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MensagemEnviado: Ter Abr 06, 2010 10:44 am 
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Hoje uma boa quantidade dos ESCs utilizam exatamente o mesmo controlador interno, alguns são fabricados no mercado OEM e distribuídos para marcas que instalam apenas a etiqueta, desta forma até os componentes e controle de qualidade são os mesmos. Isto fez com que os ESCs ficassem baratos e competitivos cheios dos recursos, já que não depende de uma empresa pequena/médio porte, as fábricas OEM normalmente são gigantes e investem pesado para dominar o mercado, e é o que vem acontecendo rapidamente.

Até onde consegui verificar no mercado existem dois fabricantes no mercado OEM, então temos dois grupos de marcas concorrendo paralelamente no qual cada grupo usa exatamente o mesmo cartão de programação. Abaixo estão os esquemas de configuração dos dois tipos de catões mais comuns no mercado e suas respectivas marcas.

Instalação (para os dois tipos de cartões): - Na parte superior do cartão existem duas entradas, a que tem 3 simbolos é para plugar o ESC e a outro é a saida para o RX caso queira deixar o cartão preso no automodelo e configurar com ele funcionando. Para isto é necessário comprar este cabo.
Conecte o fio o ESC no cartão e ligue-o, deve acender o cartão.

ESCs EZRun/XERun/ECPower/YeahRacing/Venom/Speed Passion/Turnigy

Botões:
Item - Para mudar o tipo de programação;
Value - Para mudar o valor do tipo de programação;
Reset - Para voltar aos ajustes de fábrica;
OK - Para salvar os ajustes feitos. Não esqueça de apertar este botão antes de desligar o ESC;

1. Running Mode - Modo de correr:
(1) Forward With Brake - Apenas para frente e freio
(2) Forward/Reverse With Brake - Para frente/reverso e freio

2. Drag Brake Force - É a força que o ESC freia automaticamente ao deixar o gatinho na posição neutro, freio automático.

3. Low Voltage Cut-off - Caso a bateria seja Lipo esta função corta a bateria para não zerar e danificar. Ex: Se vc tem uma lipo 2S e configurou 3.0v/Cell o ESC vai cortar a 6V, se a lipo for de 3S vai cortar a 9V. Este exemplo é o cutoff recomendado.

4. Start Mode - É a força da arrancada do motor (punch). Nem sempre a arrancada mais forte é melhor, pois sair "fritando" é mais lento que sair com tração. Caso esteja usando uma bateria com pouca descarga esta função pode ser útil para poupar a bateria aumentando sua vida útil.

5. Brake Force - Força do freio. Uma freada muito forte em que as rodas travam o automodelo perde o controle. O ajuste ideal de frear é ajustar de modo que os pneus não derrapem. Alguns preferem deixar o freio mais fraco porque gostam de frear bem antes de entrar na curva, dando maior controle.

6. Reverse Force - Força do reverso. Como o reverso na grande maioria dos casos é usado apenas para posicionar o automodelo novamente na pista um reverso muito forte pode dificultar este trabalho. Deixar com uns 50% de força é normalmente o recomendado.

7. Initial Brake Force - Força inicial do freio.
(1) Drag brake force - A força inicial do freio vai ser a partir da configurada para o Drag Brake;
(2) 0 - O freio começa do 0%. Atenção que se o Drag Brake estiver mais alto que este ajuste ao frear levemente no gatinho o automodelo em vez de frear mais vai frear menos;
(3) 20% - Mesmo freando levemente o freio já começa nos 20%;
(4) 40% - Mesmo freando levemente o freio já começa nos 40%;

8. Neutral Range - É o ajuste da "folga" do gatinho entre a aceleração e freio. Caso ache que o gatilho esteja muito sensível é só aumentar o Neutro Range.

9. Timing - É o ajuste do tempo dos pulsos do motor, quanto maior o grau mais RPM e força o motor ganha, porem ele aquece muito mais. Recomendado (4) 11.25.

10. Motor Type - Opção para informar para o ESC se o motor é Brushless ou Brushed e que o Brushed é somente frente e freio ou com reverso, porem é um ajuste inútil, já que o ESC funciona somente com Brushless. (opção removida em algumas versões)

11. Over-Heat Protection - É a proteção por temperatura. Não se sabe o motivo de existir a opção de desativar uma proteção tão importante nos EZRuns, e o pior, muitos vem com ela desativada. Outros modelos como os XERuns não tem esta opção porque a proteção é permanentemente ativada. (opção removida em algumas versões, é sempre ativado)

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ESCs Hobbycity/ECPower/ZTW/Aeolian/ProSpeed

Botões:
Menu - Para mudar o tipo de programação;
Value - Para mudar o valor do tipo de programação;
OK - Para salvar os ajustes feitos. Não esqueça de apertar este botão a cada mudança de valor;
Reset - Para voltar aos ajustes de fábrica;

1. Cut-off Voltage - Caso a bateria seja Lipo esta função corta a bateria para não zerar e danificar. Ex: Se vc tem uma lipo 2S e configurou 3.0v/Cell o ESC vai cortar a 6V, se a lipo for de 3S vai cortar a 9V. Este exemplo é o cutoff recomendado.

