoje por exemplo, não funciona mais, parou de vez. O problema é perder uma bateria com boa carga por causa de 3 fiozinhos sem vergonha! E não vejo solução pra isso, por que abrir o hardcase, sem chance!

É bem isso mesmo, melhor comprar uma Lipo de melhor qualidade, principalmente nessa questão de conectores. Mas não sei se pra slash vou usar uma.

Abraço

Fabio_Floripa escreveu:
Amigo
pois é.. isso ai foi falta de sorte.
seria legal voce colocar a marca da lipo que deu este problema.
O bom de comprar lipo de marca conhecida é a garantida de nao ter dor de cabeca.
o problema é que o pessoal vai muito pelo preco querendo uma lipo baratinha e querendo abusar da lipo
eu ando de lipo a bastante tempo e nunca tive qualquer tipo de problema
Mas eu o encorajaria a continuar na lipo, mas desta vez, pegando uma lipo de uma marca legal, nem que gaste um pouco mais.
mas com certeza ela não te dara dor de cabeça sabendo usar.
abraço

Na garagem:
- MiniZ 1/28 Overland
- TA03F Alfa Romeo Drift

MensagemEnviado: Dom Mar 07, 2010 8:12 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

aí, ja tentou levar em uma Auto Eletrica que vende bateria as vezes eles tem empresas que fazem estas coletas. ate +

Imagem

MensagemEnviado: Dom Mar 07, 2010 8:39 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Valeu o toque, vou tentar saber. Mas não levei ainda.
Deixei ela bem guardada fora de casa, ela está boa, não está inchada. Até eu achar uma solução definitiva.

Noob-RC escreveu:
aí, ja tentou levar em uma Auto Eletrica que vende bateria as vezes eles tem empresas que fazem estas coletas. ate +

Na garagem:
- MiniZ 1/28 Overland
- TA03F Alfa Romeo Drift

MensagemEnviado: Dom Mar 07, 2010 9:54 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Essa bateria ecpower de 3000mah 2s é horrivel eu comprei 2 e perdi todas duas, vem com soldas frias e os fios soltam com facilidade, abri o hardcase e soltei os fios mas tinha muita dificuldade em balancear, depois uma inchou e só carregava uma célula, perdi uma flightmax 4000mah que inchou do nada, estava a mais de um mes parada ia usar na minha e-maxx e quando a e-maxx chegou fui pegar a bateria tava lá o hardcase trincado e a bateria inchada, perdi uma yeah racing que foi minha primeira lipo mas essa eu abusava recarregava umas 3 vezes por dia no fim de semana era na epoca que tava na fome de RC. já minhas primeiras baterias de nimh reedy wolfpack 3000mah estão pegando carga cheia depois de mais de 2 anos na luta.

Jammin CRT.5 Picco .12
Associated RC8B Picco Basic .21
HPI Savage Flux XS Vektor 4000kv
HPI Sprint 2 Drift Firebolt 15T
Spektrum DX3S

MensagemEnviado: Dom Mar 07, 2010 10:14 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

E qual o destino que você deu a todas elas? Isso vai acabar me deixando paranóico eheh.

Vancooler escreveu:
Essa bateria ecpower de 3000mah 2s é horrivel eu comprei 2 e perdi todas duas, vem com soldas frias e os fios soltam com facilidade, abri o hardcase e soltei os fios mas tinha muita dificuldade em balancear, depois uma inchou e só carregava uma célula, perdi uma flightmax 4000mah que inchou do nada, estava a mais de um mes parada ia usar na minha e-maxx e quando a e-maxx chegou fui pegar a bateria tava lá o hardcase trincado e a bateria inchada, perdi uma yeah racing que foi minha primeira lipo mas essa eu abusava recarregava umas 3 vezes por dia no fim de semana era na epoca que tava na fome de RC. já minhas primeiras baterias de nimh reedy wolfpack 3000mah estão pegando carga cheia depois de mais de 2 anos na luta.

Na garagem:
- MiniZ 1/28 Overland
- TA03F Alfa Romeo Drift

MensagemEnviado: Dom Mar 07, 2010 10:35 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Descarreguei toda embrulhei em jornal velho e joguei no lixo.

Jammin CRT.5 Picco .12
Associated RC8B Picco Basic .21
HPI Savage Flux XS Vektor 4000kv
HPI Sprint 2 Drift Firebolt 15T
Spektrum DX3S

MensagemEnviado: Seg Mar 08, 2010 10:43 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Segue abaixo minhas experiencias:

* EC Power 5200mah 2S 25C (sem hardcase) - Muito resistente, caiu umas 3 x do buggy nos saltos na pista offroad e mesmo assim não danificou, extremamente durável, carregando a 1C várias vezes, não desbalanceia fácil e não perde carga. De onde sai os fios tem um tipo de tampa feita com silicone, difícil soltar os fios assim. O problema é que não é 25C de verdade, tem bem menos que isto;

* Yeah Racing hardcase 2S 4000mah 25C - Um canhão, muito forte, durou na minha mão uns 4 meses antes de vender, não tive problemas;

* Turnigy Hardcase 2S 5200mah 30C - Descarga ótima, da conta de motores muito forte, muito barata, mas é um pouco maior e mais pesada que as outras, desbalanceira relativamente fácil;

* Zippy Hardcase (vermelha) 2S 4000mah 25C - Forte, durável, difícil desbalancear, mas aquele esquema que plug dos fios é uma merda, depois de um tempo a lipo parece ficar meio solta dentro do hardcase e nas batidas ela tende e ficar escorregando e os plugs são os que segura ela para não escorregar, logo as soldas são para o espaço. Simples de resolver, abra o hardcase (muito fácil neste modelo) e coloque causos e espuma dupla face;

* Zippy Hardcase (azul) 2S 5000mah 20C - Forte, durável, difícil desbalancear, o plástico do hardcase é de altíssima qualidade, o problema é que já tive os fios de balancear soltos, isto pq eles ficavam para fora da bolha e raspava no chão, entre a solda e o fio não tem nada que segura, então o negócio é tomar cuidado com o fio, tive que abrir o hardcase e soldar novamente, das 4 que tenho somente uma deu este problema;

Tenho outras lipo, mas acho que ta bom estes que passei como exemplo. Nunca tive problemas com Lipo e todas que compro são de baixo custo. Tenho 4 automodelos e quando vou para a pista são uns 8 automodelos trocando de baterias um com o outro, desde motores 4T até latinha, só alegria.