2. Brake/Reverse Role - Modo de correr:
(1) Forward w/o reverse - Apenas para frente e freio
(2) Forward with pause then Reverse - Para frente/reverso e freio

3. Motor Timing - É o ajuste do tempo dos pulsos do motor, quand maior o grau mais RPM e força o motor ganha, porem ele aquece muito mais. Recomendado (3) Normal.

4. Initial Acceleration - É a força da arrancada do motor (punch). Nem sempre a arrancada mais forte é melhor, pois sair "fritando" é mais lento que sair com tração. Caso esteja usando uma bateria com pouca descarga esta função pode ser útil para poupar a bateria aumentando sua vida útil.

5. Throttle Percent Reverse - Força do reverso. Como o reverso na grande maioria dos casos é usado apenas para posicionar o automodelo novamente na pista um reverso muito forte pode dificultar este trabalho. Deixar com uns 50% de força é normalmente o recomendado.

6. Throttle Limit - Limita a potência da aceleração. Muito útil para quem tem um automodelo muito forte e ainda não pegou as manhas, vai aumentando a potência aos poucos.

7. Percentage Braking - Força do freio. Uma freada muito forte em que as rodas travam o automodelo perde o controle. O ajuste ideal de frear é ajustar de modo que os pneus não derrapem. Alguns preferem deixar o freio mais fraco porque gostam de frear bem antes de entrar na curva, dando maior controle.

8. Percent Drag Brake - É a força que o ESC freia automaticamente ao deixar o gatinho na posição neutro.

9. ESC Operating - Motores mais antigos funcionam bem apenas em 8khz, hoje praticamente todos os motores de automodelos (inrunner) suportam 16khz, como teoricamente quanto maior a freqüência maior a eficiência deixe em 16khz.

10. Neutro range - É o ajuste da "folga" do gatinho entre a aceleração e freio. Caso ache que o gatilho esteja muito sensível é só aumentar o Neutro Range.


Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

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Editado pela última vez por NATTIS em Sáb Nov 27, 2010 2:34 am, em um total de 12 vezes.

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MensagemEnviado: Ter Abr 06, 2010 10:52 am 
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Muito bom! sempre quis saber o que era initial brake force!

grato

Anderson

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MensagemEnviado: Ter Abr 06, 2010 11:35 am 
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Parabéns pela iniciativa NATTIS!

Como estes ESCs são muito difundidos aqui no fórum, sugiro fixar o tópico, assim fica fácil a consulta.

Abraço
Rafael

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ITENS À VENDA: viewtopic.php?f=4&t=24527
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MensagemEnviado: Ter Abr 06, 2010 10:48 pm 
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apesar de ser específico para o EZrun e XErun, muitos termos técnicos são idênticos aos Mamba, então a tradução do que significa os termos em inglês é uma dica universal. Vou guardar isso nos favoritos. Tirei algumas dúvidas importantes.

valeu NATTIS.

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MensagemEnviado: Ter Abr 06, 2010 11:26 pm 
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Oi pessoal. Seguinte, vou usar este topico para fazer a tradução de outros ESC como os genéricos Hobbycity/ZTW/Aerolian e outros. As configurações são basicamente as mesmas, mas muda a descrição e os valores onde mouta gente confunde. Hoje esta tarde, mas amanha se conseguir tempo faço e posto aqui.

Abraços

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MensagemEnviado: Qui Abr 08, 2010 1:57 am 
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Topico atualizado e 99% completo.

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MensagemEnviado: Qui Abr 08, 2010 1:13 pm 
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Muito bom! Parabens Nattis!!!

:drinks:

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MensagemEnviado: Qui Abr 08, 2010 2:48 pm 
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Showww, NATTIS, 1 voto para fixar. Quem sabe não cresce o tópico e coloca tb os Mamba, Tekkin , traxxas etc kkkkkkkk.

Abraçãoooo.

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MensagemEnviado: Qui Abr 08, 2010 3:44 pm 
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2 votos para fixar!!!

Valeu Nattis vc contribui e muito para o crescimento do forum!

abs


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MensagemEnviado: Qui Abr 08, 2010 4:04 pm 
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mais outro voto !!

daqui pouco tempo eu vou comprar um ezrun e tava atras dessas informaçoes, agora achei :D


:drinks:

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MensagemEnviado: Qui Abr 08, 2010 10:00 pm 
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Fico feliz que tenham gostado do topico! :drinks:

A idéia era fazer um topico sobre cartões, mas se acharem legal posso completar com a tradução o software Mamba e o esquema de configurar via botão dos ESC citados. Mas como podem ver esses ESC mais novos tem basicamente os mesmos ajustes, pouquissima coisa muda.

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MensagemEnviado: Qui Abr 08, 2010 10:15 pm 
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Parabéns pela iniciativa. Isso contribui muito para os que possuem menos experiência (no meu caso). Acabei de pegar o ESC da Hobbyking e o cartão de programação e suas informações foram de grande valia para conseguir configurar o ESC.

:D

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MensagemEnviado: Sex Abr 09, 2010 9:06 pm 
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Fixa aí tio!! 8)

Mto bom!

Comprei um esc + cartão turnigy e vou usar esse tópico em breve hehe

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MensagemEnviado: Dom Abr 11, 2010 8:23 am 
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OK - Para salvar os ajustes feitos. Não esqueça de apertar este botão a cada mudança de valor;
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1. Cut-off Voltage - Caso a bateria seja Lipo esta função corta a bateria para não zerar e danificar. Ex: Se vc tem uma lipo 2S e configurou 3.0v/Cell o ESC vai cortar a 6V, se a lipo for de 3S vai cortar a 9V. Este exemplo é o cutoff recomendado.

2. Brake/Reverse Role - Modo de correr:
(1) Forward w/o reverse - Apenas para frente e freio
(2) Forward with pause then Reverse - Para frente/reverso e freio

3. Motor Timing - É o ajuste do tempo dos pulsos do motor, quand maior o grau mais RPM e força o motor ganha, porem ele aquece muito mais. Recomendado (3) Normal.

4. Initial Acceleration - É a força da arrancada do motor. Nem sempre a arrancada mais forte é melhor, pois sair fritando é mais lento que sair com tração. Caso esteja usando uma bateria com pouca descarga esta função pode ser útil para poupar a bateria aumentando sua vida útil.

5. Throttle Percent Reverse - Força do reverso. Como o reverso na grande maioria dos casos é usado apenas para posicionar o automodelo novamente na pista um reverso muito forte pode dificultar este trabalho.

6. Throttle Limit - Limita a potência da aceleração. Muito útil para quem tem um automodelo muito forte e ainda não pegou as manhas, vai aumentando a potencia aos poucos.

7. Percentage Braking - Força do freio. Uma freada em que as rodas travam o automodelo perde o controle. O ajuste ideal de frear é ajustar de modo que os pneus não derrapem. Alguns preferem deixar o freio mais fraco porque gostam de frear bem antes da curva.

8. Percent Drag Brake - É a força que o ESC freia automaticamente ao deixar o gatinho na posição neutro.

9. ESC Operating - Motores mais antigos funcionam bem apenas em 8khz, hoje praticamente todos os motores de automodelos (inrunner) suportam 16khz, como teoricamente quanto maior a freqüência maior a eficiência deixe em 16khz.

10. Neutro range - É o ajuste da "folga" do gatinho entre a aceleração e freio. Caso ache que o gatilho esteja muito sensível é só aumentar o Neutro Range.[/quote]


Configurações do cartão utilizados na minha Savage. Setup do meu automodelo

1 - 4 = 3,2V/Cell
2 - 1 = Forwar w/o reverse
3 - 4 = High
4 - 4 = Very high
5 - 4 = 50%
6 - 2 = 20%
7 - 5 = 50%
8 - 1 = 4%
9 - 2 = 16KHz
10 - 3 = 4%

Ainda não andei com meu automodelo nessa configuração pois estou aguardando chegar um servo de direção. Depois que fazer os testes posto aqui os resultados.

Um abraço!!!
:D

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MensagemEnviado: Seg Abr 26, 2010 7:00 pm 
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Após andar com minha Savage. Segue o link descrevendo: viewtopic.php?f=13&t=15967&start=15

A única coisa que alterei no cartão de programação foi o item 7. Estava em 50% e tive que diminuir para 20%. Com os 50% a Savage estava freando muito, capotando para frente, fui reduzindo o valor gradativamente até chegar aos 20%

Vamos continuar os testes e postar os resultados

:D

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