O problema que o nosso amigo João teve é muito simples de resolver, o desafio de soldar um fio e descobrir uma forma de jogar fora é muito menor do que outros desafios que o automodelismo impões, então não deixe que estes probleminhas faça pensar que Ni-MH seja melhor ou mais simples, é sem dúvida um retrocesso.

A lipo vc pode jogar no lixo comum, uma vez que ligando para a subprefeitura ou para a empresa de coleta eles simplesmente não sabem informar outro local. Se a sua consciência não permitir isto tente deixar em alguma oficina especializada em baterias automotivas.

MensagemEnviado: Seg Mar 08, 2010 12:42 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

NATTIS, obrigado pela informação. Em um ponto tenho que concordar em relação a EC Power, o cabo principal, é super resistente mesmo. Altas vezes minha lipo soltou do carro onroad e saiu asfalto a fora a 40km/h, por um problema no suporte. O case somente arranhou, mas não quebrou nada. O cabo principal não deu nenhum problema. A má sorte foi o com o conector de balanceamento, esse sim é bem fraco no meu ponto de vista.

O problema é que não tenho as manhas de soldagem, aí já viu :matrix: .

Na garagem:
- MiniZ 1/28 Overland
- TA03F Alfa Romeo Drift

MensagemEnviado: Seg Mar 08, 2010 1:02 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Soldar uma hora ou outra vc vai ter que aprendar pq em automodelos ainda mais elétricos vai precisar várias vezes. Um ferro de solda é baratinho, com R$12 vc compra um bom, escolha um de 30 ou 40Watts. A parte mais dificil e que tem que ter cuidado é para abrir o hardcase, pois se vc tentar abrir com alguma coisa afiada pode furar a bateria, dai já viu né... Então depois de abrir e só encostar o ferro de solda onde soltou o fio, muito simples.

joao_sombra escreveu:
NATTIS, obrigado pela informação. Em um ponto tenho que concordar em relação a EC Power, o cabo principal, é super resistente mesmo. Altas vezes minha lipo soltou do carro onroad e saiu asfalto a fora a 40km/h, por um problema no suporte. O case somente arranhou, mas não quebrou nada. O cabo principal não deu nenhum problema. A má sorte foi o com o conector de balanceamento, esse sim é bem fraco no meu ponto de vista.

O problema é que não tenho as manhas de soldagem, aí já viu :matrix: .

MensagemEnviado: Seg Mar 08, 2010 2:12 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Haja sangue frio :twisted: mas na verdade acho que não vai precisar abrir o hard case, não pensei na seguinte possibilidade, de o problema estar somente no começo dos fios. Tipo, se cortar o cabo alguns milímetros e recolocar o conector. É uma possibilidade antes de ir para o lixo!

Na garagem:
- MiniZ 1/28 Overland
- TA03F Alfa Romeo Drift

MensagemEnviado: Ter Mar 09, 2010 11:36 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Se quiser descartar sua LIPO manda ela para mim eu pago o frete, tenho interesse no hardcase, e o que sobrar é só cortar os eletrodos no talo e dispensar em um papapilha na loja da vivo aqui perto.

Abraço!
Aurélio

Losi Micro Rally brushless
Iwaver 02M Spektrum

T-Rex 450 Sport
Blade mSR
Spektrum DX7

MensagemEnviado: Seg Mar 22, 2010 11:34 am 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Opa, eu vou tentar recuperar o conector. Se não der certo, entro em contato contigo.

cyberwisk escreveu:
Se quiser descartar sua LIPO manda ela para mim eu pago o frete, tenho interesse no hardcase, e o que sobrar é só cortar os eletrodos no talo e dispensar em um papapilha na loja da vivo aqui perto.

Abraço!
Aurélio

Somente resolvendo o tópico, não vou retroceder para as NIMH. Pelo contrário, fiquei com duas lipo ahah Apesar de claro, ter o cuidado com as Lipos, acho que somente exagerei no medo de usá-las! Culpa dos vídeos da net e a "fama de terrorista" que ela tem.

Abrass

Na garagem:
- MiniZ 1/28 Overland
- TA03F Alfa Romeo Drift

MensagemEnviado: Seg Mar 22, 2010 12:06 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

joao_sombra escreveu:
Opa, eu vou tentar recuperar o conector. Se não der certo, entro em contato contigo.

cyberwisk escreveu:

Abraço!
Aurélio

Somente resolvendo o tópico, não vou retroceder para as NIMH. Pelo contrário, fiquei com duas lipo ahah Apesar de claro, ter o cuidado com as Lipos, acho que somente exagerei no medo de usá-las! Culpa dos vídeos da net e a "fama de terrorista" que ela tem.

Abrass

Apesar de ter um p*ta medo de LiPo, quando comprar baterias novas nem penso em Ni-Mh...
Se der problema, volto pras Nixx.

Agora o hobby mudou de escala, de 1:10 para 1:1!
Clube do Tamiya TA03 Clique Aqui!!
Imagem

Criar novo tópico Responder  [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas